Powered By Blogger

terça-feira, 30 de junho de 2015

Luta contra monopólios, luta pelo ferry


CONTRA-INFORMAÇÃO CONFUNDE
MANIF DE CIDADÃOS ANTI-SOUSAS



A concentração é no Largo dos Varadouros às 10 horas e não nos sítios divulgados anonimamente através das novas tecnologias 

Há indignação entre os organizadores da manifestação de cidadãos marcada para este 1.º de Julho contra o monopólio do Grupo Sousa e a favor do regresso da Naviera Armas com o seu ferry.
Desde o início do processo, anunciámos que a concentração de cidadãos descontentes com os transportes marítimos aconteceria no Largo dos Varadouros, onde está sediada a Porto Santo Line. Mas desde há uns dias que circula uma informação paralela, de origem desconhecida, tentando dispersar as pessoas que se quiserem manifestar, 'transferindo' o local do Largo dos Varadouros para a zona do porto.
Os organizadores não escondem a sua revolta e alertam os cidadãos interessados em defender-se dos monopólios, sobretudo o dos transportes marítimos, para que compareçam às 10 horas no local certo. Será um Dia da Região diferente, havendo lugar à exigência de um ferry da Naviera Armas que ligue finalmente a Madeira com o exterior, por mar.    

CEMITÉRIO INGLÊS DO FUNCHAL
- BARRACAS E LIXO



O cemitério inglês do Funchal, localizado na extremidade ocidental da Rua da Carreira, foi construído em 1808 e ampliado em 1852 e 1889. É propriedade da Igreja Anglicana.
Hoje, excecionalmente, o portão estava aberto e resolvi entrar para rever algumas árvores, que já não observava de perto há cinco anos.
Em má hora entrei, porque o que vi deixou-me indignado. A monumental magnólia está a secar, as plantas de alguns canteiros foram substituídas por calhau, o lixo amontoa-se à beira das campas e as construções abarracadas colam-se à capela e aos muros.
Saí com a certeza que o desleixo está vivo no Cemitério Inglês do Funchal.






Cemitério Inglês do Funchal – 30.06.2015

Texto e fotografias: Raimundo Quintal

A Praia Formosa já começou a ser virada do avesso





O PND e a situação precária dos Bombeiros da R. Brava


RUBINA NÃO VAI À COMISSÃO
AS PERGUNTAS VÃO A RUBINA
















Perante a recusa pela 5.ª Comissão Parlamentar Especializada de Saúde e Assuntos Sociais ao pedido de audição à secretária Rubina Leal sobre a situação dos Bombeiros Voluntários da Ribeira Brava, o deputado do PND Dionísio Andrade, que solicitou a audição rejeitada, decidiu apresentar directamente à secretária da Inclusão e Assuntos Sociais um leque de perguntas àquele propósito.
Fazendo votos para que entretanto não aconteça nenhuma desgraça capaz de pôr a nu a precária situação da protecção civil na Ribeira Brava e na Ponta do Sol, o PND fica à espera de respostas para as perguntas que reproduzimos aqui.




Crise no Funchal (actualizado)





DEPUTADOS MUNICIPAIS DA 'MUDANÇA'
VOTAM CONTRA VONTADE DA VEREAÇÃO 'MUDANÇA'


Rodrigo Trancoso
Guida Vieira
Roberto Vieira


O caso da instalação do Centro de Abate de Veículos veio evidenciar que os ventos não sopram de feição nos Paços do Concelho da capital. Os vereadores da coligação começam a ver chumbadas as suas propostas pelos próprios deputados municipais que apoiam a Mudança. Paulo Cafôfo tem trabalho acrescido pela frente para reunificar as tropas. Note-se que a proposta sobre o Desmantelamento de Veículos foi aprovada por unanimidade dos vereadores, mesmo os extra-Mudança. Que na AM votaram contra (PCP) ou se abstiveram (PSD e PP)!


Domingos Rodrigues, vereador
das Obras, defendeu o seu ponto de vista
até à última, mesmo adivinhando o
chumbo pelos próprios deputados
da Mudança. 

Deram estrondo a discussão e a votação do 4.º ponto da ordem de trabalhos da reunião ordinária da Assembleia Municipal do Funchal, ontem. O vereador da 'Mudança' Domingos Rodrigues insistiu em levar à sessão o complexo caso da instalação do 'Centro de Abate de Veículos em fim de vida', proposta de um privado, e o resultado da votação a essa proposta de deliberação não podia ser pior: um chumbo que contou com deputados municipais do próprio grupo municipal Mudança que sustenta a maioria na Câmara presidida por Paulo Cafôfo. Com mais um bónus: os vereadores do PSD e do PP votaram a favor na Câmara, mas os seus deputados municipais resolveram abster-se. Depois da unanimidade na vereação, o PCP também votou contra na AM.
Os membros da AM pediam explicações sobre o porquê de não ser feito um concurso público para o efeito, além da questão de o referido Centro, com as suas actividades características, se situar numa zona verde, no Caminho do Pináculo, S. Gonçalo.
O vereador Domingos Rodrigues argumentou com o interesse público e municipal do empreendimento, porém sem convencer a maioria da assembleia. Um deputado municipal referiu que aprovar aquele Centro de Abate de Veículos seria abrir uma 'caixa de pandora' que inundaria a Câmara com muitos outros casos parecidos, em diversos ramos de actividade.
Um deputado municipal disse-nos que o avanço do processo para a Assembleia Municipal, com unanimidade da vereação, foi uma forma de passar a 'batata quente' para os deputados, pelo que a posição destes não poderia ser diferente. 
Guida Vieira, líder da bancada da Mudança em exercício, chegou a sugerir que a proposta de deliberação fosse retirada e melhorada antes de voltar à AM. Mas o vereador não transigiu e preferiu submeter o assunto à consciência de cada um, através do voto.
O resultado foi péssimo para a estabilidade da Mudança. Ao passo que PSD e PP se abstinham, depois de os seus vereadores terem dito 'sim', o Bloco de Esquerda votava contra, incluindo a líder da bancada coligacionista, Guida Vieira, e o próprio presidente da AM, Rodrigo Trancoso. Roberto Vieira do MPT idem, tal como Paula Belbut, do PAN, e os dois deputados do PTP. A CDU também votou contra na AM. Note-se que até deputados do PS chumbaram a proposta e alguns presidentes de Junta eleitos pela Mudança decidiram abster-se e não dar o voto aos companheiros da vereação.
Segundo um deputado municipal, o ambiente na coligação, ontem, esteve longe do dinamismo e empenhamento de outras ocasiões. O que é interpretado como consequência da intervenção do líder socialista Carlos Pereira no encerramento do congresso do seu partido, este domingo. Carlos Pereira afirmou que em 2017 o PS concorreria com listas próprias em todos os concelhos da Região, abanando assim a Mudança que governa o município do Funchal. Uma forte reacção de desagrado dos coligacionistas funchalenses, indignados também pelo facto de as afirmações terem sido produzidas na véspera de uma sempre imprevisível sessão da Assembleia Municipal, levou o PS-M a divulgar um comunicado surreal a tentar esbater o discurso feito pelo líder duas horas antes. Mas, pelo ambiente de ontem, esse comunicado não resolveu o problema. 
Foi inclusivamente notado que Miguel Iglésias, chefe de Gabinete do presidente Paulo Cafôfo, não compareceu à sessão com a sua habitual assistência aos trabalhos. Mas não sabemos se não haverá outra razão qualquer para tal ausência.
A liderança da Mudança percebeu ontem que há razões para se preocupar com o futuro da coligação. Mas também não pode esconder que o mal-estar originado nos inícios da governação municipal nunca se dissipou na medida do desejável.
O que marcou também os trabalhos de ontem foi mais uma acutilante intervenção de Baltasar Aguiar. O deputado municipal do PND, por um lado, criticou a decisão da família Welsh de mandar fechar o acesso à Praia Formosa, o que deve acontecer por estes dias, tal como o desmantelamento dos balneários. Por outro lado, Baltasar Aguiar pediu toda a informação relativa à titularidade de cartões de crédito da Câmara de que os membros do executivo são portadores. Esse pedido foi feito com urgência, para que as informações fossem prestadas ontem, ou então num prazo de 10 dias.

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Comunicado


Alerta para grave precedente




A Segunda Comissão especializada da ALRAM recusou hoje (com os votos do PSD e do CDS) a proposta  do   Partido  Socialista  no  sentido de, em sede de Audição Parlamentar, ouvir o Senhor Presidente do Governo Regional a propósito dos contornos da negociação do subsidio de mobilidade, aquando da visita do Senhor Primeiro Ministro à Região.

Tal pretensão é fundada na circunstância de terem vindo a público informações, que importa infirmar, de que tal subsídio terá um teto de 11 milhões de euros, valor insuficiente e a partir do qual será  a  Região  a  arcar  com os custos em violação das prerrogativas inerentes ao princípio da continuidade territorial, constitucionalmente consagrado.

A ser verdade significará a abertura de um grave precedente que poderá em outras matérias ser igualmente seguido pelo Governo de Passos Coelho  e  Paulo Portas. O Partido Socialista envidará todos os esforços em ordem a que esta matéria seja clarificada.

Funchal, 29 de Junho de 2015

O Deputado


Jaime Leandro

Mais Desemprego


O Partido Trabalhista esteve junto ao Hotel Regency Palace em solidariedade com os trabalhadores daquela unidade hoteleira que fecha as portas amanhã, colocando 110 pessoas no desemprego. Abaixo, o link com as declarações do deputado José Manuel Coelho no local.




Património


PCP propõe transferência para o património da Região de instalações do Estado em São Jorge


O PCP, através do seu Grupo Parlamentar na ALRAM, procedeu à entrega junto dos serviços parlamentares de um Projecto de Resolução intitulado “Transferência para a Região Autónoma da Madeira das instalações contíguas ao Farol da Ponta de São Jorge” (vd.: documento em anexo), visando a integração no património da Região Autónoma da Madeira das instalações adjacentes ao farol situado na Ponta de São Jorge, no concelho de Santana, instalações essas que pertencem ao Estado e que actualmente estão sem qualquer utilização prática, com vista à sua recuperação e rentabilização para fins de utilidade pública.
  
Funchal, 29 de Junho de 2015

P’lo Gabinete de Imprensa do PCP/M

Saúde


CDS/PP APLAUDE DECISÃO DO GR
NÃO ACABAR COM A CONVENÇÃO


A secretaria regional da Saúde já não vai pôr um ponto final na Convenção para os atos médicos no setor privado. O programa do PSD anunciava a morte da Convenção que dura há mais de 30 anos, mas depois da intervenção pública do CDS/PP Madeira, o Governo Regional inverteu a sua posição e decidiu não acabar com o acordo que permite aos doentes madeirenses poderem ser tratados por médicos do privado, mediante uma comparticipação da Região, em consultas e exames de diagnóstico, sem terem que esperar por vagas nos hospitais e centros de saúde.
Mário Pereira, deputado do CDS/PP para as questões da saúde, fez-se acompanhar esta segunda-feira do líder parlamentar, António Lopes da Fonseca, até ao Centro de Saúde da Nazaré onde se manifestou satisfeito com a sensatez do secretário Manuel Brito.
“O CDS congratula-se com a decisão do GR e a manutenção dos direitos dos utentes”, começou por realçar o parlamentar. “Não estávamos a ver como iria acontecer um aumento das consultas privadas, como foi sugerido, quando o valor dessas consultas, sem a Convenção, seria cobrado a mais de 100 euros.”
Para mostrar que está de boa-fé a colaborar com o Governo Regional naquilo que é fundamental para a qualidade de vida dos madeirenses, Mário Pereira anunciou que o Grupo Parlamentar irá apresentar um Voto de Congratulação onde expressa, precisamente, os benefícios da Convenção para toda a população.

Tempo de Mudança


Enviaram-nos o cartaz abaixo para mostrar quem é a nova assessora do PS-Madeira. Com a pergunta: será que, com esta mais-valia, Sofia Canha terá mais de 400 votos na Calheta?
Julgamos que isto é rescaldo do congresso socialista. Não acompanhámos tudo, não sabemos o significado da 'charge'. Mas aí fica ela, para os entendidos.



ESCLARECIMENTO



ASSEMBLEIA DESMENTE O 'FÉNIX'
E COM TODA A RAZÃO




Este envelope de mercearia com letra de moço de recados não foi despachado a partir do Parlamento

A propósito de uma local que divulgámos há pouco sobre os envelopes com os convites para o Dia da Região, escritos numa caligrafia de 1.ª classe, recebemos um esclarecimento da autoria do Gabinete da Presidência da ALM, que rejeita ser remetente daquela correspondência.
Com as nossas desculpas logo aqui à cabeça, eis o texto que nos chegou e que agradecemos:


"Na sequência do artigo publicado neste blog, no dia 29 de junho, com o título “Tempos Novos”, a Assembleia Legislativa da Madeira esclarece o seguinte:

1.º A Sessão Solene Comemorativa do “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses” é, para todos os efeitos, uma sessão plenária, pelo que não foram enviados convites aos senhores deputados.

2.º Os convites por parte desta Assembleia são remetidos em envelope timbrado com o logotipo oficial e a identificação dos respetivos destinatários é impressa e não manuscrita.

O Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa da Madeira   



As esfarrapadas justificações do Fénix 

Reiterando as nossas desculpas à Presidência da ALM, sentimo-nos no dever de contar aos Leitores as diligências que fizemos para perceber o que se passou. O que afinal nos levou ao engano.
De facto, os envelopes existem e foram enviados mesmo aos deputados. Não com um convite dentro... mas com três! 
Só que a proveniência dos ditos não era do Gabinete de Tranquada Gomes, mas de outro Gabinete presidencial, o de Miguel Albuquerque.
Se o Leitor reparar, os convites mostram isso: "O Presidente do Governo Regional convida..."

Convite para a aposição de insígnias.


Convite para o concerto do dia solene.
Convite para o Te Deum.
Então, por que raio os nossos Kapas e nós fizemos confusão entre o Parlamento e o GR? Ninguém andou a beber, que se saiba. 
Caímos na ratoeira talvez por sermos do tempo em que a ALM era a culpada de tudo o que de mau acontecia na Região. Talvez porque ainda conservemos o tique pregado pelo 'outro' segundo o qual o Parlamento era uma "casa de loucos e analfabetos". Como aquilo está tão mal escrito...
Não é fazer render as desculpas esfarrapadas, mas francamente nunca nos atrevemos a pensar que os gatafunhos pudessem vir lá de cima para baixo. Entregar convites a deputados para um solene Dia da Região num envelope em papel de mercearia e letra feita com a mão esquerda? Isso podia lá ser da Quinta das Angústias, casa dos Albu-queques e afectados, paredes pintadas com requinte Antonioni, tapetes da Pérsia, louças da Índia verdadeiras, quadros da era vitoriana - tudo superiormente seleccionado por Francisco Clode!
Apetece dizer que lá por cima têm mais cuidados com a 'Sissi' do que com o tratamento a dar aos representantes do povo no Parlamento. 
Já agora, convinha os secretários e secretárias do Gabinete Presidencial das Angústias enfiarem na cabeça o recado que o Gabinete homólogo da António José de Almeida lhes dedica no esclarecimento, já que nós também enfiámos o nosso quinhão por termos lido mal: os convites dirigidos pela ALM, esclarece o Gabinete de Tranquada, são remetidos em envelope timbrado, com o logótipo oficial e a identificação dos destinatários impressa e não manuscrita.
Está bem?
Só para terminar, a elite das Angústias que não leve a mal esta nossa chiadeira. Afinal, é inócuo se sabem ou não escrever aí por cima. Nós também lemos muito mal.

JPP responde ao novo líder do PS-M




Na sequência das últimas declarações do presidente do PS-Madeira Carlos Pereira, referindo-se a JPP enquanto suposto portador de “oportunismos políticos” e de “instabilidades de pensamento na vida política madeirense”, o JPP tem a considerar:
 
  1. Não houve, nem existirá efetivamente, qualquer vínculo ou apoio das estruturas do Movimento Juntos Pelo Povo ao candidato António Costa do PS.

  1. O JPP participa ativamente, e ainda mais recentemente, em debates, encontros e espaços de refeição com uma variedade infindável de estruturas partidárias nacionais, tais como o MAS, o Nós, o Livre, entre outros. Tal situação, não significa – como pretende o dirigente Carlos Pereira do PS – um vínculo, um compromisso, na base de uma “ementa de restaurante”.

  1. E, se porventura a existir com essa regra de pensamento do PS (com base num discutível “compromisso de ementa”), tal situação seria extensível aos demais espaços políticos nacionais com as quais o JPP mantém contatos, numa sociedade democratizada.

  1. Assim se esclarece a suposta inquietação socialista em relação do JPP.

  1. Conclusão: O JPP fala, discute e convive com todas as forças políticas. A discussão à mesa, tendo por base a leitura de uma ementa, não significa apoio ou convergência. Representa, essencialmente, maturidade e livre arbítrio. Assim, o JPP NÃO APOIA O Secretário-geral DO PS, ANTÓNIO COSTA, NAS LEGISLATIVAS.

Élvio Sousa


CARTÃO VERMELHO AO CARTÃO PSL

Carlos Costa, deputado do JPP na ALRAM requereu ao presidente da 2ª comissão Especializada da ALRAM, a audição parlamentar, com presença física de um elemento da administração da Porto Santo Line (PSL). Em causa está a questão do cartão de residente, um documento exigido por esta entidade empresarial, ao abrigo de um alegado protocolo com o anterior governo e que tem causado transtornos vários à economia local. Segundo a PSL, este cartão travaria abusos por parte de pessoas que, não sendo do Porto Santo, tinham residência na ilha, beneficiando assim do desconto na viagem em vigor para residentes. Quem não achou “piada” a esta imposição foram os agentes económicos e habitantes do Porto Santo que entendem que ainda são os madeirenses que fazem mexer com a economia da ilha. Menos madeirenses, menos movimento, menos economia, mais desemprego eis um resumo das sensibilidades dos portossantenses em relação a esta medida.

