Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de setembro de 2018



Doutor Honoris Caca




Gil Canha

Parece que a recente distinção do ex-ditador da Madeira, Alberto João Jardim, com o título de Doutor Honoris Caca, desculpem - Causa - pela Universidade da Madeira, não caiu lá muito bem na África profunda. O anúncio proferido pelo magnífico Reitor José do Carmo originou um grande mal-estar, nomeadamente na Guiné Equatorial, onde o Presidente Teodoro Obiang ficou ofendidíssimo, e com muita razão, por José do Carmo e a UMA não se terem lembrado dele. 
Teodoro Obiang, que governa a Guiné com mão-branda desde 1979 (muito mais tempo que Jardim), é um dos grandes guardiões da lusofonia portuguesa, aliás, graças ao seu esforço titânico em prol da cultura portuguesa na costa de África, conseguiu que o seu desenvolvido País entrasse no restrito grupo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Aliás, o Doutor Dry Fart, da prestigiada Universidade de Bioko, teceu duras críticas ao magnífico Reitor José do Carmo, da UMA, pois este não teve em consideração o recente avanço científico, desenvolvido pelo senhor Presidente Teodoro Obiang, ao conseguir que os Chimpanzés-Bonobos falassem fluentemente o português.
Mas não foi só na Guiné Equatorial que a decisão de distinguir Jardim com o Honoris Causa causou engulhos. No Zimbabwe, alguns académicos da Universidade de Harare, muito próximos do ex-Presidente Robert Mugabe, também receberam com manifesto desagrado o anúncio de José do Carmo, já que esse título honorífico dado a pessoas de boa reputação, virtudes e mérito encaixava na perfeição no senhor Presidente Mugabe.   
Outro facto estranho nesta distinção a Jardim é que a Universidade da Madeira foi sempre um foco de grande dissidência e contestação ao regime jardinista. (As Universidades de grande prestígio são assim).
 É internacionalmente reconhecida a irreverência dos seus alunos e professores em defesa de um regime democrático e pluralista na Madeira.  O espírito crítico e interventivo da nossa Universidade até fez estremecer o todo-poderoso PSD/Madeira. O próprio Jaime Ramos evitava passar nas proximidades, tal era a efervescência estudantil. Nem a Universidade de Berkeley, na Califórnia, conseguiu nos seus áureos tempos de contestação à Guerra do Vietnam alcançar a turbulência que se viveu na nossa UMa. Alguns analistas até defendem que o ambiente contestatário que se viveu na universidade madeirense durante os longos anos da governação jardinista tiveram mais efeitos revolucionários do que Maio de 68, em França. É de realçar que algumas manifestações estudantis contra a tentativa de controlo do Governo Regional do campus universitário e do Jornal da Madeira juntaram mais estudantes rebeldes que o grupinho da Universidade de Nanterre, quando nos anos sessenta pediu a cabeça a Charles de Gaulle e ostentou o mísero slogan: “É proibido proibir!”
É por isto que ninguém percebe as razões que levaram uma universidade conhecida pelas suas posições antirregime, insubmissa, e contestatária, a tomar esta atitude de agraciar o velho ex-ditador Jardim com o título “doutor honoris causa”. Tanto que, alguns contestatários do atual reitor o acusam de estar a comprometer a Universidade da Madeira com o movimento surrealista de Alain Breton e com “As mamas das Tirésias”, do seu mestre Guillaume Apollinaire, ou mesmo transformar a universidade numa “Comunidade” promíscua, à moda de Luiz Pacheco e de Mário Cesariny. A extravagância académica de José do Carmo e dos seus acólitos chegou ao ponto, acusam os críticos, de estarem a desenvolver esforços junto de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República e um dos líderes estudantis da revolta académica de 1962, para que este exerça influências no Continente para alterar o nome da Universidade da Madeira para Universidade Doutor Oliveira Salazar.

40 comentários:

Anónimo disse...

Para quem levou treze (13) anos a tirar um curso de direito, até que a Honoris Causa é coisa rápida.

Anónimo disse...

O senhor não leve a mal a minha observação, mas acho que o senhor está com um ressabiamento descontrolado. Não sei se publicarão esta minha observação, mas é o que penso e que muitos madeirenses pensam. Chama a estas observações fazer política. A verdade é que se o senhor estivesse à frente de qualquer coisa, tenho a certeza que não seria bom para ninguém. Eu tinha uma certa consideração por si, mas vejo que me enganei.

