'Encontros com a cidade'
na Fortaleza de São Tiago
Rubina Leal, candidata do PSD à Câmara Municipal do Funchal, defendeu esta quarta-feira, que a “cultura é a alma” de uma cidade. A ideia, esplanada no âmbito da iniciativa ‘Encontros com a Cidade’, que reuniu na Fortaleza de São Tiago, mais de oito dezenas de pessoas, pretende traduzir-se numa nova agenda cultural para o Funchal.
“Aquilo que pretendo, com a minha candidatura, é ter um programa específico para as iniciativas culturais da cidade”, sintetizou Rubina Leal à margem do evento, explicando que pretende “congregar esforços” de todos os setores da cultura e apoiar os criadores e artistas madeirenses.
Precisamos, disse, de ter uma cidade culturalmente rica e atrativa, não só para quem nos visita, mas também para os funchalenses. “Queremos uma cidade em que a cultura seja a alma do nosso povo, e em que os eventos culturais sirvam também para apoiar todos os nossos artistas.”
A cultura, continuou a candidata social-democrata, deve ser direcionada para todas as pessoas, e deve ser também uma forma de valorizar os nossos agentes culturais e de transformar a cidade num pólo de atratividade turística.
Recordando o caso de sucesso do Funchal Jazz, reconhecido aos níveis nacional e internacional – “um verdadeiro cartaz da cidade” –, Rubina Leal vincou que a cultura é um investimento nas pessoas, e como tal não pode ser medida por estatísticas, audiências ou receitas. “A cultura é muito mais do que isso”, sublinhou, dizendo que uma cidade que quer ter uma agenda cultural rica e diversificada deve, em primeiro lugar, ouvir as pessoas.
Também Leonel Freitas, que moderou este debate, dedicado à cultura, recordou o muito que foi feito durante a anterior vereação da cidade, da qual Rubina Leal fazia parte.
“Foi nas vereações anteriores que a cultura ocupou um lugar de destaque, com eventos que hoje são a marca da cidade”, disse, exemplificando com as feiras do livro, cortejos históricos, Festival Jazz, Festival de Cinema e a recuperação do Teatro Municipal Baltazar Dias.
Fátima Marques, professora de Português e Literatura, “amante de livros e de viagens”, e Francisco Paulino, historiador e investigador com “vasto currículo de realizações culturais”, foram os convidados do debate.
Texto: PSD-M
27 comentários:
Mas o que é que esta alma que mal sabe ler e escrever acha que é a cultura? Há actividade cultural nesta terra? Em sentido muito lato talvez umas pianadas e tertúlias tb são cultura como a matança de um porco ou uns cooos numa tasca. São milhares os forasteiros que vem para o funchal jazz é um cartaz internacional se formos a 5 avenida não se fala de outra coisa. A Madeira foi descoberta em 2015 e o mundo acaba no garajau ( a tapobrana)...
Dra. Rubina,
Não se esqueça de manter o Fica na Cidade, esse grande acontecimento cultural da nossa cidade, que deixa os hotéis em overboking, e os residentes sem pôr os pés em casa durante quinze dias.
Alô, laranjinhas, o Professor Cafofo vai tratar-vos do sarampo.
Ó das 09.54, não te vacinaram quando eras pequeno ?
Acho que o local escolhido foi o ideal:
Ou seja junto a Cidade do TOCO mandado construir por Albuquerque/RUBINA.
Não esquecer para além do Festival Cervejeiro, o PoNCHA PARA TODOS!!
Força Leonel, lá vai obra!
Vamos a isso cafofiano. Poncha é com o teu presidente.
É de continuar com o Festival da Luz, grande cartaz que apesar deste ano ter sido o primeiro já deu para a Região acolher Milhares de Turistas vindos de toda a parte do Mundo e com isso ter proporcionado mais de 90 por cento de ocupação hoteleira.
Este sim ao contrário do de Jazz que esteve meia dúzia de gatos pingados.
Vai tratar do sarampo dos alunos quando voltar para a escolinha... De onde nunca deveria ter saído!!!
Bom bom é o Fica na Cidade.
Mas da 5ª avenida já vieram alguns...
Não se aproveitem e reconheçam.
