sábado, 18 de março de 2017


"OS CAMISOLINHAS VERDES"




Élvio Sousa



Miguel Albuquerque, ontem, num comício-jantar do PSD acusava as autarquias do JPP de, cito, "ao fim de três anos e meio de promessas, conversa fiada, camisolinhas verdes, o concelho de Santa Cruz (...) está completamente estagnado, não se vê obra, não se vê desenvolvimento, e continua a conversa para enganar tolos”.

Compreendo a posição, depois da barriga estar bem cheia. Habituado que está, a pagar a dívida da Região à custa dos mais altos impostos aplicados ao povo da Madeira (situação que Santa Cruz, sempre recusou e enfrentou o Estado), a "camisolinha verde" lá tem incomodado. Aos esbanjadores e àqueles que, mesmo explorando o povo com a "canga" fiscal, ainda não cumpriram as suas promessas. Falo, concretamente, da criação de emprego, da baixa dos combustíveis, das viagens mais baratas, dos custos de transporte de mercadorias, e do inevitável transporte marítimo, entre a Madeira e o Continente.

Na verdade, os “camisolinhas verdes” não precisam de aparecer, como o PSD, a inaugurar becos e veredas. Nas autarquias, e em concreto nas juntas de freguesia, os "camisolinhas verdes" não fazem regularmente "conversa para enganar tolos" nem "estagnaram" os cidadãos com a carga de impostos, com o selo de Albuquerque. Os "verdes" fazem obra, social com ou sem camisola. Encaminham utentes, onde o "pardieiro" da Saúde Regional não encontra respostas, medem a tensão arterial ao domicilio, iniciaram medidas de apoio à aquisição de medicamentos aos pensionistas (que agora a segurança social compreende e adapta), apoiam os estudantes universitários com bolsas e nas luxuosas viagens, estas últimas que sua excelência o presidente do Governo do PSD, jurou acabar.

Mais haveria muito por dizer, de autocrítica e de bom. Mas é fácil dizer que não há "desenvolvimento" em Santa Cruz, quando se tem a "barriga" cheia, diga-se literalmente. Pois, neste caso, os "camisolas verdes", de que tanto tenta inferiorizar Miguel Albuquerque, não precisam da faca e do queijo. Só necessitam da "fome", que vem das injustiças e das falhas da social-democracia.   

12 comentários:

  1. O texto diz tudo sobre o Governo de Albuquerque!! Fazem promessas que nunca cumprem, os sectores mais importantes sem meios, o hospital e respectivos cuidados de 3° mundo, falta tudo na Madeira e ao seu povo oprimido!!

    ResponderEliminar
  2. os "verdinhos" andam nervosos. uiiii

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela lógica não. No norte há os camisolas verdes,dizem- independentes,ganharam as eleições e ainda são apoiados pelo PSD. Aguardem e ainda terão o apoio do conde do Arco.

      Eliminar
    2. Nem tudo quem aqui comenta pertence ao JPP, pertenço ao povo anonimo, oprimido, revoltado com a cegueira do PSD, incompetentes que pensam que tudo esta bem...muito do povo passa fome, nem dinheiro existe para pagar contas, vi um desses casos na sexta-feira passada um popular queria pagar a electricidade, mas o dinheiro que tinha era escasso para pagar 3 meses de atraso, o popular em causa era jovem...governo corrupto que abandona o seu povo...,

      Eliminar
  3. Nervosos... Quem anda partido com mais candidaturas independentes não é o psd

    ResponderEliminar
  4. Os verdes que ajudem a esclarecer o povo da Madeira porque motivo o governo regional mantém o IVA a 22% o preço do combustível considerado o mais elevado do país, os transportes, a luz etec...etec...etec...
    Sou apenas um contribuinte apartidário,farto de pagar pagar para engordar desgovernos!

    ResponderEliminar
  5. Para isto tínhamos contratado o ilusionista de coimbra o matos para governar. E só propaganda e truques de magia soluções coisa que se veja nada. O homem das finanças diz que tá cheio de dinheiro e faltam medicamentos no hospital as ambulâncias estão paradas as RM não funcionam o bloco inaugurado tb n funciona pessoal cansado e desmotivado etc etc etc mas no DN e só magia e faz de conta uma maravilha. Mas tudo se resolve com a ilusão de um novo hospital. Bateu no fundo e vai ser difícil voltar ao que era volta AJJ e MF

    ResponderEliminar
  6. Os verdes que ajudem a esclarecer como é que se pagam milhões a advogados e nada se atribui a quem trabalha com formação e jovens dos clubes do concelho (único concelho que o faz). Pessoas como eu que nada têm a ver com política e politiquices e que andam a trabalhar todos os dias para colocar os nossos jovens a praticar desporto sentimo-nos defraudados por este discurso de santinho que já vai metendo nojo.

    ResponderEliminar
  7. Lá nisto o Albuquerque tem razão já chega de "discurso para tolos"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Outro tolo agachado do PSD, deviam exportar as vossas ilustres cabeças e com elas pagarem a divida oculta da Madeira!!!

      Eliminar
  8. O sr. Presidente do governo é o maior mentiroso que eu conheço depois do Passos Coelho claro. Anda a enganar o povo com a historia do coitadinho manhoso e sorrateiro.
    Quando um presidente nem consegue resolver o problema da saúde na região que é grave e vem criticar os outros.... por favor vá embora que de incompetentes estamos fartos.

    ResponderEliminar
  9. Falta tudo no Hospital...

    ResponderEliminar