quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Surrealismo total



O CIRCO ANTES DE PEGAR FOGO


Um marciano que chegasse agora à Madeira e se inteirasse da situação política, julgaria estar numa situação de risco e prestes a entrar num incontornável “buraco negro” sem retorno possível. Dois exemplos:

- O putativo presidente a ser eleito para “mandar” na Assembleia Legislativa é o resumo em caricatura da perversidade do regime não apenas democrático, mas sobretudo partidocrático. Digo putativo porque a figura em causa e respetivo partido sempre se comportaram, face ao ato eleitoral de setembro último, como aquelas meninas que antigamente iam passear as suas pequenas malinhas ali para a Rotunda, noite dentro, a ver quem daria mais pelo serviço. Depois, a ditadura partidocrática leva a que as elites da nomenclatura dirigente façam o que bem lhes apetece, desde que ninguém do seu círculo restrito perca tacho e benesses, se possível ficando uma boas sobras para o círculo à volta. 

É isso que ora estamos a viver: o surrealismo político total, decorrente de uma obsessão pelo poder a todo o custo, sem ética defensável, cedendo em toda a linha a um partido menor e satisfazendo a chantagem de um tipo impante de vaidade e sem classificações para o cargo. Em suma: pessoa a quem, como dizia o Reagan, ninguém em seu juízo compraria um carro em segunda mão. E é tal figura que se propõe e vai ser votado para figura máxima da representação da Autonomia Regional. Muito triste, mesmo.

- Ao aliar-se com um partido menor, os social-democratas acabam a ceder em toda a linha, criando mais secretarias para satisfazer o parceiro, o que faz engordar a orgânica do governo desnecessariamente, acarretando todo um manancial de novas despesas. A maralha do pequeno partido, louca para abocanhar um naco qualquer, vai ir entrando pelas portas laterais e mesmo pelas dos fundos. Jobs for the boys nunca foi tão pertinente! E isto também porquê? Porque os atuais secretários regionais, ou algumas delas, ousam dizer “daqui não saio”! 
Então, claro, toca de arranjar ou inventar secretarias à la carte! E que dizer de fazerem regressar alguns figurões, quem sabe, algum até que foi corrido a meio da legislatura para agora voltar à antiga casa? É pela competência, ou porque também fez chantagem? Será que vamos voltar aos serviços para o advogado da Guarda, e aos barquinhos voadores? E naquela vergonha dos concursos do fim do ano e dos fogos de arte&ofício a retalho, ninguém vai mexer nisso? Vai continuar a ser possível “encher-se”, sempre os mesmos, mas distribuindo alguns dividendos? Muito triste mesmo, mas sobretudo mau demais: só mesmo numa parvónia insularizada no pior sentido,  sem estrutura crítica e sem jornais decentes.

Em conclusão, o marciano quer fugir daqui rapidamente, pois sabe que nada será mais como dantes e não ficará pedra sobre pedra após o descalabro: em próximas eleições, seja lá isso quando for, o partido maioritário de quarenta anos vai finalmente desaparecer do mapa. Mas pior: só vão poder queixar-se deles próprios, dos seus chefes ineptos e loucos, da sua incapacidade para elevar o nível. Afinal, gente que não sabendo estar, não ficará para a história, nem sequer para a hora que passa…

(Turista Marciano)

35 comentários:

  1. Ainda mantenho a esperança que nada disso vai acontecer, pelo contrário: Secretarias do PSD vão ser substituídas pelo CDS e JMR será Vice da Assembleia.

    ResponderEliminar
  2. Não podemos esquecer que o CDS vai perder um fortuna mensal por ter perdido tantos deputados. Daí o valer tudo para os Jobs.Havia que arranjar tachos para os desempregados da ALR.

    De realçar o silêncio do AJJ, um homem que opinava sobre tudo...

    ResponderEliminar
  3. Comententario das 18.10 ....
    AJJ so deve se prenunciar depois da tomada posse ou seja escolhas feitas. Acredito que tenha ligadoao Albuquerque e ao Calado,... Agora ja nao sei se os governantes levaram em conta atendendo que estão amarrados ao cds

    ResponderEliminar
  4. Seja la quem for a ocupar as pastas, a verdade e' que um governo de uma ilha como a Madeira tem de sair com frequencia, tal como quem for responsavel pelo turismo, um pouco o da educacao educacao e da saude, e nao so apenas estes. A Madeira nem aparece em certo mapas.

    ResponderEliminar
  5. Cria-se duas secretarias para o psd ficar com o mesmo número de secretarias! Não se divide o que existe, inventa-se mais, para haver tachos para todos.E o povo a pagar a loucura destes políticos.