Cafofo não criou nenhum evento de Marca
Cafofo nem tem vereador da cultura
Parece que tem alguns negociantes que na sombra lhe vão dando umas ideias...e o dinheirinho a saltar
Força Rubina
De sorrisos e carecadas estamos fartos
Queremos trabalho na Cultura que provoque emprego e dinamize a cidade à nossa dimensão
A cultura na câmara cafofiana provoca emprego...do Mauricio.
Engraçado o lugar que escolheram para falar de cultura. Entregaram à muitos anos aos amigos do PSD este símbolo e património cultural da cidade para dele fazer durante muitos anos um museu dentro de um restaurante e agora têm a lata de vir falar, no local, de cultura e alma cultural da cidade.
Tenham vergonha senhores e senhoras do PSD, porque pedir decência é exigir muito de gente que nunca a teve.
Mas que reunião de cultura foi essa, que não vejo citado o super-museólogo? Não foi ele o grande obreiro desse "museu"? E agora para a vitória da Rubina e futuro da cidade, ele não aparece? Só se é por estar "ao luar" no Porto Santo...
Ai eles entregaram aos inimigos do PSD ?
Quem ? Os cafofianos ? Os verdinhos ?
Próximo Evento cultural no Funchal proporcionado por Rubina e colegas do Governo:
Barquinhos Voadores!!!
Vão espatifar novamente este ano mais 265 mil euros para o lobby do mano do Secretário 60 dias...
Com este grande acontecimento (cultural) Mundial, já está previsto ocupação de 99,9 por cento...
E ninguém vai preso.... como dizia o outro??
Com o dinheiro gasto este ano, mais o do ano anterior, já dava para Construir uma Central de Camionagem afim de os turistas não andarem tontos como uma barata a procura do Bus e os autocarros não andarem a atravessar a cidade e a provocar engarrafamentos.
Governo de Miguel Albuquerque, foi uma anedota e é um ZERO, nada fez a não ser um.... Aeroporto!!
Volta Alberto João que estais perdoado, vem dar formação a estes espatifadores e destruidores dos meus impostos.
Estive lá, gostei e daquilo que mais admirei foi quando usou da palavra Leonel Freitas um especialista desde há muito tempo e com uma vasta experiencia na cu ltura.
Já ganhou Dra. Rubina!
Em outubro havemos de festejar o seu regresso à Câmara!
Eu nem sou PSD, nem tenho simpatia pelo Dr. Jesus, mas, só mesmo um mentecapto é que não consegue ver que este investimento nos "barquinhos voadores" tem um retorno muito superior ao investimento.
Enfim, é o bota abaixo apenas porque sim.
Retorno? Diga-me, faça-me um desenho que assim poderá ser que eu compreenda como milhares de Madeirenses ou não será para satisfazer egos. Quem tem vícios que os pague, não quero que o dinheiro dos meus impostos e não foram poucos sejam espatifados nestas chaçadas quando no Hospital se morre por Falta de Medicamentos.
Nem vale a pena fazer desenho. Com o tipo de argumentos que utiliza, não iria compreender.
Onde anda o José Francisco (Paulo Cafofo)? Anda muito envergonhado ou já se fartou de mentir para encobrir o fracasso do seu executivo camarário...
Rubina Leal que dizer da Rua Bela S Tiago que esta aí bem perto das vossas barbas e que deixaram mais parecendo uma Rua da Guiné-Konakri ou seja uma Rua de 4 Mundo, sem passeios e com duas faixas de circulação para ligeiros e autocarros??
Concorda!!!!
A Rua Bela de S. Teago vai servir para ligação à central de camionagem.
Comentário anterior da Treta e de uma cabeça oca.
Saturnino mais um cliente de um Jotinha desorientado.
Ao anónimo das 16,00h
Nem de GPS esta JSD chega a algum lugar, do pior alguma vez existente.
Então não sabes que a Rua Bela S Tiago vai servir a CIDADE DO TOCO prometida pelo teu Lider, o Miguel Promessas, mais uma falhada.
O das 02.55, chegou a casa com os vapores.
Foi à casa de banho, e saiu-lhe aquilo.
Nem o Dr. Saturnino lhe arranja remédio.
A frustração cafofiana anda em nível elevado.
Força Dra. Rubina! Tem muito apoio! Tenho a certeza que vencerá a CMF!
Enviar um comentário