Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

 

CRÓNICA


Luís Calisto                                                                                            







2021: VACINA SÓ É EFICAZ

COM DUAS INJECÇÕES EXTRAS


É preciso injectar bazuca e credibilidade no sistema de Albuquerque. 


Temos assistido nestes dois dias a transmissões televisivas em directo sobre a implementação do plano de vacinação anti-coronavírus. Reportagens com tantos pormenores que, se alguém tinha dúvidas, ficou a saber o que é um avião aterrar em Santa Cruz, mesmo de noite, trazendo a bordo certo produto delicado sem ser a bomba atómica. 

Outro directo pela TV foi quando da primeira "inoculação da vacina", realmente o "momento emocionante" que os comunicadores relataram. Em diversas partes do País, Madeira incluída, os primeiros vacinados foram escolhidos entre os profissionais da Saúde.

Como não podia deixar de ser, o Presidente do GR aproveitou as circunstâncias para se dirigir aos Madeirenses, com mais recomendações, conselhos e avisos. Até porque estamos a poucas horas da concentração de pessoas que pretendem assistir ao fogo da meia-noite ao vivo. 

Ao que me dizem, as redes sociais têm feito chacota com os quadradinhos desenhados nas praças do Funchal. Mas já agora: como é que as redes acham que deveria ser? 

Enfim, temos a vacina contra-vírus no terreno, esperemos que tudo decorra sem novidade para não termos em 2021 uma segunda edição de 2020.

 

Acontece todavia que esta vacina milagrosa não vai chegar para ultrapassar o estado em que vivemos se ela não for complementada com duas injecções especiais.

Em primeiro lugar, uma injecção de bazuca. O que exige trabalho e "chatices". Quando o negócio mete dinheiro nacional ou europeu atribuído à Madeira, o processo emperra no caminho. Como se sabe, a crise económica imobilizou a Região. Sem alternativa para o nosso ramo único de economia, o turismo, não há dinheiro a entrar nos nossos falidos cofres. A hotelaria esmorece, a restauração definha, a construção civil vive de carunchos. De tudo isso resulta um desemprego galopante e sem rédeas. E fome nas casas.

A Madeira precisa pois de uma dose cavalar da bazucada que Bruxelas se prepara para enviar aos países-membros da UE. 

Não é desconfiar de tudo o que se mexe, mas, repito, com António Costa a mandar na capital, as obrigações para com a Madeira cheiram a calendas gregas.

As dificuldades levantadas ao CINM e os juros de ouro cobrados à Região levam-me a estes maus pensamentos, misturados com outros sobre a inabilidade dos governantes ilhéus. Parece que a pronúncia regional impede os nosso governantes de se fazerem entender pelos tipos do "pá", isto é, os instalados na capital.

 

A segunda injecção que deve complementar a vacina já no terreno é a injecção contra o descrédito. Porque uma série infindável de 'presidentices' tem dado cabo dos nervos do cidadão.

Começa em Belém. Em 2021, teremos Presidente da República recauchutado, mas pouco. Um Presidente que se diz indissociável do cargo quando os jornalistas lhe pedem uma opinião difícil, para "não poder" comentar. E que lembra ser candidato quando interessa. Teremos um Presidente que funciona ao sabor das críticas dos eleitores. Ele programa uns quantos convívios de Natal e reduz tudo a uma consoada porque as redes sociais o "rasgaram" de cima a baixo. Ele planeia dar umas sugestões de Ano Novo ao Povo e, acusado de eleitoralismo, diz que, pronto, não dirige mensagem nenhuma dia 1 de Janeiro. 

Não admira que no meio da bagunçada o povo queira resolver os seus problemas entrando nas sessões municipais de cajado na mão; ou descarregando raivas nos ucranianos que tentam entrar em Lisboa pelo Aeroporto; ou votando no Tino de Rans e no André Ventura. 

 

Veja-se a quem está entregue a Presidência da UE a partir deste 1.º de Janeiro! 

Certamente que o covid também tem afectado as cabecinhas pela Europa p'ra lá.

 

A injecção-coerência também precisa de chegar à Quinta Vigia - e como! 

