Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de abril de 2021

 



            Lógica Saloia           



Luís Calisto                                                                                            


Morgado e o seu 'ouro do Curral' 

'Lugar à disposição' 

ou 'pontapé no rabichol?



Jorge Morgado apressou-se a divulgar a ideia de demissionário assim que a decisão do Supremo sobre o caso da Escola do Curral das Freiras acabou como acabou: num estrondoso desaire para a Direcção Regional chefiada pelo próprio Morgado e logo para a Secretaria da Educação e para o Governo Regional.

A história está contada tim-tim por tim-tim no post anterior aqui do Fénix, pelo secretário regional Jorge de Carvalho, em comunicado oficial. 

Jorge Morgado tomou uma atitude digna? Ou fingiu que a tomou?

Que é isso de um técnico pôr o lugar à disposição de quem o nomeou? 

À disposição do secretário regional, no caso em apreço, sobrevivem todos os cargos a todo o instante. 

Quem se quer demitir não aparece com 'patinhas de lã' na alcatifa do gabinete superior a sussurrar que o seu mandato está à disposição. Quem acha que chegou a hora de se pôr ao fresco só tem de preencher a papelada e apresentar-se com tudo pronto à mesa do chefe: já formalizei a saída, obrigado pela confiança, desculpe pela decepção, assine-me a guia de marcha por favor.

O titular superior é que vai confirmar a despedida ou apelar para o colaborador no sentido da sua permanência.

Não se trata, pois, de espalhar pela opinião pública o indeciso 'lugar à disposição' para tentar deixar o assunto morrer na 'espuma dos dias', como se diz agora - e continuar tudo como dantes, como se a 'barracada' monumental do processo fosse mera impressão nossa.

Não é bonito, isso do lugar à disposição apresentado com a casa a arder. Até porque o artifício transfere responsabilidades para o superior. Jorge Carvalho é que fica sempre com uma grande responsabilidade: ou demite, quando na realidade o colaborador não disse que queria sair; ou não demite, quando o dito estava na disposição de sair. 

...E assim pode muita populaça comentar que 'isto' vai de mal a pior, que nesta Tabanca insular quem erra acaba sempre beneficiado.

O que não é mentira nenhuma, cá para nós.


Devemos levar em conta que Jorge Morgado não é a primeira pessoa com esta postura ultra-defensiva, tanto assim que o tema já aqui foi tratado. 

O País está cheio de histórias idênticas. Até os treinadores, na hora da derrota, dizem colocar o lugar à disposição dos presidentes como se em algum momento um presidente precisasse de carta branca do assalariado para o pôr a mexer. 

Se são boas maneiras ou não, é outro debate.

Fora Jorge Coelho, é difícil de encontrar um português que se chegue ao pé do chefe a dizer: falhei o projecto ou sinto-me já sem ideias e portanto decidi apresentar o pedido de demissão.

Há em todos os sectores. O que me ri em 40 anos de comunicação social com 'ameaças' do género 'lugar à disposição'!

De vez em quando aparecem aquelas demissões "irrevogáveis", à Paulo Portas; aquele seráfico bater no peito a jurar "nem que Cristo desça à terra", ao jeito do actual Presidente da República. Quando, no fundo, está tudo agarrado ao tacho e à procura de mais.

Vendedores de banha de cobra!

Daí este recado não ser apenas para Jorge Morgado, aliás um quadro discreto muito mais executivo do que exibicionista. Provavelmente deixou-se embalar pela moda do árido "lugar à disposição', sem se lembrar que a gravidade do problema jurídico, que tanto mal fez a um responsável de escola, Joaquim Batalha, não pode ser lidada como nos negócios de "ouro do Curral" de antanho por essas ourivesarias da Madeira e bancas clandestinas da Rua da Praia.

É que o ingrato desenlace atinge também o próprio secretário regional. 

Jorge de Carvalho já teve ocasião de mostrar não tomar a política como forma de carreirismo. Ele enfrentou o antigo mandante da Tabanca sem olhar a cargos que pudesse perder. Fê-lo para não violentar o seu pensamento próprio. Isso numa altura perigosa, de explosiva tensão na Rua dos Netos, quando Miguel Albuquerque representava a corrente interna opositora do Chefe.

