sexta-feira, 18 de novembro de 2016



UMa Leaks

Amigo Fénix,

Não resisti a dar uma gargalhada ao ler hoje no DN as palavras do Magnífico Reitor da Universidade. O homem deixa a sua equipa fora da lista e quer falar em continuidade do "seu" projecto? Já sabemos que quer fechar a Universidade e pelo menos para lá caminha a passos largos...Todos percebem que a equipa incompetente será a mesma e que quem está na lista são mais uns enganados com promessas de benefícios para obter os votos muito úteis que o Magnífico precisa e que não contava ter concorrência nestas eleições, os berros nos corredores e a agitação foram grandes quando descobriram que havia outra lista... enfim eleições à parte (para a qual chamo a atenção do panfleto que andam hoje a distribuir na universidade ahah!), existem problemas surreais para resolver na UMa, senão vejamos:
- o número de alunos tem caído vertiginosamente ano após ano sem existir um plano, estratégia ou acção da reitoria para inverter tal;
- professores contratados, são-no apenas para áreas sem alunos (vulgo, pagar favores de votos);
- debandada de professores a desistirem de leccionar na UMa e a irem para outras melhores universidades nacionais e estrangeiras dado o nível de perseguição e incompetências existentes, muitos outros a quem não é renovado o contrato para áreas que precisam urgentemente de docentes;
- não se conhecem as contas de 2015 e a saúde financeira, como é admitida no DN pelo Magnífico, é bastanta má (para ele admitir, deve ser MESMO má... daí que não a divulgue). Com tanta saída de docentes, cortes, congelamento da progressão carreira de todos os funcionários, falta de consumíveis e por aí fora...o dinheiro tem ido para onde? a dívida parece já ter aumentado 1 milhão de euros desde que lá chegou..é este o projecto do Magnífico? Tá certo...o homem é das matemáticas (devia saber fazer contas não?) mas não é de gestão e a restante equipa só quer passear os fatos brilhosos;
- doutoramentos? cada vez menos...perto do limite mínimo para fechar a Universidade...no entanto o Magnífico que não apoia qualquer actividade de investigação, nem estimula essas actividades (pelo contrário) nem abre vagas para professores necessários à criação e sustentação de doutoramentos existentes vem para o DN falar que são precisos mais? Como?
- na mesma edição o jornalista diz que a Profª Pocinho é frontal e não vai em "politicamente correcto"...eu cá acho que a senhora até foi comedida. Falar em perseguição e mal-estar entre docentes, funcionários e até - pasme-se! - alunos, é pouco... nenhum docente esquece a perseguição maléfica que fizeram a uma docente muito querida de toda a faculdade, o stress e pressão que lhe colocaram e cujo assunto ia já para os tribunais, levando (no mínimo, indirectamete) a que o seu estado de saúde se degradasse severamente e acabasse por falecer! (por respeito à docente - que Deus haja - não escrevo aqui o seu nome);

Força Magnífico e equipa fatos brilhosos, a malta quer mesmo é que se perpetuem no vosso projecto! Agora preparem-se, pois vem aí uma borrasca das grandes mesmo...

Um docente preocupado com o futuro da ainda Universidade

71 comentários:

  1. Adorei !!!
    É tudo verdade impera a mediocridade na UMa, dispensam-se doutorados e admitem-se docentes com o título de especialista comprado
    Para equiparar a doutores.
    Só a enfermagem perdeu 3 doutorados que a outra escola privada é muito bem agarrou com as duas mãos.
    Viva o tasqueiro e o sacristão a ir a todas com os seus ratinhos lustrosos mas apertadinhos pois vão a todas enfardar a mula e de peito no ar.