Textos JPP

Tempos Novos




Os deputados estão a receber esta manhã o convite para a sessão solene do 1.º de Julho. Pegam no papel e logo fazem o reparo: "Foi um aluno da 1.ª classe a escrever esta coisa?"
De facto, a caligrafia deixa muito a desejar. Ou porque no parlamento aqueles assessores e adjuntos todos tanto se habituaram ao teclado do computador que mal sabem escrever duas vezes batatas ou porque não sabem mesmo.
Pedimos ao sr. Presidente Tranquada que, quando contratar mais uma leva de pessoas da sua confiança, faça por se certificar de que os escolhidos têm habilitações acima da 1.ª classe, mas não apenas nos diplomas. Porque esses sabe-se o que valem hoje, é fácil arranjar quantos se quiser. Aprender a ler e a escrever é que são elas.
E quando acabar de tratar das flores com o jardineiro, dê umas lições de caligrafia ao seu pessoal. Ou também tem algumas dificuldades nessa disciplina?


PARA REFLEXÃO - II
"As previsões catastróficas já não se podem olhar com desprezo e ironia. Às próximas gerações, poderíamos deixar demasiadas ruínas, desertos e lixo. O ritmo de consumo, desperdício e alteração do meio ambiente superou de tal maneira as possibilidades do Planeta, que o estilo de vida atual – por ser insustentável – só pode desembocar em catástrofes, como aliás já está a acontecer periodicamente em várias regiões".
(Papa Francisco - Carta Encíclica LAUDATO SI')


RIBEIRA DE JOÃO GOMES – FUNCHAL – 21.02.2010 (foto: Raimundo Quintal)

domingo, 28 de junho de 2015

Comunicado Desconcertante


TEMOS TRAPALHADA


















A nova liderança do PS-Madeira recua no caso das listas próprias que Carlos Pereira prometeu no encerramento do congresso, ao princípio da tarde, em referência às autárquicas de 2017. Parece-nos óbvio que Paulo Cafôfo não gostou dessa abordagem, quando ainda tem pela frente dois anos para governar o Funchal. Um comunicado divulgado há pouco é do mais desconcertante possível.



Ouvimos a parte do discurso de encerramento do congresso, hoje, em que o novo líder Carlos Pereira garantia que o Partido Socialista concorreria às autárquicas de 2017 com listas próprias em todos os concelhos. Propósito que arrancou aplausos aos congressistas e mereceu destaque por parte da comunicação social que seguia os trabalhos. Era a ruptura com a política das autárquicas de 2013, da responsabilidade de Victor Freitas.
Eis senão quando, horas depois, nos chega um 'Comunicado' assinado por Jaime Leandro, que era secretário-geral do PS com Victor Freitas, mas também  assinado por Amândio Silva, do 'Departamento de Comunicação do PS-Madeira', com umas quantas 'clarificações' às ideias ditas pelo líder que nos deixam perplexos.
"Face às declarações do Presidente do PS-M, Carlos Pereira, proferidas hoje na  sessão se encerramento do XVII Congresso Regional, em que foi afirmado que o PS-M concorrerá em listas próprias em todos os concelhos da Região, impõe-se clarificar que:"
E o comunicado 'clarifica' de maneira que não nos parece 'clarificar' o que quer que seja, pelo contrário.
Vamos transcrever tudo direito como vem no comunicado, para não dizerem que a trapalhada é nossa. Eis as clarificações:
"1 - O PS-M não voltará a abdicar do seu espaço político, como fez nas ultimas eleições autárquicas relativamente aos municípios de Santa Cruz e de  São Vicente, abrindo espaço a outras forças partidárias, de resto como foi também afirmado no mesmo contexto;
 2 - As mencionadas afirmações  não podem ser entendidas como tendo sido aplicadas ao caso específico do Município do Funchal, que como se sabe é governado por uma Coligação que integra também o Partido Socialista;
 3 - Igualmente, não se pode inferir que não serão consideradas outras coligações, sempre que estejam em causa os legítimos interesses das populações e os do Partido Socialista;
 4 - A estrutura concelhia do PS-M e os seus autarcas, do Funchal, conhecem o pensamento do Presidente do Partido Socialista sobre esta matéria a qual não foi alterada pelo que foi dito."

