sexta-feira, 18 de janeiro de 2019


Os Cruzeiros do Nacional Socialismo



Gil Canha


Quando li neste blogue que a Junta de Freguesia de São Martinho está a organizar um cruzeiro ao Mediterrâneo, no âmbito dos “Passes Sociais 2019”, lembrei-me que na década de 30 do século passado, a nossa ilha recebia com frequência os navios de cruzeiros da KDF (Força pela Alegria - organização de lazer nacional socialista), da Frente Alemã do Trabalho (Deutsche Arbeitsfront), que oferecia por preços irrisórios à classe trabalhadora germânica estas fantásticas viagens.  Ainda me lembro do meu avô contar que as ruas do Funchal eram percorridas por esses trabalhadores alemães premiados, todos eles altos, louros e bem constituídos, muitos deles envergando os seus trajes típicos da Baviera (os Lederhosen) cantando em alta voz: “A Alemanha é a nossa pátria, trá…lá, trá-lá, e nós … viajamos em direção ao sol… trá-lá, trá-lá”. (tradução a partir da obra da Doutora Martina Emonts, “Força pela Alegria – O mito da ilha da Madeira na versão nacional-socialista. Ed. Cosmos, 1997)


Tendo em atenção as diferenças abismais de escala, obviamente que o cruzeiro da Junta de Freguesia de S. Martinho não tem comparação com a sua congénere alemã, KDF, que tinha navios de grande tonelagem, como o célebre Wilhelm Gustloff ou o Robert Ley, e que chegaram a transportar para a Madeira 2 milhões de visitantes. Mas em termos de propaganda política e ideológica, os objetivos eram os mesmos: incutir nas classes trabalhadoras que o regime político a defender é “um paraíso terrestre”; que lhes faculta maravilhosas viagens e é tão generoso com os seus conterrâneos mais remediados, que até proporciona viagens de Cruzeiro - privilégio até então reservado aos ricos.
Sabemos que, durante a longa viagem para a Madeira, os trabalhadores alemães entretinham-se a bordo fazendo jogos lúdicos, lendo panfletos de propaganda do Doutor Goebbels e cantando a plenos pulmões Brüder, zur Sonne, zur Freiheit, trá…lá (Irmãos, ao Sol, à Liberdade) ou ouvindo os longos discursos do amado Führer, Adolf Hitler.  No caso do cruzeiro da Junta de Freguesia de S. Martinho ao Mediterrâneo, não sabemos ainda se haverá leituras ideológicas, do tipo “O Grande Presidente Paulo Cafôfo e o seu Murro na mesa”; debates acalorados sobre a invenção nortenha do “Arroz de Lapas”; ou se será lida ao largo das ilhas Baleares a célebre carta do amigo Luís Miguel Sousa, “Lobo Marinho, a melhor ligação marítima da Europa”.
Contudo, descobrimos duas grandes diferenças entre as viagens turísticas do Nacional Socialismo do KDF e esta viagem do sr. Caldeira (Presidente de Junta de S. Martinho). No caso alemão, todos viajavam na mesma classe e em iguais condições. Na viagem programada do sr. Caldeira, no navio MCS Preziosa, existem vários tipos de preços: um para cabine com varanda, outro para cabine sem varanda, e outros ainda para camarotes interiores. Outra diferença é os alertas sobre o consumo de bebidas. Quando chegava ao Funchal um navio do KDF, era distribuído um aviso em alemão, alertando que não deviam beber Vinho Madeira para tentar matar a sede; no caso da viagem do sr. Caldeira, dizem os mais entusiastas que na passagem do Estreito de Gibraltar será feito um brinde com o famoso champanhe “Terras do Avô” seguido de três hurras ao António Costa e à genial ideia cafofiana dos “Cacifos para os Sem-Abrigo”. 

42 comentários:

  1. Uma junta sem dinheiro para socorrer os mais pobres e a promover cruzeiros. É só para o pessoal ver o que estes tipos têm dentro da cabeça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem sequer os cabelos param na cabeça deles, eles têm dinheiro para os amigos se divertirem

      Eliminar
  2. O sr. Canha foi longe de mais, tenha consideração pelos outros. comparar um passeio da Junta de São Martinho que tem o apoio de todos com os cruzeiros dos navios nazis.

    ResponderEliminar
  3. Ah mãe, que porradão no Duarte Caldeira... até dói!..

    ResponderEliminar
  4. De facto o srº Presidente da Junta de São Martinho tem algumas semelhanças com os alemães nazis dos anos 30! Tem olhos azuis, é careca, e é um pouco gordinho! Será que levará a braçadeira das "terras do avó", mais conhecido como a zurrapa do seixal?

