Powered By Blogger

quarta-feira, 3 de março de 2021

 

OPINIÃO



GIL CANHA                                                                                              


A Quinta dos crimes banais


Luís Bettencourt pensava que ia à Quinta Vigia tratar de assuntos do Porto Santo, afinal, foi vítima de assédio... (Foto publicada pelo JM)



Hoje, vi um vídeo online, onde o candidato à Câmara Municipal do Porto Santo, Luís Bettencourt, informava que tinha sido recebido por Miguel Albuquerque e Pedro Caldo, na Quinta Vigia, sede do Governo da RAM, com o objetivo de convencê-lo a entrar para uma coligação autárquica na Ilha Dourada, formada por PSD e CDS. 

E o que me chamou a atenção do vídeo nem foi a nega corajosa de Luís Bettencourt, o que me chamou a atenção foi o local escolhido pelos dois governantes madeirenses para uma reunião partidária que nada tem a ver com a governação da RAM. 

Obviamente, se isto fosse uma região de primeiro Mundo, os dois ´artistas´ seriam logo denunciados pela comunicação social, levantar-se-ia um escarcéu mediático, e seriam obrigados a se demitirem e, provavelmente, até teriam que responder perante a justiça por utilizarem indevidamente instalações da região/Estado, pelo o abuso de confiança, e pelo desvio de dinheiros dos contribuintes para fins completamente alheios às suas funções governativas.

E nem devem ser só os contribuintes madeirenses a se queixarem deste flagrante desaforo, os próprios Donos Disto Tudo também foram prejudicados, porque os seus dois homens-de-mão, os seus dois `Ambrósios´, em vez de ´conduzirem´ e velarem pelos seus interesses e pelo seu respeitável ´cacau´, andaram em chazinhos de velhas na hora do trabalho.

Como temos uma oposição dormente e somos geograficamente costa de África, esta promiscuidade entre assuntos partidários e governação é vista como uma banalidade, uma prática vulgaríssima que os indígenas/cafres/vilhoada aceitam com uma cândida condescendência. 

Em países desenvolvidos e civilizados um escândalo desta natureza traria logo consequências, lembro-me, por exemplo, do caso de François de Rugy, ex Ministro do Ambiente francês, que foi obrigado a se demitir porque quando era presidente da Assembleia Nacional usou as instalações parlamentares para servir faustosos jantares de lagosta, champanhe, e de abrir garrafas de vinho de 500 euros.  Os convidados eram pessoas próximas da esposa, que era jornalista de uma revista cor-de-rosa. (Aqui na ilhota, o presidente da ALRAM, o sr. José M. Rodrigues,  alugou ao Grupo Sousa um edifício, cuja renda mensal daria para comprar milhares de lagostas, e a cafraria achou a coisa mais natural deste mundo)

E já que estamos a falar de França, lembro-me do caso de Jacques Chirac (Presidente francês de 1995 a 2007) que foi condenado a uma pena de prisão, porque quando era Presidente da Câmara de Paris, na década de 90 do século passado, contratou funcionários da autarquia para prepararem a sua campanha às presidências, em que foi eleito.  Vejam só o CRIME!  (Albuquerque andou de braço dado com Carlos Saraiva e Joe Berardo, licenciou-lhes duas aberrações com ilegalidades pelo meio, e hoje é virginalmente presidente do Governo com a ajuda das tias do CDS)


PS/Madeira com pêlo-na-venta (mas só num sentido)

 



Circula pela cidade um panfleto da autoria do PS/Madeira que profere duras críticas a Miguel Albuquerque, Pedro Calado e as suas ligações à empresa de construção AFA e ao seu patrão. Diz que foi feita uma lei para beneficiar a extração de inertes por parte da AFA; que no novo hospital há um concurso feito à medida para esta mesma empresa; e finalmente, que foi feito um acordo extrajudicial que rendeu milhões de euros à AFA.

As críticas são maioritariamente legítimas e verdadeiras, mas é incrivelmente estranha esta atitude maniqueísta do PS. Parece que para os cafofianos oportunistas só existe um mau-da-fita. E os outros?! Porque razão o PS cafofiano não faz um panfleto sobre o Grupo Sousa? Porque razão não denunciam o isolamento de dois meses dos porto-santenses, graças a um ferry que não cumpre o serviço público? Porque razão não falam da aldrabice de Calado sobre o novo licenciamento do Porto do Caniçal? Porque razão não denunciam os 6 milhões que o Sousa recebeu do governo pela venda de um terreno ´abica burros´ no Penedo do Sono? Porque razão não falam da tomada de todos os sectores de atividade económica por parte desse grupo oligarca?  

Penso que a resposta para este deliberado ´esquecimento´ do Grupo Sousa tem a ver com a famigerada aliança gastronómica Cafôfo/Luís Miguel de Sousa. E quem sabe se Miguel Iglésias, o ex empresário falido dos contentores marítimos, não se vendeu ao Dono Disto Tudo? Quem sabe?! Pelo menos o panfleto sugere que a artilharia-pesada destes oportunistas só abre fogo na direção da Calheta, poupando estranhamente o Caniçal e o largo dos Varadouros.

12 comentários:

Anónimo disse...

Cá nada... É tudo gente séria... Iam lá incomodar os Sousas! Imagino o que lhes custa entrar nessa guerra de Titãs empurrados, quanto mais abrirem duas frentes de batalha! Quanto à Quinta Vigia, essa casa continuamente mal frequentada, penso que funciona como cantina, salão de baile e casa de passe, em anexo ao espaço que falta na sede da Rua dos Netos. Há anos, levámos um burro até à porta e o povo não percebeu: continuam 250.000 à porta, a olhar para o “palácio” e seu Príncipe de Vestes Azuladas!

Anónimo disse...

O CHEGA também esteve na Quinta, não?!

Anónimo disse...

Votei duas vezes no Paulo Cafôfo e estou arrependido com quantos cabelos tenho na cabeça. Os tipos são piores ou iguais ao PSD

Anónimo disse...

Enquanto os matarruanos continuarem a votar PSD, CDS e PS não se consegue rebentar com a máfia e a oligarquia parida pelo jardinismo e continuada pelos renovadinhos. As pessoas têm que votar nos pequenos partidos para travar estas roubalheiras.

Anónimo disse...

Oh drº Gil Canha! Já se esqueceu que foi corrido em 2014 da CMF pelos sousas atráves de Paulo Cafôfo com a desculpa esfarrapada que estava a perseguir as esplanadas? Passaram-se 7 anos e o PS continua agachado aos interesses dos sousas. Por isso nada de fazer cartazes a atacar a máfia dos portos! Mas mais burro é quem vota nestes socialistas cafofianos!

Anónimo disse...

O Covid devia ter uma variante mortal para dar cabo dos políticos vendidos!

Anónimo disse...

um gajo saido do nada pode até ter boas intenções mas na realidade não consegue fazer nada. vais convencer o ps a te dar um ferry? vai convencer o ps a colocar a tap a viajar todos os dias ao porto santo

o ps quando andou por lá mesmo tendo o ps no continente a mandar nada conseguio

Anónimo disse...

23.04
Nem mais.

Anónimo disse...

Então os Sousas não têm o Serginho já bem integrado no PS? O Cafofo não faz nada sem consultar o gordinho empregado dos Sousas.

Anónimo disse...

Pela atitude tatos tem o meu voto,pode não chegar a presidente mas vai baralhar muito as contas do Roberto e do Miguel

Anónimo disse...

Iguais....nao, são piores. Os tipos do PS Madeira, são um desastre. Não se preparam quando vão para a assembleia para um debate, não têm argumentos para poder combater " " as propostas apresentadas, não são construtivos, é só dizer mal por dizer, não apresentam soluções credíveis, etc, etc. Está é a minha opinião. O PSD também tem coisas tristes, mas mau por mau ainda prefiro o que está.
Aí de nós se nesta pandemia fosse o PS à frente do governo o que seria de nós. Boa noite.

Anónimo disse...

Nem vai conseguir nada. Hahahaha
Coitados.