![]() |
Maria Ganança, mulher do dedal e da agulha, mas também de armas. |
'FÉNIX' PENITENCIA-SE - Num escrito que aqui publicámos recentemente sobre a situação político-partidária na Ponta do Sol, citámos as candidaturas que na pré-campanha das autárquicas trabalham no terreno para desalojar a maioria laranja da Câmara. Porém, deixámos de parte a brava candidatura de uma mulher que, por sinal, muito admiramos pela coragem da sua luta, pelo desprezo que sempre votou a interesses pessoais e pela defesa do seu concelho, sempre presente na incansável actividade que desenvolve. Trata-se de Maria Ganança, candidata do Bloco de Esquerda, a quem pedimos desculpas pela involuntária injustiça, extensivas ao seu partido e aos Leitores em geral.
Com todo o gosto publicamos o justo e oportuno reparo de um Leitor ao nosso lapso. E, quanto à relevância de cada candidatura, esclarecemos que, para nós, à partida merecem-nos todas igual apreço. Passemos então ao reparo.
Maria Ganança, figura carismática da Ponta do Sol
"Caro Calisto: Faltou uma referência à candidata do BE. Porventura não tão relevante eleitoralmente mas, em minha opinião, muito mais relevante em termos políticos que os outros candidatos.
Maria Ganança, activista sindical e política e uma das mais importantes e carismáticas figuras do Concelho da Ponta do Sol e da Esquerda madeirense. Maria Ganança tem 66 anos, muitos eles de militância política e sindical, e participou nas principais lutas pela conquista de direitos das trabalhadoras domiciliárias, sobretudo bordadeiras, profissão que diz "ter muito orgulho" de também exercer.
Maria Ganança é uma das poucas pessoas vivas que participou na denominada Revolta das Águas, ou Luta das Águas, na Lombada da Ponta do Sol. Uma revolucionária, como gosta de se descrever, não hesitou em desafiar a ditadura e a PIDE quando, com apenas 16 anos, fez parte daquelas pessoas que lutaram para que a água de rega roubada aos agricultores da Lombada lhes fosse devolvida. Esteve também na Luta pelo pagamento justo da cana-de-açucar e fez parte do grupo de pessoas que "tomou conta do engenho do Hinton" tendo conseguido que a cana fosse paga a "5 tostões ao quilo".
Fez parte da Direcção do Sindicato dos Bordados, do Conselho Regional da União dos Sindicatos da Madeira e do seu departamento feminino. Fez parte de diversas parcerias internacionais tendo dado formação a bordadeiras na Madeira e em Cabo Verde. Esteve, em representação da sua estrutura sindical, na India na Turquia e noutros países aos quais ajudou a levar o nome do Bordado Madeira.
Maria Ganança é uma Mulher de muitas Lutas e que não vira a cara aos desafios. Candidata-se a um lugar na vereação da Câmara Municipal da Ponta do Sol por entender que o Povo deste Concelho não está representado dignamente nos órgãos de poder autárquico. O Bloco será a voz dos pontassolenses na Câmara e nos restantes órgãos de poder autárquico: "é a voz dos que, mesmo na adversidade e em tempos de dificuldade, não viram a cara à Luta!", diz Maria Ganança."
Sem comentários:
Enviar um comentário