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe chegou a ver esses jovens da Alemanha no Lido e a passear junto ao cais, ela diz que as senhoras ficavam entusiasmadas porque eram homens bonitos, penso que muitos morreram na guerra.

    ResponderEliminar
  6. Fazem tudo para enganar o zé povinho, são passeios, são lanches, são cruzeiros... tudo um canalhedo pior que os nazis.

    ResponderEliminar
  7. Épocas diferentes vícios iguais.Belo texto Gil

    ResponderEliminar
  8. Não sabia disto. Então a Madeira era visitada pelos Nazis?

    ResponderEliminar
  9. Esse careca do norte e a sua botija aspiram ser:
    -- ele (secretário da Agricultura)
    e
    --ela a mariazinha dos favores
    Será a concorrente da mariazinha padeira
    Calculem:
    Não faltaráo subsídios para aumentar a produção do ganita do avó se transformar em champanhe do norte
    A caetana da mariazinha, irá ser a representante do empreiteiro dos Canhas(nascido na ribeira) paraa venda dos produtos dietéticos de bem emagrecer e na beira do adro publicitará a banha de cobra e divulgará os milagres a todos os confrades.
    Já dizia a minha avó nascida na Chã da ribeira."Quando o sol nascer no norte é sinal que o mundo está prestes a acabar"

    ResponderEliminar
  10. Ó homem, se tu soubesses o que certas organizações recreativas e culturais suportadas pelo governo gastam com viagens ao Porto Santo, até ficavas gago. E aí é tudo pago com o teu e o meu para lançar poeira aos olhos. Porque não se acrescenta valor, nada, zero. É o esbanjar de dinheiro, é a caça ao voto.
    Dou-te um conselho. Não te foques só nessas causas como fizeste no tempo do Albertinho. Percebo a mágoa que tens pela atitude muito cobarde do Cafofo e acho que tens razão, mas não pares por aí. Este governo é sem vezes pior. Garanto-te. Basta queres olhar e enxergar.

    ResponderEliminar
  11. Sr.Gil o Sr. PADRE Paulo dos Canhas à varios anos que organiza CRUZEIROS ao Mediterrâneo aos seus paroquianos. ... e recentemente abriu uma FARMÁCIA duolife para venda de prutos AD ETERNOS ! V. Excia. descendente do Regedor da Ponta do SOL durante p ESTADO NOVO nao deu novidade alguma !! Uma coisa é certa você vai levar com o seu amigo CAFOFO já em Outubro em detrimento do seu amigo monarquico!!!! Aguardemos !

    ResponderEliminar
  12. Era bom que o Gil Canha intercedesse para uma Limpeza na Faixa de Gaza que envergonha os nossos olhares e se deixasse de ressabiamentos.
    Junta-te a lagartixa e formarão um duo imparável.

    ResponderEliminar
  13. O senhor anonimo das 07:54 falou do avô do sr. Canha que era regedor da Ponta do Sol mas esqueceu-se do familiar dele o Dr. Canha médico que foi Presidente de Câmara da P. Sol no fascismo. Com estes antepassados ligados aos fascistas o sr. Canha tem dificuldade em ser democrático e tolerar o socialismo democrático.Tenho dito!

    ResponderEliminar
  14. Já desconfiava que o Caldeira tinha certas semelhanças físicas com o Julius Streicher o maior anti-judeu alemão.

    ResponderEliminar
  15. Tinha um tio avô que andava na mergulhança e me falou sempre destes barcos nazistas e acho boa ideia a Junta de São Martinho recuperar isto e não vejo mal nenhum só porque a ideia é nazista.Não?

    ResponderEliminar
  16. Anonimo das 13:22 não chame para aqui o Dr. Canha era um grande médico e ele o Dr.Tito eram SENHORES da PSol não borra botas destes novos que mandam só para interesse deles. NESSA ALTURA HAVIA SENHORES NÃO ESTES BORRA-BOTAS SEM CATEGORIA

    ResponderEliminar
  17. Tive um familiar que trabalhou na copa do W. Gustloff, o navio no fim da guerra foi deitado ao fundo por um submarine soviet e assim morreram milhares de pessoas. Desastre dos maiores da navegação de navios.

