Powered By Blogger

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019



PELA GARANTIA DE UM SERVIÇO 
DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE QUALIDADE
Acção política com o deputado do PCP Ricardo Lume.

A CDU esteve ao longo do dia a contactar com os utentes de transportes públicos rodoviários com o objectivo de ouvir as reais necessidades das populações no que diz respeito à mobilidade e defender um serviço de transportes públicos de qualidade. Junto às paragens de autocarros situadas em frente às Galerias de São Lourenço, à Avenida do Mar, o deputado comunista, Ricardo Lume proferiu a seguinte declaração: 
“A CDU está a desenvolver uma acção de contacto com a população para defender um verdadeiro serviço de transportes públicos de qualidade.

A propaganda mais recente do Governo Regional remete para o segundo trimestre de 2019 a redução efectiva dos tarifários dos passes sociais. Esta é uma medida positiva que no entender da CDU já deveria estar aplicada, mas consideramos insuficiente para dar resposta às necessidades dos utentes dos transportes públicos.
Não só e possível como necessário garantir igualmente a redução do valor dos tarifários dos bilhetes, a criação de um passe único para toda a Região, bem como garantir maior oferta de transportes públicos seja nas carreiras urbanas seja nas carreiras interurbanas.
As reduções dos tarifários dos passes sociais por si só não resolvem os problemas de mobilidade dos madeirenses e dos portossantenses é necessário garantir que exista um aumento do número de carreiras que dê efectivamente cobertura a zonas que hoje são mal servidas a nível de transportes públicos e nas zonas onde já existem carreiras verificamos a necessidade de aumentar o número de viagem e de garantir  que os seus horários estejam ajustados às necessidades da população  e não aos interesses das companhias de transportes públicos. 
Existem zonas da nossa Região que apesar de terem ao longo da semana uma cobertura de transportes públicos deficitária, ao fim de semana não têm qualquer cobertura.
É importante ter em conta que na nossa Região existem trabalhadores que o seu horário de trabalho não é apenas “das 9 às 5” e de segunda-feira a sexta-feira, existem muitos trabalhadores que trabalhando em horários nocturnos e trabalhando ao fim de semana não podem contar com o transporte público para deslocar-se para o seu trabalho, bem como muitas outras pessoas que pelo facto de não terem transporte próprio, ficam prisioneiras no seu próprio quintal pela falta de cobertura de transportes públicos na sua localidade.
A CDU vai continuar a intervir para garantir que exista um serviço de transportes públicos de qualidade que dê efectivamente resposta às necessidades de mobilidade da população da nossa Região.”


Pelo Gabinete de Imprensa da CDU


Funchal, 26 de Fevereiro de 2019

Sem comentários: