Powered By Blogger

terça-feira, 5 de maio de 2015

GOVERNO


SUBDIVISÃO DE SECRETARIAS
ESTÁ A CRIAR MAL-ESTAR

Humberto Vasconcelos deitou mão ao central e sumptuoso Golden Gate. O Ambiente, principal vector da Secretaria original, debate-se com falta de condições de trabalho no edifício dos espelhos, ao Campo da Barca, para onde foi atirado. Há disputa: este técnico não sai daqui, aquele computador tem de vir para ali...


Humberto deixou-se fascinar pelo Golden...
...despachou Susana Prada para o exílio no Campo da Barca e retém os meios no seu edifício.
Chamava-se Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, no anterior governo. Miguel Albuquerque pegou nela, subtraiu-lhe duas direcções regionais e constituiu a Secretaria da Agricultura e Pescas. Mas, ao contrário do que se poderia supor, não foi o pelouro principal, Ambiente e Recursos Naturais, a ficar no edifício do Golden onde funcionou anteriormente. A Secretaria da titularidade de Susana Prada foi atirada para o edifício do antigo Equipamento Social, no Campo da Barca. A nova Secretaria, Agricultura e Pescas, é que ficou no Golden. Com o secretário Humberto Vasconcelos muito bem instalado no gabinete panorâmico bem situado nas alturas do histórico prédio, antes ocupado por Manuel António Correia.
O problema maior ainda não é o das instalações. É o da divisão de recursos humanos e técnicos pelas duas áreas. Humberto entende que precisa de manter no Golden todos os serviços existentes e então não deixa sair nada para o esvaziado Ambiente. É o que nos dizem quadros de uma área governamental neutra: os cabeças da Agricultura e Pescas acham que precisam da informática toda, dos equipamentos todos, dos profissionais todos.
Resultado: no Ambiente e Recursos Naturais tentam apenas, nestas primeiras semanas de governação, garantir os serviços mínimos, para evitar o colapso. As próprias tarefas administrativas vão sendo 'desenrascadas' num dos andares inferiores do edifício dos espelhos, onde se instalou a direcção do Ambiente.
Entende-se que cada secretário defenda a sua dama, porém é preciso pensar nos resultados globais de toda a equipa governamental.
Isto somos nós a dizer, sem perceber nada de função e administração pública. Mas percebemos como é que o Ambiente encara o estado de coisas: com azia aguda.


É uma ideia: Assuntos Sociais e Saúde podem funcionar como antes, dois em um

A subdivisão que deu uma secretaria da Saúde e outra da Inclusão também não está a dar frutos doces. 
Manuel Brito perfilou-se a toda a pressa para entrar na Vila Passos. A administração da Justiça (Jorge Freitas) teve de pegar em computadores e armários às costas para desamparar a loja em dois dias, atirando a bagagem para uma dependência no 2000.
Que se deu depois? Manuel Brito, novo titular da Saúde, entrou todo pimpão na Vila Passos e, ao observar melhor as antigas instalações de Brazão de Castro, reparou que afinal aquilo não era o que ele se pensava.
Não quero nada disto! - decidiu enfim.
Ora, para não voltar às anteriores instalações pagas da Rua das Hortas, até porque Albuquerque não lho permitiria, lá convenceu Rubina Leal a deixá-lo compartilhar, até ver, as instalações da Polícia, na Rua João de Deus, que antes ninguém queria.
E agora coabitam por cima dos calabouços a Inclusão/Assuntos Sociais e a Saúde. Imagina-se a confusão, não porque antes não fossem dois sectores em um, mas porque as estruturas se separaram e em separado devem ser montadas.
Mas... e se o presidente reparasse que afinal aquilo se resolve num pelouro só, como antigamente? Perdia-se o euromilhões?
Como simples director regional de alguma coisa, talvez Manuel Brito já se sentisse melhor na desprezada (mas paradisíaca) Vila Passos.


Manuel Brito não gostou da Vila Passos...



...e agora divide a Polícia com Rubina Leal.

19 comentários:

Anónimo disse...

O Humberto é o novo sultão da Arriaga.
Ele ainda vai "conquistar" o palácio de São Lourenço e instalar lá uma dependência do BadaBing versão XL

Anónimo disse...

Ahahah. E uma casa de alterne?

Anónimo disse...

O Albuquerque deu um tiro de canhão no pé ao convidar o seu amiguito para secretário. A agricultura e as pescas estão em maus lençóis. Gostava de perceber o que é que o betinho entende destes sectotes. Parece que temos um secretário a prazo...

Anónimo disse...

a ser verdade isso é uma pouca vergonha e só vaidades, ja não fazia sentido dividirem essas 2 secretarias agora
alguém tem que coloca ordem nisso e trabalharem em prol da eficácia.
Então o Dr. não foi fazer uma vistoria as instalações antes de se darem a essa maçada toda e depois não querer o espaço??

Anónimo disse...

Ja agora e o cenário montado na secretaria da educação. Aquilo e so amadores. Falar com algum diretor que saiba ou decida e mentira.por este andar o próximo ano vai abrir, nas escolas, la para o natal. Isto e que vao ser ferias grandes pa malta.

Anónimo disse...

O senhor Calisto deve gostar muito do Humberto.

Anónimo disse...

O MA sabe o que faz. Por isso tenho a certeza que ponderou bem antes de convidar qualquer pessoa para ingressar o seu governo

Anónimo disse...

"...E agora coabitam por cima dos calabouços a Inclusão/Assuntos Sociais e a Saúde"
Já agora: como? ..."lado a lado"?..."quem fica por cima e quem fica por baixo"?...

Anónimo disse...

