Powered By Blogger

domingo, 18 de abril de 2021

 

QUO VADIS, CDS-M?!



João Catanho da Silva *



Durante estes dias, fui bombardeado por telefonemas e mensagens, sobre o empréstimo às contas pessoais de cinco dirigentes do CDS-M. Alguns, verbalizaram tiradas como: "...João, afinal tinhas razão" ... "...João sempre avisaste desde o início..."..." João sabias disto?". Sim, sabia disto e de muito mais, há muito tempo. Sabia, sempre soube e sei, que o CDS-M estava a "saque". Sabia, já em 2015, que uma personagem preparava-se na altura para "tomar de assalto" o partido, tornando-o refém por algum tempo até à sua extinção. Sabia, que a tarefa iria ser muito difícil, pois a "irmandade" que se perfilava na altura em bicos de pés tinha pactos e interesses (alguns obscuros de avental).
Sabia e vi como desesperadamente (mensagens e telefonemas, na véspera do congresso da golpada, foram prova), evitaram perder.
Sabia e notei muito pânico e nervosismo, quando falei sem medo e sem "telhados de vidro", em transparência nas CONTAS do partido. Até ao último minuto, antes da tal golpada, tudo fizeram para me demover da vontade em fazer um "novo e grande partido". Foram dezenas de telefonemas do senhor ALF, propondo a retirada em troca de lugares(tachos). Foram muitas e várias as formas de ameaças. Até a direção nacional do CDS estava nervosa. Sabia, que iriam proteger-se até à última, como uma "mini-máfia" que eram - "olho por olho, dente por dente".
Sim sabia. Sabia que iriam expulsar-me, apesar de ter sido afastado de ir a votos e ser processado Judicialmente. Sabia que esse senhor com uma louca e doentia ambição faminta e sem limites, iria querer "dinheiro" de uma indeminização. Também sabia, que a nem a sua esposa escapava, quase sendo como obrigada a ser sua testemunha. Sim, sabia que não estava sozinho, os bons e verdadeiros amigos continuaram ao meu lado. Afirmei vezes sem conta, que estavam "unidos no ódio que tinham uns pelos outros". Sim, sabia que a vida do CDS estava a prazo e a prémio. Foram muitos os avisos, vindos de vária áreas, o artigo de AJJ "quem tramou Roger Rabbit" foi claro, sem ter de ler nas entrelinhas Após a golpada, alguns pontas de lança ao serviço alheio, não disfarçaram a sua satisfação, tendo a "reles" lata de acusar-me de ter perdido o partido. A estes, respondi que "não tinha perdido, pois nem fui a votos" e tentei explicar que só via um único derrotado - o CDS. Hoje, passados seis anos, muitas almas ficaram desiludidas, muitos foram apanhados de surpresa, até em alguns casos em estado de choque. Até, uma distinta ex. dirigente que muito considero, escreveu: "sinto vergonha alheia". Respondi-lhe que não devia sentir vergonha, quando essa "gentalha" não tem a mínima noção do significado dessa palavra, muito menos em nutrir esse sentimento. Também sei e nunca tive dúvidas, que esta "novela" iria acabar como começou, na forma brilhante ilustrada pelo meu amigo Gilberto Teles: ""Quanto às justificações que vão agora cair em catadupa, de nada servem. Nem Barretos nem Santos, nem ninguém, limpa a mácula de algo tão podrido e sórdido que estava a olho nu, mas... Deixou-se andar. Exige-se demissão a todos. Mas é só um sonho ok, pois o umbigo é maior que a sem-vergonhice que irão tentar desmontar como calimeros. E o show vai continuar."
