terça-feira, 8 de outubro de 2019



ÚLTIMA HORA



J.M. RODRIGUES CONFIRMADO
CANDIDATO DO CENTRO-DIREITA
À PRESIDÊNCIA DO PARLAMENTO 




O presidente do CDS-M José Manuel Rodrigues será o candidato da nova direita parlamentar à Presidência da Assembleia Legislativa.
O tema continua a ser mantido pelos dois partidos da coligação numa espécie de tabu. Tentativa para arrefecer a onda de choque provocada transversalmente, quer na direita quer na esquerda, pela indicação de um nome eleito num grupo minoritário e derrotadíssimo em 22 de Setembro.
Ainda na tarde desta terça-feira, Albuquerque e Barreto adiaram a abordagem desse problema, depois da assinatura do acordo de governo, em Câmara de Lobos. 
Não são capazes de perceber que o assunto não terá final feliz.

A revolta geral - que nos tem chegado em comentários, telefonemas e mensagens pelos mais diversos meios - decorre do facto de o novo governo ceder a uma exigência chantagista. Ou seja, que José Manuel Rodrigues inviabilizaria o governo em plenário parlamentar se acaso não lhe dessem a presidência sonhada.
Já escrevemos sobre o assunto. 
Neste momento, em que garantimos o nome de Rodrigues como candidato do PSD e do CDS à presidência da ALM, apesar do segredo bem guardado, apelamos para os responsáveis no sentido de reflectirem bem no assunto. 
Ainda têm algumas horas para arrepiar caminho.
Acreditem que a Madeira pensante está em choque.
Fique pois o Leitor com a novidade fresca: os parceiros da coligação vão avançar com Rodrigues para o pedestal do Parlamento. 
Se calhar, continuarão a gozar e a dizer que se trata de defender os interesses da Madeira acima dos partidos e das pessoas.
As comissões políticas e conselhos regionais de ambos os partidos votaram os acordos de governo por unanimidade. Será que do pacote fazia parte o caso da Presidência do Parlamento?
Se sim, estão todos envolvidos na enormidade política.
Se não, haverá efeitos democráticos.
É verdade que abrir caminho a um governo formado pelos doidos dos PSoas é perigosíssimo. Mas o caminho desta coligação de direita, submissa a chantagens, não é melhor via.
Ironicamente, Rodrigues dizia na TV que, enquanto presidente do CDS, nunca poderia viabilizar soluções à esquerda - até para não estragar os seus 40 anos de política.
Zé aprendeu muito. Mas não tanto para antever como ficará escrito o seu nome na história política desta terra de anormais políticos.
Ficará ao nível do governo regional coxo que se prepara para entrar em funções.

55 comentários:

  1. Estou a ouvir a RTP-M e um dos assuntos é esse. NINGUÉM aceita JMR como presidente da ALRM, ninguém, da esquerda à direita. Ainda não ouvi a opinião de AJJ, será ARRASADORA, tenho a certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Malheiro vai se desfilar do partido. E o Alberto João Jardim? E o Brazão de Castro? Nunca o PSD perdeu tanta autoridade.

      Eliminar
    2. A opinião do ex-chefe já não tem o mesmo peso do que há dois anos atrás, quando pressionou para aquela mudança no governo regional e secretariado do PSD após o desaire da autárquicas.

      Eliminar
  2. Já agora, ponham o Avelino e o Emanuel como vices e não precisamos de Circo para o Natal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 23:01 , a proposta do Cafôfo é do p*nhet@s como vice da mesa pelo PS. Andam a gozar com o povo.

      Eliminar
  3. José Manuel Rodrigues está no seu direito a partir do momento que decidiram este casamento que, na Madeira é contra natura. O PSD deveria ter governado sozinho, estabelecendo os necessários entendimentos à direita e, principalmente à esquerda que tem a maioria dos votos. Foi essa a vontade do povo atendendo aos números dos resultados eleitorais.