Anónimo disse...

Não diria melhor.

Anónimo disse...

Boa Canha, rebentaste com a lambidela do Carmo ao sistema.

Anónimo disse...

Este artigo está incompleto! O sr. Gil devia fazer uma nota final assim: Este artigo não é para vilões nem jardinistas!

Anónimo disse...

Eu não adivinho a chave do euromilhões, mas tenho quase a certeza, de como esta tresloucada decisão da UMAmamadeira nasceu! O nosso ditadorzeco Bokassa é "unha e carne" com o reitor das palhaçadas de Verão coronel Morna! Toca a falar com a sua filhinha Suzana e o seu genrinho Jorge, para arranjar um título da macacada ao nosso Bokassa. Como ambos são duas pontas de lança em África, não foi difícil arranjar esta "honoris caca" para o nosso Bokassa! Vê-se que os tipos da UMA não têm vergonha na cara! Shame on you!

Anónimo disse...

O caro comentarista está no seu direito de discordar, mas há muita gente que continua a apreciar o estilo mordaz do autor.
Força, Gil Canha, gostei daquela do Doutor Dry Fart!

Anónimo disse...

Seja um ou outro reconhecimento, é coisa que voçê nunca terá.

Anónimo disse...

E o Honorisss Empata vai para.... Gil Canha

HRomeu Pinto disse...

Já faz algum tempo que não escrevo nada no Blog do Senhor Calisto, por diversos motivos. Mas destaco a atenção que tenho prestado ao burgo e ao invés de vomitar textos, apreendo a informação sócio-político, que em meu entender é o que falta em imensos políticos e escribas da nossa Terra. Por outro lado, as notícias que por aqui têm sido publicadas geram-me alguma desinformação e trocam-me as ideias do que tenho visto e ouvido e nem sempre correSpondem à veracidade dos factos. Não é uma crítica, até porque aqui o "dono" do blog publica o que quiser e eu assimilo o que me interessa, assim é como deve ser a aprendizagem - um processo individual.
Mas vamos ao que interessa... Em primeiro para o Sr. Gil Canha.

Caro Gil,
Eu leio com atenção os seus escritos, alguns até me soltaram risadas, mesmo nutridos de verdade.
Mas meu caro, tenha cuidado... Já parece andar colado ao PSD, e olhe que isso fica-lhe mal, até porque é bem conhecida a sua postura anti-PSD de outrora. Fica-lhe duplamente mal até porque agora é anti-Cafôfo e corre o risco de parecer amigo, por conveniência, do PSD.
Relendo alguns dos seus textos quase que roça a contrariedade intelectual direccionando tanta fúria política, que ultimamente tem sido uma das suas características. Isto não me parece sinal de equilíbrio, está a perder, em meu entender uma oportunidade. No contexto actual o que o madeirense minimamente instruído quer é que perante as asneiradas cada vez mais emergentes hajam pessoas que possam constituir opções credíveis e você para além de usar do "mal-dizer lírico" nos seus escritos roça a ofensa barata misturada com algums histeria colectiva - porque aponta em todas as direções sem foco definido. Afinal para onde quer ir?! Afinal o que pretende?! Afinal como mudar o paradigma em questões essenciais?!

Aproveitei este texto do Gil, mas isto serve para todos e qualquer escriba "unabomber" e que se sentem ungidos pela verdade absoluta e que venha para este blog fazer-nos "papar grupos". Seja o Dr. Prada, sejam os Acessores mascarados de nomes falsos - como se já não bastasse vê-los (ex de Sérgio Marques...) a toda a hora no Facebook, quais virgens imaculadas e ungidas pelo próprio Deus nosso Senhor. Sejam HOMENS meus caros. No vosso caso os 40 anos de subserviência a um regime digno de ditadura já chegou... Ou os Vossos bolsos ainda não se encheram os suficiente?
Aos lambidores de serviço mais novos... Encham o máximo que puderem, porque cheira-me que 2019 dê por onde der - e isto é indesmentível, pois so não vê quem não quer -, não contará convosco e agora sim, posso gritar aos 4 ventos: GRAÇAS A DEUS NOSSO SENHOR!

Caro Calisto, continuações de um bom trabalho!