    ResponderEliminar
  2. Ahah agora o Reitor com insónias veio acusar de mentirosos todos os que se lhe opõem dizendo que o relatório contas 2015 foi divulgado e é público! Como a mentira tem perna curta, andei andei andei a pesquisar no site da Universidade e não encontrei o mesmo nem a secção onde estão as contas...mas ainda bem que o Reitor após muita insistência mandou o relatório incompleto à Pocinho! Parece que os docentes têm de preencher 20 formulários para ter acesso a um relatório personalizado! Como o site da Uma é uma bosta (prometeram que iam renová-lo mas foi mais uma promessa não cumprida), pesquisei no Google e lá encontrei a secção das contas da UMa no site desta onde...NÃO consta as de 2015! Demita-se seu Reitor mentiroso aldrabão! http://uef.uma.pt/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=52&Itemid=53&lang=pt Se diz que as contas são públicas e a Pocinho teve acesso pq não As divulga? Os mails dos docentes só servem para mandar ordens absurdas insultos à classe e propaganda? Pq nunca deu a conhecer os resultados à comunidade? Fora! Tenha vergonha na cara e demita-se!

    ResponderEliminar
  3. Alguém que escreve "bastanta" (palavra que não existe) e se reclama professor da UMA explica tudo. Fechem essa porcaria antes que cause ainda mais danos aos alunos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora...https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/abreviaturas-de-titulos-academicos/29929
      Existem muitos docentes incompetentes mas também existe muito valor na UMa que está a ser destruído causando danos irreversíveis aos alunos - que precisam de mais disciplina, rigor e, claro está, qualidade de ensino.

      Eliminar
    2. Nunca lhe fugiu o dedo e embez de uma letra escrever outra sem querer
      Quem não comete erros que atire a primeira pedra
      Santa ignorância de um letrado de onde?

      Eliminar
  4. Em breves palavras a UMa é e tem sido estes anos todos um mito, um verdadeiro porto para arrivistas sem qualquer enquadramento anos lugares de onde vêm e a quem foi oferecido de bandeja, sem qualquer mérito, lugares de topo. Que fizeram tantos e tantos professores e investigadores desta casa? que resultados concretos, sem ser passar diplomas (cuja qualidade seria interessante avaliar) produziu esta malta? Em que outras universidades singraria a maioria desta gente que se pavoneia ridiculamente como Professores, muitos deles nem falar sabem?
    Então, a guerrilha e guerrinhas permanentes são o prato do dia nesta casa. É nos departamentos, nos laboratórios, na reitoria e em tudo o que meta mais que um elemento. E um dia este está com aquele, no outro já é com outro e assim vai o arraial universitário ou pseudoujiversitáiro já que de universidade é só mesmo o nome.
    E o atual reitor então personifica bem a história da casa. Que currículo tem o senhor? em que outra universidade teria ele qualquer chance sequer de dirigir uma unidade de investigação ou um departamento? Mas, infelizmente não é só ele, é 99% dos que fazem tristeza desta universidade.

    ResponderEliminar
  5. quem é que são os DOUTORES da Uma , são espécimes como aquelas que se prestaram ás falcatruas dos concursos de dirigentes da CMF ? Com professores assim já sabemos como arranjar notas.

    ResponderEliminar
  6. O que tem a dizer o Professor Ricardo Cabral, vice-reitor com a pasta das Finanças da UMa? Se esta matéria não for esclarecida até amanhã, dia 20, não ficam reunidas as condições para que a eleição possa ocorreu no dia 21!
    O que tem a dizer o Presidente do CG da UMa, Dr. Francisco Costa?
    Silêncio e tanta gente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bicos dos pés do Professor Cabral estão em sangue. Tanto esforço, tanta deslocação em missão a expensas da UMa, tanto artigo de opinião... para isto... logo agora que ía para o grupo de trabalho das Finanças do governo PS... logo agora...

      Eliminar
  7. Falem sobre as viagens ao estrangeiro por parte de alguns professores da UMA, em que os supostos congressos têm a duração de dois ou três dias, mas em que são apresentadas faturas referentes a mais de uma semana ..... entre outras.

    ResponderEliminar
  8. Como vai o Reitor gerir esta casa nos próximos meses ou anos? A UMa tem gente muito competente. É fundamental que assumam as suas responsabilidades e estejam disponíveis para viabilizar esta importante instituição. Os melhores não podem fugir. Os mais capazez não podem esconder-se. Os mais credíveis não podem apenas abdicar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. E outros adoecem perante tamanha mediocridade
      Quem fica prejudicado é o aluno que tem de ser o fulcro da nossa atenção e razão da existência de docentes

      Eliminar
  9. Quid juris, Direcção Geral do Ensino Superior?
    Sejam céleres na resposta.

    ResponderEliminar
  10. Qual direcção do ensino, o ministério público e a inspecção do trabalho deviam começar a actuar tantas as situações que começam a vir a público. Se o que relatam aqui é verdade, é tudo mt grave! E os partidos calados tb? Os nossos impostos são para isto?

    ResponderEliminar
  11. Emergiu a ponta do iceberg! Novas revelações irão surgir! A Academia agradece!

    ResponderEliminar
  12. Reitor está desorientado. Mente! Há provas.

    ResponderEliminar
  13. Verdade, Verdadinha! E o relvado? Quando é denunciado???

    ResponderEliminar
  14. Verdade, verdadinha! Preparem-se, pois vem aí UMa borrasca das grandes... Quem assumirá a(s) responsabilidade(s)? Toda a equipa fatos brilhosos (a maior parte dispensados) ou o laranja comunista de mão dada com o sacristão laranja?

    ResponderEliminar
  15. Podem dizer o que bem entenderem, mas onde estão as contas de 2015? Sr. Reitor Carmo, Sr. Vice-Reitor Cabral, Sr. Presidente do Conselho Geral Costa... onde estão as contas de 2015?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim a "Universidade Sousa" vai mesmo arrancar.

      Eliminar
    2. Responda! Não fuja aos problemas e questões! Nem venha com inventonas!

      Eliminar
    3. Agora dá para perceber aquele artigo do Prof. Helder Lopes no Diário sobre apoios económicos... embora trazer um processo eleitoral de uma universidade para o espaço público não tenha sido muito inteligente ou responsável. Mauzito... Desnecessário... Reprovável! Pelo que se vê aqui...

      Eliminar
  16. Em Outubro, Reitor mentiu aos Conselheiros na reunião de Conselho Geral! Será que os Conselheiros gostam de ser enganados? Onde anda o MP e o ME? Mas como diz o povo, quem semeia ventos colhe tempestades!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Me engana que eu gosto. Muito. Das viagens ao Brasil...

      Eliminar
  17. O passivo oculto de mais de um milhão... Quem assume? Todos os brilhosos? Ou o Tasqueiro e o Sacristão?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um milhão e meio em 3 anos, ok? Sejamos rigorosos! E não vale apena fazer truques básicos com terminologia, só para confundir, porque não dá mais. Finito!

      Eliminar
    2. Isso de assumir é com o Ricardo Cabral, o professor de hyperekonomia-espacial que faz contas às contas do país e depois encaixa mais de 1 milhão de prejuízo em 3 anos, ah, ah, ah... Patusco!

      Eliminar
  18. Com tanta lama ostentada na praça pública, será que vão plantar figueiras no Colégio dos Jesuítas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Associação Académica tiver interesse em desenvolver essa área de negócio.

      Eliminar
  19. O lobbie Brasil tem UMa proteção!

    ResponderEliminar
  20. Onde estão as costas de 2015???????????????????????????

    ResponderEliminar
  21. Os Sousas com a Poucinho vão começar a controlar também a Universidade. Já começou a campanha... bando de vilões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto nervosismo...não se preocupe que o seu tacho está garantido, já pode ir buscar o fato brilhoso à lavandaria!
      Sousas? Deus nos livre! Mas seria melhor do que o que aí vem senhor brilhoso...quando rebentar depois não se esconda cm fazem com as contas

      Eliminar
    2. Qual o medo dos Sousas pelo menos multiplicaram o capital, dão emprego a muitos madeirenses.
      E os Fontes o que fizeram?
      Quem vaiou AJJ e fechou-se em copas?

      Eliminar
  22. Houve momentos musicais (BERROS!!!) nos corredores do Colégio dos Jesuítas??? Houve coro magnífico a várias vozes??? Quem foi o tenor?

    ResponderEliminar
  23. É preciso denunciar! O problema não é exclusivo do departamento de enfermagem. Tornou-se viral! Afetou toda a toda a casa! UMa casa em ruínas, construída sobre barro. É o compadrio! É o desmérito! É a calúnia! É a ameaça! É a difamação! É dividir para reinar! É UMa espelunca onde o terrorismo está em ação!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles rebentaram com a universidade toda e agora vêm dizer que a UMa está assim por culpa desta gente que diz e procura a verdade. Onde estão as contas? Degradação a todos os niviea por culpa desta reitoria quer gostem de ouvir quer não gostem!

      Eliminar
  24. Ninguém sabe quem manda na UMa! Ninguém sabe que os brilhosos não se entendem! Ninguém sabe que... Quem tem estado a desgovernar a UMa nestes últimos quatro anos? Advinhem:
    - Todo os brilhosos magníficos?
    - Os brilhosos dispensados?
    - Os brilhosos juntos na continuidade?
    - O magnífico comunista laranja?
    - O retórico das larachas sem graça e das anedotas porcas?
    - A feudal comitiva instalada no Brasil?
    - Um grupo de alienígenas ou extra-terrestres magníficos?
    - O Magnífico Governo sombra?
    - Outra situação magnífica?

    ResponderEliminar
  25. Ninguém escondeu as contas, ora essa! Com os computadores avariados e o sistema informático caduco, senil e inoperacional, a rebentar pelas inúmeras costuras, essas contas com quilómetros não aparecem! Também já não podem ser feitas à mão mesmo pelos brilhosos matemáticos. Mas o Magnífico descaiu-se e o povinho pensante ficou a saber que muitos metros dessas contas andam nas avenças entregues aos escritórios de advogados desta praça!

    ResponderEliminar
  26. A UMa vive um período negro da sua história. Em todo o caminho há um denominador comum que toda a gente conhece! O assédio moral - vertical e horizontal - a docentes, a não docentes e a discentes existe à descarada! A Inspeção de Trabalho deveria actuar! O Ministério Público deveria actuar! A Inspeção da Educação devia actuar!

    ResponderEliminar
  27. Como querem angariar alunos? Os ALUNOS não querem uma universidade que dá canudos de cursos que não existem!

    ResponderEliminar
  28. Coitado do teacher Cabral! Como estará o seu ego??? geriu? não geriu? economizou? não economizou? para aonde foi o dinheirinho dos nossos impostos e das pesadas propinas que os encarregados de educação e os alunos pagaram?

    ResponderEliminar
  29. Ó Brilhosos magníficos, se nada têm a temer, Mostrem as contas! A Academia quer saber!

    ResponderEliminar
  30. Era UMa vez...
    UMa escolinha, pequenina, num pântano, que até doava Unidades Curriculares a discentes sui generis... e os professores para não perderem o tachinho ficavam coma vista trémula, com as mãos trémulas, com insónia e amnésicos... Até que um dia, ...
    P.S. Continua nas cenas dos próximos capítulos... isto é, após especial inspetiva visita...

    ResponderEliminar
  31. Corajosa Professora Pocinho. Força!

    ResponderEliminar
  32. E ALM LEAKS? Sim tb anda por caminhos tortos, as figurinhas que dirigem esta Casa, escondem contas, acham-se acima da lei, nao publicam nada no Joram, nem entrada de novos trabalhadores, nem nomeaçoes de chefias agachadas...

    ResponderEliminar
  33. O descalabro de 2015 está oculto! Porque será que o desgoverno magnífico não publica as contas??? A Academia quer saber!

    ResponderEliminar
  34. Acredito que os membros da Academia são massa crítica, têm pensamento próprio e não se deixam subjugar. Espero que as intimidações (do conhecimento geral...) não influenciem o Voto!

    ResponderEliminar
  35. Espero que a Professora Pocinho ganhe! Mas sei que tem uma ingrata tarefa à Sua espera! Além de ter de saldar a gigantesca dívida, tem de pôr em ordem a UMa desgovernada!

    ResponderEliminar
  36. A mantilha brilhosa, nestes anos magníficos, apregoou colocar as pessoas em primeiro lugar! Claro! As pessoas! Algumas pessoas!... Só as pessoas por eles eleitas para o primeiro lugar! Só assim conseguem perpetuar o regime feudal! Ou será ditatorial? ou será comunista? ou será que estão a tentar conseguir a patente - UMa terrorismo?

