DENDROCLASTIA e DENDROFOBIA
duas graves doenças
sem cura à vista na Madeira
Os pássaros que por ali andavam a construir os seus ninhos, emigraram e foram cantar para outras bandas.
O ruído dos automóveis e das motorizadas penetra livremente nas habitações.
Diminuiu a produção de oxigénio e regrediu a purificação da atmosfera.
A aridez substituirá a sombra no próximo Verão.
Segundo consegui apurar, as agressões, que têm vitimado as árvores no Pilar e em muitos outros sítios da Madeira, são provocadas por indivíduos que padecem de DENDROCLASTIA (falta de respeito e aversão às árvores) ou de DENDROFOBIA (medo e horror às árvores), ou das duas doenças em simultâneo para as quais parece não haver cura.
04.04.2019
Raimundo Quintal
Oh Drº Raimundo Quintal! Então não sabe que está rodeado pelo maior número de matarruanos e broquilhas por metro quadrado na Europa, mas com latitude africana?
ResponderEliminarÉ a teimosia do Cafofo depois da culpa no monte, em que teima a não falar e jogar para cima dos outros, como é costume.
ResponderEliminarConfesso que, estas políticas de destruir a natureza, decisões tomadas por "analfabetos", destruição desde os meios urbanos até a serra, já mete nojo!É em toda a ilha, não só apenas no Funchal.
ResponderEliminarProf. Raimundo,
ResponderEliminarTem que dar o desconto. Quem cortou as árvores foi um primo. Ele não sabe nada do assunto, mas nomearam-no para o departamento do Ambiente. Ele queria ir para a Frente Mar.
pois é!!!... se um DENDROFOBO ou DENDROCLASTA tivesse feito o ABATE do CASTANHEIRO do Monte não haveria 15 pessoas MORTAS outras tantas MUTILADAS e FAMÍLIAS ARRUINADAS!!!...entretanto com o complexo de se ser acusado de DENDROFOBO/DENDROCLASTA não se procede ao abate de certas árvores como é o caso das que estão plantadas no Bairro da Nazaré que já destruíram viaturas ...cortaram ruas com a quebra de monstruosos galhos … à espera que TRAGÉDIA idêntica à do Monte aconteça!!
ResponderEliminarAnónimo6 de abril de 2019 às 09:18
ResponderEliminarCONCLUSÃO: há diversos tipos de FOBIA (xenofobia...homofobia...etc)...mas também há diversos tipos de FUNDAMENTALISMO (religião...raça...etc)… imagine-se que certamente haverá FUNDAMENTALISTAS que serão contra o abate de árvores mesmo que elas por queda de galhos ou inteiras venham a causar prejuízos nos HUMANOS! Dou um exemplo: há tempos um monstruoso galho duma árvore (acácia?)no Bairro da Nazaré quebrou-se caindo em cima dum carro que destruiu por completo e danificou parcialmente outro e obstruiu também por completo um passeio. Houve um enorme pânico entre os moradores por se suspeitar que na altura estaria a passar alguém no passeio. Os bombeiros foram chamados ao local e levaram várias horas a serrar o galho e desobstruir por completo passeio e via. A árvore e outras em igual estado de degradação manteem-se ...se houver uma desgraca será ver os FUNDAMENTALISTAS contra o abate de árvores a "assobiarem para o lado"...e ninguém irá preso!!