Anónimo disse...

Que nível este "Honoris Fuga".
Bem fez o Mentiras lhe ter dado uns patins.

Anónimo disse...

Olha um jardinista armado em virgem o tal anónimo da 9:46. A verdade dói e quando é no gozo rebenta com tudo.he,hehe...

Anónimo disse...

Artigo bem escrito e que tão bem reflecte os jovens universitários que frequentam a UMa, jovens sem coragem, sentido critico ou opinião própria (diga-se, na sua esmagadora maioria); enfim os tempos são outros mas, na Madeira as más políticas governativas persistem por anos e anos e os nossos jovens em vez de intervirem activamente na contestação politica preferem manter-se à margem e tudo lhes passa ao lado...provavelmente não tem docentes que lhes estimulem o sentido critico...

Anónimo disse...

Mas que porradão! Ah mãe até zune!.............

Anónimo disse...

Gil não somos amigos nem chegamos a ser conhecidos. Até gosto daquilo que geralmente escreves. Mas, desta vez acho que foste infeliz, e já te explico porque. Confundir uma instituição como a Uma, o seu reitor e o AJJ com o teu ódio e rancor que sentes por este último, foi muito mau.
Nenhum dos intervenientes merecia tal. Nem tu.
De certo que existiriam outras formas, e com mais ironia, para descrever a discorcância para com o titulo e para com a personalidade em questão, e tu melhor do que ninguém saberias explorar esse segmento.
Não só ofendeste a UMa o seu Magnifico e Reitor mas também todos aqueles que frequentaram, adquiriram os seus graus académicos e frequentam essa instituição.
"doutor Honoris Caca" ??! é muito mau. Muito mesmo.
Sei queés um ser intelegente, solicita ao administrador do bloque que retire este infeliz texto.

Abraço Gil.

Anónimo disse...

Ó das 21 de setembro de 2018 às 14:03

Por aqui há dois tipos de pessoas; os que por ingenuidade e consciência mantém o barco (a UMa) à tona e há os que sugam materialmente a instituição bem como o seu suposto prestígio. Pela sua indignação percebe-se que tendo como garantida a questão material (estatuto de funcionário público) não queira perder o prestígio "social" que obtém da instituição. O Gil se conhecesse a UMa teria que fazer uma revisão do texto mas não no sentido que lhe pede.

Anónimo disse...

Gil retira lá o texto como nos tempos do lápis azul para satisfazeres a vestal das 14:03

Anónimo disse...

A sátira é a coisa mais demolidora que existe e o meu amigo Gil rebentou com os gajos que deviam ter vergonha na cara. Como é que o Carmo se foi prestar a isto?! Como?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

O Jardim já deve estar a se babar de raiva e vai vomitar nos renovadinhos. Isto promete!

Anónimo disse...

Ao tempo que não ouvia falar do Luiz Pacheco. Pudera a UMa ter pessoas da craveira dele.

Anónimo disse...

Não concordo com este escrito do Gil
O Dr. jardim, deixou obra feita
O M.Albuquerque nunca chegará às suas botas
Pior ainda é o mentiroso careca

Anónimo disse...

Lá que obrou,obrou... tem razão o sr. anonimo das 18:58

Anónimo disse...

Como professor da UMa não concordo com este texto embora aceite a critica.

Anónimo disse...

Isto não se faz! Haja respeito pela nossa universidade e pelos nossos alunos. Este Canha além de inculto academico não sabe para que serve uma universidade.

Anónimo disse...

O reitor errou ao dar esse douramento. Se algum dos perseguidos por AJJ puder prejudicar a Universidade ou Carmo, não hesitará.

Anónimo disse...

Achei muita piada ao escrito do Pinto. Então só se pode ser contra a corrupcao e contra a incompetência de uma cor política. Eu se fosse um dos que apoia financeiramente PSD e cafofo faria um texto igual. Lá podia eu deixar que aparecesse mais uma alternativa que eu tivesse que sustentar ou pior: que não quisesse ser sustentada por mim.

Este texto fez me lembrar uma frase sobre um cardeal francês: se ele não era despotista por raciocínio, era o necessariamente de coração.

Tenho que admitir que o texto do Romeu foi trabalhado.

Anónimo disse...

