Low cost não são solução
As ligações aéreas são fundamentais para a Madeira, em especial quando o volume de passageiros é maior. Neste período de Natal e fim de ano tivemos perto de 50 voos extra da Madeira para o continente ou para os Açores, mas apenas dois desses voos extra foram assegurados por uma companhia de baixo custo (a Easyjet, concretamente). Isto demonstra que as companhias de baixo custo não são solução para a Madeira, porque não têm capacidade de reforçar a oferta de voos quando há mais gente a querer viajar, como vem dizendo o Bloco de Esquerda.
As companhias de baixo custo conseguem os preços mais baixos porque exploram ao limite os seus recursos – os aviões e os trabalhadores – portanto não têm aviões disponíveis para reforçar a oferta nos picos da procura e na Madeira a sazonalidade é muito acentuada. Como não conseguem aumentar o número de voos, a única resposta que podem dar ao aumento da procura é subir os preços. Não estamos contra a presença na Madeira de companhias de baixo custo, mas não podemos ficar dependentes desse tipo de companhias. Numa altura que há tantos responsáveis políticos de vários partidos entusiasmados com a ideia de trazer uma nova companhia de baixo custo para a Madeira, é bom que reflictam sobre esta realidade.
A solução é regresso ao regime de serviço público, a liberalização foi um erro, estamos há mais de dez anos à espera de concorrência e ela nunca chega. O modelo de subsídio de mobilidade em vigor é outro erro que agravou o problema, só serve para financiar as companhias de aviação e os agentes de viagens e para fazer subir os preços, com prejuízo para os madeirenses e para o turismo. Precisamos de regras de serviço público que defendam os passageiros.
Neste mês de Janeiro com a interrupção das ligações marítimas ao Porto Santo, se tivermos ventos fortes que impeçam os aviões de aterrar, não há meio de escoar os passageiros via Porto Santo, pois não há barco. O Bloco de Esquerda apresentou uma proposta de gestão integrada dos dois aeroportos da região que obrigava a repensar o modelo de ligações marítimas entre as duas ilhas, o PSD chumbou com o argumento que isso já existe. Não existe gestão integrada, nem há plano de contingência para os dias em que o aeroporto está fechado, porque o PSD está mais preocupado com os interesses dos empresários, com o concessionário da ligação marítima (grupo Sousa) e com os agentes de viagem, que com o bem estar do povo.
BE
11 comentários:
Lá diz o povo na sua sabedoria milenar que: "Quem tem telhados de vidro não atira pedras"! O problema é que o Bloco de Esquerda tem um líder que usava indevidamente do subsídio de mobilidade para arrecadar mais alguns euros de uma forma ignóbil e desonesta! Paulino não pode aprecer a falar de mobilidade aérea, quando tentou ludibriar os contribuientes que pagam impostos ao sacar dinheiro que não era seu!
Ora nem mais. O camarada Paulino devia deixar estas coisas da mobilidade aérea a outro camarada.
É que ele não tem água onde se lavar.
fino como é não quer ir para lisboa numa low cost
low cost só para a bicharada que não é esquerda caviar
Parece que os renovadinhos estão tristes e magoados.
Finalmente esta Administração da TAP acabou com as borlas e passeios gratuitos a Lisboa e por essa Europa fora e Africa do Sul. Agora o Albuquerque vai ter de pagar quando quiser ir a Inglaterra visitar a filha e fazer caçadas na Africa do Sul.
Bom... ele não paga porque o dinheiro vai sair do bolso dos nossos impostos.
Ó das 23.21, és um bocado desinformado.
Essa decisão não é para governantes madeirenses. É para todos os governantes.
Lê, cafofiano, lê notícias sem ser no facebook.
Se não vens para aqui fazer triste figura.
Governantes? Não incluí também a surrapa da Mamadeira e todos aqueles blues que vão abastecer lá fora. Mas felizmente vem uma boa notícia que haverá barco tanto para Lisboa como para o Porto semanalmente a bordo de um porta contentores. Mais uma Promessa que foi cumprida
É verdade ó das 17.27, agora já tens um transporte ao teu nível, enquanto Mentiras vai dando murros na mesa sem sucesso.
Acho boa ideia e vem ajudar muitos estes governantes no transporte da mercadoria privada que levarão aquando levarem pimenta no rabo e se despedirem da Qta Vigia. O SEF tem muito trabalho pela frente afim de evitar a saída de património e finanças da Madeira.
Ó das 15.12, de facto tens as ideias um bocado baralhadas.
O SEF não trata dessas coisas.
Para fiscalizar património e finanças é a BF da GNR.
Estuda mais a ver se atinas com as ideias.
Desculpe camarada das 18.04 porque não sou da LPM. Agora vocês já estão a estudar o plano b e nesse campo parece que estão bem organizados.
Sem dúvida, ó das 23.58.
Penso que para ser da LPM é preciso ter mais qualquer coisinha na cabeça do que tu tens.
Ao não saberes o que faz o SEF, não te deixariam passar numa candidatura à LPM.
Quanto a planos, li sobre muitos dos cafofianos.
Melhor saúde, sem explicar como.
Melhores transportes, sem explicar como.
Melhor educação, sem explicar como.
E, etc, etc. O que não faltam são planos.
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