Powered By Blogger

terça-feira, 11 de maio de 2021

 

CRÓNICA



GIL CANHA                                                                                              



Entregue ao cabredo





Sempre houve necessidade de alimentar o monstro do betão/alcatrão e encher o olho-do-povo com obras absurdas e inúteis. Na foz da Ribeira de São Jorge, e no tempo do Dr. Jardim e do seu famigerado ´ajudante de campo´ Cunha e Silva, foi contruído um colossal complexo balnear, completamente desenquadrado da paisagem envolvente, cheio de vidros e outras piroseiras pseudo-modernistas (terra de vilões atrevidos com manias das grandezas dá nisto) e está atualmente votado ao abandono, ou melhor, às cabras.



Antes do cabredo meter lá as patas, o local era selvagem, natural, pitoresco e bordejado pelo antigo caminho real, que é o tipo de paisagem que os turistas gostam de descobrir e apreciar. Mas para dar nas vistas e propagandear os grandes feitos da Madeira Nova dos nossos labregos, construíram essa caixotaria excessivamente volumosa e fora de escala quando poderiam ter intervindo no local com uma obra mais discreta e funcional. E claro, hoje em dia está semiabandonada (completamente abandonada não, porque lá estão as cabras) a lembrar as antigas infraestruturas da era Soviética ou dos célebres Bunkers, do Enver Hoxha, da Albânia.

13 comentários:

Anónimo disse...

E andamos esmagados de impostos para isto!

Anónimo disse...

O heliporto do Hospital serve para pista de dança e programas da RTPM.

Anónimo disse...

11:33 há um excelente vídeo dos PAUS filmado no heliporto. Até agora foi a melhor utilização que lhe deram (https://www.youtube.com/watch?v=dEepzx6Vjt8)

Anónimo disse...

19:47 esse é o heliporto do Porto Moniz. O das 11:33 referia-se ao do Hospital Central do Funchal que era utilizado na evacuação de doentes.

Anónimo disse...

Se o CABREDO se desse à beira mar... imagine-se ..."marina do lugar de baixo" seria o investimento mais rentável de que há memória na RAM ...muitíssimo mais rentável que as "gaiolas de peixe" por perto...

Anónimo disse...

O heliporto do Hospital Nelio Mendonça foi outro exemplo de falta de planeamento. Concebido para operar com o SA-330 Puma (MTW 7000 kg), quando a Força Aérea estava em processo de aquisição do AW 101 Merlin, com um MTW de 14600 kg.
Claro que iria dar asneira, daí as poucas aterragens no dito heliporto.

Anónimo disse...

Então sr. Calisto não esteve na inauguração da via expresso em São Jorge. Viu a propotencia de gente que não é gente e se faz de gente. Deputada de 3. Categoria que se acha de 1. Categoria. Valha nos Deus

Anónimo disse...

Essa senhora está mais preocupada com a aparência. Mas que figura sem sal para a política. Receita que deu errado.

Anónimo disse...

No verão estara a brilhar para o desespero dos que só dizem mal

Anónimo disse...

Disparas para todos os lados e depois choras porque não te ligam a água

Anónimo disse...

Entregue ao cabredo

Anónimo disse...

Viva o cabredo

Anónimo disse...

para magoa de muitos já está tudo a luzir para a temporada de verão

mas isso o gil canha não mostra