Foge cão que te fazem barão. Fugir para aonde que me fazem visconde ?
Assim são os títulos académicos e outros que tais nos dias que correm.
O Lula recebeu doutoramento. O Sócrates poderia ter recebido. Qualquer cão ou gato pode receber. Porque não Cardoso Jardim ?
O desprestígio fica é para a universidade, mas parece que convivem bem com isso.

Anónimo disse...

Porra estudante exemplar, levou 11 anos para tirar uma licenciatura e ainda lhe dão este prémio, agora falta o Nobel do Despesismo e esconder divida para o desgraçado do povo pagar. Fraca universidade a que chegaste.

Anónimo disse...

O coitado do Gil Canha que nunca foi agraciado, a não ser pelo tio, padrinho ou o que seja e tem a lata de criticar o político mais eleito democraticamente e o Reitor de uma Universidade.
Mais um erro de casting para se juntar ao outro "historiador".

Anónimo disse...

Já me parti a rir com isto. O Gil Canha com meia duzia de palavras rebentou com o rococó acadêmico.

Anónimo disse...

Com isto o meu diploma e canudo desvalorizou muito. A quem posso pedir explicações e danos sofridos.
Realmente agora é uma Universidade de Caca e sem prestigio.

Anónimo disse...

A Comunidade academica da UMa devia meter um processo judicial contra este desbocado.

Anónimo disse...

Deixem o Doutor Salazar da mão. Era o que faltava dar o nome ilustre do Doutor a esse covil de agachados.

Anónimo disse...

A UMa sempre foi uma universidade do sistema e sem espirito critico. Em termos académicos e biol´gicos é um ser assexuado.

Anónimo disse...

A Universidade da Madeira foi uma oportunidade histórica perdida para se criar um centro de pensamento livre e de excelência. Actualmente é uma instituição sem qualquer prestígio, sem produção académica significativa na maioria dos casos e onde imperam o amiguismo, a cobardia e a passividade. Obviamente com algumas excepções. Não surpreende que agracie ajj com este título.

Anónimo disse...

Chamaram-me a atenção para este artigo. Não concordo nada com isto e lamento que o sr. Gil Canha tenha escrito tamanhas enormidades.

Anónimo disse...

Olha mais uma virgem académica escandalizada com o Canha, mas não ficas envergonhada de dar um titulo a um politico carroceiro que nos deixou na desgraça com uma divida de 6 mil milhões de euros! Tenho dito!

Anónimo disse...

Viram??? O Vice-reitor já veio lamber o Alberto num artigo meio tonto no Diário de noticias com justificações absurdas por causa do Detori Honoris Causa.

HRomeu Pinto disse...

Ao prezado anónimo que escreveu a 21 de setembro de 2018 às 21:01...

Leia bem o meu nickname depressa...
Agora...
Percebeu?!
Acha que escohi esse nickname por acaso?!
Não!

Quanto às cores políticas... Isso é apenas da minha conta. Não faça suposições que não chega lá!

Se ler bem, não defendi ninguém apenas dei a minha sugestão ao Gil Canha, ele que faça o que bem entender, mas não duvide que raiva e ódio destilados sem fermentação só vai mostrar uma faceta que não convém a nenhum madeirense! Isto é ponto assente! Por isso estamos como estamos nesta Terra.

Quanto à opção da UMa em dar um título ao ex-governante, não me parece haver qualquer problema, os prémios são dados pelas entidades de forma arbitrária, ou seja, sem consulta prévia popular e de acordo com critérios internos.
Não esqueçamos que Sampaio recebeu uma e dissolveu um Governo! Os encargos gerados para "dar de mamar à corja" que concorreu... E mais uns trocos aos comparsas... Para não especificar mais, que não interessa aqui.
Para mim é tudo espelho de um sociedade com sectores que sofrem de falta de transparência. Contudo, o prémio não me parece ser uma questão relevante! Adiante...

O texto não foi trabalhado, escrevi em menos de 15 minutos... Sabe porquê? Porque eu reflito sobre as coisas e não me preocupo em saber quem é "x" "y" ou "z" que vem para aqui comentar.

Aprenda a rocessar informação e a tranformar em conhecimento!
Aprenda a viver!

Anónimo disse...

O Canha devia emprestar o gato dele para o Romeu Pinto lavar o bichano. Assim a gente já não dizia: - Romeu vai lavar o cão e não chateies a gente com palermices do fun-ga-ga!