Cais
8 terá rampa RO-RO
se
a Pontinha for ampliada
O Armas ou outro ferry que venha fazer as ligações da Madeira com o Continente operará numa rampa já prevista para uma zona com espaço adjacente considerável e adequado para as operações do género - a leste do Cais da Cidade.
Da apresentação a cargo do eng.º Pimenta de França, ontem na cerimónia de assinatura de um protocolo entre o LREC e a APRAM, soube-se que a segunda rampa RO-RO do Porto do Funchal será instalada no Cais 8. O que só acontecerá quando a Pontinha ganhar o acrescento planeado para depois da construção do hospital anunciado para a Madeira.
Com a futura rampa, que não irá para a zona onde têm funcionado as Pescas, o ferry poderá operar tanto no Cais 8 como na actual estrutura, junto ao Ilhéu da Pontinha - base do 'Lobo Marinho'.
Mediante o protocolo assinado ontem, serão por exemplo executados estudos sobre a dinâmica das águas no porto do Funchal, tendo em vista as obras futuras.
Se tudo correr como projectam os governantes, o Porto do Funchal será dotado de um molhe de acostagem mais extenso do que o actual, permitindo a acostagem de navios de grande envergadura, enquanto a segunda rampa RO-RO, no Cais 8, resolverá problemas de operacionalidade dos navios que ligam Madeira com Porto Santo e Continente.
Porreiro, construir uma rampa RO-RO naquela porcaria de cais.
ResponderEliminarDeve ser para descarregar carros todo o terreno! Principalemte quando as ondas batem com violência no cais 8! Deveriamos amarrar o autor material daquela procaria, o drº Jardim, que afirmou que iria enfrentar o mar! A única maneira de AJJ enfrentar o mar é acorrentá-lo num dia de temporal no cais 8!
ResponderEliminarJá cá faltava um mal dizente.
ResponderEliminarSe não há rampa é porque não há rampa.
Se querem fazer uma rampa...é porque o cais é uma porcaria.
Raio de Zé povinho.
O das, 22:28 Realmente o Dº Alberto João e os seus governos durante estes anos não fizeram nada para o desenvolvimento desta Ilha. No Continente queriam ter um HOMEM igual ao Dº Alberto desde o Sul ao Norte...De certeza que não leu o artigo na integra. Um bom fim de semana para todos.
ResponderEliminarTrocando por miúdos, não haverá rampa Ro-Ro, pois não haverá prolongamento da pontinha.
ResponderEliminarDepois logo se vê
Vão meter o ferry que precisa de um porto com as condições mais estáveis possiveis no cais 8, que de estável nada tem!
ResponderEliminarO ferry a ligar a Madeira ao continente é das coisas mais importantes que existem para nós. Uma ligação de ferry todo o ano não pode estar sujeita aos caprichos do tempo e das ondas do mar, tem que estar na zona mais abrigada e protegida do porto. A ligação ao Porto Santo é importante, principalmente para os portosantenses, mas a ligação ao continente é importante para os portosantenses e madeirenses.
Só temos incompetentes no Governo Regional. O Albuquerque não cumpriu a promessa do Ferry. Nem trouxe o barco, nem cria as condições para que ele venha a ser uma realidade.
Parece que estão todos feitos com os monopólios instalados.
9.18
ResponderEliminarDe questões portuárias nada percebo (já temos quem perceba o "suficiente" na Tabanca), porém acho que a sua observação quanto a estabilidade do Cais 8 cai pela base quando se lê a segunda linha do título da peça.
Mande sempre.
Enquanto os sousas mandarem nos portos em vez de ser a Região e o GR, tirem o cavalinho da chuva, porque a teta vai continuar para os monopolistas!
ResponderEliminarLá vão começar os da má língua a dizer mal.
ResponderEliminarO ferry não é uma necessidade para daqui a 5 ou 10 anos!
ResponderEliminarEra para ontem pois nunca devia ter sido interrompida em Janeiro de 2012!
Foi uma promessa Renovada pelos Renovadinhos do PSD em 2015 e com isso ganharam as eleições com uma margem equivalente a um décimo da lotação máxima do ferry Lobo Marinho!
Já existe uma rampa utilizada em exclusivo pela PSL!
A falta de uma segunda rampa não é motivo para protelar o Ferry o ano inteiro uma vez mais!
A Lota onde está é um anacronismo, num Porto que se quer de turismo e de qualidade! A praga de gaivotas deve-se à existência da Lota e dos respectivos barcos de pesca!
Fazer uma rampa onde está a Lota neste momento seria o momento certo, uma vez que a mesma acabou de ser demolida! Essa decisão seria a mais acertada, o PSD e o Governo até conseguiriam captar votos favoráveis de alguns dos seus maiores críticos em ano de triplas eleições.
O Entreposto de Gelo também saíria do Porto pois o amoníaco que tem armazenado é um perigo mortal em caso de fuga, numa zona tão povoada!
Criara-se-ia uma Lota no Caniçal com as devidas condições para incluir as embarcações do Funchal e de Câmara de Lobos. Inclusive, o Porto do Caniçal tem condições de varagem e manutenção dos barcos de pesca que não existem no Funchal nem em Câmara de Lobos pois a rampa e mini-estaleiro na boca da Ribeira dos Socorridos é uma anedota.
O Porto do Funchal tem imenso espaço morto para embarque e desembarque de viaturas ligeiras e de mercadorias por debaixo da Avenida Sá Carneiro que permite um excelente parque de acesso ao ferry, na zona da actual Lota. Esse espaço não é apelativo para a colocação de um Museu Automóvel - como se fala há anos - uma vez que é uma zona subterrânea e pouco visível para museu mas perfeita para manobras portuárias de viaturas. Até porque já sendo coberta, em dias de chuva ou muito sol é uma vantagem adicional.
Esta proposta de fazer uma rampa no Cais 8, depois do aumento da Pontinha e depois do Hospital, além de não ter lógica nenhuma (vão fazer o embarque de carros e camiões pelo jardim da Praça do Povo?) é o que se chama "empurrar as promessas com a barriga para as calendas gregas"!
Não gozem mais com a inteligência do Povo, por favor!
Luís Miguel de Castro Oliveira
O das 09.18 é "muito" competente em asneiras.
ResponderEliminarDaí pensa que também percebe de portos, correntes marítimas e afins.
Noticias do paraíso Açoreano.
ResponderEliminarCruz credo se isto fosse na Madeira.
Aguardaremos comentários cafofianos.
REFLEXÕES do W.C.
E o “Atlântida” aqui tao perto
O “AZORES Express”, esta relíquia que nos “oferecem” este Verão, teve o início da sua construção em 1969 e foi lançado ao mar em 1972 como “Saint Eloi” ficando parado em doca quase 3 anos a aguardar o terminus da sua construção, devido à falência do estaleiro!
Iniciou finalmente a sua actividade em 1975 e já teve pelo menos outros 4 nomes antes de ser transformado em “AZORES Express”.
Já foi “Channel Entente”, passando depois a ser “King Orry” e reformulado depois num estranhíssimo e erótico “Moby Love”, que depois foi rebatizado de “Moby Love 2” e mais tarde novamente como “Moby Love”.
Recauchutado em “Aeolus”, deu que falar na Grécia em Janeiro de 2018, aquando da sua última entrada em estaleiro, devido à denúncia sobre existência de amianto ilegal a bordo e consequente exposição dos trabalhadores do estaleiro a este produto cancerígeno.
Comissões de inquérito e análises repetidas confirmaram o facto e obrigaram a “medidas governamentais”!
Menos de um ano depois, a solução ideal…vai poluir e chatar para outro lado, com o nome de “AZORES Expresso” a preço de “Queen Mary 2”.
As características técnicas do navio, aliadas à sua história náutica e “clínica” fazem adivinhar viagens “tranquilas” e no mínimo altamente trepidantes, poluentes e gastadoras.
Para uma região que se anuncia como “natureza em estado puro”, “a maravilha do eco turismo” ou “certificados pela natureza”, é de todo o interesse ter este navio no tal “cluster do mar”…tudo tretas…tudo palavras de ocasião…tudo politiquices!
Em resumo, é neste CHAÇO VELHO com quase 50 anos, que passarei no mínimo 18 horas, se quiser manter as habituais 2 semanas de férias no triângulo com viatura própria…um luxo portanto!
Ás entidades que selecionaram e validaram o aluguer deste navio não consigo reconhecer nenhum mérito:
1- Ou sabiam os detalhes técnicos deste navio e revelam incapacidade de conseguir melhor para uma operação marítima que apesar de sazonal, é de todo previsível e sabemos que em tudo, quem vai ao mercado tarde só apanha os restos (que tal já começar a trabalhar no aluguer para a época 2020 e até na de 2021?).
2- Se desconhecem estes e outros pormenores, bom então a situação é reveladora de que se tomam decisões e decidem gastos públicos astronómicos com uma ligeireza e falta de rigor, incompatíveis com as exigências do cargo!
Se calhar a SATA e a Atlanticoline tem mais coisas em comum do que se pensaria…e não são os recursos materiais, porque a era dos Clippers já foi… agora os aviões só voam e os navios só navegam!
Os camelos continuam activos neste deserto com um oásis chamado Sousa! A teta dos portos da Madeira e Porto Santo e os transportes marítimos em cartel e monopólio!
ResponderEliminarNão sei como é que um "crânio" como o multipartidario-independente Luís Oliveira não é contratado pelo governo.
