sábado, 24 de fevereiro de 2018

K7 - ataque final



HISTORIETAS DO LAZARETO


O Fénix do Atlântico conclui hoje os 3 Capítulos
do diagnóstico do K7 à Zona do Lazareto


Capítulo III (Lazareto)


Praia do “TOCO”

Que saudades tenho da minha infância e do local onde dei as minhas primeiras braçadas no mar.
Ao fim das aulas, ou dávamos uns toques na bola no velho Campo do Almirante Reis, ou íamos à praia do Toco. Descíamos numa Vereda junto ao Cemitério dos Judeus e com um velho calção de ganga coçado, a tapar as “miudezas”, deliciava-nos nas águas que se espreguiçavam no calhau.
Era a praia do “pata rapada” da zona, que não podia comprar bilhete de acesso à famosa Barreirinha.
No entanto, em fins de semana lá íamos a nado até essa instância balnear ver as “sereias” que se deliciavam em exibir o seu bronze e inspiravam os miúdos e graúdos a belos sonhos.

Que pena hoje me dá passar na Rua do Lazareto, tão perto da zona histórica da cidade, e encostar-me a um muro de cimento sobranceiro à praia do Toco e ver barracas cobertas de zinco enferrujado  mais velhas que o diabo do inferno.
Olho à esquerda e já não identifico o Cemitério dos Judeus, hoje sem as suas árvores decanas.
Olho para a praia e para a  direita e vejo telheiros e casas abandonadas, velhas e com vestígios das tais ratazanas de 2 e 4 patas e com outros  vícios mais modernos à mistura.
Quem desce ao calhau da praia do Toco vê restos de entulho, lixo e sinais de problemas sociais.
Como pode a C.M.F. e o próprio Governo Regional da R.A.M. ignorar tanto subdesenvolvimento numa terra que dizem ter um destino de Turismo de Excelência?
Onde estão, pelo menos, os balneários para os banhistas mudarem de roupa, duches, WC decentes e limpos e um bar de apoio? Em 60 anos que conheço a Praia, só vejo melhorada a escada de acesso que ainda nem chegou à praia
Nem as velhas pedras da praia, que se misturam com o calhau, retiraram ou afastaram para um canto….
É este triste cenário que o Profe Mentiras quer para os residentes da cidade, para os turistas e para incentivar os Hoteleiros a se expandirem para nascente do centro da cidade?
Povo enganado…
Fiem-se no sorriso…
Diz o velho ditado “quanto mais ris, mais me enganas”.

(Fim - 'por ahora')

27 comentários:

  1. " João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, os dois navegadores em conjunto com Bartolomeu Perestrelo, chegam à ilha da Madeira em 1419"

    Desde essa data até hoje (600 anos) já houve muitas centenas (milhares ?) de indivíduos nos GOVERNOS MUNICIPAL e de TODO ARQUIPÉLAGO que são RESPONSÁVEIS pelo estado de degradação da zona do Lazareto, incluindo os que ainda são vivos ...e "na casa dos 60 anos" ...alguns que na adolescência eram uns "pata rapadas" e hoje são grandes "empresários do regime"...mas QUE FIZERAM?! ZERO,ZERO ZERO!

    ResponderEliminar
  2. Antes das eleições e quando as aprovações no Lazareto foram badaladas na Imprensa e televisão, constou-me que esses terrenos junto ao mar eram privados
    Assim sendo, porque razão a CMF, ou o Governo da RAM não chama o dito proprietário ao tapete e obriga-o a requalificar a zona em conjunto com os vizinhos?

    ResponderEliminar
  3. E se não concordarem… expropriar?

    ResponderEliminar
  4. Deixem-se de tretas e façam uma parceria pública/privada, pois obras só do Governo ou Câmaras daí a um ano deixam de fazer manutenções e o dinheiro já foi….

    ResponderEliminar
  5. Obras Públicas???? Vejam em que resultou a expropriação do engenho do Hinton no Til e a Alameda do Amparo

    ResponderEliminar
  6. Expropriem e entreguem o terreno à Afã ou aos Soisas, a ver se eles não lhe espetam ali um bruto hotel e não ganham mais uns milhões no restante do terreno a fazer obra publica em cimento e arame nas rochas.