Sim sei, sei que a novela deprimente e farsante irá continuar. Uma vez mais, a atitude do senhor barreto é um verdadeiro atentado a todos os tipos de inteligências preconizadas por Garden, afirmando que até colocou o seu lugar de secretário à disposição. "Tamanha desonestidade intelectual. Mas as evidências dum passado-recente, não mentem. Por mais que tentem apagar, a estupidez fica sempre.... Fico ainda mais feliz, por ver os infelizes felizes, a apregoarem as bem-aventuranças da construção de pontes, das boas vontades, das pazes (mesmo que pútridas)...tudo se mantém no reino do queijo, onde os ratos de porão, agora se guerrilham pelo bocadinho mais fedorento do poder…"
A cassete é sempre a mesma, gasta, decadente e com os laivos de esperteza saloia que nos habituou. Segunda versão do irrevogável, do amuo, do faz de conta do voto no Orçamento e respetivo processo disciplinar. Meus amigos, já cansa, já não há pachorra, por muito que goste desta Instituição. A "matilha" feliz e contente, venera o chefe, confia cegamente no chefe, mesmo que em direção ao abismo. Da minha parte, volto a fazer das palavras do meu ilustre amigo Gilberto as minhas: "... Pois ser líder exige ter um partido completo e não despedaçado e ser líder do CDS exige, erguer um molho de cacos onde o espelho deixa de o ser, para tornar-se apenas num apanhado de cacos de vidro sem valor algum....Não tenho mais esse sonho para o CDS. Não o merecem...
O tempo é mestre em revelar máscaras e deixá-las cair. Esta foi mais uma, das imensas que ainda faltam cair para o enterro final do CDS Madeira. Já não merece ser ressuscitado. Nem com rcp aquilo vai. Merece sim, definhar e dar lugar a uma saudável democracia com base na verdade e no próposito. Sim, não é um sonho, é a génese da palavra democracia.".
Sejam felizes nesse "molho de cacos", deprimentemente, deslumbradamente e sempre na esperança de cair alguma "migalha" oferecida pelo vosso chefe: o senhor eu, eu, eu, eu mereço, eu sou o melhor". Deprimente a forma quase cega, como não conseguem ver todo o mal, que este pseudo líder autocrático, está a fazer a este partido. Sim merecem isto e muito mais. Sim, deprimente também o silêncio de ex. dirigentes e lideres. Estão à espera de quê??? Ainda não viram o que toda a sociedade civil já viu, há muito??? Até o parceiro do casamento por conveniência já viu, o "perigo" que este indivíduo representa e pratica.! A resposta será sempre a mesma, refugiando-se num deprimente fatalismo do "mal ao menos" e do "não há ninguém melhor"?! Já não sentem nada por este partido? Continuarão a pactuar com os responsáveis por esta triste situação? Irão ficar de "varanda" a assistir ao cortejo fúnebre desta histórica Instituição, a tal que tanto deram? Irão permitir ser vendida e hipotecada até à sua extinção?!
O futuro continuará a dar-me razão e a demonstrar per si, que sempre estive do lado certo! Do lado que não traiu a história do CDS. Sim, Rui Barreto traiu o património mais valioso do partido. Sim, Rui Barreto secou o património mais valioso do partido - o capital intelectual critico dos militantes (pensar com a própria cabeça). Sim, continua a perseguir, coagir, ameaçar, a comprar e a vender, como se de "mercadoria" se tratasse. Nunca respeitou a sua identidade, bases, história e doutrina. Sem hesitações, estarei ao lado de quem lutou durante décadas contra este governo laranja. Estarei ao lado de quem quiser uma mudança na Madeira.
Agradeço a todos, os verdadeiros guerreiros desta caminhada: Gilberto, Cravo, Cristina, João, Nuno, Rita, Pedro, Carla, Carlos, Fátima, entre outros. Bem hajam e vamos em frente!

