Powered By Blogger

quarta-feira, 17 de março de 2021

 





'São rosas, Senhor!'


...Assim se justificou a rainha Isabel quando o rei D. Diniz quis saber se a mulher insistia em levar no regaço pão para os pobres. Pois, o pão transformara-se em rosas e a Rainha Santa livrou-se de mais um raspanete.

Situação semelhante tem ocupado os mentideros da Madeira desde há uns anos. As rosas do Arco esconderam pão que o hoteleiro amassou - diz o povo.

O MP foi atrás das insistências do socialista Iglésias e começaram as buscas na SDM - cerne da questão -, Angústias, Junta Geral, casas particulares, um inferno. O Expresso deu à língua e a TVI mais as concorrentes saltaram sobre o naco. 

Até aqui, as investigações parecidas têm acabado quase sempre em nada. E há que respeitar a presunção de inocência. Mas as coisas devem estar todas direitinhas e dentro da legalidade. Porque, de um momento a outro, deixa de haver milagres.


Agora, com a devida vénia, a informação de Marta Caires / Expresso.


Miguel Albuquerque é o principal alvo: Governo Regional da Madeira alvo de buscas

Miguel Albuquerque, principal alvo das investigações, confirma as buscas. Caso está relacionado com a venda da Quinta dos Arcos e a concessão da Zona Franca da Madeira

Elementos da Polícia Judiciária estiveram esta quarta-feira nas instalações da vice-presidência do Governo Regional da Madeira para apreender toda a documentação relativa à concessão do Centro Internacional de Negócios da Madeira - a chamada Zona Franca - ao Grupo Pestana.


Segundo o Expresso conseguiu apurar, o inspetores pediram todas as deliberações tomadas pelo Governo Regional sobre o assunto desde 1987, altura em que foi concessionado o Centro Internacional de Negócios e que foi constituída a Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, que gere a concessão e que tem como acionistas Governo Regional e o próprio Grupo Pestana. Também houve buscas na sede desta sociedade. 

Esta informação foi confirmada por Miguel Albuquerque, atual presidente do Governo Regional, que diz não poder "adiantar mais nada" porque o caso está em segredo de justiça. As buscas, feitas no âmbito do processo 455/19.OT9FNC, que está a ser investigado pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) estão relacionadas com a investigação de que Miguel Albuquerque é alvo por ter vendido em 2017 a Quinta do Arco, onde estava plantado um famoso roseiral, a um fundo com ligações comerciais ao universo do Grupo Pestana.

Também em 2017, já depois da venda, foi renovada a concessão do Centro Internacional de Negócios ao Grupo Pestana, tendo o Estado passado a ser o sócio maioritário. Miguel Albuquerque, que já foi presidente da Câmara do Funchal e é chefe do Governo desde as eleições de 2015, é o principal arguido do processo.

A Sociedade de Desenvolvimento da Madeira já reagiu às buscas e, em comunicado, faz saber que considera a “investigação em curso como uma excelente oportunidade para que se conclua da legalidade e da boa fé” com que atuou durante todo o processo que levou a adjudicação da concessão do Centro Internacional de Negócios da Madeira.

2 comentários:

Anónimo disse...

A mamadeira é um grande antro de podridão e corrupção já há muitos anos. só agora é que as autoridades judiciais estão a ver estas jogadas? E as outras ligações promíscuas do poder político com os Donos Disto Tudo. E a construção do Savoy violando todas as normas urbanísticas? E o monopólio vergonhos dos portos que rouba todos os madeirenses e portossantenses? E o arquivamento do processo de corrupção no porto do Funchal' E as Sociedades de Endividamento? Estamos a brincar com isto?
O problema é que Lisboa nunca quis saber da corrupção que se passa na mamadeira hámuitos anos!

Anónimo disse...

e o caso do monte que morreu gente cafofo não é enjaulado?