sexta-feira, 24 de janeiro de 2020



A Gaiola das Malucas





Gil Canha


As afirmações do novo secretário regional do Mar, Teófilo Cunha, a propósito da aquacultura em gaiolas, fizeram-me lembrar um filme cómico, produzido em 1978 pelo realizador Edouard Molinaro, intitulado “A Gaiola das Malucas” (La Cage aux foles).
O filme conta a história burlesca dum casal Homossexual que é dono de um cabaré de travestis, em Saint-Tropez. Um dia, um filho dum deles anuncia que vai casar com uma jovem cujo pai é um importante político ultraconservador que faz questão de conhecer os pais do noivo. Para não estragar a felicidade do rapaz, os donos aceitam transformar o cabaré e residência anexa numa austera casa de família puritana, onde perdura a virtude e a castidade. E claro, para manter o embuste até ao fim, inventam a mais inverosímil argumentação.

Quando o senhor Secretário diz que a Noruega e a Grécia têm grandes infraestruturas de aquacultura no mar e que a Madeira também pode ter, esconde um facto muito importante: é que a Grécia e a Noruega têm milhares e milhares de quilómetros de costa, e não lhes faz falta alguma sacrificar algumas baías ou fiordes para encaixar as ditas gaiolas de piscicultura. No caso da Madeira, a nossa orla costeira é tão pequena, tão exígua, que só nos resta um pequeno segmento costeiro para instalarmos esses “galinheiros” de peixe, pois têm que ser locais minimamente abrigados e com boas acessibilidades. Ora, os locais mais calmos da nossa ilha, são precisamente as zonas onde existem mais estabelecimentos hoteleiros, mais atividades marítimo-turísticas e onde melhor se usufrui a paisagem oceânica.
Se os principais recursos naturais da nossa ilha são o turismo, a natureza e as nossas belas paisagens, não percebo nesta simples equação onde é que o senhor secretário quer meter as “suas” gaiolas e a “sua” poderosa indústria de peixe. Se o senhor acha que a fruição de vistas é uma coisa de somenos importância, e que até joga bem com as suas “jaulas”, então pergunte se algum turista gosta de apreciar o pôr-do-sol e ver o astro-rei a desaparecer por detrás dos “seus galinheiros” de peixe. Se na Côte d'Azur, na costa Amalfitana, em Corfu, nas Bahamas, ou em frente à ilha de Nikonos, na Grécia, os governos autorizam os empresários a instalar aquacultura. Pergunte!
Mas atenção, não o quero ofender quando digo que existem semelhanças entre a sua argumentação piscícola e o embuste criado pelo casal de travestis para enganar os pais da noiva, no referido filme, não estou de maneira nenhuma a insinuar nada de grave. Estou somente a dizer que há gente que inventa os argumentos mais engenhosos e estapafúrdios para vender o seu “peixe” e camuflar as suas intenções, como é este o caso. 
Mesmo que alguma mente malévola ache que estou a meter o CDS/Madeira nisto, desengane-se. Aliás, como expus no início, o casal de travestis do filme transformou o bordel homossexual numa respeitável casa de família, com oratório e tudo. Ora, com o CDS é precisamente ao contrário. Transformaram um partido recatado, ligado à democracia cristã e aos princípios sagrados da família, da moral e dos bons costumes, num verdadeiro bordel espanhol, onde vale tudo: desde a chantagem, promiscuidade com cão e gato, decadência cívica e moral, até à corrupção de princípios e prostituição com os poderosos.  
 Nestas coisas convém esclarecer bem as coisas para não haver dúvidas nem más interpretações. 

64 comentários:

  1. Muito bem, tudo agaixadinho e de cú para o ar em honra dos AL e dos grupos hoteleiros! Viva a economia dos ordenados mínimos do senhor Gil e senhores do cacau! Emigrem palhaços, esta ilha é dos estrangeiros e das elites papalvas.

    ResponderEliminar
  2. O Festas da Ponta do Sol , o grande defensor das gaulas da Ponta do Sol mente com quantosdentes tem na boca...na Assembleia Legislativa nao abriu a boca contra o colega santaneiro....cuitado porque não se demite !

