Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de março de 2021

 


AMBIENTE



RAIMUNDO QUINTAL                                                                              



ESGOTO CORRE NA ESTRADA

LOGO ACIMA DA IGREJA DO FAIAL




Há vários meses o esgoto corre na estrada, saindo duma adufa localizada a cerca de 100 metros da igreja paroquial do Faial, concelho de Santana. As marcas no alcatrão e na valeta para onde apenas deveriam correr águas pluviais são indesmentíveis. O Instituto da Habitação e a Câmara Municipal de Santana já deveriam ter arranjado uma solução para este problema ambiental e de saúde pública. E já agora. Senhora Secretária do Ambiente, onde é feito o tratamento do esgoto do centro da freguesia e do bairro social? 

Sei que aparecerão uns seres escondidos em perfis falsos com ameaças e conselhos para não me intrometer nos problemas do Faial, porque não sou filho da freguesia. Antecipando-me aos corajosos anónimos, informo que não irei morrer nem de parto, nem de medo, e que a qualidade do ambiente e a conservação da Natureza são questões sagradas independente da localização territorial. 






15.03.2021 

3 comentários:

Anónimo disse...

no Funchal é recorrente (desde há muito) as adufas de esgoto de águas residuais transbordarem (tampas levantam) quando chove muito ... logo misturam águas residuais com águas pluviais ... mais... o cheiro nauseabundo que se faz sentir em certos locais em tempo seco é devido à "rede unitária" saindo o cheiro do esgoto pelas sarjetas das águas pluviais.

Anónimo disse...

Até já tem lôdo e já cria musgo
Ainda bem que está ali a regar o poste de luz.
Energia da fossa transforma-se em energia verde
Se fosse conduzida para as anoneiras a praga até morria

Anónimo disse...

Vê-se que "dominas o assunto"...mas o que está enterrado não se vê...pergunta:"e ninguém vai preso?"