Powered By Blogger

domingo, 14 de março de 2021

 



AUTÁRQUICAS 2021


PSD-Santo António mete na lista

não-militante pouco consensual






Rui Santos (na foto) sai por limite de mandatos e a substituição na lista já 'mexe' com o Laranjal na mais decisiva freguesia do Funchal  




A comissão política do PSD de Santo António acaba de se reunir e tomar conhecimento de que há um nome a propor a Miguel Albuquerque para candidato a presidente da Junta de Freguesia, nas eleições do Outono.

O carismático Rui Santos completa os mandatos permitidos por lei e, dada a sua proximidade ao líder do partido, estará por trás das movimentações para escolha do seu substituto para as eleições autárquicas. Mas as suas ideias estão a merecer alguma contestação surda entre social-democratas antonianos que, para começar, sentem desconforto pelo facto de ficarem à margem da definição de critérios e de perfis no capítulo da montagem das listas.


O primeiro nome aventado para tentar substituir Rui Santos foi o de Joana Silva, actual presidente da comissão política local. Mas as 'sondagens' sítio a sítio não deram resultados entusiasmantes para o nome em questão.

Seguiu-se a hipótese de um quadro farmacêutico da freguesia, que declinou a abordagem apresentando justificados motivos familiares.

Eis que aparece então o nome de Eduardo Baptista, o qual, assim que pronunciado, levanta alguma celeuma entre social-democratas de Santo António, isto é, entre os que sempre foram críticos do desempenho do recém-indigitado nos cargos de secretário e depois de presidente da Casa do Povo da freguesia, nestes últimos anos. 

Os mesmos críticos estão convencidos de que é Rui Santos quem está a utilizar a sua influência no partido regional, presidente incluído, para decidir candidaturas sem ouvir devidamente a estrutura local. No caso, o indigitado Eduardo Baptista nem é militante do PSD.

Outro mau sinal - respira-se no seio laranja antoniano - é o facto de Baptista surgir como terceira escolha nas preferências agora conhecidas. O que é mau quer em termos de coesão e mobilização partidárias, quer quando for preciso combater cara a cara com as candidaturas rivais.

Tratando-se da freguesia com o peso eleitoral que Santo António representa no Funchal, a situação é mais importante do que parece na luta autárquica a ser travada nas eleições bipolarizadas que se avizinham. 

Por outras palavras: as movimentações para formação de listas prometem muita discussão, no tremelicante castelo da laranja semi-secular.

17 comentários:

Anónimo disse...

É colocar o Rui Tem-Tem. Não é perfeito mas tendo em conta as alternativas é bem razoável. Quanto ao Eduardo, é olhar para o percurso dele...

Anónimo disse...

Tem tem,tem juizo demais para se meter naquele saco de pulgas com derrota certa.
Mas, esperem lá, então o PSD tem o candidato mais capaz de ganhar eleições e não é ele capaz de escolher a sua própria equipa? Precusa até de ir em coligação?
Eu se fosse candidato exigia que as escolhas fossem só minhas,já basta as nomeações caricatas,absurdas,feitas até pela mulher do don albu.
Boa,deixem tudo nas mãos de Albuquerque, chamem o Rui Abreu para ajudar a fazer listas.
Será que jaime felipe levou ontem as listas a aprovação ao velho do quebra costas?
Manuel António, se for da nossa ala tem voto senão, chumbo.

Anónimo disse...

Reza a história que é a Joana Silva que não quis ser candidata, depois de perceber, o que tem sido feito de pelo tal carismático em Santo António. Os votos no PSD têm sido sempre a descer no reinado do Sr. Rui Santos, e a rapariga de parva não tem nada, bem pelo contrário.

Anónimo disse...

Devo realçar que tenho acompanhado o percurso que a Sra. Joana Silva tem feito pela freguesia com a sua equipa da Comissão Política.
Nunca vi tanta dinâmica por parte do PSD na freguesia como agora.
A apostar em alguém seria definitivamente na Joana.

Anónimo disse...

20.52
Reza a história que joana e tantos outros não querem aceitar nada porque antevêem o resultado desastroso para o PSD.
Com este presidente na rectaguarda todo e qualquer canditado terá redobradas dificuldades.
Calado se avançar vai realmente ficar na historia,de bestial passar a besta.
16.53
Moro no funchal,ja perguntei a muitas pessoas se foram contactadas para alguma sondagem e todos dizem o mesmo,nada.
Mais,todos partilham da mesma opinião, ou Manuel António ou voto contra PSD. Nem CHEGA porque está feito com om Albuquerque.



Anónimo disse...

Ao tempo que estava à espera de uma noticia destas. Só estou admirado por ter demorado tanto tempo. Rui Santos é um manipulador e está a levar o PSD para uma derrota. PSD abre os olhos pois este homem é o que se chama de vigarista, pelo menos era o que se chamava a este tipo de gente no meu tempo de escola. Recebeu tanto dinheiro da CMF e nada fez. Agora vai por lá o Eduardo a fazer de palhaço para ele poder continuar a reinar. Vergonha. Se assim for quero a derrota do PSD. A ver se aprendem a lição.

Anónimo disse...

Aqui está, finalmente alguém fala de St. António. Penso que talvez seja a freguesia com mais eleitores na madeira e o nosso PSD deixa o Rui Santos ditar as regras. Mas será que ainda perceberam que ele é o responsável pela queda do PSD em Sr.Antonio. Esta na hora de ele deixar a política de Sr.Antonio e até talvez a politica pois não tem sido pessoa séria. Calado abre os olhos não sejas manipulado.

Anónimo disse...

Que alegria. Rui Santos rua! Não sabia que ele não podia canditar-se. Graças a Deus . Gente nova por favor.

Anónimo disse...

A Joana Silva está junto da população e tem sido atenciosa para as nossas preocupações. Espero que ela ganhe. O Rui Santos não nos liga. Rua com ele.

Anónimo disse...

Aleluia! Como antigo militante do PSD a melhor notícia que podíamos receber em Santo António é a saída do Rui Santos. Com ele no PSD de Santo António levou a que deixasse a vida partidária , pois não aceita uma ideia ou uma opinião, só ele é que sabe e manda em todos. Com a sua esperada saída estou a pensar em voltar a pagar as minhas cotas e voltar a dar o meu contributo à vida politica de Santo António. O bem haja a todos e pela notícia.

Anónimo disse...

E juntar os 5 comentários acima num só?
É que sabemos que saíram da mesma mente ressabiada que se diz PSD, quando o Rui Santos fazia favores e dava uma palavrinha ao Albuquerque era o maior.

Anónimo disse...

Calado no governo e Manuel António na câmara.

Anónimo disse...

São uns que comeram e bem da mão do Rui Santos, no prato que agora cospem. Só para tacho e vaidade.
Venha o diabo e escolha.

Anónimo disse...

Rui Santos o teu comentário demonstra duas coisas. Se há um ressabiado aqui és tu que queres à força manter o teu reinado. E como dizes no comentário: "fazias favores e palavrinha ao Albuquerque" só demonstra a tua falta de seriedade e modus operandi do teu reinado.

Anónimo disse...

Olha, este quer detentores de cargos públicos sérios! Tem de procurar muito.
Quanto ao "modus operandi", já o conhecemos há 40 anos, agora é que se queixa? As coisas pioraram ultimamente, foi preterido?

Anónimo disse...

Ah ah ah ah ah estão todos enganados. O Rui Santos escolheu um tal de Aleixo.

Anónimo disse...

Rui Santos queria era ir para deputado, saindo da junta não sabe fazer mais nada. Vai ser complicado, porque a deputado não vai ser convidado.