É lógico admitir que Paulo Cafôfo, presente no encerramento, se sentisse desconfortável ao ouvir a intervenção do líder PS dizendo que, da próxima, haverá listas do PS 'sozinho' em todos os concelhos. Afinal, o Funchal integra "todos os concelhos". E pode deduzir-se das palavras de Carlos Pereira que o mandato da coligação 'Mudança' na capital, com o PS lá dentro, não estaria a resultar, daí ser preciso concorrer sozinho. Natural o desconforto de Cafôfo, se é que foi assim.
Mas este comunicado só vem complicar mais a situação criada. Avança que o discurso de Carlos Pereira se dirigia a S. Vicente e a Santa Cruz. Muito bem. Mas isso não resolve o melindre funchalense.
"As mencionadas afirmações não podem ser entendidas como tendo sido aplicadas ao caso específico do Município do Funchal", diz a nota socialista. Não podem? Ora essa! Então o Funchal não é um dos "todos os concelhos da Região" onde o PS, como anunciou o líder, concorrerá com listas próprias?!
"Igualmente, não se pode inferir que não serão consideradas outras coligações, sempre que estejam em causa os legítimos interesses das populações e os do Partido Socialista", 'clarifica' o ponto 3 do comunicado. Mas isso pode acontecer nos 11 concelhos! Ou nessas eleições, como nas outras, não estarão em causa, nos concelhos todos, "os legítimos interesses das populações e os do Partido Socialista"? Então, pode haver coligação em todos os 11 concelhos.
"A estrutura concelhia do PS-M e os seus autarcas, do Funchal, conhecem o pensamento do Presidente do Partido Socialista sobre esta matéria a qual não foi alterada pelo que foi dito." Sim? Então, dissesse o que dissesse, não estava a exprimir "o pensamento do Presidente do Partido Socialista sobre esta matéria"! Quer-se dizer: Carlos Pereira fez a primeira intervenção num congresso como líder dizendo coisas apenas por dizer, porque aquilo que ele pensa realmente é diferente, como Cafôfo e Miguel Iglésias, da concelhia do Funchal, bem sabem - e esse pensamento que eles conhecem não foi alterado pelo que ele disse.
Temos uma ideia do político Carlos Pereira que não se compagina com esta situação. Por isso, achamos que o novo líder do PS-M deve explicar aos madeirenses, a quem vai pedir votos daqui a pouco: 
- O PS vai ou não concorrer com listas próprias em todos os concelhos da Região?
- Disse-o para arrancar palmas ao congresso e agora manda publicar um comunicado a dizer que o que disse não significa o que realmente pensa? 
- Para sabermos o que realmente pensa o líder, temos de o perguntar ao presidente da Câmara e ao presidente da concelhia do Funchal, que são quem conhece o seu pensamento?

Sem nos estarmos a imiscuir na vida interna de um partido político, sentimos a obrigação de notar: Carlos Pereira, se queria arrancar o seu mandato a dizer coisas, tinha realmente de ser atrevido e criativo, anunciar novidades. Mas no caso das autárquicas parece ter ido longe demais. Deixou a 'Mudança' funchalense numa posição incómoda.
A menos que esteja mesmo decidido a concorrer com o PS sozinho em 2017 no Funchal, e então achou melhor clarificar tudo já. Mas então, para quê este comunicado?!
Ora, Carlos Pereira não quis anunciar nomes para as listas nacionais de Outubro porque, explicou no congresso, tem apenas 3 anos de partido mas sabe que não deve avançar com notícias antes de falar com os órgãos do partido. Com as autárquicas, o critério foi outro.
Repare-se: gostámos do que ouvimos da intervenção final do líder socialista. Carlos Pereira esteve comunicativo, num discurso claro e interessante, com ilustrações para toda a gente perceber as partes aborrecidas dos números, da dívida, do rectificativo. Valia a pena pegar numas partes do discurso e comentá-las. Mas agora, com estas 'clarificações' sobre as listas próprias, apenas um par de horas depois do encerramento, vamos aguardar a ver se a trapalhada fica por aqui.
E nem sequer deixamos uma pergunta com algum cabimento, que seria saber se Carlos Pereira está por dentro deste estonteante comunicado. Parece uma dúvida surreal. Mas no contexto criado...