    ResponderEliminar
  18. PPD e PS são tão iguais na propaganda que até mete medo

    ResponderEliminar
  19. Raios Gil, essa comparação foi muito forçada pelas repercussões históricas. A troupe cafofiana tem muitos mais vícios, mas essa história de juntas a organizar viagens de cruzeiros já vem do tempo do ex-chefe.
    Isso só levará a insinuações por parte dos renovadinhos desesperados. E isso não lhes correu bem nas autárquicas de 2017

    ResponderEliminar
  20. O texto é uma comparação genial e divertida, bem apanhado Gil

    ResponderEliminar
  21. Ontem de facto passei na junta de São Martinho e pareceu-me ouvir a voz do Dr. Goebbles.

    ResponderEliminar
  22. Se no Cruzeiro beberem esse vinho do avô vai haver problemas na canalização.

    ResponderEliminar
  23. Será que a "popota" também vai no cruzeiro?

    ResponderEliminar
  24. Vai a Popota, os Popotezinhos e o papá Caldeirada...he,hehe

    ResponderEliminar
  25. Hitler enganou o povo, Salazar enganou o povo, Jardim enganou o povo, Albuquerque enganou o povo, e o Cafofo enganou o povo... tudo graças à manipulação e à propaganda.O povo merece bem as bestas que elege!

    ResponderEliminar
  26. O Sousa come a gente e deixa o pessoal apeado e isolado cada vez mais e tem a lata de mandar cartas mentirosas. No Porto Santo não se vota Cafofo porque está feito com os Sousas aldrabões.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aí sim? Então devo votar no botija que não dá para mais ou no DRAPSlino que bajula o Sousa quando este vêm à sua colonia de férias?
      A culpa da actual situação do Porto Santo é destes dois artistas, ao que juntou-se o desastre do Menezes quando passou pela CMPS.

      Eliminar
  27. O poder cega as pessoas e uma junta não é agencia de viagens, lamentável copiar o pior do Jardim.

    ResponderEliminar
  28. Um casal de idosos esta a viver na zona de Santa Rita com a casa sem quase telhado umas pessoas foram pedir ajuda à Junta e à Câmara e nada fizeram mas teêm dinheiro para os cruzeiros. Os partidos que nem vão ao sitio porque a vizinhança vai correr eles com pedrada em cima deles.

    ResponderEliminar
  29. O sr. Duarte Cadeira está de parabéns, conseguiu uma geringonça bem engendrada para fazer um cruzeiro de graça para a família.

    ResponderEliminar
  30. Nos cruzeiros há cantores e artistas. O Iglesias vai?

    ResponderEliminar
  31. São Martinho também é a terra dos cruzeiros para o outro Mundo.

    ResponderEliminar
  32. Deve haver gente a habitar nas zonas altas de Sto António mais credíveis do que este sr. Era este dito cujo que queria ser vereador? Falta muito estofo e ética e infelizmente difama um nome que foi bem visto e construído na Ponta do Sol que foi o Dr Canha. Geração vindoura que prejudica os nobres costumes alicerçados pelos seus antepassados.

    ResponderEliminar
  33. Quando o Canha escreve arranca pessegueiros e todos começam a ganir até foram buscar os familiares da Ponta do Sol para tentar denegri-lo. É a canalhada a lamber feridas percebe-se!

    ResponderEliminar
  34. Respeito anónimo das 15:41, não conspurques o nome do Doutor Canha no teu poço bocal a cheirar a ratos poderes. Vai bebendo a zurrapa do Seixal e deixa o pessoal da Ponta do Sol da mão seu lancha.

    ResponderEliminar
  35. Se eu votar no Cafofo arranjam-e um cruzeiro? Tiro até foto ao boletim para confirmar amigos.

    ResponderEliminar
  36. Ó das 15.41,
    O Dr. Canha da Ponta do Sol nada tinha a ver com a família do Dr. Gil Canha.

    ResponderEliminar
  37. Os lanchas de fora até já conhecem as familias da nossa terra.?

    ResponderEliminar
  38. Ó das 10.59, por teu lado tu não conheces. Pareces um perfeito ignorante.

    ResponderEliminar
  39. Sim é um Lancha de leite do Funchal que vai ensinar a gente, ò desanonimo das 15:36

    ResponderEliminar
  40. Sim, ó das 14.50. Tu de facto tens muito a aprender.
    Quer seja em personalidades da que tu dizes ser a tua terra, quer seja em educação. Atribuir parentesco entre o Dr. Canha e o Gil Canha, revela a tua ignorância sobre famílias do concelho.
    E, como é próprio dos ignaros, recorres ao insultozinho pequenino achando que tens graça.
    Mas, para o comum leitor da Fénix, só fizeste figura de parvo, estatuto que se coaduna bem com a ignorância anteriormente revelada.

    ResponderEliminar