    ResponderEliminar
  3. O Sr. Secretario Teofilo do Mar e pescas que leve as gaulas para santana

    ResponderEliminar
  4. O Secretário farmacêutico dos peixes que instale as gaiolas na Rocha do Navio em Santana. Ficava bem na paisagem para demonstrar a cambada de matarruanos que se apoderou do poder através das jogadas mais promíscuas que existe na política da mamadeira!

    ResponderEliminar
  5. Santaneiro farmaceutico tem cuidado!! os PONTASSOLENSES , não dormem ...leve as jaulas para Santana!!!

    ResponderEliminar
  6. Dr Teófilo, siga o conselho do Agostinho Gouveia do PSD e vá para Santana governar a Câmara (segundo consta estava a fazer bom trabalho) ou então vá fazer ou que tão bem sabe fazer que é vender remédios. Nao queira ficar na história,causador da calheta mudar de cor.
    Bem,meteram-lhe uma batata quentinha nas mãos.
    Outra coisa não menos importante.
    Nos momentos decisivos e importantes para a região o presidente nunca está,já é mais que sabido. Proponho que no encerramento da proxima discussão do orçamento se faça uma festa da poncha,um beberete ou até uma sessão fotográfica para as revistas cor de rosa.

    ResponderEliminar
  7. Gaulas, quais gaulas?! Jaulas... parece-me.

    ResponderEliminar
  8. Há prá qui um matarruano que acha que os tanques de peixe só estragam a vista dos turistas, eu vivo na Ribeira Brava e não gosto nada de ver essas m..das no mar, ou não sou gente carago?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Onde andavas quando instalaram as jaulas na ribeira brava? Porque não abriste o bico? Querias que os outros falassem por ti? Se não abriste o bico não mereces mais nada se não "apreciar" as jaulas

      Eliminar
  9. O Secretário tem um irmão a trabalhar para os Sousas! Há alguma coisa a ver com a outra?

    ResponderEliminar
  10. Enquanto não encherem a ilha de betão e o mar com aviários de peixe não descansam. Deus entregou uma ilha bela a um bando de vilhões.

    ResponderEliminar
  11. Canha estás a ser bondoso de mais, o CDS está pior que a casa da ratada.

    ResponderEliminar
  12. A caracterização do CDS em bordel está divinal.

    ResponderEliminar
  13. As festas da Ponta de Sol com barulho estrondoso até de manhã afastam mais turistas que as jaulas. Perguntem aos hoteleiros e aos donos de alojamento local. Mas festas não querem acabar porque vão dando música ao povo e sacando uns votos

    Autarcas da Ponta se Sol (e outros), não sejam hipocritas!

    ResponderEliminar
  14. Gostaria de perguntar à presidente da Camra de Pknta de Sol se em vez de umas gaiolas irrelevantes que mal se vê, que fica pouco acima do nível do mar, lá fossem instaladas umas gigantes torres de perfuração de petróleo com queria o não sei quantos Eiras, guru do Mar do PS, ex futuro secretário regional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens mas é uma perfuração no cérebro....

      Eliminar
  15. O ruizinho das Festas esteve calado na Assembleia enquanto o farmaceutico falava de douradas e gaiolas , assunto que não domina , recebeu aquele presente envenenado do Humberto , "as ovas o anterior já comeu" este ficou com as escamas e não sabe o que fazer....O Agostinho do Loreto tem razão! Vá vender remédios é o que sabe!

    ResponderEliminar
  16. O DN de hoje trás noticia das obras do Padre Paulo!!! Demolição das megalomanias do Pároco. Já agora Célia! O seu antecessor não tem nada com aquilo? Julgo que é um caso de Policia!!! Mais um entre muitos! Homenzinho qualquer dia faz mais um post no perfil do face , a exemplo das gaiolas.... lava as mãos como Pilatos!!! Veremos!

    ResponderEliminar
  17. Muito bem Sr Gil Canha. Texto fabuloso!

    ResponderEliminar
  18. O madrugador das 06:46 escreve que "gaiolas irrelevantes que mal se vê". Que mal se vê?!!! COMPRA UNS ÓCULOS babaca... para ti o Savoy também mal se vê, Não?!!!

    ResponderEliminar
  19. Hilariante ver os hipócritas do Psd e Ps que durante tantos anos viram ou contribuíram para o rebentamento urbanístico da Calheta e Ponta do Sol, sem nunca abrirem a boca para dizer nada, estarem agora preocupados com impacto negativo no turismo da aquacultura. Só mesmo à martelada com essa cambada de tontos!!!