Município



T1 CONSTRUÍDO PARA ALBERGAR O SR. LIXO




Há uma obra ali na Rua Aspirante Mota Freitas, no troço acima da Rua Bela de Santiago, que anda a chamar as atenções. Uma espécie de T1 construído à entrada da escola que lá existe. Um quarto privado que serve para quê - senão para quarto privado e exclusivo do sr. lixo produzido na referida escola.
As queixas dos moradores dizem que alguém da Câmara decidiu privá-los do ecoponto onde descarregavam o seu lixo. Então, o ecoponto foi entregue para uso exclusivo da escola. Mas ainda não estava bem assim. Os da Câmara entenderam que o sr. lixo tinha dignidade para ficar com uma dependência bem construída, onde se instalar a preceito. 
Vai daí, a volumetria da curiosa e estapafúrdia obra, erguida com a presença de um engenheiro e tudo, dá a ideia de um monstro que tapa completamente o edifício escolar construído nos tempos do Estado Novo - fazendo 'snoker' também ao próprio painel de azulejos com a imagem da Senhora do Socorro que os turistas gostavam de fotografar. 
Mas não apenas os moradores mostram o seu grande descontentamento com a situação.Professores, pessoal auxiliar e encarregados de educação dos alunos daquela escola estão muito desagradados. Claro.
Julgamos que não custava muito o departamento municipal que se aventurou àquele serviço conversar com as pessoas que seriam atingidas. Assim, não lhes é permitido a eles, os da Câmara, dizerem que é normal não agradar a gregos e a troianos. Porque no seu caso não agradam nem a gregos nem a troianos.





PARA REFLEXÃO
"A dívida externa dos países pobres transformou-se num instrumento de controlo, mas não se dá o mesmo com a dívida ecológica. De várias maneiras os povos em vias de desenvolvimento, onde se encontram as reservas mais importantes da biosfera, continuam a alimentar o progresso dos países mais ricos à custa do seu presente e do seu futuro".
(Papa Francisco - Carta Encíclica LAUDATO SI')

KATMANDU - NEPAL - ABRIL, 2011 (foto: Raimundo Quintal)

O mundo dá muita volta


PEDRO CALADO NO ALMOÇO
DA FUNDAÇÃO SOCIAL DEMOCRATA



Vamos dar um desconto. Isto pode ser dica de um K-Ressabiado



Esta chega-nos das nuvens e não sabemos até que ponto andará perto ou longe da verdade.
Levemos a assunto como um fait-divers.
...Que seria o pasmo dos homens do velho regime laranja concentrados para um almoço da Fundação Social Democrata, quarta-feira última, ao verem entrar na sala o antigo n.º 2 da Câmara de Albuquerque, Pedro Calado, na companhia do seu actual patrão, Avelino Farinha.
Presença inédita, pelo menos para muitos dos convivas.
Ora, o homem que se presumia vir a ser n.º 2 de Albuquerque também no governo regional, tendo decidido bater com a porta por causa da importância que afinal não lhe seria dada, mas sim a Sérgio Marques, Pedro Calado, pois, ouviu durante o almoço muitos descontentes do actual PSD. Concordou com determinadas razões de queixa, e absteve-se relativamente a outras. Mas, mesmo com o seu antigo inimigo Jardim presente, não se inibiu de contar histórias actuais pouco abonatórias para Miguel Albuquerque. 
Segundo nos contam, Calado falou com miguelistas ressabiados, manuelistas revoltados, e, todos juntos, lá iam cortando na casaca do actual líder do PSD e presidente do governo - que "anda muito distraído".
Pedro Calado, soubemos, terá ficado para o fim do almoço, aquele período dos digestivos e da 'bilhardice' mais descuidada, em vão tentando ganhar adeptos. Alguns laranjas ligados à FSD dizem ter-lhe percebido umas ideias de um dia chegar lá acima
Temos de infiltrar um agente naquelas áreas do velho laranjal - e pelos vistos futuro laranjal -, a fim de termos a certeza de que estas cenas surreais existem de facto.
Contem, connosco.
Vamos convidar o Avelino para K do Fénix. Deve ter muito para contar.

sábado, 27 de junho de 2015

Homenagem do Funchal a Paulo Martins





"UM GRANDE HOMEM QUE FAZIA OS OUTROS GRANDES"


- Palavras de Paulo Cafôfo no descerramento da placa 'Rotunda Paulo Martins'




"Há homens que se fazem grandes levando os outros a sentirem-se pequenos. Paulo Martins foi um grande homem que pelo seu exemplo inspirava os outros a tornarem-se grandes." Palavras de Paulo Cafôfo esta manhã na cerimónia de descerramento da placa com o nome do líder histórico da UDP e do Bloco de Esquerda na Rotunda em plena Rua Dr. Pita, junto à Quinta Magnólia. 
O presidente da Câmara, que se fez acompanhar por alguns vereadores funchalenses, teceu justos elogios à ilustre personalidade do homenageado, quer enquanto político quer como homem, traçando-lhe linhas de um perfil que tantas simpatias granjeou na generalidade dos madeirenses.
Paulo Cafôfo recebeu os agradecimentos da mulher de Paulo Martins, Guida Vieira, que tal como o marido é uma carismática activista de esquerda na Madeira. 


