segunda-feira, 23 de setembro de 2019



AS ELEIÇÕES REGIONAIS

Durante a campanha eleitoral o líder do CDS completou 43 anos de idade e aproveitou o facto para salientar que o PSD já governava a Madeira há precisamente tantos anos quantos ele tinha, pelo que estava na altura de mudar de políticas.
Logo após o rescaldo dos resultados eleitorais o mesmo líder apareceu todo sorridente a dar a entender aquilo que já se sabia – a existência de um acordo pré-eleitoral entre PSD e CDS para obter uma maioria de direita na assembleia, ao preço de uma vice-presidência (tal como já houvera há quatro anos atrás, ao preço da presidência da assembleia e que, depois, deixou de ser necessário).

Há duas coisas que gostaria de salientar: há quatro anos, aquando de tal acordo, para o que foi necessário repescar do armário do ex-lider, o CDS foi descartado e não teve direito a nada. Apesar disso, ainda continua, agora, a querer aliar-se aos seus amigos de direita, que os rejeitaram. Agora, têm a oportunidade única, em quase meio século, de afastar do poder o PSD contra quem sempre lutaram (?) e, em vez de se coligarem com o PS e a JPP, dizem logo que vão levar ao colo o PSD!
Parece mais lógica coligação PS-JPP-CDS, até porque o CDS teria mais poder negocial e, certamente, conseguiria mais pastas governativas. E nem precisa da ajuda comunista! Apesar disso, o CDS opta por ajudar o partido contra quem sempre combateu.
Decididamente, há algo escondido. Certamente alguns interesses económicos, que se sobrepõem aos interesses políticos.
Esta escolha poderá ter, a longo prazo, resultados nefastos para o CDS. Se agora a sua representação parlamentar ficou reduzida a metade, veremos como ficará daqui a quatro anos! Como votarão os apoiantes do CDS, que se sentem traídos?


K - CDS

36 comentários:

  1. Excelente leitura.
    Barreto tem maior poder negocial (vice presidência e talvez a Saúde, a presidência da ALRAM vale pouco) não comete o pecado capital do CDS em coligar-se com a CDU e respeita a memória das lutas antigas do CDS.
    Ou seja vice presidência e Saúde para o CDS, uma outra secretaria e para o JPP e Cafofo a presidente.

    ResponderEliminar
  2. hummmm! Este K-CDS mais parece K-PSoas

    ResponderEliminar
  3. Será que o CDS vai querer recuperar na coligação os 4 deputados que perdeu nas eleições!? Ou um queijo limiano, a ser repartido por dois ou 3 líderes do partido, será suficiente?

    ResponderEliminar
  4. Traídos? Mais do que os verdadeiros militantes do PS que têm que "comer" com um dito independente que só pensa no próprio umbigo? O narcisista nem festejar um resultado histórico para o partido socialista se festejou como deve de ser. Embirrou! Queria ser presidente de governo.
    Faria mais sentido coligação entre partidos de direita e de esquerda?? Com esse mentiroso compulsivo e seus fiéis seguidores tudo serve para alimentar aquele ego narcísico.

    ResponderEliminar
  5. O mais saliente de ontem à noite foi o Rodrigues com sotaque cubano.

    ResponderEliminar
  6. Parece que os cafofianos ainda esperneam...Ou então com o desgosto de ontem nem conseguem dormir. Tentam de todas as formas sabotar o mais que provável acordo PSD-CDS com argumentos estapafúrdios. Resultados nefastos para o CDS terá uma coligação PS-CDS, é um traição aos eleitores do CDS. Aliás muitos já fugiram para o PSD com a abertura que o CDS fez de acordos à esquerda.

    ResponderEliminar
  7. Não existem cafofianos. Existem patarapadas ressabiados que querem se livrar dos esclavagismo laranja.

    ResponderEliminar
  8. Ora ai está! Não percebo como é que os militantes do CDS se sentiriam traídos com uma coligação de direita! Ou de outro modo, como ficariam satisfeitos com uma coligação à esquerda cafofiana, com o destruidor de coligações....

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Este K-CDS, tem tão de CDS, como eu de chinês.
    E, não conhece minimamente a base sociológica dos votantes do CDS, que apesar da bipolarização se mantiveram fiéis.
    São conservadores. E não admitiram qualquer deriva de esquerda. Apoiar um governo com PS e JPP, seria uma traição a este eleitorado, que não perdoaria em futuras eleições uma veleidade dessas.
    O CDS só tem uma hipótese. É coligar-se com o PSD e aceitar o que este lhe propuser, fazendo um bom acordo. Mas sem aquelas tontices de José Manuel Rodrigues, de exigir a presidência da ALRAM e a vice-presidência do Governo. Rui Barreto deve ser realista e perceber que o CDS não pode querer a presidência do principal órgão da autonomia, quando tem 3 deputados e o PSD 21.
    Há que ser realista e perceber o que está em causa, e aquilo que é possível, e com humildade.
    Um bom acordo para o CDS será uma secretaria regional, e duas ou três direcções regionais, e acima de tudo ver ficarem garantidas algumas medidas do seu programa.
    Há que não ser ganancioso, porque aí o PSD pode não aceitar qualquer acordo, e deixa o menino nos braços do CDS.

    ResponderEliminar
  11. 13:29 Um post que mostra o ridículo que seria essa solução. Porque não a vice-presidência para a JPP que também teve 3 deputados...

    ResponderEliminar
  12. O CDS não se deixe influenciar

    ResponderEliminar
  13. Coisa sérias, o CDS tem de saber que o que fez sempre foi estar contra este ppd, e os ppd´s de são vicente também traíram os cds em são vicente ,
    o que tem de fazer é se juntar aos jpp e ps e fazem uma tripla que tire a MADEIRA das amarras dos DITADORES ,
    libertem a MADEIRA
    VÊ BEM rui
    VOTAS-TE CONTRA O PPD DO CONTINENTE NO ORÇAMENTO DE ESTADO
    VÊ AQUI VOTA CONTRA ESTES SRS , NÃO FIQUES MERIONETA

    ResponderEliminar
  14. faz BARRETO como na camara do Funchal e da Ponta do Sol
    junta-te ao PS e JPP

    POR FAVOR

    eu sou apartidário mas quero o bem para a Madeira

    ResponderEliminar

  15. Não me parece que o CDS possa pedir o que quer, nem a vice-presidência que JMRODRIGUES falou na rádio.
    Não teve resultado para isso.
    Evidentemente que Rui Barreto, publicamente, fará o número de valentão, dizendo que o seu programa é também o seu caderno de encargos. Fica bem para a fotografia. Cai bem na populaça.
    Na realidade o PSD ganhou as eleições, vai liderar a maioria e o governo.
    Cabe ao CDS fazer um acordo bom, que terá que ser um acordo, e não a vontade do CDS. Porque a não haver entendimento entre os dois, o PSD faz um governo sozinho, minoritário. Nessa circunstância, PS, JPP e PCP votam contra o programa de governo. O que faz o CDS? Vota contra ou abstém-se?
    Em qualquer dos casos o governo cai. Vem um governo da esquerda com PS, JPP e PCP. O PSD vota contra o programa desse governo. O que faz o CDS? Abstém-se e viabiliza um governo de esquerda? Isso seria hara-quiri. Vota contra ao lado do PSD, o que geraria ingovernabilidade, e consequentemente eleições antecipadas, aí com o ónus no CDS, e vantagem para o PSD?
    A situação actual não é de molde a cantar de galo pela parte do CDS. Tem a hipótese que nunca teve de chegar ao governo, e deve fazer um bom acordo.
    Mas não está em situação de tentar qualquer tipo de chantagem. O risco é demasiado elevado.

    ResponderEliminar
  16. Uma lógica um pouco infantil.

    Seguindo o pensamento do autor do texto então a geringonça nacional não devia ter acontecido pois o pcp e o be andaram anos (ainda andam) a criticar o ps e as suas governações.

    Ou a geringonça nacional aconteceu porque o be e o pcp também tinham interesses escondidos?

