Powered By Blogger

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Cultura, Culturas




ENXUTAS PARA BAIXO, MOLHADAS PARA CIMA


1


A dois dias do equinócio de Outono (22 de Setembro) prosseguem a um ritmo alucinante as obras de criação das ribeiras siamesas do Funchal. Enquanto o mar não embravece e não chegam as águas turbulentas da montanha, as retroescavadoras e os camiões queimam combustível e euros, empurrando a areia enxuta para baixo e retirando as pedras molhadas para cima. Oxalá que neste frenesim não venham a ser arrastados restos de corpos desaparecidos a 20 de Fevereiro de 2010.
Entretanto, para que os pagadores de impostos não bisbilhotem o andamento das obras, uma parte significativa da Avenida do Mar já está vedada. A cabra cega ficou de fora (foto 10), mas a autonomia não escapou ao cerco (foto 11).
Com a vista cerceada pelos tapumes, na minha memória aflorou uma das muitas estórias atribuídas ao Dr. Aníbal Faria. Consta que nos anos sessenta do século passado perguntaram ao velho psiquiatra se a Madeira necessitava de mais manicómios. Ele respondeu que melhor seria vedar a ilha.
Depois do serviço público de televisão ter transmitido ontem mais uma alucinada exibição do presidente da junta de freguesia da Madeira e de ter fotografado esta manhã a vedada marginal do Funchal, fui obrigado a reconhecer que o Dr. Aníbal Faria tinha razão. O homem foi um visionário!
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 
 
2

3

4

5

6

7

8

9

10

11
 

1 comentário:

Miguel disse...

Sabe qual sera o destino do Vagrant?