Dia da Região sem foguetório nem fanfarra,
mas
com os mesmos regedores
e cabos da freguesia
Dirigi-me hoje à baixa do Funchal, para sentir e ajuizar a comemoração do Dia da Região na era Blue Establishment.
Como no ano passado, nada digno de registo, à imagem da pegajosa sensaboria da Madeira pós-Nova, nem carne nem peixe. O cenário das forças em parada, em cima do aterro/Cais 8, mau grado a presença bem civil de chefe Albuquerque, não atraiu povo à praça.
Então, em busca de motivo digno de fio condutor a um apanhado de circunstância, depara-se-me José Manuel Coelho a montar o seu número da prisioneira por delito de opinião, em cena vai para algum tempo, conforme reparavam os pingados mirones frente à Assembleia Legislativa.
Na zona do costume, o cenário habitual.
Mais abaixo, Mário Gouveia, o nosso Màrinho da TVI, preparava um directo com Miguel de Sousa, aposto que para falar da Autonomia perdida e da Lei Miguel de Sousa que chegou a pairar sobre o CINM. Como a Tabanca, causas que já morreram, embora continuem mal enterradas, como dizia o outro.
Tudo sob o olhar bem disposto de Fafá, a mocinha brasileira que vem ao Chão da Herdade irradiar frescura, com o seu reconhecido prestígio que vai ao ponto de mandar o mítico Galáxia para baixo do cartaz.
No lugar do costume, a autoridade do Turismo embandeirada simbolizava os cuidados com todas as actividades que de algum modo possam implicar com o melindre do sector. Como veremos já, pois...
...Pois então, lá estão eles a ultimar as coisas para a sonhada reabertura do Golden Gate.
À falta de melhor programa na cidade em Dia da Região, os preparativos da simples inauguração concitam as atenções da reportagem. Para encher. Mas a verdade é que os transeuntes, sobretudo os mais velhos, já 'engatavam' com o monumental projecto. É que as movimentações em cima da calçada no cruzamento da Arriaga com a Zarco, se tornavam mais intrigantes minuto a minuto.
Desde logo, pelo espaço da parte da esplanada que desce a Zarco, agora muito menos acanhado que no tempo de uma só fiada de mesas rente à parede. Claro que a 'faixa de rodagem' de peões fica mais acanhada, mas é coisa de vasos comunicantes. Lá se vai meia avenida!
Sobretudo, concitava atenções a cerca montada à volta do terreno conquistado pelo Golden à calçada portuguesa do povo ("É tudo deles", disseram várias velhotas de passagem). Uma cerca feita de floreiras a brilhar de verde - do metal e da planta serrana. Ficará essa vedação ali ou será só para a inauguração de mais logo? Um dia amanheceremos com a estátua de Zarco dentro da cerca?
O gerente orientava os trabalhos, dizendo: "Não gosto destas aberturas assim!" Toca a meter mais floreiras e mesas para estreitar as passagens. O que não joga muito com a informação que lemos praí anunciando a livre participação do povo na cerimónia de inauguração.
Parecendo ouvir as nossas angústias, surge um homem com uma ponta da meada na mão.
Atrás dele e da ponta da meada, vem a própria meada, esticando corda a toda a volta da cerca, entrando no rabo da agulha das hastes metálicas devidamente encaixadas nas floreiras.
Vinda da Arriaga, lá vai corda pela Zarco abaixo!
De repente, lembrei-me do ruído público quando da sorrateira jogada do Ritz para 'papar' placa na Manuel Arriaga. Dei um pulinho para rever aquilo. Afinal, tudo continua a ser relativo. É falso que alguém esteja a pensar nos funchalenses de alto a baixo.
Logo à tarde, volto ao local do crime. Pode ser que corra uma coralzinha por conta do Dionísio.
Depois, daqui em diante, uma vez removidas cordas e cercas - se o forem - volta tudo ao ram-ram do funchalense. Julgava que teria saudades do foguetório de outros Dias da Região, afinal não.