* Ex-militante do CDS

44 comentários:

Anónimo disse...

Epa este catanho é uma personagem daquelas, basta passar no facebook do homem e cada vez que CDS mexe uma perna o homem faz 30 posts sobre o assunto! Isso faz te mal homem...

Anónimo disse...

Se o cds tivesse feito um governo com os socialistas duvido que estes que agora querem investigação ou mesmo a caida do barreto continuassem com isso.

Anónimo disse...

O CDS bateu no fundo. E como não há vergonha na cara, vão continuar nos seus tachinhos como nada se passasse. Não conseguem ver no "espelho em cacos" como refere João Catanho, que já não têm credebilidade junto da opinião pública para os cargos que desempenham. A única saída com o mínimo de dignidade seria a demissão. Mas como não têm dignidade vão continuar agarrados aos tachos, como um naufrágo a tentar a sua salvação numa bóia qualquer.
Aconselhava a leitura de dois artigos de opinião de mulheres com uma visão de ética política, ontem no diário de notícias sobre a situação deprimente do CDS.

Anónimo disse...

Sr. Catanho
Sabe que o seu CDS foi moleta do PS na C.M.F no primeiro mandato
A troco de quê? Foi pela careca luzidia do Fôfo mentiroso?
Quem foi o Chega que se chegou à frente durante esses 4 anos?
Pelos vistos, estes meninos de couro são uns reles políticos segundo afirma
Os Laranjas são uns bons roseiras do norte, virados para 3 mosqueteiros do Sul
Juntou-se a fome com a vontade de comer.
Porque não põe uma vela ao feiticeiro da Calheta para saber quem é o moço da mala que faz de chega e inventa tanta obra para entregar antes de bater à sola para outro lado?
Afinal estes católicos e apostólicos romanos, com os laranjas, mais o mentiroso e o arroz de lapas formam uma trupe infernal que dá cabo dos miolos do Sr. Catanho
O Paulino também é fraca rés
Venha o Ventura com outra mala, pois com menos de cem mil balas a guarnição de bordo já não dispara canhão


Anónimo disse...

Este Catanho e como a Sara Madalena! Deviam mas era assumir o seu socialismo!

Anónimo disse...

Não seja ingénuo, se fosse o caso seria a turma da Rua dos Netos a pedir a cabeça do Barreto. Ah, e o deputado de Salamanca já tinha dado o salto para o PSD, chateado por não ter sido contemplado na distribuição dos empréstimos.

Anónimo disse...

00:29, a sua maneira retrógada de pensar, sem saber a diferença entre ser séria e convicta, com os princîpios demonstrados, (falo da Sara Madalena), deixa aqui claro o tipo de (a)políticos que se estivessem calados eram poetas....

Anónimo disse...

20 de abril de 2021 às 07:56

...em Salamanca aprende-se a arte dum bom "catavento"

Anónimo disse...

ouvi dizer que o enfermeiro salta pocinhas foi para o chega porque lhe cheiro dinheiro coisa que nos ultimos buracos onde andava reformados e coelhinho não havia nem para minis

Anónimo disse...

Sara Madalena a única com coerência no meio disto tudo.

Anónimo disse...

Daqui a 2 semanas já ninguém se lembra disto. Foi assim com os escândalos passados, será assim com este.E quem não souber jogar este jogo, que caia fora que este país não é para burros.

Anónimo disse...

Sara Madalena deveria candidatar-se no lugar da Pessegueiro pelas listas do ps a ponta do sol .

a paixão da Isolda deve estar neste momento mais loco do que já é depois de mais este ataque frustado , pensou que era desta mas não foi

Anónimo disse...

Há cada burro. Defender que o país é para corruptos e esperar não ser prejudicado pela corrupção... nem que seja na reforma...

Anónimo disse...

O enfermeio vai e se dedicar a fazer pensos e o coelho a caiar as paredes da autarquia a ver se o seu amigo mini de gaula lhe arranja um tachinho e passa a ser um dos seus boys

Anónimo disse...

È por isso que a Drª.Sara Madalena, não está para dar a cara por esta canalha, nem engolir sapos vivos.
Uma pessoa que seja séria, bem formada, bate asas ao ver estes jogos escuros
Ela tem muito peso na Ponta do Sol. Se candidatar-se como independente o velho dos Canhas, mesmo em coligação, também vai pelas canas a dentro.

Anónimo disse...

CDS, o partido do Sousa que meteu a Pedra e a Pocinho na lista do Calado, que por ser burro vai perder as eleições. Quem vota numa lista do Sousa?

Anónimo disse...

Peso na Ponta do Sol!? Mas qual peso!?
Essa senhora nunca fez oposição no seu mandato. Teve todo o tempo ao lado da presidente e a concordar com a inoperância do PS na Ponta do Sol. Não conheçe o concelho e nem se relaciona com as pessoas. Você que venha a Ponta do Sol e pergunte as pessoas o que pensam dela e de uma eventual candidatura independe! Pode ser seria e bem formada mas é muito fraca como política.

Anónimo disse...

23:59

És da malta da Lombada ou dos Canhas?
As coisas já estão mais calmas lá pelo laranjal?

Anónimo disse...

O do dia21 de abril de 2021 às 23:59
È um assalariado do retratista dos Canhas que lá vai escrevinhando umas coisas pela calada da noite
Aconselho-o a dormir descansado, pois o a Drª. Sara vai-lhe dar água pelas barbas e os festins vão se acabar
Na Lombada à outro a pagar promessas ao S. João para que o dito riscador de papel vá de vela

Anónimo disse...

A Dra Sara fazendo parte das cúpulas do CDS-M (faz parte da Comissão Política Regional),"das duas uma":
1-NÃO SABIA do dito financiamento (com agravante deste não ter entrado nas contas do Partido mas nas contas individuais de outros membros). Tomando a posicão que tomou no "voto de confianca" foi COERENTE.
2-SABIA.Tomando a posicão que tomou no "voto de confianca" seria INCOERENTE.




Anónimo disse...

Sara Madalena?!? Não me façam rir por favor! os 718 votos que teve, deve-se essencialmente ao saco de gatos que estava na época o PPD da ponta de sol. Agora com o PPD unido, nem cheirava. Adoro ver a malta que mede a popularidade pelo número de likes no facebook haha Já agora, alguém sabe porque que essa senhora recusou a coligação, mesmo sabendo que seria eleita vereadora executiva? Pois perguntem-lhe pelo salário...

Anónimo disse...

Deixa cá ver se percebi, este catanho a única coisa que faz da vida é em 1º Lugar, dizer mal do cds, 2º Lugar, dizer mal do cds, 3º lugar, dizer mal do cds! haha já percebi porque que foi expulso...

João Catanho da Silva disse...

Senhor ou senhora das 15:29 (os mesmos de sempre). Não tenho por hábito responder a ANÕNIMOS sem coragem para assumir nada na vida. Mais, além de cobarde, reforça a sua ignorância, pois esquecem-se que é muito fácil nos dias de hoje, saber quem é quem (através do IP). Até os miúdos sabem. No entanto, como resposta aos seus habituais elogios, ao contrário de si, sim faço críticas e continuarei a fazê-las, não ao CDS (Partido onde praticamente nasci, cresci e aprendi a gostar). Leia o texto e interprete (se for capaz), perceberá ou não, que apenas digo mal a quem me fez mal (jogar baixo, mentir, enganar, expulsar e processar em Tribunal) e ao Partido que sou !apaixonado". Sim digo mal e continuarei, a dizer mal, enquanto esta "canalha e corja" não for para a RUA, a bem ou a mal. Passar bem, e faça outra coisa na vida, pelo menos alguma coisa de útil ao CDS. Defender estes "farsantes", decididamente não será a melhor forma de servir o CDS-M. Vamos em frente...a luta continua...barreto e amigos para a RUA!!!

Anónimo disse...

Então o PSD está unido? Não deve ser da Ponta do Sol

João Catanho da Silva disse...

Caro anónimo das 19 de abril de 2021 às 19:43. Apesar de ter pena em não saber a sua identidade, agradeço muito as suas coerentes palavras. Talvez para a próxima, tinha gosto nisso, assuma a sua identidade sem MEDO. Esta trupe não é o que parece, pois "cão que ladra não morde". Prova disso foram os dois processos do senhor barreto, contra mim em Tribunal. Os dois, apesar de muita fome e ganância em receber €€€, foram pagos pelo CDS e ganhos por mim. Como vê, nunca tive medo no passado a enfrentar por vezes quase sozinho o PSD, não seria estas amostras de gentalha, que iriam intimidar-me. Quem irá sempre fazer JUSTIÇA a estes oportunistas serão sempre os eleitores. Esses sim, desde o GOLPE de 2015, têm os penalizado e continuarão a fazer. Abraço e nunca tenha medo da verdade!

Anónimo disse...

Por aqui se vê o carater desta gente, como é que Rui Barreto apoia o vereador da Câmara da Ribeira Brava Rafael se Sousa quando este o esfaqueou e concorreu contra ele próprio na liderança do partido, será que não há mais gente competente neste partido moribundo. Na Rª Brava há jovens com formação académica superior em várias áreas e porque insistem em apoiar este senhor que nunca fez nada de jeito, nunca defendeu os interesses dos ribeira-bravenses e só os seus interesses pessoais. Será que o PSD não vê que é um tiro no escuro apoiar este senhor ou será que PSD RB1 e CDS tem algo escondido que não quer que venha para a praça pública. Investiguem que vão encontrar, tem mateira, não deixem o povo da ribeira brava sofrer...

Anónimo disse...

Lá vem os vilões a levar o assunto para as costas de baixo.

Anónimo disse...

A alminhas da 21:39 não percebe que é ano de autárquicas, onde veremos nas urnas se haverá repercussão deste episódio do CDS e este partido tem muita presença nos concelhos a Oeste.
Juntando ao facto da contestatária Sara ser da Ponta do Sol onde teve boa votação em 2017 e onde o PSD local é um saco de gatos que vai reconduzir a Célia.
Talvez para este opinador só interessa o Funchal e a "lista de craques" do Calado.

Anónimo disse...

O final mais adequado para esta polémica era que todos os eleitos para cargos públicos pelo CDS, quer par o governo, quer para as autarquias e juntas de freguesia, que tivessem vergonha na cara e piedade do Zé povinho, demitam-se TODOS e fechem a degradada sede da rua da Mouraria, se é que tem dignidade mas parece é que só tem amor ao dinheiro.... quem vota a favor...quem vota contra...Pergunto: se o CDS der insolvência ainda tem de devolver o dinheiro?... como é pratica comum passar por cima de tudo e todos para conseguir i dinheirinho, terá de cair o Carmo e a Trindade e uma carrada de Santos para isso acontecer.

Anónimo disse...

a sara e esse catanho deveriam se filiar ao ps lá gostam de resabiados

lembro-me de um que se intitula pastor , mas ganha cobres criando coisas com betão que saiu do cds porque achava que o cds nunca chegaria a lado nenhum foi para o ps e também não chegou a lado nenhum se tivesse continuado no cds já teria o tacho que tanto quer , azar

o cds é um partido perigoso , se uma pessoa não tiver cabeça facilmente os adoradores de socrates fazem-lhes a cabeça

Anónimo disse...

Barrete: ..."já fostes"...Queque "já fostes"...

Anónimo disse...

O cubano da bancada dos kostistas a mandar bitaites. Esse gajo nem tem água para se lavar
Ele que olhe bem para os boys do seu partido.

Anónimo disse...

No Dossier de Imprensa de hoje o Nicolau voltou a ser jornalista..., foi preciso ficar desempregado para ver, perceber ou denunciar o DN, como fonte de notícias vendidas. Tantos anos a fazer de conta...

Anónimo disse...

A JPP será a surpresa da Ponta do Sol, estejam atentos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Peço ao Sr. Rui Barreto que quando se demita leve consigo também o vereador da Câmara da Rª Brava Sr. "Rude" Rafael para não ter em breve mais dissabores quer para autarquia , quer para o próprio CDS. " O PSD ainda vai a tempo de lhe retirar a confiança, para não tropeçarem juntos" . O Povo da Ribeira Brava já esta cansado de incompetentes, se é para renovar é para renovar de raiz.

João Catanho da Silva disse...

Escrevi com todo o gosto para o Fénix do Atlântico, agradecendo à pessoa de Luís Calisto, que muito considero pela coragem e frontalidade. Agradeço também a todos os comentários, elogiosos ou não, reveladores que tinha razão, quando em 2015 tentei evitar o fim do CDS-M. Alertei inúmeras vezes, preto no branco, de forma aberta e transparente, dos perigos que o Partido corria se RB passasse a chefiá-lo (não posso dizer liderar). Peço desculpa, aos anónimos por não responder, pois essa forma de fazer política e de estar na vida não faz parte da minha pessoa. Sempre fiz e encarei a minha militância com garra, coragem e transparência, sempre dei a cara, mesmo nas situações em que fui vítima de expulsão e dois processos em Tribunal, vindos de RB e ALF. O meu propósito ao escrever aqui, também era de comentar, responder a questões e debater, mas apenas o faria se saíssem do anonimato. Obrigado a todos, votos que o CDS algum dia "renasça das cinzas" e estarei disponível a quem quiser dar a cara. A luta continua!!!

Anónimo disse...

O CDS-M está uma vergonha, os seus lideres são ainda pior que os DDT ( AFA & SOUSAS). O Barreto anda de reunião em reunião sem fazer nada, as nomeações é uma vergonha. Como é possível o inspetor regional da ARAE consentir que o director de serviços tenha recebido dinheiros e não pede a sua demissão. O Rosa quer é andar no café, pôr fotos no ginásio e falar do marítimo. O Luis Santos tem de ser posto na rua, é uma vergonha para a ARAE ter duas pessoas que são desmazeladas nas suas funções. Houve casos de COVID na ARAE e ninguém diz nada, os inspetores ou estão no café, basta passar junto à sede e veem logo os meninos na rua, ou então andam a multar o pessoal e depois lá dentro andam todos sem mascara e em escritórios com 6 e 7 pessoas lá dentro. O Rosa e o Santos passam a vida a por fotos do ginásio com os PT mas trabalhar é mentira. Mas anda td a gozar com a nossa cara e o Governo a assobiar para o lado. Uma pessoa pede um informação a estes senhores e levam 2 ou 3 anos a responder. É uma vergonha. UMA VERGONHA

Anónimo disse...

Estamos a falar do mesmo Luís Santos, candidato pelo PSD à Junta do Imaculado e que à altura afirmava que a vitória era "canja". No fim, após estrondosa derrota, começou a espernear que a culpa foi da ausência de Albuquerque no apoio aos candidatos PSD

Anónimo disse...

Este Sr. Catanho,é um ressabiado, jogado do CDS, da Escola Francisco Fernandes, etc, etc. Devia era estar calado, muito menos autoelogiar-se, a dizer que recebeu telefonemas....hahahaha, (tenho de parar para rir), mas, quem é que telefona para o Catanho. hahahaha. Coitado, reudza-se ao que é, um triste e pobre professor jogado de um lado para outro. O que o Rui fez não é correto, mas, quantos incorretos o foram ao longo dos tempos e ninguém falou, as redes sociais agora divulgam tudo, o bom e o mau, mais o mau que o bom, mas sempre foi assim e vai contunuar a ser. Catanho remete-te à tua insignificância que a ti ninguém te liga. Bom fim de semana.

Anónimo disse...

É mesmo esse, que depois da derrota meteu o rabo entre as pernas e lá foi ele. No entretanto o pai desse senhor muda de casaca e vai para o CDS! Conclusão o pai fica como assessor do grande Barreto. O irmão vai para chefe de gabinete de quem? Do Barreto! E o triste do Luís Santos sobre para director de serviço da ARAE. Fica td em família.

Anónimo disse...

Tudo gente séria ... o RB que fiscalize a junta de freguesia da Rª Brava e veja se não falta um elemento do DCS que esta fora da RAM há mais de um ano, com a conivência de tudo e de todos... só Deus sabe que assina por ele. Pergunto: se isto é legal , o que são ilegalidades?

Anónimo disse...

Rafael vereador da Ribeira Brava e o seu amigo presidente de Junta Marco deviam sair de pianinho, com a sua incompetência e má educação. As pessoas da Ribeira Brava estão atentas e pedem a sua saída. Ricardo acorda!

João Catanho da Silva disse...

26 de abril de 2021 às 16:25, quem é você para mandar-me calar??? Está muito enganado, meu amigo:
1- Os ressabiados são os seus amigos, amigos de Barreto e Companhia, Lda., esses sim é que foram corridos de outros partidos;
2- Além disso, demonstra ser ignorante, em não saber que todos os anos existem concursos gerais para Professores. Como vê, é falso o que diz - nunca fui jogado de nenhuma Escola, antes pelo contrário;
3-Aproveite para rir, pois os tempos que se avizinham para os seus amigos do CDS, não serão fáceis. Garanto-lhe que quando rebentarem outras bombas muitos vão chorar;
4-Antes ser um "triste" Professor, que ser um reles político sem escrúpulos;
5- Garanto-lhe que o seu amigo Rui, nunca teve no passado e no presente, amigos e conhecidos de "bem". Graças a Deus, tive e tenho o privilégio de ter e frequentar meios, com pessoas bem formadas.
6- Quanto à minha insignificância, já deveria saber que a verdade vem sempre à tona.