Rubina quer inovar e dar continuidade
aos programas sociais no Funchal
A candidata do PSD à Câmara Municipal do Funchal, Rubina Leal, abriu esta segunda-feira o ciclo de conferências sobre ‘Cidadania Ativa’, promovido pela Associação Olho.te. Um tema, admitiu, que lhe é muito caro, tendo em conta aquele que foi o trabalho que desenvolveu enquanto vereadora do município funchalense.
“A minha vida tem sido muito a área social, trabalhando junto das pessoas, aprendendo com elas para poder intervir melhor. Aquilo que pretendo é inovar. Ter novos programas, mas também, e sobretudo, dar continuidade aos projetos que desenvolvi de 2005 a 2013 na Câmara”, referiu Rubina Leal, recordando o período em que foi a responsável do concelho pela Educação e Social.
“Quando cheguei a Câmara Municipal do Funchal já tínhamos um trabalho feito na área ambiental, mas verifiquei que era importante intervirmos junto das crianças, dos jovens, das famílias e dos idosos”, lembrou, explicando que foi com essa premissa que decidiu avançar com vários programas, junto dos ginásios municipais e centros comunitários, de educação para a cidadania.
Durante esse período, contabilizou a candidata social-democrata, entre programas vocacionados para a educação ambiental, para a literacia financeira, património e artes ou prevenção rodoviária, foram desenvolvidas milhares de ações.
“Verificamos que a melhor forma de chegarmos até as nossas populações, é investirmos junto dos mais novos, ajudarmos os mais velhos, apoiando assim toda a família”, disse Rubina Leal, sublinhando a vontade de prosseguir e inovar os projetos que iniciou na Câmara do Funchal, após as eleições autárquicas de Outubro.
“Aquilo que eu pretendo no próximo mandato é dar continuidade aos projetos que iniciei, que eram, na maioria, precisamente desenvolvidos junto de associações parceiras, nos Centros Comunitários”, garantiu, destacando a importância de “educar” e dar “competências às pessoas”, como o caminho para uma sociedade melhor.
E nesse papel, a Olho.te tem sido fundamental. É uma Associação que Rubina Leal conhece “muito bem”. Destacando o papel da inclusão pela arte, lembrou também a criação do Centro de Inclusão de Artes criado no Bairro de Santo Amaro enquanto vereadora na Câmara do Funchal. “É uma das formas que temos de trabalhar e de chegar às pessoas”, notou a candidata, recordando que todo o seu percurso tem sido feito nestas áreas, da formação e da inclusão.
Também o responsável pela Olho.te, Hugo Andrade, destaca o papel da arte na inclusão. “Fala-se muito de inclusão social, mas julgo que a inclusão pelas artes é fundamental”, defendeu, explicando que a Associação nasceu de um projeto com o mesmo nome, desenhado para actuar junto dos bairros sociais.
“Havia um grande absentismo escolar e até um certo analfabetismo, que faziam com que as pessoas ficassem muitas vezes fechadas em casa ou nos cafés.
Esta associação fez com que se alterasse um bocadinho o pensamento das populações do bairro, e que novas portas se abrissem para elas, alimentando não o corpo, mas alimentando a alma."
Texto e foto: PSD-M
22 comentários:
Foi uma excelente conversa sobre cidadania, muito sincera e terra-a-terra, estive presente, ouvi e adorei, a prova como é uma mulher que deu a vida à causa social.Ficamos sempre com aquela ideia que no Mundo é o Papa Francisco, em Portugal é o professor Marcelo e na Madeira só mesmo a Rubina Leal. Adorei!
Show off autêntico. Mais do mesmo. Alguém no meu PSD para por esta gente na rua?
Uma coisa que realmente se verifica é a capacidade dos PSD's formarem associações e costantemente se apoiarem, principalmente nos anos de eleições. Isso realmente é uma máquina de trabalho fantástica, não desfazendo o trabalho dessas associações. O perfeito seria que tudo fosse genuino e que a intenção apenas fosse meramente o bem da população.