    ResponderEliminar
  20. Este aviador de receitas vem esfomeado e atira-se logo a comissão. Pelos vistos somente o ordenado princepesco não lhe chega e Quer ganhar em 4 anos para o resto da vida, só que no eixo Ribeira Brava/Calheta muita rocha cai e por vezes poderá encontrar um mau caminho. Vai cagar ordens para a tua terra seu.....

    ResponderEliminar
  21. O CDS nunca foi uma casa recatada foi sempre casa de lanterna vermelha. Há muito que a Madame JMR e a Barreta venderam o partido aos Sousas.

    ResponderEliminar
  22. oh 25 de janeiro de 2020 às 06:51
    O problema NÃO está na INSTALAÇÃO das gaiolas … mas sim no LOCAL onde serão instaladas ….junto à costa com FORTÍSSIMO IMPACTE VISUAL NEGATIVO EM ZONA NOBRE DA ORLA MARÍTIMA!!! Um arranha-céus(que os há e muitos)terá certamente um impacte visual negativo se erguido num local rodeado de moradias!! Provavelmente a GANÂNCIA pelo menor custo na instalação, manutenção e exploração… e daí o MAIOR LUCRO possível faz com que as gaiolas não sejam instaladas LONGE DA COSTA FORA DO HORIZONTE VISUAL DE QUEM ESTEJA EM TERRA!!!...

    ResponderEliminar
  23. Desde que José Manuel Rodrigues se foi amancebar com os sousas para arranjar os referidos "tachinhos" para as suas meninas, e desde que esteve ao lado de Paulo Cafôfo quando os Sousas cercaram a CMF para expulsar o vereador Gil Canha, em 2014 eu vi nessa altura que o CDS se tinha transformado num bordel espanhol. Não é por acaso que passaram de 7 deputados para 3. E No próximo acto eleitoral se mantiverem um, já é uma grande vitória.

    ResponderEliminar
  24. Este Teófilo caiu que nem um pato.
    Ficou com uma das porcarias deste PSD. Então ser presidente de uma autarquia não tem mais valor que secretário de uma tutela? Burrice.
    Os do PSD esfregam mãos de contentes por passar esta materia e deixara bomba rebentar no cds.
    Porque nao metem as jaulas em Machico, caniçal,porto moniz? Nao mandam nada lá?
    Câmara lobos? Lá manda Pedro coelho e com esse nao se metem.
    Meteram em ponta sol na altura do festas, e agora?
    Calheta o povo ja acordou e a laranja já está a azedar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até mete dó com tanta ingenuidade. O Humberto é qie se safou, pois sabia a confusão que seria s questão das " jaulas". O Teófilo foi " enjaulado". Mas é assim a dede de poder.

      Eliminar
  25. Acho muito bem o investimento na aquacultura.
    É longe da costa, não tem implicações com as populações que usufruem do mar, o impacto visual e nas espécies marítimas locais é diminuta.
    Pelo mundo fora é o que se faz, e para preservar as espécies é a solução. Mais de metade do peixe consumido já é proveniente da aquacultura.
    Essa tanga dos turistas e de meia dúzia de incomodados é apenas politiquice, a ver se tiram dividendos eleitorais com isso. Nada mais.

    ResponderEliminar
  26. Só uma correção: não é santaneiro,mas sim de São Jorge.Faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  27. E o vale da Ponta do Sol que o Rui Marques transformou em estaleiro de obras? Os turistas adoram passear na Levada Nova e dos Moinhos e ver aquele vale entregue a aterros, sucataria e contentores.

    ResponderEliminar
  28. O Diogo da Rochinha anda calado! Deve estar a tramar uma das suas .... a Estalagem é bastante prejudicada com a instalaçao das gaiolas...

    ResponderEliminar
  29. Estes elementos do CDS que estão no governo são muito fraquinhos, sem estofo e falta de maturidade para não dizer do outro que tem falta de ética. Por aqui se nota que muito que uma lagartixa queira chegar a jacaré é muito, muito difícil. Só se for o Mário Pereira que se salve no meio desta burrice franciscana.
    Estão a se enterrar e levar consigo o PSD que quando der por si já vai ser tarde e será levado neste trambulhão. Muita gente já está descontente com este governo e nas próximas eleições irá se refletir e o PSD vai levar a mesma banhada que levou há 4 anos.