    Finalmente aconteceu uma maioria minoritária, os eleitores decidiram que os partidos deviam entender-se para governarem, e é isso que eles terão de fazer.

    ResponderEliminar
  17. 14:44
    Antes trair o PSD que trair tudo o resto: a humanidade, os concidadãos, os amigos, a familia, os antepassados, os herois e Deus.

    E eu nunca traí o PSd pois nunca ingressei na Cosa Nostra!

    ResponderEliminar
  18. Com que então:
    Vamos partir para uma geringonça de direita tipo: Passos Coelho/Paulo Portas que muito mal nos causou com suicídios e divórcios em catadulpa e pessoas a passarem fome.
    Tirem-me da Ilha

    ResponderEliminar
  19. Esta do Cafofo querer ser Presidente é de bradar aos Céus...então o homem perde as eleições e quer governar?! Juntando-se a quem quiser fazer parte do poder, seja lá quem for e custe o que custar?! Tá tudo louco? Já chegamos a Cuba???
    O CDS foi e é um Partido sério, de princípios e valores.
    O PS juntou uma série de mercenários para assaltar o poder, falhou...

    ResponderEliminar
  20. on da 16.12 tem razão se continuassem portas passos era o descalabro total
    pensar antes de agir
    não é agir e depois pensar

    pensa bem BARRETO

    ResponderEliminar
  21. 16.12,
    Tens um problema de memória.
    Esqueces porque é que o governo Passos/Portas foi obrigado a governar daquela forma.
    Esqueces quem chamou e assinou para a Troika vir para Portugal.
    Esqueces quem levou Portugal para a bancarrota.
    Memofante costuma ajudar pessoas no teu estado.
    Quanto a saíres da Ilha, quem te impede?

    ResponderEliminar
  22. Ou os tipos da LPM andam por cá ou então temos um ressabiado ex-PSD desesperado. Não se cansem, as negociações decorrem normalmente vão chegar a bom porto.

    ResponderEliminar
  23. 16:12 O Passos/Portas foi o melhor governo em Portugal no séc. XXI até agora. Foram eles que endireitaram as contas públicas mais rapidamente do que antecipava a troika e que permitiu ao Costa distribuir benesses. Até o Centeno diz que não fez nada de fundamentalmente diferente da Maria Luís Albuquerque.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não querem saber...
      Querem é um mentiroso compulsivo.
      Até tenho pena dos partidos pequenos...
      O governo tente chegar a um acordo com o CDS e governem para benefício de todos os madeirenses

      Eliminar
    2. 17:39
      Escreveste isso a rir?
      Conta essa história ao Jardim.

      Eliminar
  24. Este K-cds não percebe nada disto, quer o cds faça coligação à esquerda ou à direita vai sempre perder votos! O truque deve passar por exigir que daqui 4 anos a coligação continue e isso tem de ficar por escrito, caso contrário o cds desaparece do mapa!!!

    ResponderEliminar
  25. Negociar com o Cafofo ou coligar-se com ele é igual que um francelho se aliar a um um melro-preto , nunca dá certo! Porque o Francelho vai acabar por comer o melro. Perguntem à Guida e outros que foram comidos pelo Mentiras que tal correu a experiencia.

    ResponderEliminar
  26. O poder negocial do CDS é muito grande e para os dois lados.
    PSD precisa do CDS e PS precisa do CDS, essa é que é a verdade.PSD e PS precisam de outros, se querem ser governo! E esta, hem? O resto é conversa e mais do mesmo.

    ResponderEliminar
  27. Só tenho uma coisa a dizer: Não gostei do discurso do Albuquerque nem do tom arrogante, não é dessa forma que se comemora uma vitória, que nem foi tão expressiva como afirmou.

    ResponderEliminar
  28. Isto resume-se a uma questão demográfica que está espelhada nos resultados eleitorais.
    Quem irá ceder primeiro: a população mais idosa e rural que é o eleitorado fiel do PSD há 43 anos ou os eleitores mais jovens e dos grandes centros urbanos que querem uma mudança?
    Poderá ser de mau tom, mas falamos de mortalidade versus emigração.

    ResponderEliminar
  29. 20.51
    Não concordo.
    Acho que o poder negocial do CDS é curto. Porque se não chegar a acordo fica com o ónus de não ter correspondido a uma solução maioritária e estável. Depois, num governo minoritário do PSD, o CDS ou aprovava o programa e os orçamentos, ou o governo caía.
    É demasiado arriscado, e levaria a eleições antecipadas, o que nesse cenário faria o voto útil cair no PSD.
    Por outro lado, um entendimento com PS e JPP é contra natura, e o eleitorado fiel do CDS não o entenderia, e possivelmente não perdoaria.
    Por isso acho que o CDS não está numa posição de força. Tem uma boa posição para chegar ao poder, mas não pode esticar a corda. Não teve resultado para isso.

    ResponderEliminar
  30. Ao das 10:54
    Vê se mesmo que não percebes a realidade politica madeirense, o eleitorado fiel do cds madeira nada tem de comum com o eleitorado do cds do continente, aqui na madeira o cds pp sabe o que é ser perseguido durante 43 anos, por isso, não é nada contra natura ir com o ps e com a jpp, até seria o mais natural! E o cds pode muito bem esticar a corda, porque o psd é último partido que quer novas eleições, pois sabe se elas existirem, o ps ganha isto sem maioria e acaba precisando na mesma do cds ou da jpp!! E pelos vistos a jpp não está com pressa para ir para o governo... o cds tem com um dos piores resultados, a maior força de sempre!!!

    ResponderEliminar
  31. Realmente o Grande vencedor da noite eleitoral foi o CDS custe o que custar dizer isso mas é a verdade pois perdendo 4 deputados os 3 que tiveram valem ouro e hoje tem um grande poder negocial que poderá exigir muita coisa tanto ao PSD como ao PS.
    Aquilo que outrora era e mandavam os renovadinhos da treta do PSD que esqueçam pois o gamelão agora tem de ser distribuído e terão de dividir muita coisa. Existe a Madeira o antes e o depois de 2019.

    Agora para as Eleições da Assembleia da República o Bom e Inteligente Madeirense assim como todos nós deveriamos votar num Partido Regional deveriamos votar no JPP. A nível nacional o PS vai vencer com maioria ou sem maioria. Só que PODERÁ NECESSITAR DE UM/DOIS/TRES DEPUTADOS e aí entraria muito bem o JPP que reivindicaria muita coisa tal como agora faz o CDS na Madeira

    Atenção que hoje CANÁRIAS tem subsídios de 75 por na mobilidade mas isso se deveu a um caso recente em que o PP necessitou dos Deputados Regionais Canários para obter maioria governativa nessa altura e com isso o grande beneficiado foi o POVO CANÁRIO.

    A 6 Outubro todo o Madeirense deveria votar no JPP para bem da Madeira pois caso contrário o Costa não precisa dos votos dos Madeirenses tanto do PSD/PS para nada e com Albuquerque aqui no poder irá fazer um grande Manguito pois na politica não existem anjinhos tal como aconteceu em tempos recentes com o PSD em relação a Machico quando era governada pelos Irmãos Martins que fez um bloqueio total.

    ResponderEliminar
  32. 13.35
    Nem mais
    E atenção ao Famoso Queijo Limiano em tempos que não são muito distantes. Também este foi negociado entre um Deputado do CDS e o Governo PS.
    Madeirense terá de estudar a Lição. Eu também por mim votarei JPP

    ResponderEliminar
  33. 13.08,
    Pois..., vê-se quem não percebe a realidade madeirense!

    13.35,
    Uma autêntica diarreia mental!

    ResponderEliminar
  34. 17.39
    Pois é por aí vai mesmo diarreia mental visto não existir maneira de retirar a pala nem se afastar da manada e carneirada e pensar apenas no bem da Madeira e não no tacho obtido com a famosa Cunha.
    Contra factos e realidades não há argumentos pois claramente aquilo que foi dito no comentário das 13.35 é pura realidade visto os deputados regionais tanto do PSD como do PS NÃO CONTAREM PARA NADA e ser um voto deitado ao lixo quem neles exercer.

    ResponderEliminar