UM LANCE DE FUTEBOL
João Barreto
"80 minutos de jogo. Mais uma tentativa de contra ataque da equipa multicolor.Bola em profundidade lançada pelo defesa central. Já sem fôlego, o avançado duvidou que lá chegasse. Mas o tempo avançava inexorável e era absolutamente necessário alcançar no mínimo o empate. Estava em jogo o título.Tocou no esférico mas não o conseguiu dominar. A bola escapou-se-lhe completamente. O defesa adversário ia limpar facilmente a jogada. No entanto, mesmo em cima da linha da área, sentiu um bafo no pescoço. Sem pensar duas vezes, atirou-se de alma e coração, mergulhando no rectângulo fatal.Penalti!- reclamou em coro a claque multicolor, imediatamente levantada como um só homem, enquanto a estrela do time se contorcia no relvado como se atingida em cheio por uma manada de elefantes.Pelo canto do olho, viu o árbitro aproximar-se do local, com a mão no bolso já à procura dos cartões.Logo se levantou, esquecidas dores e contusões, reclamando o vermelho para a defesa adversária, incapaz de jogar conforme as regras: "por pouco, não o tinham inutilizado para sempre; um golpe daqueles pelas costas...!"Qual não foi o seu espanto, quando reparou que todo o estádio, à excepção da sua claque, ria à gargalhada, enquanto os seguranças tentavam apanhar um indivíduo vestido de palhaço que fazia slalons no meio do relvado.Logo lhe explicaram que o intruso havia entrado em campo, vindo das bancadas, aproveitando uma distração dos guardas e que dirigindo-se-lhe pelas costas, lhe tinha dado um apupo nos ouvidos.Ainda aturdido, presenciou o árbitro mandar reiniciar o jogo: bola ao solo como mandam as regras.Logo reclamou: "então e o amarelo para o defesa adversário?""- amarelo, ora porquê?""- ...porque se estava a rir de mim, ... quando eu estava no chão, cheio de dores."" - pois amarelo deveria levar você pelo mergulho para a área que deu sem ninguém lhe tocar! Nem sequer o palhaço! Mas deixe estar que, acabando o jogo, vai levar um vermelho por se armar em parvo. Mas quem lho vai dar é o público!"Qualquer semelhança com um recentíssimo episódio da campanha eleitoral para o município do Funchal, é pura coincidência.
2 comentários:
Parece o Fugitivo a se escapar à Justiça Venezuelana.
Esta analogia de futebol merecia ser mais explorada:
E quanto à equipa adversária, cujo avançado apresenta um fraco rendimento numa "selecção regional" que revela-se uma desilusão.
E uma facção dos adeptos dessa mesma equipa e selecção, que agitam lenços brancos e pedem a cabeça do treinador e jogadores e o regresso do velho "ponta de lança"? Até aplaudem as jogadas da equipa multicolor!
Este campeonato está minado, bem haja os intrusos e invasores de campo !!
Enviar um comentário