Powered By Blogger

quarta-feira, 14 de abril de 2021

 



OPINIÃO



GIL CANHA                                                                                              



Depois do Ivo, a festa!




Enquanto o País perplexo tomava conhecimento da absurda decisão instrutória do Juiz Ivo Rosa, que dos 189 crimes que constavam da acusação do MP, apenas 17 seguem para julgamento, e que todos os crimes de corrupção apontados no âmbito da Operação Marquês caíram como um baralho-de-cartas, aqui e ali, por todo o território nacional e ilhas, surgem alegres e triunfantes os inúmeros sócrates que este país pariu. 

Diz o ditado popular que ´quando os porcos bailam advinham chuva´, e era efetivamente este o ambiente otimista e festivo que se vivia nas pocilgas luxuosos onde estes animais habitualmente chafurdam, pressentindo e já cheirando no ar que o desfecho seria o habitual, isto é - os corruptos de alto gabarito safam-se sempre!

 Na Madeira, os imensos sócrates que cá temos, mal ouviram a sentença bizantina de Ivo Rosa, pularam de alegria, e até há conhecimento que alguns desses cavalheiros abriram garrafas de champanhe e brindaram a esta justiça corrupta e ineficaz, dando vivas à impunidade de que gozam e morras aos invejosos.

E quem olha com atenção para as paredes de pedra aparelhada da Madeira Nova sabe que sempre que acontecem estes fenómenos de libertinagem e devassidão judicial, aparecem sempre no meio dos buracos da parede umas cabecinhas felizes da lagartixada corrupta. Foi assim com o famoso Processo do Porto do Funchal, foi assim com o célebre caso do apartamento da Nazaré, onde se faturou milhões de euros em faturas falsas, foi assim com o Cuba Livre, e será assim com o caso do Albuquerque e a sua Quinta do Arco, e será assim com o desvio de milhares de euros dos cofres das câmaras socialistas para negociatas de propaganda política do PS/Madeira cafofiano.

E foi neste ambiente de festança pós-sentença do Ivo Rosa que os Donos Disto Tudo (que a partir de agora, por uma questão de ordem prática, devem ser chamados – os sócrates) anunciaram com pompa e circunstância a constituição da sua lista, candidata à Câmara Municipal do Funchal.  A lista dos nossos sócrates é encabeçada por um socrático Pedro Calado, e tem figuras de peso, como Cristina Pedra, uma das personagens envolvidas no caso do Porto do Funchal, no monopólio de rapina do Caniçal e no célebre caso dos fundos europeus esfumados, que até meteu um padre de São Vicente e tudo; de Margarida Pocinho, uma senhora com fortes ligações familiares ao nosso estimado sócrates da estiva, e no meio deste verdadeiro caldo socrático, aparecem por arrasto, outras três inocentes criaturas, que ainda não perceberam bem onde estão metidas. Aliás, até é altamente confrangedor e humilhante ver Bruno Pereira, antigo Vice-presidente da Câmara, despromovido a simples peça-de-adorno e metido lá atrás, como uma espécie de cigarrilha das antigas camionetas do Batata.

O conde Joseph de Maistre é o autor da célebre frase “Toute nation a le gouvernement qu´elle mérite” (Toda a nação tem o governo que merece); no nosso caso, todo o povo tem os sócrates que merece. E continua a festa…

23 comentários:

Anónimo disse...

Bem dito Gil. Com Miguel Gouveia a escolher a sua equipa, sem interferências nefastas do Cafofo e Iglesias, podemos ter uma repetição dos resultados de 2017.

Anónimo disse...

Mas quem é que acredita nesta justiça em Portugal? Só quem nunca saiu do país, nem nunca foi à Inglaterra, ou países escandinávos onde a corrupção não é tolerada. Estes nossos juízes que pomposamente dizem que fazem justiça em nome do povo, fazem justiça a favor dos corruptos. A corrupção na mamadeira está à vista de todos mas a justiça tem medo de se meter com os nossos corruptos.

Anónimo disse...

Que raio! Bem visto! Ainda ninguém tinha pensado que a decisão de Ivo Rosa foi uma vitória para os corruptos do Portugalólio.

Anónimo disse...

Lembram-se do caso da invasão do Jornal da Madeira? Os loucos do PND acusavam o jornal do Papadas de sorvedouro de dinheiros públicos e de aproveitamento politico do PPD. Foram julgados e condenados POR UMA JUIZA DO REGIME, meses mais tarde descobrem lá dentro que há um buraco de 53 milhões. ALGUÉM FOI CONDENADO? Alguém foi preso? Pu***que par*** esta justiça!