    ResponderEliminar
  7. Vosses tem razão. Esses não dão milho a pintos… Engordam à sombra do Governo, mas se ele se atrasar em pagar, ameaçam e anunciam um processo no tribunal para cobrança e o governo imediatamente corre a pagar passando por cima das prioridades do Sesaram, escolas e outros

    ResponderEliminar
  8. aos poucos as coisas estão acontecer nessa zona , já se vê muita coisa a ser renovada , quem tem ramelas nos olhos só consegue ver o que quer

    ResponderEliminar
  9. Caríssimo e Digníssimo K7
    Tente investigar se não é verdade que 2 conhecidíssimos ambientalistas da praça ...na casa dos 50/60 anos...ex-Vereadores da CMF...enquanto "alapados aos tachos" ...nada rigorosamente nada fizeram em relação aquilo que hoje "mandam bitaites"...incluindo zona do Toco/Lazareto. Julgam que somos otários ou de memória de galinha..

    ResponderEliminar
  10. A dias passei no Toco e vi um casal de ingleses que começou a descer a escada para a praia mas chegou às barracas e voltou para trás. Aquilo mete medo.

    ResponderEliminar
  11. Um amigo levou-me a pescar no Toco mas não volto lá, tavam a cair pedras debaixo das casas do caminho. Ele veio a pé, mas eu vim a nado até as barracas.

    ResponderEliminar
  12. Queremos a Cidade do Toco - Obra nobre idealizada e prometida por Miguel Albuquerque. Madeira pra frente!

    ResponderEliminar
  13. Até parece que os problemas do Lazareto são de agora. Quem esteve lá antes também não fez nada.é o Soeto da nossa cidade. Parece que estamos na africa

    ResponderEliminar
  14. Aquela parte da cidade tem de ser recuperada e a praia merece uma intervenção para ficar em condições. Façam isso e vão ter votos, de certeza.

    ResponderEliminar
  15. Aquela zona do toco da nossa cidade tem de ser recuperada e a praia merece uma intervenção para ficar em condições. Façam isso ( Governo ou Câmara) e vão ter votos, de certeza em 2019.

    Não percebo nada de política mas gostei do vosso trabalho. Consegui ler esta parte III e a parte II. Quando puseram a parte I?

    ResponderEliminar
  16. Realmente aquilo ali tem passado ao lado de toda a governação e aos 40 anos em que o PSD esteve no poder. Não será o Professor Cafofo que agora repentinamente com um toque de mingas irá fazer em 8 anos aquilo que os outros não fizeram em 40. Toda a parte Leste do Funchal parece não pertencer ao mesmo. Há que agir com medidas drásticas e infelizmente lá temos o Cemitério dos Judeus que vieram arrebatados para o Funchal demos-lhes de comer e salvamos a pele e agora aquilo é um Enclave deles que não querem sair dali foram uns mal agradecidos. Outrora Albuquerque quis enviar aquilo tudo para S Martinho mas os Ayotolas não deixaram coisa que os últimos funerais já devem ter sido há mais de 70 anos. Apenas se resolverá quando houver um sismo naquela zona e mandar tudo aquilo por lá abaixo.

    ResponderEliminar
  17. Bem, segundo o anónimo das 18:50, só podemos pedir contas ao Cafofo depois de 2053, até lá á culpa é sempre dos 37 anos do outro, que rica mudança.

    Já agora o outro que não venha dizer que não era em 37 anos que ia conseguir fazer o que outros não fizeram em 559 anos...

    É com cada uma!!!

    ResponderEliminar
  18. O Professor Mentiras com o toque de mingas! Boa, de forma atabalhoada disse a verdade, pois naquelas mãos tudo minga.

    ResponderEliminar
  19. Ó das 18.50, essa cabeça anda um bocado avariada e "mingada".
    A presença da comunidade judaica na Madeira teve contornos completamente diferentes daqueles que você afirma.

    ResponderEliminar
  20. O Profe Mentiras sabe mais que a Lúcia....
    Chegou ao Poder com apoio de um Bom Ambientalista Sr. Dr. Gil Canha)
    Vendeu-se aos Soisas e chamou uma boa Pessoa competente na sua formação Académica, mas limitado na área que exercia
    Agora ressuscita um Arquitecto de interiores desavindo numa sociedade de Arquitectos
    De urbanismo é um zero à esquerda. A Falar é um gagueja. È um "pau mandado" do Profe
    Têm em comum uma pista de Ski na cabeça, mas nem os bicharocos gostam deles...escorregam
    As nossas gentes de Santa Maria Maior e S. Gonçalo jamais darão o seu voto se ele não reabilitar a zona do Lazareto, principalmente a sua Praia e a queda de pedras na zona para podermos pescar....
    Pode chorar baba e ranho em 2019, mas nem eu nem os meus vizinhos, amigos etc. vamos apoiá-lo...Jamais
    Desde o Almirante Reis até S. Gonçalo só temos berros e coices para dar a esses geringonças mal formados....

