Powered By Blogger

sexta-feira, 2 de abril de 2021

 


CRÓNICA


JUVENAL XAVIER                                                                                  





CAMACHA EM 1875 

OU CASCAIS EM 1888?




 

 

“O futebol estreia-se, em 1875, na Camacha, ilha da Madeira, pela mão do inglês Harry Hinton.” A tese é defendida em Século XX do Desporto que A Bola publicou, em fascículos, em 2000. Conta-se: “o fascínio do moderno divertimento feneceu quando a bola se desfez, massacrada por milhares de pontapés – e afinal não havia outra. Mas, por via disso, num agora jardim de infância da Camacha se colocou uma lápide-legenda que rezava assim: ‘Aqui se praticou futebol pela primeira vez em Portugal’.”  

Estranha-se que este industrial de origem britânica (proprietário da Fábrica do Torreão) não faça qualquer referência a este facto quando lhe foram pedidos “dados concretos para a história da introdução do futebol na Madeira” para o Álbum Comemorativo das Bodas de Prata da A. F. F. (1916/1941). 

Em A Bola ao Ritmo de Fado e Samba, lê-se que “não existe consenso, relativamente ao ano em que terá chegado a primeira bola de futebol a Portugal, e o mesmo se pode dizer sobre a data e o local da sua utilização, para a realização do primeiro jogo de futebol, em terras lusas.” Neste livro, sobre os 100 anos de relações luso-brasileiras no futebol (com coordenação de Francisco Pinheiro e Victor Andrade de Mello), refere-se que “os relatos da imprensa da época e os testemunhos diretos recolhidos anos mais tarde indicam que uma bola, trazida de Inglaterra pelos irmãos Pinto Basto, família abastada de Lisboa, rolou na Parada de Cascais, numa tarde de um certo domingo, de outubro de 1888. O organizador da iniciativa, Guilherme Pinto Basto, que ficaria para a história como o introdutor do futebol em Portugal, preferiu apelidar o jogo de ‘ensaio’ (denominação utilizada, na época, para treino). 

Já Ernesto José Rodrigues (antigo jornalista e Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) acrescenta outro local e outra data: “A primeira exibição futebolística entre nós terá sido em Cascais, corria Outubro de 1888; formalmente, foi às 13 horas de 22-I-1889, no terreno onde em breve era construída a praça de touros do Campo Pequeno: uma selecção de lisboetas venceu pela margem mínima uma equipa de ingleses residentes na capital.”

Que importa fosse onde fosse? 

Até o Japão provou, para apoiar a sua candidatura de organização do Campeonato do Mundo de 2002, a existência de relatos de há 14 séculos sobre um jogo local chamado kenatt.” 

E a Enciclopédia Ilustrada de Futebol, de Carlton/Hodder & Stoughton, aponta que “as primeiras referências ao futebol encontram-se em escritos da dinastia Han, há mais de dois mil anos.” (206 a. C. a 220 d. C.) 

1 comentário:

Anónimo disse...

Nada de novo. Falta de quorum ?