ResponderEliminarTanto estudo do LREC, tanto engenheiro a queimar pestanas, e afinal, a solução, aqui está. Em quatro ou cinco parágrafos, está a solução para o Porto do Funchal e arredores.
Limpinho, limpinho.
Ao "Anónimo" das 13h05:
ResponderEliminarNão sei se me quis fazer um elogio ou uma paródia... Para mim vai dar ao mesmo!
Mas o que é de reter é que nesta Ilha, desde que se assine uma opinião, o que conta já não são as ideias explanadas mas a pessoa em causa! Sintomático!
Como não sei - nem quero saber quem é - mas pelos vistos já ouviu falar de mim, faça para que alguma coisa mude. Se não tem nome nem rosto, é provável que detenha algum poder. Ou nem isso?
E já agora: não sendo eu engenheiro-de-coisa-nenhuma, sabemos e conhecemos de sobra pareceres técnicos emitidos por engenheiros que são ultrapassadas por meras decisões políticas ou pior, por interesses económicos de lobbies que nada têm a ver com Interesse Público. Direi mais: decisões que lesam e expoliam o Interesse Público, tomadas por quem deveria acima de tudo defendê-lo!
Dizem que cada homem tem um preço mas eu advogo mais que quem tem um preço são coisas e não homens dignos.
Luís Miguel de Castro Oliveira (excepcionalmente a responder a um Anónimo).
O LREC não tem competência nesta matéria.
ResponderEliminarEsta hipótese no cais 8será sempre intranquila pois com ventos e ondulação de sudeste e este, não haverá condições de estabilidade mesmo com a Pontinha Ampliada.
Na zona da Lota seria o mais adequado, com a estrutura de peixe transitada para o Caniçal.
Esta Terra não tem Planeamento. È tudo sobre o joelho.
Essa ideia para depois do hospital e da Pontinha significa daqui a uns dez anos, o que retira qualquer importância aos ferrys, quando eventualmente estiverem a operar Dois.
13.52
ResponderEliminarConcordo. Com ventos de sudeste e leste não haveria volta a dar para "serenar" o cais 8. Só se a cabeça do molhe, nas obras do prolongamento, guinasse em direcção ao Lazareto, para estancar o vento. Mas então os navios não poderiam entrar no porto.
É bem feito. Vou é deixar o tema para quem percebe disto - e não é o meu caso.
Nem elogio, nem paródia.
ResponderEliminarApenas constatação de que, não são precisos engenheiros ou outros peritos, quando desta terra jorram peritos. E que têm até a vantagem de em meia dúzia de parágrafos apresentar "a solução".
Que terra tão rica, que de tais filhos desfruta.
Um anónimo (excepcionalmente a responder a um Luís Miguel de Castro Oliveira).
Quanto ao comentador das 13.52, parte de um erro de competências. O LREC tem-na. Pode é ter pouca experiência neste tipo de estudos, mas pode assessorar-se de entidades com essas valências. Não sei se o fez, ou fará.
E há outro erro de engenharia em que o Calisto cai. O vento de sudoeste com o aumento da Pontinha teria um impacto muito inferior nas correntes que se formam dentro do porto.
Mas a questão do planeamento, estou de acordo que é uma falha com muitos anos. Possivelmente a marina não devia ser naquele local, o porto de pesca também não, e o local de acostagem e rampa do ferry também não.
Mas, mudar tudo agora, depois de ter sido obrado aquele cais 8, teria custos astronómicos, que não justificariam a obra.
Sr Calisto na questão de Ferry temos de copiar o modelo de sucesso Socialista Açoriano
ResponderEliminarLigação com o Continente uma vez por ano e só para a logística do Rali Sata ( agora sem a verba da Sata não sei se haverá no futuro ) , 3 messes por ano como na Madeira claramente exagerado
Ligação entre ilhas uns 4 messes por ano com Ferry alugados e com restrições na carga, não se pode fazer concorrência aos operadores tradicionais , no caso da Madeira mais uma vez é um exagero para que ter um Ferry de um armador privado fazendo ligação 11 messes por ano ligando 2 ilhas sem restrição de carga , claramente os Açorianos é que a sabem a toda 9 ilhas para ligar 4 messes por ano é o ideal
Socialismo Açoriano sempre , no Turismo já começaram a inovar viram que já era exagerado o aumento de Turistas e no Mês passado conseguiram um feito histórico baixar 9% de entradas de Turistas aqui na Madeira os esforços foram fracos só conseguimos baixar 2%
estou convencido de que se o prolongamento for até Marrocos (cerca de 700 Km) evita-se guinar para Lazareto...as entradas e saídas dos navios no porto do Funchal seriam feitas em águas territoriais marroquinas.