    ResponderEliminar
  21. o das 15.20h
    Bom ambientalista Sr DOUTOR Gil Canha? Ainda continuo a mijar-me de rir.
    Podermos pescar? Mas o dinheiro dos nossos impostos vai para satisfazer egos com essa atividade degradante. É preciso ter cá um bidão para propor esse pedido.

    ResponderEliminar
  22. Mijas, mas é fora do penico.
    Talvez sejas um bom taxista com a quarta classe de adultos.
    Não gostas das verdades ditas pelo Dr. Gil e pela Drª. Coelhinha
    Quem nasceu à beira mar não pode ter um desporto são?Tem de andar a nado e de capacete?
    Em 2019 ficas orfão e os geringonças que votaram neles andarão de barrete.
    O Povo destas duas freguesias aos poucos estão a conhecer os dois artistas carecas e as lebres que os apoiam

    ResponderEliminar
  23. Ainda não deram dignidade a Rua Bela S Tiagoª vão resolver isso.

    ResponderEliminar
  24. Fisga-se por acaso acham que o madeirense típico importa-se com essas bilhardices dos ppds. Parem com esta m*, porque não vêm para este espačo falar do hospital, das condições precãrias das nossas escolas, ou ainda da situação precária que o AJJ deixou a madeira e os madeirenses, ou as negociatas que os eleitos de jardim fizeram e hoje podem estar no seu cantinho pós manaram quanto mais puderam. Ou ainda estes novos renovadinhos impreparados e ignorantes mas que entregaram diretamente para grandes tachos na administração pública( veja-se a IHM, as sociedades, o iBTAM. O touco é nada comparado com outros palacetes que os governantes do jardim fizeram em muitos concelhos da zona oeste e este. Por isso vão mas ê trabalhar que está preseguiçao já começa a meter nojo e, ou me engano, ou quanto mais baterem mais vão perder nas urnas.

    ResponderEliminar
  25. O que o move com tanta azia?
    Dos 24 comentários, concordo com a maioria deles, alguns não são perfeitos, 0 seu é de mau gosto.
    Ènfim... é a voz do Povo
    Alguém duvida que a Rua Bela de S. Tiago e Rua do Lazareto tem de ser recuperada e dar-lhe dignidade?
    Só quem se preocupou com a Zona Velha, foi o Dr. João Carlos Abreu.
    O que faz a Sociedade da Frente de Mar?
    Porque não chama a si a limpeza da lixeira da Praia do Toco, cria-lhe condições para banhistas locais e turistas?
    Porventura custa alguma coisa ao erário púbico a Cãmara através da empresa Frente de Mar notificar todos os proprietários das casas a Sul da Rua do Lazareto desde a Barreirinha ao Largo do Lazareto para salvaguardar os seus bens (casas), as suas vidas e a vida daqueles que alugam as mesmas em AL ( Alojamento Local)?
    Será preciso acontecer uma desgraça para fazê-lo?
    A rua também não precisa de ser alargada?
    As pessoas dessa zona não são cidadãos?
    Os cidadão da cidade só estão a norte e poente do centro do Funchal?
    Os da Zona Velha e a nascente da mesma, só vão ser lembrados e visitados pelo Sr. Presidente da Câmara nas vésperas de 2019?
    Meditem e definam prioridades, começando pelas zonas mais pobres e abandonadas.
    O Voto do pobre não vale tanto como o do rico?
    Vamos a isso.


    ResponderEliminar
  26. O PSD de Albuquerque quando esteve na Camara e no ultimo ano do seu mandato procedeu a melhoramentos na Rua Bela S Tiago tendo encerrado a mesma durante vários meses. Melhorou a rede de esgotos e deitou novo asfalto e quando toda a gente aguardava por outros moldes de circulação não teve a coragem politica de dar dignidade a mesma e transformar em sentido único criando passeios quando já existia um plano na Camara para o efeito após a construção da Avenida a Norte.
    Portanto que dizer... contra factos não há argumentos!

    ResponderEliminar
  27. alguém sabe a historia daquele barco (sucata) na praia do toco ?

    ResponderEliminar