Sr. Calisto, não faz sentido esta sua afirmação "(...) ao contrário do que se poderia supor, não foi o pelouro principal, Ambiente e Recursos Naturais, a ficar no edifício do Golden onde funcionou anteriormente. A Secretaria da titularidade de Susana Prada foi atirada para o edifício do antigo Equipamento Social, no Campo da Barca (...)".
E passo a explicar:
1) Não acho que o Agricultura e Pescas sejam pelouros menos importantes para a nossa população do que o Ambiente e Recursos Naturais, pelo contrário são áreas com grande peso na nossa economia.
2) Os serviços da DROTA - Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente, já há largos anos que estão sediados no edifício do Campo da Barca, isto desde os tempos do anterior Governo... Logo faz todo o sentido que o "resto" do pessoal afecto à nova Secretaria também transite para o "edifício dos espelhos".

Luís Calisto disse...

Concordo com a sua argumentação, até porque, estando decidido, há pouco a fazer.
Mas o problema do momento é o que se refere na peça: a grande confusão para distribuir recursos humanos e técnicos e ainda equipamentos pelas duas 'novas' secretarias.
É unânime que a confusão assentou arraiais naquelas bandas.
LC

Anónimo disse...

Os comentários aqui relatados, ao mesmo tempo que preocupam, também encerram algum humor. Senão vejamos: Sultão da Arriaga; Beiças de jaca; Rainha de Inglaterra e finalmente a Rainha do Congo, são alcunhas engraçadas. A Rainha do Congo(a mais bem conseguida) transporta-me para os tempos em que a mesma se atrevia, como uma louca, no mundo do futebol de salão e então era vê-lo aos gritos por vezes lancinantes, tal era o exagero quando sofria falta, que para os demais atletas eram apenas cócegas.Esses tempos para lá ficaram e agora evite algum entorse matreiro nas novas lides

Anónimo disse...

Tenho que concordar com os da 21:15!! lool

Anónimo disse...

Crónica do Sulttão da Arriaga.
O sultão da Arriaga e o seu fiel pajem (agora chama-se chefe de gabinete) de nome Alibaba,reuniram com tema na agenda:
Comprar sapatos de campo. O Sultão pretende andar no terreno como é seu apanágio e gaudio.
Aqui transcrevemos a ordem captada por um microfone colocado à surrapa num local secreto ««« comprar botas««««« consultar marcas dignas«««««sim«««Timberland»»»»XXXXX«««««Berg»»»» como?««««A Armani não fabrica botas de campo»»»»? Ajuste direto«««

Anónimo disse...

hihihi. Sim porque o chefe de gabinete alina a foi habituado a usar sapatos de marca em criança tipo pata rapada. hihihi.

Anónimo disse...

Saberå??? A ver vamos

Anónimo disse...

O sr. Brito que fosse com o seu staff, alguns deles do tempo do grande Jardim Ramos, portanto habituados a fazer porcaria, à Vila Passos antes de decidir fosse ou que fosse. Agora andamos nós contribuintes a pagar impostos para estes nabos que nem escolher um espaço para albergar 25 pessoas máximo, conseguem. E vão saber o que fazer com a estrutura pesada que é a saúde. Eu se fosse o sr. Albuquerque dava um chega. E os pobres da direcção da justiça a mudarem-se à pressa, sem nenhum plano. Parem de brincar às casinhas e trabalhem.

Anónimo disse...

É inadmissível! O povo devia se juntar e ir contra a divisão destas secretarias...o sr Albuquerque parece que queria pagar favores e a solução foi essa...já fiz muito em campanhas e nunca exigi nada...deve ser porque não dei dinheiro a ganhar,nem ajudei a pagar as dívidas de nenhum deles...e se fossem trabalhar para edifícios com ratos a passar como em tempos antigos, muitos usufruíram?Teriam de disputar as melhores ratazanas...ih,ih,ih

Anónimo disse...

"...ao contrário do que se poderia supor, não foi o pelouro principal, Ambiente e Recursos Naturais, a ficar no edifício do Golden onde funcionou anteriormente. A Secretaria da titularidade de Susana Prada foi atirada para o edifício do antigo Equipamento Social, no Campo da Barca..."
Era conveniente se informarem bem sobre os assuntos antes de falarem sobre os mesmos. Desde quando o Ambiente e Recursos Naturais era o pelouro principal da anterior secretaria? Essa afirmação só pode ser a sua opinião, enganada com certeza pelo nome da Secretaria, que não veiculava o seu conteúdo. Em caso de dúvida, leia-se a lei orgânica.
Relativamente à DRPescas e à DRAgricultura, ambas têm grande impacto quer na economia regional quer internamente (na própria Secretaria), pois serão talvez as maiores Direções Regionais dessa antiga Secretaria.
Acrescente-se, já agora para quem não sabe,a DRAgricultura está sediada há largos anos, muito antes do anterior secretário Manuel António ser Secretário Regional e ter escolhido um nome giro para a sua Secretaria, no Edifício Golden Gate. E como aqui também já foi dito, as instalações da DROTA já eram no campo da barca, pelo que, na minha opinião, não faz sentido nenhum o que aqui falam sobre a disputa de instalações.
Uma coisa é não gostarem do novo secretário, Humberto Vasconcelos, e têm todo o direito a não gostar, outra coisa é não serem objectivos e baralharem tudo. Isso não fica bem.
Para finalizar, a nova Secretaria Regional de Agricultura e Pescas não se limita a estas duas Direções Regionais.

Anónimo disse...

Também não ficam bem as atitudes suspeitas do Humberto.Por isso baralhar um pouco é um mal menor.