Anónimo disse...

Gil amigo, bem me lembro dos autocarros do Batata, que faziam a ligação do Funchal às Costas de Baixo, Ponto do Sol, Canhas, Calheta e por aí. Como as estradas eram estreitas, além do bilheteiro havia o cigarrila para orientar as manobras e ajudar a tirar as sacas e caixas do tejadilho do autocarro. Belas recordações da minha infância

Anónimo disse...

Se um gajo pegar numa metralhadora e varrer estes gajos vai preso?

Anónimo disse...

Se me indicarem a listagem dos DDT provo que todos têm um(a) assalariado(a) nas listas para as autárquicas...

Anónimo disse...

Canha não são porcos a dançar são ratazanas a saltar do esgoto.

Anónimo disse...

o CDS continua em festa!

Anónimo disse...

Perdoa-se milhões a estes senhores de colarinho branco, no entanto já se exige em Maio às Empresas o pagamento de 25% referente a ordenados do pessoal, para eles estarem em casa de papo para o ar ou nas esplanadas do café.Assim nunca mais vai acabar o Covid.
O albuquerque deixou bem claro na imprensa que o justiceiro santaneiro é um mestre exemplar e competente.
Claro que sabemos que anda com o cu a arder pois do arco podem sair muitas rosas também
Se as Empresas não facturam como podem pagar 25%?
Só conheço 3 na madeira. Os 3 tubarões de costume. Podem pagar, porque sai por um lado, mas entra roubado por outro
É esta democracia....

Anónimo disse...

Gil canha entrou numa coligação que varios membros achavam socrates um santo , parecem que estavam certos

Anónimo disse...

É o assalto à camara. O povo não pode deixar.

Anónimo disse...

Antes só havia lodo no cais, depois o Dono Disto Tudo foi enriquecendo à nossa custa e hoje controla tudo: energia, transportes, hotelaria, projectos, jornais, blogues (Funchal Noticias), parlamento (ambos os lados), e só lhe faltava a Câmara. E o Calado fez-lhe esse favor!

Anónimo disse...

O Das 19:20 é curto e grosso
Se as empresas não facturam um cêntimo, ajudem-as em 100%, pois contribuiram nos bons tempos com pagamentos de segurança social e fisco
Os trabalhadores se ganham 100% devem de estar disponíveis para ajudar as empresas, mais que não seja na limpeza e manutenção
Nas empresas têm de cumprir regras, em casa andam à solta, em ajuntamentos etc. Assim o Covid nunca mais vai acabar

Anónimo disse...

O Norte sempre foi afamado pela sua história
No meio de tanto marronco também houve até um Feiticeiro
Na história moderna aparece um justiceiro, reconhecido pelo maior vadio da madeira e engana vilões, como um poço de inteligência e de ética
Esse vadio, assusta toda a gente. Tem bofes de leão
Calculem que o Compadre Jodé na passada 4ª. Feira até chupou cana de açúcar , mas não se atreveu a falar neste conterrâneo
Podera Jodé
Saías a 500 km à hora do palácio dos cônsules sem marcar 0 ponto

Anónimo disse...

Antes do dono disto tudo havia os ingleses que na ansia de encher os bolsos cortavam as arvores das serras aieito para vender como carvão , agora os financiados por eles se acham todos ecológicos

Anónimo disse...

Já cá faltava o comentário dos "ingleses".
Isso de ler o blog do Quebra Costas como se fosse a palavra do Senhor provoca danos na moleirinha.

Anónimo disse...

É as verdades 8.33 pode não ser do teu tempo mas existem livros de historia a contar

Anónimo disse...

Não me digam que a Ofélia do quebra costas também vem comentar para aqui no Fénix do Atlântico?

Anónimo disse...

Certo, mas estamos a falar da Revolução Industrial e início do século XX. Após um Estado Novo, um 25 de Abril e 40 e tal anos de Autonomia, ainda querem meter os ingleses ao barulho?
Isso é conversa de Jardim para culpabilizar outros pelas asneiras de 40 anos de PSD

Anónimo disse...

Era bom para combater a esquerdalhada

Anónimo disse...

O patrão pode se assumir como infoexcluído, mas que lê não há dúvidas. Depois a "Ofélia" traduz em caracteres a verborreia do dia.

Anónimo disse...

Investiguem as autarquias da região e verão que a Madeira tem mais Sócrates do que se pensa, de todas as cores, feitios e movimentos...Festa não é festa se não houver um c...ado.