Guida Vieira: a magia do '27 de Junho'



Guida Vieira agradeceu ao presidente da Câmara ter viabilizado a homenagem que foi dar o nome de Paulo Martins àquela Rotunda, tanto mais que é um local por onde a própria Guida Vieira passa todos os dias.
A também autarca do Funchal agradeceu aos partidos representados na Assembleia Municipal do Funchal que votaram favoravelmente a deliberação que tornou possível a homenagem, salientando a importância de o acto ter sido marcado para este 27 de Junho. Trata-se, explicou, de uma data com grande significado na carreira político-partidária de Paulo, que nasceu a 27 de Junho e hoje completaria 62 anos: foi em 27 de Junho de 1974 que ele, ao lado de outros democratas madeirenses, fundou a histórica UPM - União dos Povos da Madeira. "Essa foi a primeira organização política do pós-25 de Abril a reivindicar Autonomia para a Madeira, mas uma Autonomia que defendesse os interesses colectivos", ressalvou.
Foi também a 27 de Junho de 1976 - recordou Guida Vieira - a eleição de Paulo Martins como deputado à Assembleia Regional, primeiro grande passo para a sua brilhante carreira pública. 
E agora é num 27 de Junho que a Câmara do do Funchal presta a homenagem de o incluir na toponímia da capital. 
Guida Vieira, que se mostrou também muito agradecida ao antigo Presidente da República Jorge Sampaio pela importantíssima condecoração atribuída a Paulo Martins, traçou um emocionado perfil do seu companheiro de partido e de vida, salientando a sua indiferença pelos interesses materiais e pessoais, que desprezou em nome da defesa dos mais desfavorecidos.


Rodrigo Trancoso: os Madeirenses é que estão agradecidos




Esta característica de desprendimento foi evocada também pelo presidente da Assembleia Municipal do Funchal, num improviso bem conseguido tal como o foram as intervenções de Paulo Cafôfo e da mulher do homenageado. Rodrigo Trancoso dirigiu-se a Guida Vieira dizendo-lhe que não tinha nada que agradecer. Que, pelo contrário, os Madeirenses é que estão agradecidos a Paulo Martins pelo que fez em defesa dos seus conterrâneos. 
Trancoso recordou aspectos essenciais da vida do democrata incondicional que foi Paulo Martins, destacando os dissabores a que se expôs voluntariamente no âmbito da sua incansável luta pelos desprotegidos.
Joana Martins, filha de Paulo e de Guida Vieira, participou nesta cerimónia caracterizada pela emoção, perceptível nos rostos dos muitos amigos de Paulo ali presentes e expressa no calor dos aplausos que sublinharam as intervenções.
Incondicional admirador e sucessor de Paulo Martins na liderança do Bloco de Esquerda, Roberto Almada naturalmente foi uma das figuras destacadas da cerimónia. Guida Vieira, na sua intervenção, referiu que Paulo nunca esboçou sequer a intenção de se imiscuir no trabalho de Roberto nas funções que assumiu - de grande responsabilidade, acrescentamos nós, ou não se tratasse de suceder a um carismático líder como Paulo Martinho Martins. 
O consenso à volta do político e do homem Paulo Martins reflectiu-se na presença de políticos, alguns deputados, de todos os quadrantes ideológicos, da esquerda à direita: o antigo presidente do CDS Cabral Fernandes esteve na homenagem e o actual líder daquele partido de centro-direita, José Manuel Rodrigues, enviou uma mensagem a Roberto Almada para transmitir a sua solidariedade à Família de Paulo Martins.  
Alguns jornalistas contemporâneos do homenageado compareceram também na 'Rotunda Paulo Martins'. 
Foi uma cerimónia bonita, com discursos interessante e objectivos, à altura do homenageado. Julgamos que os Madeirenses em peso, do Porto Moniz ao Porto Santo, se aliam à merecidíssima iniciativa da Câmara do Funchal. Os nossos parabéns à Edilidade.