    ResponderEliminar
  4. Até uma confirmação oficial, irei aguardar calmamente. Mas, reconheço que este silêncio sobre o assunto, dos dois líderes, é um silêncio demasiado ruidoso.
    A ser verdade esta certeza que o Calisto relata, penso que será o maior erro político da vida do PSD-M, desde a sua fundação. Esse erro, perseguirá os responsáveis partidários por muito tempo.E se Albuquerque é carta fora do baralho a médio prazo, logo nada tem a perder, para outros como Pedro Calado e Jaime Filipe Ramos, ficarão estes a tal acordo colados, para sempre.
    Considero inconcebível que o partido mais votado ceda a presidência do primeiro órgão da autonomia, a um partido com apenas 3 deputados.
    A ser verdade que o CDS exigiu aquele lugar para viabilizar uma coligação de governo, acho que seria preferível o PSD fazer um governo apenas seu, minoritário, e que fosse fazendo acordos pontuais para aprovação do programa de governo, orçamentos e legislação.
    A responsabilidade de uma eventual queda do governo seria cobrada em eleições antecipadas, com vantagem para o próprio PSD.
    Como disse, esta notícia a ser verdade, será o maior erro da história do PSD-M. E não sei se alguns dos seus dirigentes, e principalmente o seu presidente, têm noção disso.

    ResponderEliminar
  5. Por um capricho, podemos perder muito.

    ResponderEliminar
  6. Amigo Calisto cuidado porque o JMR manda a mulher e a cunhada comentar que você e os seus colegas jornalistas têm inveja do individuo que antes do acordo já queria saber qual era o ordenado dele

    ResponderEliminar
  7. Este hipócrita exigiu ao Barreto o lugar dizendo que ou lhe davam o tacho que o Cafofo tinha prometido ou ele vendia-se. E disse mesmo que precisava de resoklver problemas da vida dele. Teveo descaramento de afirmar na reunião do Conselho do CDS que não era este o casamento que eles queriam mas que lá vão fazer a festa. O joirnalismo regional está mesmo podre, não investigam, nada, dizem que as redes sociais não têm credibilidade e não investigam estas verdades, factos, acredite amigo Calisto

    ResponderEliminar
  8. Há gente de destaque no PSD que vai sair do partido, pelo menos garantem isso pela surdina. Na reunião do Conselho do PSD falou apenas uma ou duas pessoas e houve conselheiros que nem foram convocados

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que o José Manuel Rodrigues vai ser presidente vai haver uma limpeza. Há pessoas com gabinete cuja função é ler relatórios da Securitas.
    Com o José Manuel vai haver mais banquetes e cocktails.

    ResponderEliminar
  10. É errado José Manuel Rodrigues pedir um tacho?
    É condenável?
    Peçam antes a cabeça de Miguel Albuquerque pelos sucessivos erros nesta legislatura. Porra, nunca são culpados de nada, são sempre os outros?
    José Manuel arruma isto de outra forma.fica com uma das vice presidências da assembleia,Barreto com a vice presidência do governo,menos uma secretaria e eles que se organizem.
    Mete a batatinha,fica de cara limpa e mete-os ao barulho.
    Queria ver esta.

    ResponderEliminar
  11. O PSD já sabiamos o que era,o CDS acabou de se revelar que também não presta. Ainda bem que casaram, assim só se estraga uma casa lol

    ResponderEliminar
  12. Um governo minoritário PSD era chumbado logo à partida na ALRAM. É um facto que todos tem presente.
    Iríamos para novas eleições, e não é certo que Albuquerque teria maioria absoluta.
    Ora, com a experiência adquirida, bastava a Cafofo livrar-se de companhias indesejáveis e procurar consensos com a esquerda e JPP.

    ResponderEliminar
  13. Depois admirem-se da chacota que certamente farão os “cubanos” neste caso ... imagine-se “geringonça” por chantagem elegerem um “bloquista” para Presidente da AR!

    ResponderEliminar
  14. a negociação foi cordial mas prevaleceu a LEI DO MAIS FRACO,
    cederam agora é tipo rainha de Inglaterra,
    mas depois será a lei do

    avelino/afa
    portos/sousas
    e por ai fora
    calado /milhões para o amigo avelino

    ResponderEliminar
  15. `A moda inglesa? Quando querem de facto acabar com algo,entram e comecam de dentro para fora,devagar, devagarinho.Era o PSD com tanto alarido que o PS se agachava a Lisboa(inimigo externo) , e agora parecem uns brinquedos tolos nas maos do CDS.