Isto é um escândalo! Uma autêntica vergonha! Os empresários da restauração sabem que a CMF do sr. cafôfo não fiscaliza estas aberrações, por isso invadem o espaço público, como se aquilo fosse deles! Agradeçam ao facilitismo do sr. cafôfo! Nunca mais vejo o dia das eleições autárquicas para ver o que os Funchalenses dizem desta anarquia das esplanadas! Foi para isto que o sr. cafôfo expulsou o drº Gil Canha da CMF?
ResponderEliminarMuito bem observado, cafofo é engana mundos fo piorio, a 1 de Outubro leva o troco
EliminarPulhas!
ResponderEliminarMandam em tudo!
Mas é bem feito.
Tudo muito bem feito.
Madeira = coutada de 6 Patos Bravos + 1
Gostava de saber quanto é que o Golden paga à Câmara pela utilização daquele espaço público, se é que paga alguma coisa.
ResponderEliminarÉ de um exagero esta esplanada, para além da foleirice que são aquelas floreiras. Dos guarda-sóis, gosto.
Mas quem foi que vendeu aquele espaço, Os Renovadinhos do PSD ou o Cafofo?
ResponderEliminarCaro Calisto, pena ter esquecido e passar ao lado de tão grande acontecimento que se está a passar neste Dia Comemorativo da Região que são os BARQUINHOS VOADORES onde se espatifam e deitam dinheiro a voar.
ResponderEliminarTem razão
EliminarExiste alguma forma de culparmos a vereação anterior pela autorização desta aberração? Vá, temos que ser criativos. Não podemos deixar que o nosso querido Cafofo fique com responsabilidades nisto.
ResponderEliminarVergonha a forma abusiva como querem tomar conta do espaço/passeio publico.
ResponderEliminarcomeça aqui a queda do cafofo para as eleições de Outubro.
Onde anda a Violante e o esposo?
ResponderEliminarExactamente, onde andam esses craques a defender o património publico, embargar a ponte nova e impedir o seu uso por tempo indeterminado foram céleres, agora esta pouca vergonha, que cria um engarrafamento pedonal na zona, onde andam essas ratazanas
EliminarUma vergonha está tristeza de comentários por acaso não fica espaço para os peões passarem? Não fecharam a placa central p isso p ter esplanadas? Tudo vale p deitar abaixo o cafofo como se os renovsdinhos tivessem feito melhor na câmara enfim não há vergonha desta gente rasca
ResponderEliminarIsto é ridículo! Toda esta terra é uma anedota! Desde Savoys, a barcos voadores mas sem papel higiénico no hospital. Não há partido que se aproveite e muito menos gente capaz. As pessoas só se interessam por maldizer e votam por favores ou pq acham q conhecem este que é amigo daquele que conhece o que vai ser eleito. Isto é uma merdeira!
ResponderEliminarSe o encerramento da faixa sul da Avenida Arriaga foi para a transformar em esplanadas para dois ou três bares das elites, mais valia terem deixado a estrada como estava, aberta ao trânsito.
ResponderEliminarJá agora esperemos para ver se esta vedação na esplanada do Golden será só para manter os "patas-rapadas" longe dos vips no acto inaugural ou se se manterá para sempre...
O Canha foi posto na rua porque não era facilitista, Cafofo dá tudo e já autorizou o Bispo a fazer uma esplanada em frente à SÉ.
ResponderEliminarO Cafofo metia esplanadas à volta da Câmara e ovelhas no jardim municipal e ganhava as eleições. A viloada vota em tudo o que tenha orelhas e dentes sorridentes.
ResponderEliminaré uma vergonha está esplanada. quanto pagou ao Caroço?
ResponderEliminarOs Velhos do Restelo regressaram com as suas ideias a quererem ver a Madeira com casotas de somente 2 pisos e nada de esplanadas.
ResponderEliminarAté parece que não há espaço suficiente para passearem, tenho pena é que agora lá foi o espaço para a Barraquinha do Caldeira vender Poncha Martelada.
Nesta Terra é tudo o bota abaixo, a maioria desta população deve ser descendente de Arabes.
Gente que nunca saí deste buraco dá nisto, como dizia o Salazar, estarmos orgulhosamente sós.
