Powered By Blogger

terça-feira, 17 de maio de 2016

Só pode ser boato...



RTP-M ALUGA ESPAÇOS A PRIVADOS
E CEDE MEIOS AOS AÇORES






É tão surreal que entontece. Mas há quem receie haver algum fundamento nos rumores que ficaram a circular na Rádio-Carpete da Levada do Cavalo depois da visita da administradora da RTP - vogal para os centros regionais - Cristina Vaz Tomé.
Segundo corria na praça televisiva, Cristina Tomé trazia consigo "boas notícias" para responsáveis, trabalhadores e telespectadores. E que "boas notícias" eram essas? Pelo menos segundo as ondas da Rádio-Carpete, temos as seguintes:

1. Alugar a privados parte do edifício do centro regional (aliás construído em direito de superfície num terreno do governo regional). Ainda ontem, a administradora fez um périplo pelas instalações acompanhada por um suposto representante de imobiliária, de planta em punho, para avaliar os espaços - os que podem ser arrendados a privados e os valores possíveis das rendas. 

2. Quando os trabalhadores da casa continuam a implorar por mais meios a fim de levarem melhor produto final aos telespectadores da Região (e não apenas), a modos que a administração nacional decide desmontar um dos estúdios da rádio - RDP - em funcionamento na Levada do Cavalo para enviar o material... rumo aos Açores. Decisão que 'joga' com as afirmações de Cristina Tomé sobre a prioridade que o CA assumidamente atribui aos Açores.

3. A frota automóvel é para reduzir e, pior, não faz sentido manter o carro de exteriores da Rádio! 

Perante estas "boas notícias", os trabalhadores da casa - os únicos que percebem de televisão e curiosamente são mandados por quem, não percebendo a ponta de um chavelho do assunto, atrapalha as operações, em vez de deixar produzir quem sabe - perante tudo isto, os trabalhadores não sabem se rir, se chorar.
A subcomissão de trabalhadores esteve reunida com a senhora do CA, mas certamente não conseguiu demover os crânios que em Lisboa fazem o que querem, com a complacência dos patrões da Levada do Cavalo. Cuja gestão deixa muito a desejar, aos olhos do pessoal da casa e não apenas. 
Ainda agora, seguiu para a Venezuela, em serviço, o mesmo jornalista que recentemente esteve naquele país e que ainda há dias andou pela África do Sul - o que faz pensar que não há outros jornalistas na casa capazes de executar um trabalho lá fora. Devem ter-se esquecido, porque muitos já o fizeram, e muito bem.
Aliás, outro jornalista que costuma fazer todos os programas realizados lá na casa sobre política, saúde, economia, dança do ventre, religião, turismo, trânsito, cartomancia, espiritismo e bruxedo, astrologia, astronomia e ambiente, agricultura e pescas, pesca submarina e apanha de lapas, alcoolismo e poncha tradicional, caça ao pombo trocaz e à perdiz, ensino, enfermagem, sindicalismo e comunicação social - pois é esse mesmíssimo jornalista que vai a Coimbra fazer a cobertura da participação do Marítimo na Final da Taça da Liga.
Na esteira deste tipo de gestão, os trabalhadores do centro andam a olhar uns para os outros tentando perceber o que é que uma jornalista foi fazer à Bulgária, onde se encontra, ainda por cima sem operador de câmara dos quadros regionais.

Teme-se que o passo seguinte seja o CA da RTP decidir esvaziar mais uns estúdios e umas salas de montagem digital da rádio, a fim de ficar com mais espaços para alugar.
Da nossa parte, só pedimos àqueles crânios que, se começarem também a esvaziar departamentos da RTP, ao menos não mexam na Manutenção e na Continuidade, porque aí nem emissão haveria no ar. Bem sei que os mandões nem sabem o que está no ar, ou se está alguma coisa no ar, mas os (poucos) telespectadores apercebem-se desses truques.
Esperemos que tudo isto não passe de ruídos provocados por interferências na emissão da cruel Rádio-Carpete.
Só uma perguntinha para acabar este programa num suave fade-out: se não faz sentido um carro de exteriores na RDP-M, onde é que ele faz sentido? Em Ponta Delgada? no Porto? Nas Berlengas?

3 comentários:

Anónimo disse...

O problema da RTP/Mamadeira é a sua credibilidade! Nos longos anos do jardinismo (cerca de 37 anos) esteve ao serviço do PSD e dos seus oligarcas! Depois quando um cervejeiro tomou conta da RTP em Lisboa, outro cervejeiro na Mamadeira com boas relações ao cervejeiro de lá colocou os testas de ferro dos sousas na Levada do Cavalo! A partir daí a RTP/M começou a ser conhecida e bem, pela RTP/Sousas! Como não tem credibilidade e está ao serviço dos oligarcas da "máfia no bom sentido", o melhor era fechar ou ceder aos sousas. Os madeirenses deixavam de pagar quase 3 euros todos os meses! Os sousas que paguem!

Anónimo disse...

Se um estúdio vai ser desmantelado, é porque não lhe dão uso. Com esta Direção a Radio foi abandonada e a chefia de programas não tem dinamismo nenhum.Uma vergonha, A Radio que já foi e o que é. Estamos aqui a definhar sem entusiasmo, no abandono dos directores que só pensam na televisão. Agora Lisboa viu estúdios sem atividade? Como? Alguém lhes disse para ficar bem na fotografia com a Administração . Mais uma vez !

Unknown disse...

A Loba Marinha que faça televisão a partir de casa e encerrem as instalações da Levada do Cavalo! Quando precisarem de trabalho no exterior, usem o prédio da Rua da Praia, a sede da ACIF, a Gestlíder ou os Portos do Funchal, Caniçal e Porto Santo!