CDU: Problemas no acesso à água de rega em Câmara de Lobos
Nesta quarta feira, 6 de Novembro, em Câmara de Lobos, mais precisamente no Sítio da Caldeira, a CDU esteve em contacto com os agricultores no sentido de observar as dificuldades sentidas devido à falta de água de rega.
"Os agricultores do Concelho de Câmara de Lobos debatem-se hoje com um grave problema de acesso a água de rega. Estamos a verificar que o “giro” está neste momento em cerca de 60 dias. É certo que o longo período que atravessamos com ausência de chuva é muito preocupante, mas não justifica na totalidade a situação em que chegamos. Há uma escandalosa falta de investimento nesta área específica levando a que as tão faladas perdas de água sejam responsáveis por mais de 70% dos caudais disponíveis para o regadio. Esta situação só revela a falta de investimento que o sector tem sofrido.
No caso particular desta localidade, como não há capacidade de armazenamento de água para regadio, apesar da CDU inúmeras vezes já ter alertado a Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a Águas e Resíduos da Madeira e o Governo Regional, apresentando diversas propostas e abaixo assinados, a situação continua sem fim à vista.
Diversos agricultores, com esta falta gritante de água, veem-se obrigados a pagar valores que variam entre os 200 e os 500 euros, para que as suas produções sejam regadas por meio de autotanque, tentando deste modo atenuar os prejuízos que já são elevadíssimos.
É necessária outra política para o sector. Os agricultores esperam e desesperam por soluções e por respostas. Não é com “pensos rápidos” que esta situação grave pode ser resolvida. É necessário um trabalho de fundo, estruturado, inclusive com apoios financeiros aos produtores por forma a resolver este grave problema de disponibilidade de água para rega."
Pelo Gabinete de Imprensa da CDU
Funchal, 06 de Novembro de 2019
Vejam bem os calos nas mãos que estes senhores do partido do maduro têm.
ResponderEliminarCuitados, todos jovens agricultores que querem regressar ao camo, cavar semear e regar é o lema deles....
Pira-te....vestir botas de água e deixar a camisa branca em casa e só vesti-la para ir à missa é rotina de vilões.
O que dá é ser funcionário do partido