ResponderEliminarAo das 10:11,
ResponderEliminarEntão a minha questão sobre a estabilidade do cais 8 cai pela base, só porque a segunda linha do título diz "se a Pontinha for ampliada"?
Quem garante que o aumento da Pontinha irá serenar e estabilizar o cais 8? Você ou os mesmos inteligentes que construiram o cais 8? Ou quiçá os inteligentes que construiram a marina do Lugar de Baixo?
PS - Vi que já emendou a mão, quando outro comentador lhe explicou que "não haverá condições de estabilidade mesmo com a Pontinha Ampliada". Ficou-lhe bem. Ao dispor.
14.49
ResponderEliminarJá tinha ido e voltei só para dizer que falei em ventos sudeste e não sudoeste.
Olha o artista do PAULO FARINHA vendido ao GRUPO SOUSA a gozar com quem apresenta soluções sem ir ao beija-mão do mesmo!
ResponderEliminarNão gosta que ninguém lhe faça sombra!
Cure-se da psicose, homem!
E leve lá mais duas viagens a Portimão no ferry pelos serviços prestados ao Monopólio da Rua da Praia!
Sudeste não é o problema do Porto do Funchal.
ResponderEliminarSudoeste, esse sim poderá ser e é nas condições actuais em que o cais 8 faz de ricochete ao mar, provocando ondulação complicada.
Alguns dos engenheiros do LEREC foram meus professores na escola Franscico Franco, antiga escola Industrial e Comercial do Funchal. Sei da sua competência, mas como os seus estudos e pareceres eram quase sempre desrespeitados pelos bananas do poder regional, muitos deles não estavm para se chatear, alguns preferiram estar calados, ou pedir transferência par outros lugares! Por isso o LEREC vale o que vale quando os bananas desta terra é que tomam as decisões populistas, violando pareceres técnicos. E há muitos abortos e mamarracchos espalhados por esta ilhota africana e no Porto Santo.
ResponderEliminarEná pá com tanas "dores de cotovelo" que vai por aqui...
ResponderEliminarO vento de sudeste não tem influência relevante no movimento do mar dentro do porto, ao contrário do vento de sudoeste.
ResponderEliminarDaí a referência.
https://www.dnoticias.pt/impressa/hemeroteca/diario-de-noticias/proteccao-da-pontinha-feita-por-mar-e-a-cargo-da-etermar-MD4757086#
ResponderEliminar...efeitos do "cais 8" na cabeça do molhe da pontinha … por algum motivo os comandantes dos cruzeiros temem a atracação nesta zona.
Tanto comentário para quê? É Só para depois do novo hospital...
ResponderEliminaro das 13.52
ResponderEliminarescreve:
"Na zona da Lota seria o mais adequado, com a estrutura de peixe transitada para o Caniçal.
Esta Terra não tem Planeamento. È tudo sobre o joelho."
no Funchal descarrega-se ruama (Cavalas chicharros..) Espada , a frota deste tipo de Pesca é feita maioritariamente por pescadores de Câmara de Lobos .
Que tipo de planeamento é o teu para obrigares os pescadores de Câmara de Lobos irem para Caniçal ? se ainda fosse façam um novo Porto em Câmara de Lobos para eles ficarem mais perto de casa mais não, bem planeado era enviar los para o Caniçal para bem longe de casa tudo para haver espaço para mais uma rampa de Ferry que seria usada 2 vezes por semana , tira-se uma atividade que dá trabalho a semana toda para um capricho de 2 dias por semana
Se Socialismo e Ferry combinassem os Açores era uma referencia
Eu ainda não entendi porque se isto dos Ferrys é um negocio assim tão lucrativo como nos Açores que não tem a mão dominadora do Grupo Sousa e são governados por gente Socialista ainda não tem ligações diárias para o continente .
Se não tem podemos estar a falar que a coisa só seria viável com subsídios de Lisboa
Será que aquelas obras que estão a fazer na antiga Lota do Funchal é para a Construção de uma Central de Camionagem? Já não era sem tempo pois todas as Cidades do País as tem.
ResponderEliminarOlha o Central de Camionagem. Já não falavas disso à que tempos.
ResponderEliminarAinda não aprendeste onde é a paragem do "horário" ?
Qual? O da Carreira 11 que os levará em Setembro.
ResponderEliminarSim. Esse mesmo que costumas apanhar.
ResponderEliminar17.09
ResponderEliminarCalma e nada de nervos porque ainda faltam uns meses... o comentário anterior era para irem a reinauguração da cota 500.
Nervoso? Isso é lá para o Picareta Falante.
ResponderEliminarDizem que fez um escândalo na RTP.
Estão com os nervos em franja. Se não ganham saltam borda fora, porque o Costa o Mentiroso não admite falhados eleitorais.
Muito me vou rir ainda.
E a ETAR do Funchal, já tem data para inauguração?