Contudo o trabalho atualmente no âmbito social, na atual Camara Municipal tem sido igualmente mantido e com apresentação de novos projetos positivos para a comunidade.
Assim gostaria de realmente saber em termos de inovação o que realmente é proposto, pois esta notícia nao foi esclarecedora nesse sentido. Somente com este esclarecimento é que podemos avaliar se as novas propostas serão diferentes e melhores.
Show off, autêntico
Anonimo das 15.35 pare de blasfemar e dizer heresias....
Não, porque no teu PSD, esta gente ganhou eleições democraticamente.
Nas próximas tu concorres, e vence-os. Certo ?
anonimo das 16:17, o mesmo pergunto a si, quais foram os projectos inovadores desta Camara Municipal?
Lol essa só pode ser anedota renovadinha ahahah
O Professor Cafofo e a sua brilhante equipa vão varrer o PSD e toda a laranjada do mapa. Fujam, vem aí o furacão Cafofo. Não vai ficar pedra sobre pedra. Avisei-os.
acho que a Drª Rubina Leal faz mais falta no governo que na Câmara atendendo que o prof. Cafofo tem dado conta do recado e ela não vem (se lá chegar) acrescentar muito mais.
Aquilo é que vai ser dar à vassoura !
Mas, se é como na limpeza da cidade, os augúrios não pressagiam nada de bom.
Isso do Cafofo varrer laranjas é piada.
Nestes meses que faltam para as eleições as histórias que têm sido aqui divulgadas vão chegar ao conhecimento geral, pelo que os votantes contra-a-corrupção, vão procurar outro em quem votar.
Os eleitores a favor-da-corrupção têm outros candidatos mais sensíveis às suas aspirações.
E que tal a senhora secretária/ candidata emitir opinião sobre o "Cuba Livre" e demais casos envolvendo os seus confrades (incluindo os do Governo Regional) para percebermos, caso fosse eleita, se vai manter a política: de castas; de segregação baseada no cartão; se vai governar só para benefício de alguns; se vai interpretar a lei ser ignorando o que está expressamente escrito na lei ...
Interpretarei a não censura a Albuquerque e restante camarilha como a admissão que tenciona manter as supracitadas políticas.
Anedota de um ou uma tontinha do PSD, fizeram-te uma lavagem cerebral, essa figura governamental, uma fala barato, uma alpinista, anda pouco interessada no povo.
A malta cafofiana fica toda nervosa com a Rubina.
Estão com medo da vassourada depois das eleições, não ?
Lá se vai o bem bom na Frente Mar, coisa que o Carlos Jardim agradece.
Esta Mata Hari renovadinha é o que se vê uma fala barato opportunista que só apresenta tretas do social que não interessam ao menino jesus e as baboseiras dos caixotes de lixo uma pobreza mental
Era melhor no tempo do cantoneiro que lá estava afilhado do chefe das rosas e que está meio escondido da justiça né?
Era muito melhor.
Só mamavam dois. Agora são vários.
Curioso era saber quem financia estas associações
Concordo com este comentário. Também lá estive e gostei imenso... É sempre um prazer ouvir a Dra. Rubina...
Muita força Dra. e não se deixe abalar por comentários grosseiros...
Ouvi dizer que o carequinha do Olho-te irá apoiar a Dr. Rubina Leal dado a sensibilidade que tem acerca da Cidadania. Foi a primeira candidatura a ter destaque na Associação que acumula. A Dra. Rubina Leal tem os votos do bairro da Nazaré. Ganhará a Câmara de certeza.
Pois... Já nada me espanta... Ouço dizer que esse Sr. do Olho-te vai para o lado que lhe der mais jeito...
Hum?! Do seu PSD?! Lololol
Agora o Iglesias já é do PSD...
Força Rubina!!! Mostre que partido manda aqui!!!
Enviar um comentário