Miguel Albuquerque deu com o jeito de lidar com a pandemia, e tem agradado ao povinho. Mas continua a abusar da sorte. Aquilo é uma jogada certa para dez calinadas. 

As pessoas desesperam. 

O homem diz que a situação de pandemia não é brincadeira nenhuma e depois aparece a tocar piano e até a cantar, o que só pode ser brincadeira. Mostra-se muito sorridente em sessões de fotografia para revistas de estilo (que o antecessor dizia de cabeleireiro) e logo depois ameaça estender um cordão sanitário pr'aí. Aparece sem máscara a dizer que a populaça tem de usar máscara. Proíbe convívios de trabalho enquanto almoça com os secretários regionais uns em cima dos outros! 

Pois, o Governo é um caso diferente, mas mesmo esses que não trabalham deviam ter cuidado com as patuscadas em grupo. Ou há democracia ou comem todos.

Depois é o costume de invocar a importância da economia quando é preciso fugir a uma questão incómoda da Saúde; e fazer o contrário quando urge ignorar o tema economia. 

O Presidente chama "coitadinhos" aos nossos estudantes que querem vir à Madeira. Ameaça que põe uns carros da bomba na pista de Santa Catarina. Aponta o dedo ao prevaricador culpado por duas mortes. Manda gasolina para a fogueira onde arde o piloto Miguel Campos, a fazer lembrar a expressão "está tudo sob controlo" (enquanto o Funchal e subúrbios ardiam). 

Albuquerque já disse que "felizmente a Madeira regista menos vítimas do covid do que o resto do País" - o que pode ser interpretado como alegria mórbida pelo facto de o resto do País estar a registar mais mortes do que a Madeira.

Será que o nosso Chefe está a tornar-se um indivíduo perigoso?

Essas manias de incendiário e de músico fazem-me lembrar o paranóico do Nero e o perturbado comandante do Titanic.

O pior é que, entretanto, a população desorientada vai matar porcos sem máscara e abana o capacete sem distanciamento nenhum.

É ou não é preciso inventar uma injecção de credibilidade?

Já tenho saudades do tempo em que o GR não fazia mais do que culpar Lisboa de tudo; e em que o PS não fazia mais do que dizer que o GR culpava Lisboa de tudo. E assim se passava o tempo, sem necessidade de vacinas nem de injecções.

10 comentários:

Manuela_a_Lusa disse...

Lendo a sua crônica, cheguei à conclusão de que o Brasil está bem parecido. Dia 25 de janeiro iam começar a nos vacinar,mas como temos um presidente que acha que este país é um balcão de boteco e por isso só diz asneira🙄 e, não conseguiu no leilão ,nem negociar as agulhas e seringas,provavelmente ainda teremos um 2021 turbulento, terei que continuar no confinamento .Socorro. 😭 para já, desejo a você e aos madeirenses esperanças de que 2021 ,seja bem melhor.

Anónimo disse...

Passei agora de carro no centro do Funchal e verifiquei que as pessoas são mais inteligentes que os nossos governantes, porque a cidade está praticamente deserta, e estão a ficar em casa a se proteger do covid. Enquanto os nossos aloucados governantes vão fazendo quadrados para as pessoas não se contaminarem, os madeirenses ficam em casa e passam um atestado de incompetência aos renovadinhos. Não era preciso aquele folclore todo, nem gastar dinheiro com fitas e coisas ridículas.
Um bom ano para todos.

Anónimo disse...

PRADA não vê que os "kilómetros" de fita e alcatifa usadas na demarcação dos "quadradinhos" são uma PRAGA em termos de "lixo não biodegradável"?!

Anónimo disse...

Só o Calisto com o seu Engenho e Arte consegue desmascarar o impostor que normalmente traja de azul.
Esse falhado governante já está a dar música de mais à viloada.
Diz-se descendente de anti fascistas e pai de vários filhos, todos eles diferentes entre si.
Que pena o Salazar não ter cortado os tomates a todos aqueles que se sentiam povo superior e que não faziam nenhum porque tinham um complexo de superioridade.
Salazar, já foi....Mas o CHEGA está a chegar.
Licenciado com 19 valores com certeza que dará bordoada velha aos impostores e burlões.
Este queque de beiçola torta, acabou de rebentar um milhão de euros em fogo e chamar a populaça toda à cidade vê-lo arder no ar.
No entanto já sentenciou o Carnaval 2 meses e tal antes para arrumar com os bares da cidade e algum pé de meia à hotelaria.
Então não seria melhor manter o evento e decretar que só entraria na região turistas com a declaração de vacinados?
Deus nos acuda sermos governados por este palhaço de circo azul e o licínia agacha a moleira e diz " Amen Chefe"
Ainda aqui vamos...