A maior parte do tempo vi foi o proprietário juntamente com o Miguel Promessas Falsas.
E que dizer do Celebre/Bonito e Famoso Fontenário da Praça das Fontes que se transformou em Prateleira de Cozinha?
Pois sao mesmo uns patas rapadas, deveriam ser proibidos de vir a baixa nao acha?
EliminarE ninguém vai preso?
ResponderEliminarQuem critica alguma coisa nesta terra é um campónio invejoso e sem visão. Ou então tem alguma agenda política.
ResponderEliminarÉ assim desde o Jardinismo. E continua igual com os Renovadinhos e Cafofianos.
A ironia é que estas acusações são feitas na maioria das vezes por pessoas com algum tipo de agenda política, que saíram pouco desta terra, e que defendem obras que fazem-nos parecer campónios sem visão aos olhos de quem realmente os tem.
fecham a via publica , proíbem as pessoas de passar e a Camara de Cafofo olha para o lado , cheira a financiamento de campanha .
ResponderEliminarA Região Autónoma da Madeira é pensada para o turismo. Cada vez mais é a nossa fonte de rendimento, de emprego e inovação. É assim desde o último século. O Golden Gate é mais uma oferta de qualidade para quem nos visita e decide passar cá as suas férias. Há espaço para as pessoas circularem e precisamos de dar vida à baixa e isso acontecerá com mais oferta.
ResponderEliminarNada do que é feito agrada a todos. Uns gostam, outros detestam. É assim a vida em democracia.
Sim, ainda bem que abriu o Golden, mas nada de exageros, o dono comprou o estabelecimento mas não a rua. A esplanada está gigantes, ultrapassa a fachada do edifício e se ninguém diz nada ainda metem cadeiras e mesas em cima do Zarco. Cafofo o teu facilitismo vai dar cabo de ti! A mim não enganas mais... só a ver o Savoy dá-me vontade de vomitar.
ResponderEliminarÓ Zé Chico, dar vida à baixa é criar condições para as pessoas aí viverem, e não fazer com que as pessoas saiam do centro.
ResponderEliminaristo é qualidade de vida á medida da Figueira da Foz .e temos uma camara comandada por camarilha desta
ResponderEliminarPulhas , como disse Gil Canha eles pensam que a cidade é deles.
ResponderEliminarComeçaram pelo mercado e já se estão estendendo.
Havendo espaço para os peões a questão que se põe e se aquele espaço está a ser pago ou não à câmara?! E se está é necessário fiscalizar no sentido de verificar se não se estão a esticar...
ResponderEliminarA Violante e o Danilo estavam a tomar café no Golden.
ResponderEliminarPerguntem ao Cafofo....
ResponderEliminarPorque razão o Cafofo não mete esplanadas em frente ao gabinete dele na presidência? Com o Canha na Câmara estes gajos andavam pianinho. com o facilitista nem os fiscais se atrevem a contrariar o Cafofo.
ResponderEliminarDepois de Deixarem o Teatro e o do lado tomarem conta da placa, não vejo desculpas para não deixar este também.
ResponderEliminarO que se nota, infelizmente é que o dinheiro cada vez manda mais nos políticos. Há cada vez menos políticos com espinha. Enfim... a culpa depois é do povo. E é. Levanta-se para ir votar.
para quem gosta de criticar cafés com grandes esplanadas ainda antes de acabar o Verão teremos a da Penha d´aguia no antigo balcão da Tapa
ResponderEliminare ninguém diz nada do Miguel sousa....xxiiiiiiii
ResponderEliminarDisseram-me que no dia da inauguração o Iglesias andava lá com ar de dono daquilo tudo , será que para Outubro se vai mudar para chefe de mesa?
ResponderEliminarninguém comenta que no dia da inauguração um vadio cantou Grandula vila morena e disse um montam de baboseiradas e quase levou uma malha de quem estava perto
ResponderEliminarSe o Canha tivesse na Câmara esta esplanada tinha ido de cana. Cada vez percebemos melhor porque razão meteram o tipo na rua.
ResponderEliminar