Mas os ventos mudam de direcção. Passado é passado. Já está. Agora é o presente, implacável.

E então? Lugar à disposição ou chuto no rabichol?

Contra a semântica dos interesses pessoais, marchar, marchar! Atenção Morgado, atenção Carvalho, atenção Albuquerque. 

É inevitável: este caso, naturalmente em agenda nos próximos tempos, chamuscará muito a Secretaria de Educação e o Governo Regional.

Parafraseando o Presidente Albuquerque, isto não pode ser uma 'bandalheira'!

8 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, bandalheira já é. Esta é só mais uma das situações. São as investigações ao chefe máximo por causa do roseiral/cinm. As trafulhices do Barreto com os empréstimos, que envolvem os senhores da ARAE. São as negociatas do secretário da saúde com as farmácias (que vendem tesntes mais caros ao governo do que venderiam ao público) e os dinheiros esbanjados em publicidade à DuplaDP. O Calado e os dinheiros para o betão. A Prada e as Ginjas. A Augusta e as (caducas) dívidas herdadas, assim como o problema dos sem abrigo. Vai-se safando o das pescas, que se finge de morto. Por enquanto.

Anónimo disse...

Tem toda a razão amigo Calisto. Mas, para mal dos nossos pecados, fintas dessas não acontecem apenas nos da situação. Nos da oposição é a mesma trampa:aquele do BE, de seu nome Ascensão, antecipou o congresso regional para que outros possam avançar mas anda a contactar inscritos no grupelho para se apresentar novamente a sufrágio. É tudo a mesma m...!

Anónimo disse...

Calisto, dito e feito. Já está no Diário que o Secretário mantém o senhor nas suas funções. Não sei com que cara vai continuar a exercer a sua actividade, mas por outro lado, já vimos que vergonha é coisa que esta malta não tem.
Amigo Calisto, se puder, diga-me a chave do euromilhões da próxima sexta feira...

Anónimo disse...

Concordo, isto é uma bandalheira.
O Angustiado do Arco deveria logo após às buscas por onde funciona, deveria de se ter demitido
Ao saber que o barrete meteu dinheiro ao Bolso e prestou falsas declarações, demitia-o de imediato, junto com os outros 4 mosqueteiros do partido falido (
O Sr. PR, deveria mandar esta canalha cada qual para a sua aldeia pastar a toira
O Povo deveria juntar-se e correr com estas lapas que andam agarradas ao tacho e fingindo que são seus defensores,
Será que já em Outubro a vontade do Povo será soberana?
Será que o barba branca de cabelo preto irá caçar em breve com o dinheiro do Povo?
O Homem realmente depois de tanta visita que faz a qualquer esplunca merece usufruir daquela grana milagrosa antes de entrar em retiro físico e espiritual
Será que AJJ ainda subirá a palco com esta gentalha da treta?
Foge deles como o diabo da cruz. Como dizem os Caniceiros, mostra que tens 5 dedos de testa.

Anónimo disse...

Muito bem Sr Secretário é para os comunas cá do sítio verem bem quem manda.

Anónimo disse...

Tanta conversa e afinal o que o tribunal decidiu foi sobre o prazo de notificação. Não apreciou sequer o inquérito feito pela SRE.
À mesma o professor levou os 6 meses e o governo que lhe pagar o ordenado desses 6 meses, e tirá-los da ficha.
Tudo o resto e as batotas que ele fez, como escreveu alguém noutro post, ficaram, porque o tribunal nem apreciou nem se pronunciou sobre isso.

Anónimo disse...

A ofélia do quebra costas anda novamente a rondar o Fénix. Cuidado com o vírus do único importante.

Anónimo disse...

os comunas aqui na Madeira estão ladeira abaixo a muitos anos , sem contar que já a comunistas excoelhos e demais bicharada que já andam a rondar o chega para ver se conseguem algum tacho

abre o olho André Ventura , nem todos servem