    ResponderEliminar
  6. Das 18.10
    Quando for oportuno O AJJ vai dizer da sua justiça,isto é,dados concretos... e vai causar mais estragos que o 20 de Fevereiro

    ResponderEliminar
  7. 19:18
    Quantas secretarias tem os Açores? Com 9 ilhas e já se vê, maior dispersão.Também estão no meio do Atlântico e até mais longe das costas continentais.Era interessante saber.

    ResponderEliminar
  8. AO PERDER O JACKPOT QUE O cds PEDIA PARA ACABAR , AGORA FAZ FALTA , MUITA FALTA E POR ISSO É ESTA ESTERIA TODA PARA CONSEGUIR ARRANJAR TRABALHO PARA OS TRABALHADORES REMONERADOS DO CDS , CASO CONTRARIO VÃO A BANCARROTA ,

    SÃO OPORTUNISTAS E VÃO FAZER O PPD AINDA SE AGACHAR MAIS , MUITO MAIS

    OS ALEMAS PERDERA,M A GUERRRA DE RABO PARA O AR
    AQUI VAI ACONTECER DE TANTO SE AGACHAREM VÃO PERDER

    ResponderEliminar
  9. Tanta fé em Jardim...
    O que vai fazer, mandar avançar o delfim predileto ou regressar à velha narrativa no Renovadinhos?
    Ou irá entregar novamente um exemplar do novo livro ao Cafofo para espicaçar Albuquerque?
    Ele que fique lá quieto no Quebra Costas que este ciclo político já não é para velhos.

    ResponderEliminar
  10. Este abuqueque agachou-se que já se lhe vê o cu.
    A Loucura que o move é a massa da pastelaria que o caiado mexe mesmo sem concursos

    ResponderEliminar
  11. Eduardo, agora com transportes aéreos, a próxima prova desportiva não terá nada a ver com barquinhos á vela pois não?
    Outra coisa, a famosa equipa das gaiolas das malucas é para manter? O Macedo não vai impedir?



    ResponderEliminar
  12. Como é possível tudo isto? É o desacreditar da política.... Assim não vamos longe!!

    ResponderEliminar
  13. Os Açores tem 8 secretarias, as mesmas que a Madeira atualmente (ou seja com o governo antigo). O facto de ter mais ilhas não deve ter influência no número de secretarias. O governo da República tem 17 ministérios (eram muito menos no tempo do Passos Coelho). Se houver um dia coligação nos Açores, o número de secretarias vai aumentar. Os ressabiados andam nervosos, tentando semear a discórdia, como é habitual.

    ResponderEliminar
  14. O QUE O BARRETO QUER É AUMENTAR OS CUSTO E BENEFICIAR FINANCEIRAMENTE, DEVIDO A PERDA DO JACKPOT

    ResponderEliminar
  15. Mais um palhaço conhecido, o 1º Damo. Quem do PSD se sujeitará a fazer parte da ALRM mais incapaz, mal preparada e mal formada desde sempre?! Tudo políticos que foram a votos e perderam vergonhosamente, mas a persistência deu-lhes este grande prémio de Presidente e vices da Assembleia...Vergonhoso, bateu no fundo.

    ResponderEliminar
  16. 23.45,
    Então explica lá porquê. Não se percebe essa tua observação.

    ResponderEliminar
  17. cada dia pior que o outro
    VÃO CARREGAR NO POVO TRABALHADOR E EMPRESARIOS , alguns digo mais alguns que estão relacionados com o CDS também vao ser ajudados

    LAMENTAVEL
    iremos ter mais custos desnecessários para uma máquina que nos come cada vez mais
    AGUENTA POVO AGUENTA

    ResponderEliminar
  18. Não se esqueçam que a Madeira está na mesma latitude que muitas terras africanas. A cafraria geográfica é tramada!

    ResponderEliminar
  19. NUNCA MAIS VOTO NA DIREITA A PARTIR DESTE MOMENTO VAI PARA A ESQUERDA, ISTO E A MAIOR VERGONHA DE TODOS OS TEMPOS DE GOVERNO NA MADEIRA ...............

    ResponderEliminar
  20. 11:33 Porque não voltas para o teu site e deixas o Fénix menos poluído?

    ResponderEliminar
  21. 11.33
    Votares na esquerda ...será melhor te suicidares. Se calhar andaste a beber. Acontece a quem não está habituado a beber.

    ResponderEliminar
  22. 09.44
    O Governo Regional da Madeira passará a ter mais Secretarias Regionais que o Governo Autonomo das Canárias.
    Canárias com cerca de 1 Milhão e 200 Mil Habitantes
    Madeira com cerca de 250.000 Habitantes

    Paga Cubano Paga
    Agora só faltará criar uma Vice-Presiencia da Chantagem.

    ResponderEliminar
  23. 14.52,
    Boa ideia. É pôr esses cubanos a pagar. Têm que servir para alguma coisa.

    ResponderEliminar
  24. Ainda estou incrédula com esta proposta de Orgânica... se é certo que a questão da Autonomia, como todos bem sabemos, é uma Não Questão, apesar destes PSD's quererem fazer disto o bicho papão para assustar o povo ignorante, como contribuinte pergunto quem é que nos defende destes gatunos que governam apenas para si próprios sem qualquer respeito pelo povo que os elegeu? Só este desgoverno pode por em causa a Autonomia conquistada, é um precedente MUITO INFELIZ que se abre e que NÃO SABEMOS para onde nos pode levar...
    Por curiosidade fui rever a Inteligente Orgânica dos nossos conterrâneos dos Açores que com nove ilhas conseguem governar-se com 7+1 secretarias:

    Presidência do Governo
    Vice-Presidência do Governo, Emprego e Competitividade Empresarial
    Secretaria Regional da Solidariedade Social
    Secretaria Regional da Educação e Cultura
    Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia
    Secretaria Regional dos Transportes e Obras Públicas
    Secretaria Regional da Saúde
    Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo
    Secretaria Regional da Agricultura e Florestas

    ResponderEliminar
  25. E os insultos não param.
    Deixem o homem ou mulher falar. Qual é o vosso problema? Só conseguem acreditar no que dizem se ninguém declarar o contrário?
    Vocês estão a provocar uma revolução... e será o vosso sangue a correr nas ruas!

    Pensando melhor continuem, pois tenho uma agenda para cumprir.

    ResponderEliminar
  26. 16:09 Ou seja tem o mesmo número de secretarias que o governo da Madeira tem atualmente. É uma orgânica inteligente, pelas suas palavras. Agora imagine que os Açores passa a ter um governo de coligação. O que vai acontecer?... Pois...

    ResponderEliminar
  27. 16.09,
    Serve-lhes de muito. Para ser o atraso de vida que os Açores são, com uma SATA hiper falida, onde um doente do Pico para fazer um exame, ou ter ums consulta de determinadas especialidades tem que ir a outra ilha, ao Faial, acontecendo o mesmo com os habitantes do Corvo, das Flores, de S. Jorge ou de S. Maria.
    Eles precisam é de umas 20 secretarias.
    Não escrevas disparates.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 9 ilhas, 3 hospitais. Algo mais grave que uma indisposição tem de ser evacuado do Porto Santo.
      E esta alminha fala de escrever disparates.

      Eliminar
  28. 22.13
    Ainda bem que nós fomos mais inteligentes e espertos nessa matéria.
    Por cá temos a Força Aérea paga pelos cubanos a transportarem os doentes do Porto Santo para a Madeira. É só passar a requisição e já está (os cubanos ao serviço da Madeira)

    ResponderEliminar
  29. 08.54,
    Conheces mal a realidade da assistência médica no Porto Santo. Por isso escreves disparates, mas isso é normal porque a ignorância é impertinente.

    00.10,
    Mas tu não foste bafejado por essa inteligência colectiva. Mas se estiveres mal no Porto Santo, recusa o transporte e vem de navio. Não se há-de perder grande coisa, e assim os teus amigos cubanos sempre poupam alguma coisa, já que no Continente têm que fazer evacuações quer pela Força Aérea, quer pelo INEM.
    Que otário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 13:34
      Ao contrário de ti, vivo no Porto Santo, portanto deixa-me de tretas. O centro de saúde é de terceiro mundo. Mas tu não saberás, vens a semana da praxe arrotar postas de pescada.

      Eliminar
    2. 20.40,
      Sabes quem foi o Dr. Lima? Conheceste o Dr. Jardim?
      Não venhas com tangas de viveres no Porto Santo. Tretas é de quem não percebe que o Porto Santo tem uma cobertura de saúde muito melhor do que a maioria das ilhas dos Açores.
      Centro de saúde do terceiro mundo? Então porquê?

      Eliminar
    3. 20:55
      Então vens falar de pré-historia? Porque não falas da actual realidade?
      Como disse, vir uma semana de férias e pensar que conhece a realidade portosantense é lixado.
      Talvez percebas os resultados eleitorais.

      Eliminar
  30. coligação CDS e PPD
    falou do médico não pode falar
    visto o que tem sempre falado na assembleia foi sempre contra os PPD
    esvaziou completamente o que podia falar
    este é o que pode ser o fim da coligação
    o Miguel de Sousa falou que 11 secretarias é um exagero
    as secretarias dadas aos CDS valem zero

    ouçam o que foi dito

    j.j.

    ResponderEliminar
  31. E a opinião do Cervejeiro conta para alguma coisa?

    ResponderEliminar