Powered By Blogger

sábado, 20 de março de 2021

 



OPINIÃO



Aves da mesma plumagem



GIL CANHA                                                                                              

 



Dois casos de buscas da Polícia Judiciária com diferentes tratamentos por parte do Diário de Notícias. É estranho, não é?!




Edição de 9 de Outubro de 2020




Edição de 18 de Março de 2021






No rescaldo das buscas da Polícia Judiciária ao Governo Regional e a duas casas particulares, há alguns dados interessantes que convém esmiuçar:

Quando foi o caso das buscas da PJ à Câmara Municipal do Funchal e à Câmara Municipal da Ponta do Sol, em outubro de 2020, cujo principal visado era o ex Presidente de Câmara, Paulo Cafôfo, atual líder do PS/Madeira, o Diário de Notícias (ver a primeira foto) trouxe a notícia envergonhadamente num rodapé da primeira página, de uma forma discreta, sem foto, escondendo o principal visado, e, até de um modo acabrunhado, referiram que as buscas tiveram como origem queixas anónimas (por ser anónimo desvaloriza a imputação), “com supostas irregularidades” (a desvalorizar o caso) e frisavam que ninguém fora constituído arguido (levando o leitor a considerar que o assunto era de somenos importância, e que até nem foram constituídos arguidos)

 

Já o recente caso das buscas da PJ por causa da tal adjudicação manhosa do nosso Centro Internacional de Negócios à SDM, do Grupo Pestana, o Diário de Notícias publicou na primeira página uma grande foto de Miguel Albuquerque, com um título impiedoso, frio e bombástico: ´Albuquerque Implicado em suspeitas de Corrupção´. E sem direito a qualquer atenuante ou desculpabilização no subtítulo.

 

Os senhores leitores podem ser levados a pensar o seguinte:

 - Mas um ex Presidente de Câmara não tem o estatuto e a visibilidade mediática de um Presidente do Governo em funções – o que podemos levar em consideração, mas, mesmo assim, vendo as duas páginas com notícias quase semelhantes, percebe-se perfeitamente que o Diário de Notícias estava a amparar e a proteger Paulo Cafôfo, privilégio de que Miguel Albuquerque não desfrutou neste último caso mediático.

E as razões para este ´defeso´ a Paulo Cafôfo têm duas explicações: a primeira, é que o dono do Diário (Grupo Sousa) meteu um dos seus homens de mão no Grupo Parlamentar do PS, na última disputa eleitoral, e mesmo jogando em dois tabuleiros, o Grupo Sousa fez campanha a pender para o lado de Cafôfo, e do cantor de tretas, um tal Iglésias. A segunda, é que uma das razões para as buscas da judiciária à Câmara Municipal do Funchal era precisamente saber por que cargas de água a empresa Diário de Notícias tinha recebido milhares de euros em contratos com a empresa municipal ´Frente Mar´ entre outras maroscas do sr. Paulo Cafôfo para promover a sua imagem vaidosa de vendedor de políticas de banha-de-cobra. (Na altura, denunciei no parlamento regional o desvio de dinheiros da autarquia para o Diário de Notícias, para pagar a propaganda da cafofada.  O sr. Cafofo, ofendidíssimo, meteu-me um processo judicial que perdeu em toda-a-linha e que me deu imenso gozo - aliás, até pedi o levantamento da minha imunidade parlamentar, para o cavalgar a toda a sela.)

Estando assim, e de certa forma, o Diário implicado na trama cafofiana, a decisão foi menosprezar e desvalorizar as buscas da Polícia Judiciária à Câmara Municipal de Paulo Cafôfo, enquanto no atual caso de Miguel Albuquerque, o desgraçado levou com a pancada jornalística em cima do lombo, sem dó nem piedade. (Até é bem feito, porque está sempre a apaparicar os seus verdugos da estiva)

E mais interessante ainda é que, nos dois casos, as duas personagens principais tiveram precisamente as mesmas reações: Paulo Cafôfo disse que as buscas da judiciária tinham “motivações políticas”, que pretendiam “condicionar a sua liderança” e que visavam “assassinar” o seu carácter. E não descansava “enquanto a verdade não for reposta” (DN, 13 outubro de 2020).

Miguel Albuquerque também enveredou pela mesma bitola: “não ter nada a esconder”; estar “perfeitamente de consciência tranquila”; aguardar o “cabal esclarecimento da questão e celeridade na investigação”; e, como não podia deixar de ser, lá veio a sacrossanta e estafada argumentação da praxe: “a denúncia foi feita com fundamento político”. (Não é lindo?!)

 

Em conclusão, isto prova que estes dois artistas da política são aves da mesma plumagem, costaneiras da mesma pipa, e só não são gémeos porque a caixa craniana do sr. Cafofo é mais saliente e até um pouco mais nodosa, devido à pressão de ar no interior, que faz ocupar a maioria dos sectores cognitivos do cavalheiro com este precioso gás em estado puro.


22 comentários:

Anónimo disse...

Se dúvidas havia foram agora dissipadas com este magnífico artigo de Gil Canha.
Tudo o que atinja o lado socialista,seja câmaras ou partido, é prontamente "abafado",minimizado ao máximo.
Caso do Monte,saco azul da Câmara,frente mar.
Do continente começa por Sócrates o mais mediático e termina...enfim,nem sei,são muitos.

Anónimo disse...

Não é de agora que o dn está comprado. No PS ninguem bate, os editoriais de domingo do Ricardo Oliveira, são sempre a bater no governo, e, principalmente na saúde. Ainda não percebemos porquê.
Todos sabem como funciona o dn na Madeira. Teve o nosso amigo Calisto de sair por causa das ameaças feitas na altura pelo Alberto João. Fico por aqui.
Para bom entendedor.....

Anónimo disse...

Gil Canha, o verdadeiro líder da oposição na Madeira. O restante das aves de arribação, só estão na política para mamar chorudos ordenados e dourados benefícios que a carreira política lhes oferece!

Anónimo disse...

Trabalhei na Frente Mar e vi contratos milionários para o Diário. Mataram a empresa sugando o sangue dela.

Anónimo disse...

O senhor padre que gosta de vir dar lições de moral, deontologia e ética, foi uma vez mais desmascarado, e nesta altura deve andar algures pelo norte a lamber as feridas junto do pai.

Anónimo disse...

E quando for a vergonha dos pelos mandatos do PSD na Câmara da Ponta do Sol? Ainda vai o PSD a tempo de ganhar a câmara? Prestes a rebentar...

Anónimo disse...

Gil admite brigaste com o cafofo porque ele não deu para ti, mas deu para o iglesias

Anónimo disse...

Ele não deu para ninguém, deu para os Sousas!

Anónimo disse...

É de rir como a maioria dos jornalistas da mamadeira escondem o nome do drº Gil Canha como o denunciants do caso de corrupção que envolve Miguel Albuquerque e Dionísio Pestana e a Quinta do Arco. Os jornalistas vão atrás da tese de Alberto João que foi uma denúncia anónima. Não me digam senhores leitores se isto não é de rir?

Anónimo disse...

Basta ver os artigos de opinião do Ricardo Oliveira, o verdadeiro líder da oposição. Nem o JN no tempo de Jardim era tão tendencioso!

Luis

Anónimo disse...

E a TSF parece que vai despedir os jornalista não deve ter chegado o dinheiro da LPM como chegou ao diario. O Padre do diario que tanto gostava de atacar o AFA e o Grupo Sousa agora é um assalariado deles e tem de se por de cócoras

Anónimo disse...

O diário antes fazia uma campanha quase semanal que a AFA do Avelino andava a roubar as pedras da ribeira. Depois por ordem de uma varinha mágica, o diário passou a dizer que era limpeza das ribeiras. E os tipos nem se apercebem do ridículo em que caíem, e na falta de credibilidade em que mergulham.

Anónimo disse...

Esta alminha não se recorda do antigo JM, com uma dezena de fotos de Jardim mais um artigo de opinião assinado pelo próprio e um editorial não assinado, mas de paternidade conhecida em cada edição. E quando não surgia um pseudônimo alemão a louvar o GR e a malhar na Merkel.
Quer exemplos? Sugiro a leitura das edições de 2012 e 2013, no calor das internas do PSD onde éramos presenteados com expressões como o "alucinado das revistas de cabeleireiro" - o boato maldoso já vem de longe, ou os "drogados e ressabiados da Madeira Velha".
Ou então veja os post desses anos aqui na Fênix, o Calisto tem uma vasta compilação.

Anónimo disse...

6.32 agora o diario diz a verdade a uns anos foi lançado im concurso para manutenção de ribeiras , o governo não paga por esse serviço, as empressas ganham com a pedra que tiram , só agora o diario se apercebeu disso

Anónimo disse...

A ladroagem continua activa. Bom proveito lhes façam.

Anónimo disse...

Estive na Nigéria e as coisas são muito iguais ao povo superior.

Anónimo disse...

12.24,
Então conta lá como são as coisas na Nigéria.

Anónimo disse...

20:25

Deve ser parecido à Guiné Bissau, até expulsam "especialistas em marketing e comunicação" que regressam à ilhota para cobrar formações a 25 000€.

Anónimo disse...

8.52,
Bem me parecia que o teu conhecimento da Nigéria era fraco.
Quiseste comparar à Mamadeira mas ficaste pelas suposições.

Anónimo disse...

Não meu caro, é mencionar a Guiné Bissau e já fica agitado.
Ao menos assine os seus posts, pois a paternidade já é de todos conhecida.
Já agora, já não lhe barram na sede da Rua de São Caetano à Lapa?

Anónimo disse...

23.29,
Muito agitado. Nem sequer dormi de tanta agitação.
Agora, um anónimo a pedir a outro para assinar post, essa é surreal.
As suas suposições são patéticas, tal como você é. Especialmente na parte em que me quer colar a uma figura que nem sei quem é.
Patético.

Anónimo disse...

É isso, ò Vaz, de patetices és entendido. Daí teres tão poucos clientes.