    ResponderEliminar
  16. Alguém vai desfiliar-se no PSD devido a JMR?
    Cá nada. O "rei vai nu": a população sabe que o que interessa é o tacho. Idealismos são coisas do passado... e mesmo assim, não temos a certeza que alguma vez os houve nas direções dos partidos.

    ResponderEliminar
  17. Uma das promessas do CDS, era acabar com os compadrios e atribuir os cargos por competencia.E penso que ainda houve gente a acreditar nisso.

    ResponderEliminar
  18. Para acabar com as ambições do JMR basta 6 ou 7 deputados votarem no outro candidato a Presidente da ALR, e lá se vai o srº Rodrigues pôr Santana dentro! Porque o voto é secreto, podem bem tramar JMR!

    ResponderEliminar
  19. O PSD, se aceitar a Presidência da Assembleia pelo elemento do CDS, é um erro enorme...havendo, certamente, problemas difíceis...
    Formar um governo minoritário é muito melhor para o PSD. Faria a sua política, responderia a quem, votando, o apoiou...
    Seria bom que alguém pensasse que para o PSD cair, é necessário um acordo entre o PS, o CDS, o JPP e a CDU, de forma frontal e decisiva...
    Veríamos se os períodos de trabalho legislativo podem ser por alguns anos... ou, até, os quatro...
    O PSD nada perderia com isto!
    Luís Freitas

    ResponderEliminar
  20. O PSD governando so, ia dar mais trabalho ao Albuquerque, e grandes macadas, e ele nao esta para isso.

    ResponderEliminar
  21. JÁ SE AGACHARAM É O CASAMENTO , QUEM FAZ DE MULHER?
    PRIMEIRO ROUND PARA O MIGUEL
    PRÓXIMOS RAUNDS VIRAM

    ResponderEliminar
  22. Chantagista e mentiroso (pois nunca poderá admitir a chantagem), eis o perfil do próximo Presidente da Assembleia. Como madeirense, não me revejo nesta pessoa para me representar. VERGONHA!!!

    ResponderEliminar
  23. alguém no seu perfeito juízo consegue imaginar se teria sido possível AJJ ter como Presidente da ALRAM um Presidente do CDS?!

    ResponderEliminar
  24. JMR só será presidente da ALM se, de entre os 21 PSD's, não houver 4 ou 5 eleitos que os tenham no sítio e votem contra.Esta coisa das cúpulas dos partidos fazerem estes entendimentos e os apresentarem como ato consumado devia acabar. Quem elege o presidente da ALM são os deputados e essa eleição deverá ser livre.

    ResponderEliminar
  25. se GRM "responde" perante ALRAM … então MFA "responde" perante JMR - diria Monsieur LaPalisse

    ResponderEliminar
  26. razão...muita razão tinha quem no passado usou a expressão "CASA DE LOUCOS" ... quando no passado se "aconselhava" um ou outro a "tratamento psiquiátrico"...agora há que "aconselhar" muitos a "tratamento psiquiátrico"...será que "trapiche" tem capacidade?

    ResponderEliminar
  27. O AJJ bem que disse que o Albuquerque era uma pessoa apressada e confirma-se mais uma vez as sábias palavras. Sou igualmente a favor que o PSD-M devia governar sozinho e negociar no Parlamento os orçamentos regionais, as propostas legislativas; linha a linha, acordo a acordo. Claro que governar desta forma é muito mais exigente, muito mais trabalhoso e o Albuquerque tem pouca paciência para andar quatro anos em negociações internas.

    Esta coligação vai ter um custo enorme. Vão ser criadas duas secretarias para arrumar o CDS, as secretarias do PSD-M vão manter-se intactas, o pessoal vai manter-se o mesmo e por isso as ondas de choque vão ser muito poucas, apenas casos muito isolados.

