Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

 

NEGÓCIOS DOCES



DIONÍSIO ANDRADE                                                                             



O Governo dos Ambrósios





Todos os anos, por alturas de Natal, surge inevitavelmente o debate do Orçamento Regional, na ALRAM, e nesse mesmo período, curiosamente, também aparece a publicidade de um afamado chocolate, com uma madame vestida de amarelo e o seu chauffeur com fato cinzento e com a respetiva boina de motorista, chamado Ambrósio, a conduzir um Rolls-Royce, sendo um criado subserviente e amigo de satisfazer os caprichos imediatos da sua senhora.  

E o que têm em comum o Ambrósio dos chocolates, e os nossos Ambrósios do Governo Regional, que têm nas suas mãos mais de 2 mil milhões de euros do orçamento regional, dinheiros que são dos nossos impostos? 

Os Ambrósios do Governo Regional, tal como os criados e empregados-de-mesa gostam de servir com requinte e servilismo os grandes senhores, conhecidos pelos Donos Disto tudo (DDT). Estes senhores "paridos" pelo jardinismo corrupto, sussurram à vez, o seguinte: 

- Ambrósio, apetecia-me tomar algo. 

- Paramos, para o senhor tomar algo? – Questiona o nosso “motorista” do Governo

- Não. O que eu queria era algo de bom…

- Compreendo senhor.

- Apetecia-me continuar com o Monopólio dos portos da Madeira e Porto Santo. Satisfaz-me esse desejo de requinte

- Tomei a liberdade de pensar nisso… Senhor. (E carrega no botão e sai o bombom)

- Bravo Ambrósio!

 

Outro DDT faz um novo pedido:

- Ambrósio apetecia-me 5 milhões de euros pela minha SDM.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, os vilões, que horror… paguem isso!


Mais um pedido de um DDT:

- Ambrósio, apetecia-me 6 milhões de euros por um terreno abica-burros no Porto Santo e que abrange o domínio público marítimo.

- Tomei a liberdade de pensar nisso. 

- Bravo Ambrósio, os vilões que abram as suas carteiras e desembolsem isso! Por favor…


Outro DDT faz outro pedido:

- Ambrósio apetecia-me construir o novo hospital.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, não interessa se os preços vão disparar e vão custar duas ou três vezes mais do que estava orçamentado. Os nossos vilões já estão habituados a serem depenados com elegância e distinção!


Outro ainda:

- Ambrósio apetecia-me ter o monopólio das inspeções automóveis.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, se houver lugar a pagar os tais 20 milhões de euros de indeminizações, os vilões que tenham santa paciência e paguem isso!  Eles também já estão habituados a serem deliciosamente rapinados.

 

Mais outro:

 

- Ambrósio apetecia-me mais de 100 milhões de euros para as nossas empresas saírem desta pandemia sem problemas de maior.

- Tomei a liberdade de pensar nisso.

- Bravo Ambrósio, os pequenos empresários nem chegam a tocar nuns míseros cêntimos desses milhões. Que horror! Aquilo é tudo para encerrar, só ficam de pé os amigos da nossa classe e de alta distinção.

Poderia estar aqui dia e noite a recordar os vários episódios dos Ambrósios do GR que satisfazem sempre os desejos dos DDT da Mamadeira Nova, e que precisam dos vilões para, através dos seus impostos, pagarem os desejos destes Grandes Senhores, e votarem sempre nos mesmos para manterem estes Ambrósios sem-vergonha no poder.

PS: Como este meu artigo satírico será provavelmente o último de 2020, desejo aos leitores do Fénix do Atlântico um Feliz Natal e um Bom Ano Novo.

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda não parei de rir! Mas que ideia do catano? Mas quando páro de rir lembro-me que também sou um vilão que anda a desembolsar dinheiro para os Ambrósios darem aos Donos Disto Tudo! Porra, mas que vida do caraças, trabalhar para dar aos mamões que têm mais do que eu!

Anónimo disse...

Boa Dionisio! Mas a viloada se lesse isto ainda era capaz de dizer: e o que é que os chocolates têm a ver connosco?
Infelizmente já cheguei à conclusão que o madeirense não compreende nem analogias subtis, nem denúncias à bruta ! E eu mas acima de tudo, a malta como tu do PND, Garajau e Quebra-Costas bem tentou ambas as abordagens e o resultado é o que se sabe. Um abraço do Oliveira

Anónimo disse...

Os madeirenses merecem isto e muito mais, devem ser gozados e chamados de cafres da costa de África.

Anónimo disse...

Há um ditado popular também muito famoso que diz o seguinte: "Tanto é ladrão o que rouba a horta, como o que fica à porta". Resumindo e concluindo. tanto é ladrão, como o que permite o roubo. E somos nós vilões que permitimos esse roubo.

Anónimo disse...

Bem que me parecia que o anúncio do Ferrerro Roche já estava fora de moda. Ambrósio cadeia!

Anónimo disse...

Os Ambrósios foram ontem almoçar todos juntinhos uma sandes de carne vinho d'lhos para não pegar o vírus. O belo exemplo que estes Ambrósios dão ao povo. É como se os médicos e enfermeiros começassem todos em jantaradas e almoçaradas de natal. E numa altura em que há cerca de 400 casos activos. Só de canelo!

Anónimo disse...

Acabo de ler no JM que a PSP e a Autoridade Regional das Actividades Económicas encerrarm bares, ontem à noite na Zona Velha por não estarem a cumprir com as normas de distaciamento social. A PSP deveria também encerrar o restaurante onde os Ambrósios almoçaram ontem no mercado, todos juntinhos, sem distanciamento social.

Anónimo disse...

Os Ambrósios Calado e Albuquerque não está são sozinhos, o Cafofo também é um Ambrósio dos Sousas, só que conduz ainda um Fiat 600, se chegar ao Governo, leva os gajos de Bentley. É TUDO UM CANALHEDO

Anónimo disse...

Se a polícia anda por perto, chama o Ambrósio, chama o Ambrósio. Se queres comer vinho d'alhos, chama o Ambrósio, chama o Ambrósio!

Anónimo disse...

O Ambrósio foi enganado. A SDM não custou 5 milhões de euros. A SDM do amigo de Miguel Albuquerque, srº Dionísio Pestana custou 7,3 milhões de euros por metade do preço da SDM. Uma autêntica vergonha e um roubo aos contribuientes regionais.