Powered By Blogger

quarta-feira, 24 de março de 2021

 


OPINIÃO


DIONÍSIO ANDRADE                                                                              







Liberdade amordaçada





Mário Soares, antigo Presidente da República, antigo Primeiro-ministro, e antigo líder do partido socialista, pai da democracia portuguesa e principal impulsionador da entrada de Portugal na CEE, em 1985, era um homem sem medo, que lutou contra a ditadura fascista, tendo sido preso várias vezes pela PIDE, polícia política de Salazar, e tendo sido deportado para São Tomé e Príncipe, e depois exilado em Paris antes da revolução de abril de 1974.

Mas, Mário Soares tinha medo de uma coisa - que o poder económico tomasse conta do poder político.

E, infelizmente, é o que se verifica neste momento na Madeira. PSD, PS e CDS estão nos bolsos dos Donos Disto Tudo, a saber Luís Miguel de Sousa, Avelino Farinha, Dionísio Pestana e Jaime Ramos.

Eu já não tinha muitas dúvidas do que se estava a passar nos últimos anos na comunicação social na região em termos de liberdade de imprensa, e o cerco que os poderosos que enriqueceram à custa da autonomia, devido aos privilégios que tiveram do jardinismo, dariam o golpe à liberdade de imprensa na região com a compra dos dois jornais diários, condicionando o que lá se escrevia. 

Veja-se o posicionamento do Diário de Notícias que antes anunciava que havia roubo de pedras nas ribeiras, e que depois de Avelino Farinha entrar no capital social da empresa, já não havia roubo de pedras, mas sim limpeza das ribeiras. Em relação ao monopólio dos portos da Madeira, antes havia privilégio ao grupo Sousa, agora é um pagamento pela exploração dos portos da Madeira e Porto Santo. E as minhas previsões sobre o futuro da comunicação social na Madeira ficaram desvanecidas esta semana, quando soube do despedimento de três jornalistas da TSF/Madeira, Nicolau Fernandes, Isabel Vieira e António Ferreira, com a desculpa esfarrapada de ser por questões económicas. Mas o que é dezenas de milhares de euros, para empresários que ganham milhões com a proteção política que têm tido do poder político do PSD, nos últimos 40 anos, e presentemente, com a conivência do CDS e PS?

O objetivo é calar jornalistas incómodos para o regime político e para o poder económico. Espero que o Sindicato dos Jornalistas esteja à altura deste acto cobarde dos poderosos, e denuncie em todas as instâncias nacionais e internacionais esta incongruência de uma rádio de informação trabalhar sem jornalistas, o que é ilegal perante a lei da rádio, e o estatuto do jornalista. O Governo Regional também deveria suspender os apoios a estas empresas de comunicação social que tratam os jornalistas como lixo. Mas conhecendo o histórico dos governantes na Madeira que chamavam os jornalistas de bastardos para não lhes chamar filhos da puta, e escorraçavam jornalistas das suas sedes partidárias e da residência oficial na Quinta Vigia, não espero muita coisa em termos de liberdade de imprensa. Numa democracia, a liberdade de imprensa é um dos seus pilares fundamentais, mas como vivemos numa oligarquia na região, não espero muito dessa liberdade enquanto os eleitores não escorraçarem os coveiros dessa liberdade amordaçada.

10 comentários:

Anónimo disse...

É a altura ideal para o Dionisio lançar um jornal. Assim dava emprego aos agora despedidos da TSF, e teria a vantagem de nós poder apresentar aquilo que, no seu entender, é a verdade dos factos. Até poderia haver jornalismo de investigação.
Força Dionisio. Vamos a isso.

Anónimo disse...

Dionísio amigo não abres nenhum jornal. Lembraste do Garajau, sentenças do car**** de 40 mil euros e mais ainda por juízas, algumas delas inquilinas do Bokassa. Processos e pedidos acima de meio milhão de euros com a juizada fascista a carregar como vampiros... ESQUECE!

Anónimo disse...

Bebe poncha que azedume passa

Anónimo disse...

Mário Soares deve estar a dar voltas na urna ao ver o seu partido socialista na madeira feito com esta máfia no bom sentido.

Anónimo disse...

Mário Soares esta a arder no inferno pelo que fez com os retornados de africa

Anónimo disse...

A vilhoada madeirenses só se manifesta quando alguém lhe pisa o seu cantinho, podem arder os outros, pode arder a ilha desde que não chegue à roda do vilhão. Bem feito e deviam ser ainda mais escravizados pelos DDT.

Raghnar disse...

O mesmo Soares que enquanto PM impôs austeridade pura e dura, incluindo pagamento de subsídio de férias em títulos do tesouro, para anos depois vir bradar "contra a austeridade" que veio da mão de um dos seus pupilos? O mesmo Soares que deixou MILHÕES de herança, vivendo exclusivamente da actividade política durante décadas? O mesmo Soares que fez lobby, assumidamente, para favorecer a família de um DDT que nos deixou de herança vários milhares de milhões de imparidades bancárias, que serão pagas a língua de palmo por todo o povo português.

Soares lutou contra a ditadura, mas tem como legado um país empobrecido, sem soberania e repleto de "máfias no bom sentido", não é exemplo para ninguém. Ele próprio enriqueceu com a "democracia" que deixou, é fraco exemplo para quem defende uma democracia decente...

Anónimo disse...

Pode não ser o Soares exemplo para ninguém, mas profetizou uma coisa que está à vista de todos, o poder económico manda nisto tudo e faz da gente marionetes

Anónimo disse...

E o Passos Coelho que pôs os madeirenses e portossantenses a pão e água não foi pior que o Soares? E em relação às máfias no bom sentido a mamadeira dá cartas até nas máfias italianas, russas e chinesas. Querem aprender a criar máfias sem dar um tiro venham à mamadeira.

Raghnar disse...

Para profecias, prefiro as do padrinho do actual PR que previu atempadamente o que definiu como "servilismo de bandeja"...