sábado, 10 de abril de 2021

 


 PICA-MIOLOS 

 (8) 



Luís Calisto                                                                                             



Operação Marquês de Pombal






Vamos esperar para ver

o entendimento do VAR

 


Como vai esta "Justiça", o sistema mais justo em Portugal para decidir tanto os mega-processos como os processos dos pilha-galinhas ainda há-de ser o velho 'moeda ao ar'. E é para não irmos à conversa de tasca sugerindo uma resolução dos processos à 'milhada'. A Justiça merece respeito!


Neste tempo de pandemia que mantém anestesiados o povinho e a classe política tão recheada de nulidades, perguntam-me alguns Leitores se estou com receio de comentar a nulidade total a que o nosso conterrâneo Ivo Rosa reduziu o MP ao detectar nulidades processuais e investigativas nos cento e tantos alegados crimes da Operação Marquês.

Não, não se trata de receio. Acontece é que desde há muito passei a encarar a Justiça como um passatempo que todos temos o direito de usufruir, já que somos nós todos a pagar as aventuras deles - os protagonistas da 'Justiça à portuguesa' -, e então o espectáculo é de aproveitar.

Assim, depois da refrega de ontem, depois de telever 3 horas de leitura da cartilha de Ivo Rosa na disciplina MP, achei melhor esperar para ver o que sai da próxima diligência, praticamente agendada para a Relação, transformada numa espécie de Cidade do Futebol dos conflitos judiciais. 

Vi Sócrates falar aos jornalistas, logo a seguir à extensa oração de sapiência pelo nosso Ivo -, e percebi-o radicalizado na convicção de que o jogo estava ganho, pese o extenso caminho que aqueles 6 processos de branqueamento de capitais e falsificação de documentos ainda o farão palmilhar.  

Vi uns especialistas da matéria reagirem àquela tarde bem passada radicalizados na crença de que Sócrates devia estar 'apanhado' por não perceber que a partir de ontem está completamente 'arrumado' para a sua vida pessoal e para um hipotético regresso à política - isto quando o homem entrou no tribunal com 30 e tantos crimes sobre a cabeça e saiu de lá com apenas 6, nenhum destes do âmbito da corrupção, pelo menos por ora.

Num contexto destes, quem é que se mete naquela peixeirada?

Quem é que entende uma disparidade daquelas entre agentes da mesma Justiça?


O campeonato 'Ivo FC' vs 'Alexandre MP' ameaça invasão de campo; quem é que arrisca estar próximo?

Eu não, depois do que senti da parte da "Justiça à madeirense" que deu suporte ao poder político regional durante 40 anos para proibir a liberdade de imprensa na Tabanca. Já agora: parece que depois dos tais 40 anos se mantém a mesma melodia salazarenta. A 'Justiça' que temos aí está a proteger, pelo menos é o que se ouve, os barões do antigamente mas também aqueles que acusavam o velho regime da Madeira Nova (com razão) de condicionarem os jornalistas - para agora esses neófitos oportunistas, detentores de uma côdea de poder, tentarem calar os jornalistas que não lhes aparam o jogo. Parasitas armados em esquerdistas cuja trama se resume a tomar o lugar dos antigos rivais para também beneficiarem do sistema.

A Câmara do Funchal é um manancial de truques, apostada que se mostra em conservar o espírito de 'albergue espanhol' da falida, ruinosa e cadavérica Frente Mar.


Em suma, esperemos pelo VAR. Se o caso Sócrates seguir depois para sucessivas consultas aos VARes das instâncias superiores, abrevie-se a saga: moeda ao ar.

Mesmo aqui na Madeira, começo a pensar que a 'moeda ao ar' é uma solução a levar em conta. É que cada VAR que se segue normalmente porta-se mais perigosamente do que o anterior.

Não vou cair na baixeza discursiva de colocar como hipótese um campeonato de 'moedas' ('milhada' em Madeirense) Ivo-Alexandre; Sócrates-MP.

Pois.

Enfim, caros Leitores, um Marquês de Pombal dava um jeitão para varrer uns pseudo-importantões que se insinuam nestas caricatas 'operações marquês'.

E que é que uma pessoa pode escrever sobre essa coisada toda?

18 comentários:

  1. Tanto latim para concluir que um líder messiânico é que resolvia o problema da corrupção em Portugal? Diga-nos um líder messiânico (eufemismo para ditador) que não tenha explorado o seu povo e beneficiado o seu círculo próximo de familiares e amigos. Convém apontar soluções para os nossos problemas, mas soluções que não nos tornem a vida ainda pior do que já é.

    ResponderEliminar
  2. o diario esteve sempre certo socrates era um santo e nos aqui é que eramos maus

    ResponderEliminar
  3. A justiça em Portugal está feita para safar os corruptos e condenar os pilhas-galinhas! Veja-se os casos de corrupção aqui na mamadeira que foram para o caixote do lixo. E o zé povinho a pagar ordenados principescos para estes tipos estarem ao serviço dos poderosos!