Anónimo disse...

Hoje num matutino Alberto João lança dois alertas ao PSD.
Pergunto,só dois?
Alguem no seu perfeito juizo acha que serão só dois?
Dois assuntos governamentais?
E o resto?
Para começar que tal uma remodelação de governo?
De cima a baixo.
Acham que este PSD ganha mais alguma eleição com tamanha arrogância que prolifera no governo?

Anónimo disse...

A começar por limpar a chularada a quem chamam especialistas que, na sua maioria valem zero.
Alguns, para cúmulo até se intitulam de doutores, sem curso algum pedem até que sejam tratados como tal.
Claro que a culpa vem de quem permite que isso aconteça.
Estou convencida de que nas proximas eleições á frente dos palcos e nos porta a porta o PSD só vai ter especialistas de bandeirinha na mão. Ja se nota ano após ano um decréscimo de afluência nos comícios, nos grupos de campanha, porquê ?
Por isto mesmo,quem trabalha não é premiado com algo melhor,quem cumpre não é recompensado e depois levam com estes especialistas na função publica que caiem de paraquedas sem saber ler nem escrever com uma arrogância do tamanho do mundo.
Chumbo neste PSD a ver se acordam.
Daqui a pouco veem para aqui dizer,ressabiada...
É mentira isto que estou a dizer?
Votar neste PSD é permitir a continuação deste sistema,é permitir que os mesmos do costume continuem a gozar com a vossa cara,com o vosso suor,com a vossa dignidade.




Anónimo disse...

Esses a quem se refere, são os mais espertos desta terra.
Acredite que são,de burros nada Teem.
Duas abanadelas numa bandeirinha um tachão por quatro anos.
Fazer-se amigo de certas damas,pimba, tacho garantido.
Uma bilhardice a certas cabeças ocas,embrulha.
São de um modo geral gente sem escrúpulos que não olha a meios para conseguir os seus objetivos.
Depois de lá estarem...
Tenha calma minha senhora,a maioria já foi a seguir são as autárquicas.


Anónimo disse...

Obrigado Miguel Gouveia, senão tivesse tido a iniciativa de se manifestar a favor de medidas mais duras contra o covid o povo ficariam á espera que Miguel Albuquerque acabasse as visitas e os almoços de carne vinha alhos.
É possivel dizer àquele senhor que se afaste?
Transmita a nossa insatisfação no diario,pode ser que leia e logo a seguir se reuna para se demitir.
Batalhão de acessores,adjuntos,especialistas e ninguém capaz de dizer-lhe que não está a tomar as medidas corretas?
Se você não falasse morreriam mais quantos? Mais quantos contaminados?
Albuquerque estava a espera que o virus arrombasse a casa de todos nós para então meter trancas á porta.
Bem sei que o povo é tambem culpado de muita coisa , mas temos um presidente para quê?
Se calhar já estão todos vacinados.

Anónimo disse...

Estes Ambrósios andaram a promover festas de natal, mercadinhos, barracas na placa central, e festas de fim-de-ano, e agora o vírus anda descontrolado no Funchal, Câmara de Lobos, Santa Cruz e Machico, quando tudo na Europa estava em confinamento. Bando de incompetentes, que a viloada não sabe penalizar, nem castigar nas urnas. Vota PPD!

Anónimo disse...

Esta gentinha julgou que espalhando uns quadradinhos de fita plástica e alcatifa para o "pata-rapada" vigiado por Agentes com coletes à prova de bala e metralhadoras enquanto ela(gentinha) se alambazava num 16 andar panorâmico se evitaria a propagação do vírus. Contabilizam-se os "infectados"...falta os "afectados" ...