Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de março de 2021

 



 PICA-MIOLOS 

 (7) 



Luís Calisto                                                                                             



Não, não! 

A razão é outra!





Nesta sexta-feira cinzenta, de firmamento deprimido como a pandemia '19', Pedro Calado aparece no JM a desferir o golpe de misericórdia no tabu. 

Sim, senhores: o Vice do Governo está absolutamente disponível para chefiar a candidatura do PSD-CDS à Câmara do Funchal. Garantia ao jornal, com o requinte de o protagonista deixar patente um desejo tal de avançar que não vê a hora de o seu partido mais o Presidente Albuquerque lhe darem ordem para o efeito.

Em redor de uma fotografia recortada a 4 colunas e meia, onde o agora voluntário e voluntarioso pré-candidato prima pela discrição do seu fato engomadinho como sempre, camisa de colarinho enquadrado a régua e esquadro com a gravata lisa  - e até o penteado consegue segurar em alinho as melenas habitualmente rebeldes e em fuga desabrida pelas têmporas além - à volta dessa disciplinada imagem do JM encontra-se o contraste espaventoso das explicações para a sua decisão. 

Tudo muito simples. Pedro Calado andava por aí a fazer o seu trabalhinho, sem que lhe passasse pela cabeça - deduzo eu - apresentar-se candidato a uma câmara que conhece de tantos anos enquanto vice. Mas eis que os danados socialistas resolveram 'entrar' com o homem. Insistentemente.

Pedro foi aguentando, resistindo aos ataques enquanto pôde. 

Mas a viragem estratégica de Cafofos e Iglésias para o "baixo nível" e para as "calúnias" funcionou como um choque eléctrico no estoicismo do visado. 

E para que lhe havia de dar?

Simples: já que estão a fazer campanha na fossa e a inventar-me defeitos, deixa-me cá ver... olhem, vão apanhar comigo nas autárquicas do Funchal.

Pronto. O JM, sempre atento às modas, escarrapacha o anúncio hoje: Pedro Calado está disponível para ir à luta com Miguel Gouveia, só falta o Albuquerque e os mais dirigentes do PSD o proporem.


Cabe-me enquanto curioso da coisa política deixar o meu quinau nas margens das declarações de Calado. 

Lembram-se de como o antigo e histórico chefe laranja, depois de negar recandidaturas atrás de recandidaturas, se perfilava para novas corridas? 

Uma vez era que os 4 anos seguintes seriam os mais dramáticos da História da Madeira, e ele não podia voltar costas à obra feita e por fazer.

Outra vez, era o complô internacional chefiado pelo Bush e pelos bananeiros centro-americanos que se preparavam para manipular os destinos da Região. 

Na eleição seguinte, o homem candidatava-se porque lhe competia organizar a defesa das Ilhas perante os sinistros planos globais da Trilateral, da Maçonaria e do lobby gay. Quando não havia já muitos motivos para ele justificar a recandidatura, saía-se com esta: eu queria ir descansadinho para a reforma, mas as meninas concubinas da Rua do Surdo estão a pegar comigo, pois então vamos à luta.

Isto para dizer que Pedro Calado é um excelente aluno, tomando-se o ensino à luz do escolástico sistema do marranço e do seguidismo ultra-obediente. 

O pré-candidato, que alguns anteviam como eterno 'Vice' - uma carreira como qualquer outra - não se preocupa com a cabeça dos outros, onde sempre se encontra uns gramas de inteligência. 

'Magister dixit' e não há mais conversa.

Ora, está bem que Calado se abespinhe com o "baixo nível" e as "calúnias" por parte dos súcias, já que ninguém tem paciência de ferro. Mas perguntemos: se eles, os endiabrados Cafofo e Iglésias, se têm portado como sempre, com o tal "baixo nível" e as tais "calúnias" denunciados amiúde, por que raio só agora Calado perdeu as estribeiras, disponibilizando-se com ar de desafio para a candidatura?

Então!

Será que a sondagem da sua vitória por 11%, ainda quente, tem alguma coisa a ver com este grito de indignação, revolta e candidatura?

Ora se tem!

Sem vitória à vista, não haveria candidatura.

Essa é a sub-razão para o espavento de hoje. 

E temos a razão final, relacionada com a pandemia que a Madeira respira vai para 50 anos: para bem dos tubarões e mal de alguma política, podemos dizer que com Albuquerque nas Angústias e Calado na regedoria municipal, finalmente sim, "está tudo controlado".

Como no '19', é tudo uma questão de controlo.

17 comentários:

Anónimo disse...

Calado não é nenhuma luminária. Mas não é parvo.
Já percebeu que este governo já era, que com "este" PSD de Albuquerque a coisa está preta, e que nas próximas regionais não serão os 150 votos do CDS a dar a maioria.
Logo, Calado, arranja um inimigo fácil para justificar a sua saída do governo, e manda-se para a Câmara, onde sabe que é possível vencer.
Não por causa da ridícula sondagem do JM, mas porque há uma noção de equilíbrio de forças que sem uma coligação forte à esquerda, poderá trazer a derrotada do adversário, o actual presidente do município.
E, se no saco de gatos têm que engolir Miguel Gouveia, apoios de JPP, PC e BE não se apresentam fáceis.
Por isso Calado acha que pode ganhar, e a acontecer poderá dizer, depois de uma derrota de Albuquerque nas regionais: "viram, depois de mim foi o dilúvio".
Aí tem o caminho facilitado, garantindo aos amigos do betão que a continuidade está assegurada.

Anónimo disse...

Calado, quando está calado, é um poeta.
Faz lembrar o Nuno Gomes, o do Benfica, não jogava coisa nenhuma mas tinha sempre a imprensa do seu lado. Vá lá saber-se porquê.

Anónimo disse...

como Calado ganhando o Funchal o cafofo fica com caminho livre para a quinta da vigia ? explica isso comentador das 14.51

Anónimo disse...

Calma meus caros, que o homem não pode anunciar já a candidatura.
Falta ainda resolver o negócio da VACA Leiteira (o Gil Canha sabe bem do que se trata...)
Só depois da venda da SDM estar concluída é que ele pode ser candidato...
PRADA - MACHADO de ALBUQUERQUE - CALADO tudo em prol da Madeira, investigue-se!

Anónimo disse...

15.51,
Mas acha que o Cafofo tem a vida facilitada?
Não caia nesse erro. Uma derrota do PSD nas próximas regionais pode não ser a ascensão de Cafofo à Quinta Vigia. Pode até acontecer um cenário provável de imgovernabilidade em maioria. E os acordos parlamentares poderão ser impossíveis.
Se aqueles do Chega, mesmo sendo uns perfeitos imbecis, conseguirem um resultado de relevo, poderão ser a chave para a maioria. Está a ver o PS se entender com aquela gente?
Há vitórias que se tornam derrotas, e o seu contrário também é verdadeiro. Já viu quantas recusas tem tido Cafofo em candidaturas às câmaras municipais? E a procissão ainda vai no adro.
E Vitor Freitas não dorme.

Anónimo disse...

investigue-se também a relação entre os numeros altos e falsos da DGS e a sua ligação ao iglesias

Anónimo disse...

Então este ambrósio não tinha de voltar à CMF para criar uma mosntruosa dívida, como fez na primeira passagem pela autarquia, para continuar a engordar o seu patrão, o Farinha? A viloada do Funchal merece ser rapinada novamente. Vota PPD!

Anónimo disse...

Muito se fala da incapacidade de Calado. Mas por aqui alguém viu hoje a entrevista de Paulo Cafofo para a RTP Madeira!? Só diz mal do PPD e do calado. Tudo vago e pouco esclarecedor fugindo sempre as perguntas. Como se diz na bola, joga no erro do adversário.... fraco fraco

Anónimo disse...

Eu ia mesmo perder o meu tempo a ver o Careca a botar oxigénio para a atmosfera e a defender o Sousa.

Anónimo disse...

O cafofo disse que não deve ser construída a estrada das ginjas e que o dinheiro deveria para ser investido aqui no norte. O jornalista perguntou em quê. Ele respondeu em criação de emprego!.. heheheh... porra o gajo nao tem ideias nenhumas

Anónimo disse...

14.51
e Cafofo com porta aberta para a Quinta Vigia com Miguel Gouveia em Secretário das finanças...
Tudo se transforma!

Anónimo disse...

Esta hipotética candidatura de Pedro Calado cheira-me a esturro.
Acredito que esteja a a dar o corpo as balas em prol de outro.
A 7/8 meses das eleições sujeitar-se diariamente a ser falado pela negativa nas redes sociais leva-me a pensar que, ou tem muita certeza da vitoria ou então daqui a dias aparece outro como candidato e todos terão de engolir o que disseram,escteveram e até os flyers que criaram. Agora,a joia da coroa em coligação?
O melhor elemento PSD,o mais que tudo em coligação?
NÃO acreditam no seu valor?
E já agora, quanto tempo estará na Câmara? Tanto como Cafofo ou cumpre mandato até ao fim ?
Não é por nada,estamos cansados de votar num e ficar outro.
Estou convencida que Pedro Calado está a fazer e bem um jogo de cintura.



Anónimo disse...

Sou da mesma opinião que o anônimo das 20:49, há qualquer coisa aqui que está a falhar. Igual que irá falhar a coligação em todos os concelhos, o Rui Barreto ontem afirmou que como líder do Partido tem de olhar num todo e não localmente, está errado, como líder do partido teria de ir as bases olhar cada caso por aí, para no final poder optar o todo. A possibilidade de crescerem através de uma coligação não existirá, até temo que desapareçam ainda mais, porque bons líderes locais não aceitaram “esses casamentos” arranjados, para honrar os compromissos terão de escolher qualquer um, que diminuirá qualificativamente as listas e pelo contrário aumentará quantitivamente as possibilidades de pessoas a ocupar os lugares, porque as autárquicas são inúmeras posições nas listas, mas as que na verdade interessam são poucas, e dois partidos à procura de alguns lugares, não vai dar nada para nenhum.

Anónimo disse...

Nas autárquicas aproveitam-se de alguns(poucos) para ganhar as eleições e depois de ganhas, deitam-nos no lixo, quatro anos depois voltam a bater à porta dessas pessoas que normalmente são bem vistas pela população. Então quando o candidato vai pela primeira vez e poucos o conhecem, até pedem pelo amor de Deus dá uma ajudinha aqui na campanha.

Anónimo disse...

O problema é que a coligação em certos concelhos, fará com que já nem esses possam ir buscar, e ao invés de ajudar, irá prejudicar.

Anónimo disse...

Os partidos politicos teem cada ves menos credibilidade porque nao ouvem as bases. As bases são como o nome indica a base do partido. As bases são aqueles que todos os dias lidam com as pessoas e com os seus reais problemas. O partido que perceber o que as bases precisam para melhorar a vida das pessoas, será o partido que ganhará as eleições e mais do isso a sua continuidade na vida política. Falta-nos politicos para o povo e que sejam verdadeiros estadistas e não corporativistas.

Anónimo disse...

Quando o Calado é considerado o melhor elemento PSD sem nunca ter sido submetido a escrutínio, estamos conversados.
Estou mais interessado no dia seguinte, sem CMF e sem Vice-Presidencia.
Remodelação como em 2017?