    A Presidência da Assembleia para o JMR é uma piada, um gozo, o partido minoritário a mandar na Assembleia. Desrespeito enorme dos cidadãos. Mas o povo é sereno, nem vai dar grande valor a isso, também dará pouco valor a um Governo enorme, com mais secretaria, com mais tachos, com sobretudo mais despesa.

    Isto vai aguentar quatro anos. Acabará por ser mais quatro anos do mesmo, só que bem mais caro. Veremos o casamento para as autárquicas. No fundo, a intenção nunca foi mudar significativamente, a intenção era o poder e o CDS está feliz da vida por chegar ao poder, tudo o resto é secundário.

    Venha de lá a factura. Além do mais o PPD é o partido do AJJ e esse deve sempre governar a Madeira. Pensamento reinante fora do meio-urbano.

    ResponderEliminar
  28. agora o Miguel quer acordos com o Governo da republica, é uma brincadeira,
    diferença entre o governo de lá e de cá,
    o de lá não se agachou mas fez acordo e não deu tachos aos da aposição
    diferença entre os comportamentos
    o Barreto anda parece uma louca
    o Cunha abandona a Camara ,
    quer um tacho por mais dois anos
    onde está a coerência

    ResponderEliminar
  29. MAIS UMA SECRETARIA?!
    + em ordenados(Secretário/Chefe de Gabinete/Assessores/Directores Regionais/Directores Serviço /Chefes Divisão...Técnicos...Pessoal Administrativo...Motoristas...Restante Pessoal...etc...etc)
    + em Instalações/Combustíveis/Passagens aéreas/Telefones/Água/Electricidade..

    Conclusão: no Orçamento Regional + DESPESA implica + RECEITA implica + IMPOSTOS

    CARREGA POVO !!

    ResponderEliminar
  30. Devem lembrar-se do que aconteceu na AMRAM: uma única Câmara, do CDS, e ele ficou com a presidência desse órgão e foi o que se viu... zero de iniciativas, zero de ideias... a vida é assim... se o CDS, ou o PSD, tivesse menos um deputado poderia acontecer que o único deputado da CDU ser o presidente e ele é que iria decidir tudo.... é o regime que temos...

    ResponderEliminar
  31. 10.59
    o amigos do CDS que sempre contra o jackpot da assembleia
    o que estão a fazer vai custar muito mais que os 5/milhões

    é uma vergonha

    jj

    ResponderEliminar
  32. Isto vai ser o fim do PPD e CDS, o Barreto já pode ir arrumando as botas, os madeirenses não gostam de chantagem!

    ResponderEliminar
  33. Se o JMR jornalista em anos sabáticos tem direito a Carro Preto o Sr Calisto deverá ter CARRO ESCURO. Bora lá Sr Calisto sair da sua zona de conforto e vir para a luta.

    10.44
    Ele já quer passar a mão no pelo do Costa que passou 4 anos a denegrir e a enxovalhar todos os dias para que este arranje dinheiro dos contribuintes continentais para o regabofe despesita que vira com o aumento da despesas publica motivado por mais Secretarias.

    ResponderEliminar
  34. oh 9 de outubro de 2019 às 11:11
    - não se trata de decidir ou não ... Presidente da ALRAM não decide acerca da acção governativa ...
    - trata-se de "bom senso" ... se PSD/M e CDS/M tivessem concorrido coligados ... a coligação ter maioria absoluta parlamentar...nada de anormal ser 1 deputado CDS Presidente da ALRAM ... pois até se podia dar o caso (quase certo) de diferente número de deputados PSD e CDS

    ResponderEliminar
  35. perante este "circo":
    - que pensará "Avô Cantigas"?
    - que pensará "Sargentão"?

    K-Parlamento investigue

    ResponderEliminar
  36. querem é compensar o jackpot , estejamos atentos ás negociatas dos cds
    o dinheirinho está a fazer falta

    ResponderEliminar
  37. 10:59 A novidade serão os novos gabinetes, de resto ao nível das Direções Regionais não acredito que haja novidades, apenas transferências (ex: Pescas, Direção Regional de Economia). Logo o acréscimo de custo será nos Gabinetes, mas isso é uma gota no oceano em termos da despesa global. O António Costa também aumentou o número de ministérios quando entrou.

