Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Cultura, Culturas





CORALINA DA ABISSÍNIA


Erythrina abyssinica


Erythrina é uma palavra de origem grega que significa vermelho. Uma clara alusão à cor das flores das árvores que integram este género botânico, pertencente à subfamília (tribo) das Papilonáceas e à família das Leguminosas.
A Erythrina abyssinica (coralina-da-abissínia) é uma pequena árvore indígena da África Oriental, duma vasta área geográfica que abrange a Etiópia (antiga Abissínia), o Quénia e o Uganda. Na natureza chega a atingir 12 metros, o que não acontece quando cultivada.
O tronco é pouco lenhoso. A casca cortiçosa e espinhosa, revela uma adaptação ao habitat original, uma defesa contra os fogos e os predadores.
A madeira é esbranquiçada, leve e macia, sendo usada no fabrico de tambores e pequenas embarcações de pesca. As sementes servem para fazer colares.
Nos jardins do litoral sul da Madeira esta árvore caducifólia tem geralmente dois períodos de floração. O primeiro, aproximadamente entre Janeiro e Maio, o segundo em Setembro e Outubro.
Neste momento a árvore localizada junto à lagoa do Parque de Santa Catarina está muito bonita, o que minimiza a imagem pouco esmerada do maior jardim público do Funchal.
 
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
 


 
 

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro LC, este blog precisa de um sistema de keywords, iria melhor sem dúvida a experiência do utilizador, além de melhor a indexação ao google http://www.google-success.com/seo-tips-for-blogger-blogs.htm Abraço. BOM TRABALHO

Unknown disse...

Merci pour cette définition de ce merveilleux arbre pris en photo à Madère dans le parc Sainte Catherine en mai 2019 et dont je n'avais pas le nom.
Merci, merci