    É complicado quando algumas pessoas se veem com as chaves da casa banho e tentar espernizar sem sentido por tudo o que é canto.

    ResponderEliminar
  30. Os vilhoes mansos da Ponta do Sol vão comer com as jaulas do Teófilo sem abrirem o bico!

    ResponderEliminar
  31. por forma a minimizar ao máximo o efeito da poluição visual das "jaulas da aquacultura" e por outro lado garantir ao máximo a segurança das mesmas (com pouco dinheiro se adquire um drone comandado a partir de terra e capaz de transportar uma bombinha que lançada numa jaula causará certamente muito prejuízo)deveriam ser instaladas longe de terra em zona considerada off-shore.

    ResponderEliminar
  32. As gaiolas vão servir para essa cambada ser metida lá dentro, aqui vamos ....

    ResponderEliminar
  33. Vilão manso é a tua avó seu lancha baboso!

    ResponderEliminar
  34. Porquê que o srº secretário vem defender as jaulas? Porque é para servir a Jerónimo Martins dona do Pingo Doce! E esta gente agacha-se aos grandes tubarões da economia. Não pensam no futuro da sua terra, mas sim na ganância imediata do lucro! Cambada de vilões que votam sempre PSD, PS e CDS!

    ResponderEliminar
  35. O que estavam à espera? O CDS é um camaleão que muda conforme os ambientes.

    ResponderEliminar
  36. A Madeira tem tanto mar. Porque razão querem colocar junto à costa?

    ResponderEliminar
  37. Sr Teófilo Cunha não se deixe enredar.O Sr estava a fazer um ótimo trabalho como presidente da Câmara de Santana!Para que aceitou ser secretário senhor!!??
    Muito bom texto do Gil Canha.

    ResponderEliminar
  38. Será que com essas jaulas todas haverá alguma para o ruizinho das Festas?

    ResponderEliminar
  39. 11.19,
    Junto à costa? As mais próximas de terra estão a 800m.

    ResponderEliminar
  40. Não há jaulas destas para meter os nossos tubarões mamões monopolistas protegidos pelo CDS?

    ResponderEliminar
  41. oh, 26 de janeiro de 2020 às 16:27
    meu drone atinge um raio de 1500m ...

    ResponderEliminar
  42. 12.08,
    Pois então vai brincando com ele.

    ResponderEliminar
  43. quando começarem com o defeso da captura da espada , cavala , chicharro ai é que vamos ver o que estes iluminados vão comer

    vaiam comendo tudo aieito e quando faltar vão se arrepender mas ai já será tarde

    produção em gaiola não tem defeso , pode-se produzir todo o ano preserva as outras espécies reduzindo o numero de capturas

    Meus antepassados também diziam que comida congelada era o diabo , frigorifico era o diabo, cozer no fogão era o diabo, andar de saia era coisa de Put@ o mundo evoluiu ainda bem

    meus netos dirão porque não começaram a produzir em jaulas a mais tempo hoje poderíamos ver os cardumes no mar

    ResponderEliminar
  44. O engana cristos das 16:32 vem meter medo com o defeso. Na Madeira a nossa pequena frota artesanal não dá cabo dos stokes, quem dá cabo são os mamões de fora. O caso das jaulas de peixe é o impacto negativo, é igual que meteres um cemitério em frente da tua janela ou abrires a porta e no teu jardim teres uma mini fábrica de fazer aguardente.

    ResponderEliminar
  45. Os vilhões da Ponta do Sol e da Calheta vão levar com o peixe do Teofilo e nem vão abrir o bico. Enfia o barrete vilhão de orelhas do CDS/PPD e continua a votar neles.

    ResponderEliminar
  46. "tentar lavar cabeças a burros é perder tempo e gastar sabão"!!!
    Façamos uma comparação com as TORRES DE PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA EÓLICA … manda o BOM SENSO que as mesmas sejam instaladas longe dos aglomerados populacionais por motivos do IMPACTE VISUAL NEGATIVO...só um mentecapto pensaria em instalá-las junto dos consumidores evitando grandes extensões de linhas desde as referidas torres até aos consumidores … CONCLUSÃO: admite-se a instalação das GAIOLAS DE AQUACULTURA longe da vista a partir de terra …

    ResponderEliminar
  47. 20.27,
    Então no teu caso é um gasto de sabão.

    ResponderEliminar
  48. Canha acertaste em cheio, o CDS é uma gaiola das malucas, até a Madame Rodriguez já preside à Casa de Loucos.

    ResponderEliminar
  49. oh 27 de Janeiro de 2020 às 21:13

    fui ao supermercado...comprei um balde de sabão...e vou perder um bocado de tempo contigo.
    Segue este link:
    https://www.google.pt/search?q=energia+eolica+offshore+portugal&safe=active&sxsrf=ACYBGNSMlg-E3WHN2aO41wq_oVFqkDalaw:1580203866480&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi_iomR_qXnAhVLLVAKHWrYBmAQ_AUoAXoECAwQAw&biw=1368&bih=792&dpr=2#spf=1580203894542

    facilmente poderás comprovar que o que afirmei (GAIOLAS DE AQUACULTURA SIM...MAS LONGE DA COSTA...EM OFF-SHORE)tem a sua lógica.
    Caso NÃO entendas, resta-me lamentar o sabão e tempo perdidos

    ResponderEliminar
  50. 09.39,
    Tu lá sabes como gostas de desperdiçar sabão.
    As gaiolas estão suficientemente afastadas da costa. Vi na Noruega, um conjunto enorme de gaiolas de aquacultura que não distavam mais de 200m da linha de costa.
    E estas que existem na Madeira, não incomodam nem têm impacto na vida das pessoas.
    Isto é tudo politiquice, e uns autarcas que querem fazer o discurso populista do politicamente correcto. A prová-lo está o facto que as gaiolas de aquacultura do Caniçal não levantarem qualquer polémica. E até estão mais próximas da costa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas reclamações por causa das jaulas na baía de Abra. Sabias? Ou queres mais sabão?!

      Eliminar
  51. Fui enganado O meu voto não vai mais para o CDS estes ainda são mais sôfregos que os PPDs.

    ResponderEliminar
  52. O secretário das couves e das batatas de Santana voltou a defender as jaulas de peixe. O tipo não tem emenda.

    ResponderEliminar
  53. 12.14,
    Poupa o sabão para ti. Pareces necessitado, embora seja um desperdício.
    Quanto à aquacultura da Baía d'Abra, nunca se viu qualquer contestação pública, nem da câmara, nem de qualquer outra entidade.
    Onde estão essas reclamações?

    ResponderEliminar
  54. Voltando à lavagem, o anónimo das 9.32 diz que não há reclamações. Sou guia de montanha há muitos anos (27 mais precisamente) e muitos turistas que levo à Baía de Abra dizem que a baía é lindíssima e selvagem mas que as gaiolas estragam o postal/foto e que deviam ser tiradas dali, um alemão disse-me
    -Imagine que vais tirar uma foto ao Taj Mahal e tem ao lado um Mac Donald´s. A foto ficará irremediavelmente estragada - Lava

    ResponderEliminar
  55. Concordo com o lava a cabeça a burros, nem mais, estes gajos rebentaram a ilha com betão e agora vão rebentar o mar com jaulas de peixe.

    ResponderEliminar
  56. 22.34,
    Claro que concordas. Também é um desperdício de sabão nessa cabeça.

    ResponderEliminar
  57. 12.07,
    Continuando no desperdício de sabão.
    Tu és guia de montanha, e eu ando com turistas no mar.
    Nas visitas aos mares do Caniçal, nunca nenhum me reclamou das jaulas da piscicultura.
    A mim disse-me um norueguês: "no meu país temos destas jaulas mais perto da costa. Vocês conseguem te-las mais longe, numa actividade que é essencial para a preservação das espécies nos oceanos, e no abastecimento de peixe para consumo".
    Como vês há turistas para todos os gostos e todas as opiniões.

    ResponderEliminar
  58. Andas com turistas no mar?! Andas é na gaiola das malucas do peixe!

    ResponderEliminar
  59. 00.05,
    Antes isso que numa manjedoura a comer palha como tu.

    ResponderEliminar