    ResponderEliminar
  38. Concordo com a eleição de JMR mas que ele não faça daquilo um Casino nem sala de jogo.

    ResponderEliminar
  39. Parece que voltamos aos tempos de escola, em que na eleição do delegado de turma havia sempre uma supresa...

    ResponderEliminar
  40. 11:44 A Região tem saldo positivo nas suas contas há seis anos, ao contrário do que acontece com o Estado. Onde está o regabofe, então?
    Escrevem sem ter noção...

    ResponderEliminar
  41. Caríssimo das 10.59, V. Exa., tem toda a razão e nisso não há dúvidas, mas no caso do PS em Lisboa não foi a mesma situação, mais motoristas mais secretárias, mais famílias no governo, etc, e, etc. O que fez o PS na Câmara do Funchal, o que faria se entrasse para o Governo, acho que não ia mudar nada, seria mais do mesmo.
    Já não há virgens...hahahaha
    O que poderá acontecer é, que se isto não correr bem é só 4 anos, e, muda tudo e, quando mudar vai rebentar, " ", rebenta o PSD, rebenta o CDS, pois vão ser pouco votados e o CDS vai desaparecer como o PTP.
    Espero que façam um bom trabalho com cabeça, tronco e membros, com resolução dos problemas da população principalmente na saúde mesmo sem novo hospital.
    Abraço Calisto

    ResponderEliminar
  42. Se o PS fosse para o Governo, ficava como na Câmara do Funchal Jobs for the Boys e parado no tempo.

    ResponderEliminar
  43. 13.13 , será que a região tem saldo positivo???????
    ou existe muita divida camuflada,
    quem sabe mais uns milhões
    realmente devia ter um saldo positivo se os concursos fossem transparentes e melhor preço
    e
    não fosse tantos adjuntos
    concelheiros
    secretarias
    tantos amiguinhos
    menos festas incluído as festas também do PS , PPD e CDS
    e que os politicos gerissem o que é de todos bem
    a fuga ao impostos da maioria dos comerciantes e empresários , sem fatura , a caixa aberta sem registar ,
    seria muito bom e de certeza o saldo seria POSITIVO
    lembro que há muita obra desnecessária , muito edifício e a ILUMINAÇÃO PUBLICA QUE É UMA VERGONHA
    J.J.

    ResponderEliminar
  44. O Presidente do Governo, vai continuar o bom trabalho...sabe o que tem que fazer! Trabalhar em equipa para bem da RAM.

    ResponderEliminar
  45. Candidato? É mais um. São como os chapéus...."há muitos".

    ResponderEliminar
  46. 16:46 Já escrevi aqui que não há dívida camuflada. Acham que a troika é para brincadeiras? Isso já foi chão que deu uvas. E sim, a região tem um saldo positivo nas suas contas e a dívida a descer. Não é o governo regionais que diz, são autoridades nacionais. Os gabinetes dos ministros e dos secretários têm sempre motoristas, conselheiros, secretárias e etc...É assim em todo o lado. Isso é conversa para boi dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então dorme, sabes que tens o vencimento assegurado

      Eliminar
  47. Na Madeira com pouco, sentem-se muito importantes.Lembro-me por exemplo a primeira vez que tive de consultar um advogado, parecia que ia falar com o presidente dos EUA

    ResponderEliminar
  48. Este embrulhadinho quer sair da casca.
    O rapazola quer agradar à nova mulher
    O Povo burro paga e não bufa---
    Enquanto o queque vai dando uma de popular fingindo que dança com uns pintos sem sal, este liga o turbo do submarino e encorta distâncias para chegar ao porto desejado
    Embrulha blue que em breve vais para o Dubai lavar as mãos da massa e envernizar as unhas para tocares piano do 100º. andar para a viloada que ainda vota AJJ

    ResponderEliminar
  49. Está do presidente da assembleia ainda vai dar muito falar. Assim como o PSD candidata JMR, o PS pode candidatar um deputado do PSD, lol, séria divertido.

    ResponderEliminar
  50. mais um a desgraçar o POVO

    ResponderEliminar