    ResponderEliminar
  37. Há demasiada gente a fazer da UMa um 2 e 3 emprego que além de dinheiro lhes dá estatuto que não merecem sem falar no excesso de cenoura para tão pouco chicote. Quando aqueles que ainda mantém o barco a flutuar se fartarem alguém terá que ter coragem para usar o chicote e distribuir a pouca cenoura disponível por aqueles que apresentam resultados em detrimento de bailarinas que muito usam as pontas dos pés para sobressaírem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o barco está mesmo a afundar?!!!!! Rico serviço que fizeram!

      Eliminar
  38. Mas o que é que os Sousas têm a ver com isto? Os Sousas são uma referência regional. Empreendorismo, emprego, sucesso!
    A conversa sobre os Sousas é desculpa esfarrapada porque o comentador não tem argumentos fiáveis para contrapor as abjetas Verdades expostas.
    Perante tanta porcaria anunciada muito admira não haver o contraditório!

    ResponderEliminar
  39. Força Doutora Poucinho! Não ligue às provocações nem às ameaças.
    Uma inesperada lista abalou o Colégio dos Jesuítas! Desataram as intimidações... Não se preocupe!
    Só atiram pedras às árvores que dão bons frutos. E a Professora e a Sua Lista têm provas dadas! Enfrentem! Avancem! porque a Academia está consciente da malvadez e do desgoverno reinante.
    Pela mão dos briosos magníficos a Universidade ficou nas ruas da amargura e desacreditada a nível regional, nacional e internacional! É preciso pôr a Universidade em ordem!

    ResponderEliminar
  40. Eles querem lá saber dos alunos!

    ResponderEliminar
  41. O Reitor mente com a dentadura toda! Vejam a acta de Outubro. Mentiu aos conselheiros. Sem vergonha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pf se tiverem acesso, partilhem a acta! Isto é um escândalo!

      Eliminar
  42. Mostrem as contas! Expliquem as contas! Não podem ser desresponsabilizados pelo dinheiro mal gasto!

    ResponderEliminar
  43. Enganam-se está não foi a Helena
    Não me escondo no annonimato.
    As observações que escrevo aqui tem a minha cara e assumo-as em pleno.
    Tem sido o meu lema só longo desta minha existência!!!
    Já do tempo da outra senhora sempre dei a cara e não levaram a melhor
    A frontalidade incomoda, mas liberta-nos, restringe amigos desnecessários e fúteis

    ResponderEliminar
  44. Muito bem, Amiga Dra. Helena Jardim. A frontalidade custa caro, mas sem ela ninguém consegue olhar direito, a não ser aqueles que curam medos imbecis com a hipocrisia.

    ResponderEliminar
  45. Tem toda a razão amigo
    Daí eu colaborar consigo pois está pouca vergonha não pode continuar
    É tudo um trampada
    O mal é mundial

    ResponderEliminar
  46. http://conselhogeral.uma.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=61&Itemid=151&lang=pt&limitstart=2

    Consultem a parte "conta consolidada 2015"

    Afinal as contas estão lá. Mas como sempre, é preciso um manual de instruções para que os sr.s professores encontrem o que quer que seja ;)

    ResponderEliminar
  47. "Ca ganda" volta! Realmente é impossível alguém lá chegar. Documentos tão importantes assim escondidos, bastava mandarem para o e-mail da universidade ou publicar no sítio certo mas percebe-se pela "degradação" das contas :-/
    Obrigado ao comentador que conseguiu descobrir e revelar. Confirma-se o buracão

    ResponderEliminar
  48. Contra factos não há argumentos
    Será que hoje irão votar como na América?
    Já nada me espanta!
    O povo gosta de sofrer...para isso nem as habilitações académicas contam!!!

    ResponderEliminar
  49. A acta pode ser consultada em - Conselho Geral
    file:///Users/reginacapelo/Downloads/ata_40_cg_16_final.pdf
    Acta n.º 40, 10/10/2016, Ponto dois ponto três da ordem de trabalhos.
    Nota: O assunto previamente passou pelas instâncias internas da UMa e pela Reitoria conforme provam os diversos documentos replicados na Academia pelos alunos.

    ResponderEliminar
  50. As provas existem! Existem nas mãos do Reitor! Foram destruídas? Os alunos têm cópias disseminadas e replicadas por aí...

    ResponderEliminar