    ResponderEliminar
  4. Perdoai-os Senhor....
    Quem diria, que quem ia perdoar os pecados deste inocente e sua virgem trupe, era o nosso Santaneiro
    O Meritíssimo Alexandre e o MP foram lançados à fogueira e quem sabe, ainda o compadre jodé pode vir a chamá-los na quarta feira pela noite dentro ao pelourinho.
    Veremos.....

    ResponderEliminar
  5. Estes rosas, nunca ganharam nada na sua parvónia,
    Sempre estiveram ao lado desde 74 destes mártires e inocentes.
    É mesmo o milagre dos Rosas
    Será que na nossa ilhota também farão outro feitos? No arco de S. Jorge?
    Valeu a pena os nossos capitães terem prendido a PIDE e ficarem a ver crescer as roseiras para darem estas flores
    O Mário às 22h da noite de Sexta Feira ainda não tinha conhecimento deste milagre?
    Que grande frete este fez.
    Caiu-lhe o umbigo, só lhe faltou beijar o roseiral

    ResponderEliminar
  6. Com as sobrancelhas aparadinhas, só faltou o dedal no dedo para virar tanta folha.
    Oh que trabalheira
    Já mais de 100 mil fãs querem levá-la à cabeleireira
    Maldita da pulga...já dizia o Maxi
    Ao levantar todos aqueles arrestos só lhe espera o panteão.
    Missão cumprida pelo Sargentão e a sua virgem moreninha
    Ainda vai em 100 mil, mas ainda falta os outros 400 mil do CHEGA
    Será que este feito histórico dará inspiração ao VENTURA para chagar ao milhão?

    ResponderEliminar
  7. A esquerda Madeirense sempre esteve ao lado dos piores vagabundos , socrates foi só mais 1

    ResponderEliminar
  8. Este pessoal tem inveja de não ter um amigo como o Carlos Santos Silva, e de não ter uma mãe com um cofre com tanto dinheiro em notas como o Sócrates tem. Essa é que é essa.
    Mas, como diz o Calisto, é preciso esperar pelo VAR, que, diga-se de passagem, não tem sido nada favorável às decisões do nosso Ivo.
    E é bom não esquecer que os crimes de branqueamento de capitais têm uma moldura penal até 12 anos, pelo que o Sócrates não tem muita vitória para cantar.

    ResponderEliminar
  9. É nomear o juiz Rosa para todos os processos de corrupção de detentores de cargos públicos. Assim todos os intervenientes ficam contentes e o contribuinte é que se lixa. Albuquerque, faz figas!

    ResponderEliminar
  10. 8.30 e cafofo como é do mesmo partido tem prioridade ...o monte não esta esquecido

    ResponderEliminar
  11. Mas que trabalheira para certos humanos
    Pintam o cabelo, ajeitam as sobrancelhas, dão verniz nas unhas e olham para o seu lado direito e lá vão dizendo, com um braço sobre o outro "Toma que vai disto"
    Chegou a vez de agradar ao meu líder, à minha chefona e ao meu colega de comboio
    Na minha aldeola, nunca tinha andado no meio de gente tão graúda.
    Destes venham muitos

    ResponderEliminar
  12. O Alves dos Reis teria muito que aprender com este menino Sócrates.

    ResponderEliminar
  13. Cada povo tem a justiça que merece. No nosso caso, como o povo é na sua maioria semianalfabeto merece bem um juiz deste calibre.

    ResponderEliminar
  14. E o Coelho já foi preso? O pobre diabo denunciou os corruptos e não teve direito a um Ivo Rosa nem nada que se pareça. Para os pata rapadas é a lei pura e dura.

    ResponderEliminar
  15. Eh,eh... boa, o sr. Coelho vai preso e não roubou nada até pelo contrário. Isto é uma justiça de mer*** que está feita para proteger os ladrões e os corruptos.

    ResponderEliminar
  16. O coelho também se safou por ter um amigo daqueles

    ResponderEliminar
  17. O coelho reclama muito dos juizes mas se fosse eu a dizer tão mal deles como 0 coelho tem feitos estes anos todos ja estava dentro a muito tempo.

    ResponderEliminar
  18. O homem das pescas também anda de guarda costas do seu conterrâneo. Isto vai ser bonito até Outubro.
    Calculem aqueles 5 marretas que meteram aquela generosidade do Chega ao bolso, andarem atrás da pocinha e da pedrinha
    Estamos bem entregues nas mãos destes safados
    Razão tem a Sarinha madanela, em se afastar deste ninho de cobras
    Estão loucos para lhe darem uma dentada na próxima oportunidade, mas ela tem estaleca para se defender e não alinhar em jogatanas

    ResponderEliminar