Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Cultura, Culturas





LANÇADO LIVRO SOBRE O PADRE MARTINS



O regime insular sempre tentou marginalizar o padre Martins, mas Portugal condecorou os seus méritos.



"Olhares Múltiplos sobre um Homem de Causas": o livro que narra o percurso de 50 intensos anos de vida ao serviço da comunidade saiu a público nesta quinta-feira à tarde, na galeria de entrada do Teatro Municipal.
O "Homem de Causas" é José Martins Júnior, sacerdote católico há meio século e que enveredou pela via política para defender o povo madeirense e libertar sobretudo os machiquenses de amarras velhas que o regime regional emergente do conturbado período pós-Abril pretendia perpetuar no concelho de leste.
Vítima de um vergonhoso processo kafkiano, desencadeado pelos aliados PPD-Igreja, o padre Martins ainda se encontra numa situação de 'suspenso a divinis'.
O bispo actual, que prometeu esforços para superar o imbróglio, limita-se a repetir a posição despótica dos antecessores.
Mas o povo, soberano, mantém o padre Martins na normalidade quotidiana, diante do templo um dia ocupado pela polícia, às ordens do governo-igreja, e que esse mesmo povo libertou para o devolver ao seu legítimo pároco.
 
 
Até por via judicial, o sistema despótico tentou calar o lutador pela liberdade. Mas a verdade vem sempre ao de cima.
 
 
São múltiplos os olhares, como diz o livro lançado ontem, sobre uma vida que já tem lugar inscrito a letras cintilantes na História da Madeira. Mas esperamos ter muito para ver ainda do padre Martins, porque as causas não morrem. Mesmo que o desânimo fustigue as vontades, nos troços mais ingratos da estrada, continua urgente uma luta sem quartel pelas "vitórias efectivas" de que o padre Martins falava ontem no Teatro.
 
 

Sem comentários: