Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Polémica ao rubro



Frente Mar 
- A “muleta” da CMF 
  
José Prada

O Diário de Notícias de 3.ª feira, em notícia com título “Frente Mar com prejuízo de 312 mil euros”, escreveu “A entidade... apresentou, em 2016, um resultado negativo de 311,866 euros. Em 2015 esse montante, também negativo, tinha sido de 386 euros. A Frente Mar, devido ao desempenho negativo, surge no ranking elaborado pelos autores do Anuário Financeiro, como uma das entidades municipais com “piores resultados líquidos”, em 2016. Figura em sexto lugar, num universo de 174 empresas analisadas...”
Auguro algum trabalho aos magos das finanças da CMF para lhes sair um truque da cartola para disfarçar estes números.

Talvez por isso, sendo uma tarefa de execução demorada, se explique porque as contas da Frente Mar de 2016 ainda não foram tornadas públicas e deviam, nos termos da lei.


Deviam já constar do site da Frente Mar. Mas não lá estão.
Deviam já constar do site da CMF (contas consolidadas). Mas não lá estão.
Deviam já ter sido depositadas na Conservatória do Registo Comercial do Funchal. Mas não foram.
Deviam já ter sido publicadas no JORAM e num dos jornais mais lidos da RAM. Mas não foram.
Porque será que as contas da Frente Mar de 2016 não são já públicas? Que têm os seus responsáveis e os da CMF (que detém a Frente Mar a 100%) a esconder?
Não sei como é que os autores do Anuário Financeiro acederam às contas da Frente Mar de 2016. Porventura, tê-lo-ão feito através da Plataforma do Tribunal de Contas, ao qual não consegui aceder.
Como não tive acesso às contas de 2016, apenas posso comparar com as últimas disponíveis, as de 2015. 
Admitindo que as receitas em 2015 e 2016 possam ser semelhantes, há mais de 300.000€ de custos em 2016 em relação em 2015. Se as receitas ainda tiverem sido maiores (o que é provável, porque o Lido reabriu em 2016), então o aumento de custos entre 2015 e 2016 ainda seria maior.
Mas mesmo comparando (mal comparando, em desfavor das conclusões abaixo) 2013 (último ano da vereação do PSD Madeira e da sua gestão na Frente Mar) com 2015, o que constato? 
- Os Fornecimentos e Serviços Externos subiram de 254.000€ para 898.000€ (+254%!);
- Especificamente, a rubrica “Outros” (que serve para tudo e cuja nomenclatura nem pistas dá sobre o que lá foi metido) de Fornecimentos e Serviços Externos aumentou de 3.000€ para 504.000€ (+16.700%!);
- Os custos de pessoal subiram de 613.00€ para 1.050.000€ (+71%);
- O número médio de colaboradores subiu de 46 para 60 (+30%).
É óbvio que se se comparasse com os números de 2016 que, vá lá saber-se a razão, não estão disponíveis, os aumentos percentuais em relação a 2013 seriam bem maiores, atingindo percentagens ainda mais estratosféricas.
Tendo constatado que o objecto social e a actividade da Frente Mar não se alterou significativamente entre 2013 e 2015, o que se pode especular perante os números existentes de 2015 (e os prováveis números de 2016)?
Confesso, a especulação é uma área em que normalmente não entro, mas tendo visto biólogos e engenheiros a perorar sobre assuntos eminentemente jurídicos, permitam-me meter “foice em seara alheia”.
Também porque recebi entretanto, de pessoas insuspeitas, que reputo de bem informadas, alguns “sopros” relevantes.
Dizem que a Frente Mar está a ser usada pela CMF para fazer o que esta não pode ou não quer fazer. 
Entre outros, a Frente Mar tem vindo a assumir o papel de agência de emprego da mudança/confiança(?). Daí a enorme subida dos custos com o pessoal e do número de trabalhadores. E não venham contra-argumentar com o facto do Lido ter aberto em 2016, pois eu apenas estou a comparar com 2015.
Mas, e é muitíssimo mais grave, dizem que há milhares de euros gastos em marketing, publicidade, consultoria de meios que estão nas contas da Frente Mar relativamente a trabalhos cujo destinatário não seria a própria, mas sim a candidatura da mudança/confiança(?).
Daí o colossal aumento dos custos de fornecimentos e serviços externos, que estão na rubrica saco de “Outros”.
Entre os quais, segundo me disseram, os encargos com uma agência de consultoria de comunicação que está a assessorar a confiança.
Que, e continuo a narrar o que fonte muito bem informada me contou, além dessa assessoria à confiança, tem por co-objectivo, numa estratégia do triunvirato do rectângulo (definida por António Costa, mediada por Bernardo Trindade, executada localmente pelo Miguel Iglésias) apear o líder do PS-Madeira, Carlos Pereira (goste-se ou não, legitimamente eleito pelas bases madeirenses do seu partido) e substituí-lo por Cafôfo. Nem que de permeio, para não dar tanto nas vistas, impusessem a líder do PS-Madeira, Duarte Caldeira ou Vítor Freitas.
Até me sentiria mal ao contar o que mais me disseram sobre o que estão a fazer a Carlos Pereira e por isso não vou fazê-lo. Não se faz a um inimigo, nem tão pouco a um adversário político, muito menos a um “compagnon de route” rosa.
Tanto impuseram à Frente Mar que, em conformidade com o que me relataram, a sua administração “esperneou”, pelo que, tiveram que libertá-la dos encargos com a propaganda os quais seriam ora assumidos pela CMF, mas para que a tal assessoria da confiança não conste como sua prestadora de serviços de avultadas quantias, encontrou-se uma 3.ª entidade que faria de intermediária.
Vá lá, podem dizer que os últimos parágrafos já são resultado de “devaneios de Verão”. Estejam à vontade. Bem feito, pus-me a jeito.
Mas lá que podiam ser verdade, lá isso podiam.
E se fossem, fazem-nos pensar!

107 comentários:

Anónimo disse...

Carlos Jardim, tu que és uma pessoa de bem foge da Frente Mar enquanto podes.
Ainda vais dentro como Cafôfo, Iglesias e companhia limitada.
Não mereces. Não te deixes enganar

Anónimo disse...

Dr. José Prada deixe a Câmara em paz e coloque a sua competência ao serviço de outras instituições ! Ainda não ouvimos a sua opinião sobre um Governo que contrata um cubano do governo do Passos Coelho por 100.000,00 euros / ano. Que veio para cá fazer ? Estava desempregado ? É amigo do incompetente Secretário das Finanças ?
Este sim um tema importante porque contraria a nossa liberdade e autonomia conquistada à custa de muita luta contra o centralismo lisboeta ! Se houvesse Presidente do Governo , este secretário já tinha saído bem como o do Turismo que também não confia nos advogados madeirenses e faz contratos de 300.000,00 com cubanos!
400.000,00 euros entregues a cubanos quando há madeirenses capazes !
Porque não fala destes escândalos ?

Anónimo disse...

Que dirá do Prada agora a folha dos blandy?
Afinal não quer ser vereador. Deveriam pedir-lhe desculpa.
As listas estão feitas e continua a malhar no careca e seus sequazes.
E pelo que conheço, não vai parar, nem com ameaças do DN, nem da LPM nem de ninguém.
Muita força Prada

Anónimo disse...

O Sr. Prada que escreva também um texto semelhante sobre as falcatruas e os regabofes financeiros verificados na extinta Empresa Municipal Funchal 500 Anos quando esta foi dirigida por um mago da cultura... quando a câmara era dirigida pelo PSD.

Só para equilibrar as coisas.

Quem tem telhados de vidro não devia jogar pedras aos vizinhos.

Anónimo disse...

O Prada que fale também das agências de emprego que o PSD teve durante anos e anos na CMF, nos Horários do Funchal, na EEM, nas secretarias regionais e noutras empresas públicas. Só para animar o debate. Isto de andar sempre a bater no Cafofo já cansa.

Anónimo disse...


Nunca achei que o Carlos Pereira fosse simpático. Tem um ar de quem está chateado com o mundo. Mas o que lhe estão a tentar fazer é mau de mais. Não se faz mesmo.
É uma golpeada por um gajo do costume, o Bernardo Trindade, que eminência parda, que fez ele pelo PS na Madeira, senão dividir. Quando era necessário, voltou às costas. Agora chefia-lhe a poder, a influência, lá está ele.
Mais o Costa, mais o Glésias e o Cafofo que é um pau mandado.

Anónimo disse...

Muito bem Prada! Tens feito calar muito gente , e mais agora !
A LPM deve tar a tremer pq nao te consegue calar !
Força amigo , saudações sociais democratas !!

Anónimo disse...

o que se passa com a frentemar , só pode acontecer na Madeira , só os incumprimentos que são públicos , e que foram bem realçados pelo Dr Prada , num pais decente já teriam dado lugar a um inquérito.
Aqui aldraba-se e se for caso disso rouba-se e o MP assobia para o lado

Unknown disse...

Quando há falta de argumentos para sustentar o insustentável, (como é o caso do desastre da Frente Mar) os cafofiansos tentam desesperadamente desviar o foco da análise para outras situações. Mas, meus senhores, a Funhal 500, a contratação de um consultor, etc são realidades distintas da situação da Frente Mar. Como diria o Sr. João da mercearia da esquina, " uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!"
O que interessa é que ficou demonstrado que a Frente Mar foi desastrosamente gerida e que serve para dar guarida (leia-se "tacho") a uma dúzia de meninos e meninas que servilmente se submetem e fazem favores ao Cafofo.

Anónimo disse...

"...encontrou-se uma 3.ª entidade que faria de intermediária."

A 'fonte' do Prada deve estar a referir-se a um certo agente cultural, que agora faz de comissionista para a tal agência. Mas a maioria dos pagamentos não passam por ele.

Os pagamentos são feitos a diversas entidades, que pertencem aos sócios ou familiares dos sócios dessa agência. Nunca vai encontrar pagamentos da Frente Mar ou CMF feitos directamente a essa agência.

Exemplo de serviços fictícios contratados à esposa do administrador da agência http://www.base.gov.pt/base2/rest/documentos/196834

Anónimo disse...

Parabéns Gil Canha.
A sua lista está a fazer sucesso. Prova disso é o ataque à mesma que o Joãozinho das festas faz hoje no Renovadinhos.
Insulta gratuitamente pessoas de bem com carreira profissional feita, ao seu estilo de sempre conhecido.
É um clássico. Quando não há crítica a fazer, insulta.
Força.

Anónimo disse...

O Glesias é um aparatchik que foi mandado para a Madeira, a ver se resolvia de vez o enorme saco de pulgas que é o PS-M, desde há mais de 30 anos. Uma casa onde todos ralham e ninguém tem razão.
Mesmo não sendo muito esperto, numa terra de cegos tendo olho, Glesia viu que era preciso dividir para reinar.
Era necessário arranjar uma marioneta boa para o marketing, apareceu Cafofo. Pôs vários contra o profissional da política, Vitor Freitas. Correu com este, e apadrinhou Pereirinha. Tendo este cumprido a sua missão no partido, Glesias alia-se a Freitas para correr com o dito Pereirinha, de forma a colocar a sua marioneta Cafofo em chefe do saco de pulgas.
Conseguindo-o, poderá dizer a Lisboa que a missão está cumprida.
Para que tudo dê certo, é obrigatória a vitória em outubro.
Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Anónimo disse...

Dá-lhes Prada.
Estão transtornados.

As tuas contas não estão certas, estão certíssimas. É entregá-las a um financeiro, a um auditor independente e ver num ápice a quem dão razão

Eles não estavam era à espera que fosses buscar s contas de 2013 publicadas em tanto lado e comparasses com simplicidade.

Hoje gastam uma página do pasquim/boletim municipal para refutarem as tuas críticas. Este órgão que se presta a isto e muito mais. Será ele a 3a entidade e que referes no teu artigo?

Tens toda a razão. Julgam que somos todos tolos. É só incompetência ou é muito mais do que isso e logo desonestidade? É o que tu disseste, é muita falta de carácter.

Esse Miguel Gouveia no site de campanha há dois dias fez mais ou menos as contas assim. Se no final de 2012 a dívida era de 101 milhões e no final de 2013 era 96 milhões, então partem a redução a meio (como se ano de 2013 fosse 50% da vereação do PSD e 50% de Cafofo. ah!) dá 2,5 milhões para cada). Como se tal fosse possível fazer. De bradar sos céus.
Se quiserem brincar as proporções, uma vez que tomaram posse em final de Outubro de 2013, deveriam apenas abocanhar 2/12 da diferença. Apesar de esdrúxula conta, sempre era mais honesto.

Ridículos, ridículas contas que tem vindo a fazer para disfarçar a sua desonestidade.

Como bem escreveste foi o próprio Cafofo que disse e escreveu em 2014 que tinha "herdado dívida de 94 milhões de euros".
Miguel Gouveia agora para agradar o dono vem expedito a apresentar contas mirabolantes. Na realidade, vem desmentir Cafofo. Onde já se viu. Estão muito nervosos.

Parecem baratas tontas atras do prejuízo. Ou será que faltou dinheiro para pagar a agência de comunicação e agora estão por sua conta e risco?
Ou será ainda que a agência de comunicação, vendo o plano inclinado em que está a candidatura de cafofo já tratou de abandonar o barco, para não ficar conoctada com candidatura perdedora que lhe estraga o currículo.

Anónimo disse...

Abaixo Lisboa. Abaixo Cafofo.
Viva o Funchal, Viva a Madeira. Bem hajas, Rubina

Anónimo disse...

Tem a palavra o MP? Onde andas?

Anónimo disse...

Prada, não deixas que te calem. Não deixes a Câmara e Cafofo da mão.
Nos sabemos companheiro que não te conseguem calar na denúncia das práticas de Csfofo & Companhia

Anónimo disse...

O comentário das 09:21 só confirma aquilo que já venho dizendo há muito tempo. O Dr. José Miguel Mafra Iglesias é o politico mais brilhante que pisou esta terra. Um dia hão-de lhe prestar a justíssima homenagem.
As eleições estão no papo. Viva o Professor Paulo Cafofo.
Daniel T. B.

Anónimo disse...

Oh Dr. Mande esses textos todos à Rubina, pois ela vai precisar desses resumos para comícios e debates.

Anónimo disse...

Eu quero é que o José prada me explique como eu sem comer nem beber nos finais de 2013 quando o seu movimento de renovadinhos e agora de fazer carícias ao energúmeno do cubano mais odiado em Portugal deixaram uma divida na Camara em meu nome para eu pagar no montante de 860,00 euros ????????????????????????????????
Vá-la, acho que tenho direito a saber porque devo esse montante!!!

Anónimo disse...

Como socialista, tenho pena do que está a acontecer.
O Iglésias é o Presidente do Partido.
O Costa Escolhe o candidato.
O candidato cafofo nem é militante.
Mandado por Lisboa?. Nunca.
Vou ficar em casa e não violento a minha consciência.

Anónimo disse...

Cafôfo, prepara-te que ainda te vão fazer o que agora estão a tentar a fazer ao Carlos Pereira. Destrais-te e já foste
Se tiveres um mau resultado em Outubro, como agora é mais que previsível e deixares de ser atraente para o triunvirato, vai ver o que te acontece.
Nem o sorriso te salva. Guarda bem o teu lugar na escola do Campanário.

Anónimo disse...

O que me custa é ver Lisboa a mandar nisto tudo.
Esse Costa, esse Trindade, esse Iglesias e o Cafofo vai com as outras.
Leal és a nossa salvação.
Não deixes esta gente voltar a mandar na gente.
Acreditamos em ti.

Anónimo disse...

Pela multidão de 230 pessoas que Iglesias conseguiu levar ao Largo do Município na passada semana, parece que as coisas estão a correr mal.
Ainda vai ser corrido primeiro que o Carlos Pereira.
Iglesias, prepara-te vai ser o Carlos Pereira que vai ao teu funeral derramar lágrimas de crocodilo e não o contrário.
Esperemos até 1 de Outubro.

Anónimo disse...

Olha resposta do marketeerdo caofofo.
O rapazinho é mesmo totó, como está a ver que os seus estão a ser descobertos, toca a disparar para todos os lados.

Anónimo disse...

O Comentarista das 10,01; 10,08; 10,19 e 10,38 muito bem poderia englobar num único e assim nos poupava um pouco de sofrimento na leitura.
Bom, por enquanto ele parou pois foi tomar café, também é filho de Deus e isto é uma atividade desgastante.
Espera-se novos capítulos brevemente.

Anónimo disse...

Judiciária, Ministério Público, que estão à espera. Investiguem.
Usar o dinheiro de uma empresa pública (Frente Mar) em proveito próprio (candidatura de Cafofo) é crime.

Anónimo disse...

Dr. Prada:
como lesado do BANIF fico perplexo ao vê-lo publicamente mais preocupado com assuntos relacionados com a CMF do que com assuntos relacionados com a ALBOA (Associação dos Lesados do BANIF)dado que V. Exª representa a referida Associação.

Anónimo disse...

A agência de emprego de Cafofo está a afundar-se, como o Titanic e vai arrastar este executivo incompetente. Rua com eles

Anónimo disse...

Prada foram meter-se contigo agora aguentem.
Não tenhas medo. Tens muita gente contigo.
Essa gente da LPM, do DN, da Confiança não faz a mínima ideia do que se passa na rua, no apoio que tens.
Vivem em círculo fechado, não são mais que umas dezenas de pessoas que se alimentam uns aos outros.

Anónimo disse...

Mamanço sempre houve e sempre vai haver, seja com PS, com PSD, com CDS, etc... Jobs for the boys também nunca irão acabar... nesta terra é sempre tudo para os mesmos, para os irmãos, para os primos, para os filhos, para a empregada doméstica. Enquanto não se atribuírem cargos a quem de facto os mereça e tenha capacidade para tal, a má gestão governamental nunca acabará. Vivemos numa terra de lambecusiçe, de engraxismo, de passar a mão no pelo quando interessa, depois descartamos as pessoas como bem se entende. Chupamos até ao tutano e quando o tutano acaba, deitamos fora. Deixem-se de compadrios e de conspirações, se realmente queremos um estado social!

Anónimo disse...

Parabéns drº Gil Canha pelo ataque que o Barão do Quebra Costas lhe disfere no blog renovadinhos! Ele sabe que foi a sua equipa do Garajau e os malucos do PND que derrubaram o jardinismo com as várias acções espetaculares nas inaugurações e outros acontecimentos públicos! E como ele apoia Paulo Cafôfo sabe que Gil Canha e a sua equipa lhe vai disferir um golpe em Outubro, como fizeram ao Victor Freitas em 2015 que passou de 9 para 5 deputados.
O Barão do Quebra Costa vem hoje em socorro de Cafôfo, porque ele sabe que Gil Canha e a sua equipa atacam as máfias sem dó nem piedade!

Anónimo disse...

O problema do Prada é só atacar a Câmara do Funchal quando tanta coisa podre há no Governo Regional. Os partidos não podem ser como palas que impedem pessoas capazes de ser abrangentes.

Anónimo disse...

O careca e companhia têm cá uma lata, propaganda tipo lá Maduro da vezuela, mas que cambada, só uma derrota exponencial os vai colocar no devido lugar,

Anónimo disse...

Nesta central de empregos o director geral bruno e director das praias sérgio abreu como estão em periodo eleitoral não fazem falta. Andam em campanha lá nas freguesias deles com os carros da frente mar.
O cafofo não despede esta gente mesmo depois de ser apanhado?

Anónimo disse...

Enquanto agardamos as explicações do Zé Chico sobre este qui pro quo da Frente Mar, uma palavra ao jovem Daniel.
Camarada, não parece que seja de uma mente brilhante o plano Glesiano. Foi constatação simples de que pôr todos à briga e dando tachos (na Frente Mar) a meia de imbecis dispostos a tudo por esses mesmos tachos, arranjando um messias (marioneta), garantindo tacho parlamentar a quem não sabe fazer mais nada e precisa disso para viver, é o mais simples e elementar dos planos.
Dividir para reinar. Um princípio do início dos tempos.
Nada de novo.

Anónimo disse...

Prada foram meter-se contigo agora aguentem.
Não tenhas medo. Tens muita gente contigo.
Essa gente da LPM, do DN, da Confiança não faz a mínima ideia do que se passa na rua, no apoio que tens.
Vivem em círculo fechado, não são mais que umas dezenas de pessoas que se alimentam uns aos outros.

Anónimo disse...

O autor não quer dizer eu digo.
Andam a vasculhar toda a vida do Carlos Pereira a procura das suas fraquezas, dos seus podres, para enfraquecer o Carlos.
A mim disseram-me que o tal intermediário era o Diário de Notícias, que recebia da câmara e pagava a agência de comunicacao

Anónimo disse...

José Prada,
Explique a todos os Madeirenses do porque da Derrapem da Madeira com maus resultados nas contas estarem a contribuir para um aumento do défice no Pais??
Madeira acumulou défice de 112,6 Milhões?
Isto são noticias publicas de jornais continentais.
Por isso foram buscar um Cubano a ganhar CEM MIL EUROS anual.

Sinceramente,
Se neste mandato não fizeram nada daquilo que prometeram e andam a chular o Reino por tudo e por nada, o trabalho#ÉZERO, como se compreende tal situação.

Ainda por cima, cortaram em tudo e até se MORRE nos Hospitais por Falta de Medicamentos.

Seja honesto e faça um artigo sobre estes acontecimentos muito gravosos para a Madeira que está a arrastar o País para a ruina.
Bom, isso não interessa e então anda aqui diariamente a enxovalhar o Professor Cafofo para desviar os Madeirenses desta situação, tal qual Salazar fazia naquele tempo com o Futebol e o Fado.

Anónimo disse...

Cumprimos.
Cumprimos, conseguimos fazer da Frente Mar um entreposto laboral para a malta apaniguada. Com tachos pagos como príncipes e sem fazer nada.
Cumprimos, arranjamos forma de pagar a nossa campanha com dinheiro do povo, com dinheiro que a Frente Mar cobra no Lido, nos estacionamentos, na Barreirinha...
Cumprimos.
Vota Confiança.

Anónimo disse...

José Francisco, que está à espera para vir criticar o José Prada? Vai demorar tanto quanto estão a demorar a publicar as contas da Frente Mar? Não está fácil pois não ?

Anónimo disse...

Poderosos.
Sem escrúpulos.
Perigosos.
Cuidado, malta, se dão guita a estes gajos e não metem travões, não tarda e para respirar vai ser preciso pedir autorização a Lisboa.

Anónimo disse...

A Madeira tem que começar a ser mais transparente, mas não é só a Camara e a Frente Mar. Olhe por exemplo as listas de espera do Hospital porque não são públicas? Para continuar a haver quem passe à frente sem que ninguém note? E o Governo não faz nada? O Prada bem que podia investigar essas coisas e outras também.
Não morro de amores pela Camara atual mas vou votar Cafofo porque precisamos de ter uma força contrária na região. Muito pior seria continuarmos a ter um polvo laranja a dominar todas as áreas da Madeira desprezando o povo como tem feito ao longo dos anos. A Madeira tem que ser sacudida, tem que se fazer uma limpeza, acabar com vicios, influências, amiguismos, cunhas, tachos e todo tipo de parasitismo que anda à volta do PSD.

Anónimo disse...

Que dirá do Prada agora a folha dos blandy?
Afinal não quer ser vereador. Deveriam pedir-lhe desculpa.
As listas estão feitas e continua a malhar no careca e seus sequazes.
E pelo que conheço, não vai parar, nem com ameaças do DN, nem da LPM nem de ninguém.
Muita força Prada

Anónimo disse...

Aos comentários das 07.27 e 07.38,
Então Cafofo e companhia não era a Mudança, uma lufada de ar fresco, a transparência, a lisura, etc.
Ao fim de 4 anos tem vícios piores que os que você atribui aos que cá estavam há 40 anos.
Desculpem, os seus s\argumentos não fazem sentido,
Não foi para isto é muito mais que está escondido e que há-de vir à tona de água que os funchalenses votaram no Cafofo no final de 2013.

Anónimo disse...

13.32
Então o melhor mesmo é votar Cafofo que é um madeirense, fantoche do Iglesias, que é um comissário político do continente, do pior que há no apparatik, que jamais trabalharam na vida, a não ser andar em golpes palacianos e em conspirações.
Vote Cafofo e depois não se queixe.
Quando quiser mandar a sua filha para a escola, quando quiser ir ao hospital, vai ter de pedir permissão a Lisboa.
Mas se fosse gente boa, podia ser em Lisboa ou noutro lado, mas não é, é deste tipo de gente.
Vote Cafofo mas depois não venha para aqui queixar-se

Anónimo disse...

O das 12.30
O Dr. Prada não anda a enxovalhar o Paulo Cafofo.
Escreveu para aí 10 artigos e sempre escreveu a verdade, com base em documentos públicos, com base em contas, em leis. Sempre apresentou provas de tudo o que escreveu.
Isso não é enxovalho, e contribuir para tornar pública a verdade.
Apenas neste artigo e ele é muito claro, divagou. Acho que não lhe ficou muito bem, mas também acho 1uw tudo o que eleescreveu no fim do artigo é verdade.

Já agora, deixe-se de ser ridículo do tipo que a Madeira está a arrastar o país para a ruína. Nos valemos 2,5% do todo nacional, como podemos arrastar o país para a ruina ou para o sucesso. Tenha a noção das coisas.

Se leu a notícia, deveria ter lido até ao fim. Onde se pode ler que a execução da RAM ficou aquém do esperado porque não arrecadaram de imosºos de empresas na zona franca o que era exorável arrecadar. E já agora, sabe porque, porque andam alguns xuxas, bloquistas ou vermelhos como você sempre denegrir a zona franca e as empresas fogem de lá. Se ainda fosse por uma cause nobre de acabar com as zonas francas, ainda se compreendia, mas não é, é para levar o nosso ganho pão (deixou no no passado "só 200.000.000 em impostos para a RAM) para Açores, Salvaterra de Magos ou Loures.

Anónimo disse...

Caro comentador das 09.57
Se fosse assim tão brilhante estava na NASA e não vinha para aqui com uma mão à frente outra atras à míngua dos trocos do orçamento da CMF e da Frente Mar...

Anónimo disse...

PPD e Cafôfo são iguais. Farinha do mesmo saco, fazem a mesma coisa quando se apanham no tacho. Noutros tempos os madeirenses já tinham posto o colonialista Iglesias na ponta do cais, mas agora estes tempos modernos parecem que não permitem. Se os houvesse no sítio, como antigamente, o colonialista com nome de cantor espanhol ia pregar para outra freguesia. É uma vergonha perder a autonomia mas foi o Alberto Joao que endividou a ilha e deu espaço para os Iglesias virem para aqui mandar na gente.

Anónimo disse...

"Olhe por exemplo as listas de espera do Hospital porque não são públicas?"

E o direito à privacidade dos utentes?

Anónimo disse...

Prada, estou plenamente de acordo contigo e subscrevo, mas com todas estas contas devias fazer contas à marina do lugar de baixo, aos campos de ténis do porto santo, ao campo de volei do porto santo, ao penedo do sono "Soco", etc, etc, etc...para onde foi esse dinheiro que nós não sabemos...Abraço.

Anónimo disse...

Renovadinhos que tal falarem da derrapagem financeira do vosso desgoverno nos primeiros seis meses de 2017? Os jornais nacionais falam dessa derrapagem que vai agravar as contas gerais nacionais, o que andam a fazer com os nossos impostos e com o dinheiro emprestado por Lisboa? METERAM AO BOLSO, LADROAGEM!! E que tal falarem do CINM e as incertezas da Europa novamente sobre o CINM? Empresas fantasma, lavagem de dinheiro....EXPLIQUEM AO POVO O QUE ANDAM A FAZER!!

amsf disse...

A conclusão que se deve tirar das contas do sr. Prada é que quem governa deve ter sempre em conta o ano civil e não a data de tomada de posse.
Tomou posse em Outubro? Não pagar qualquer dívida antes do fim do ano pois esses pagamentos serão creditados positivamente no mandato do seu antecessor. Assumir o máximo de compromissos antes do fim do ano pois financeiramente esses compromissos serão creditados negativamente ao antecessor. Encher os armazéns com o máximo de consumíveis que, ao não serem pagos antes do fim do ano civil, farão subir negativamente as contas do mandato anterior e simultâneamente poderão funcionar como uma espécie de saco azul. A partir de Janeiro valerá a pena trabalhar tendo sempre em atenção que as contas deverão ser bem geridas sem deixar dinheiro para o mandato seguinte e deixando a instituição de tal forma minada que se perder as eleições o sucessor não poderá seguir a táctica que aplicou no início do seu próprio mandato. Assim não terá que explicar coisas que ninguém tem pachorra para perceber.

Anónimo disse...

Não fale do que não sabe , se há pessoa que se mexe mais na associação é o Prada.
Muitos renovadjnhos , cafofianos e jardinista que perderam muito mais que o Prada estão escondidos porque têm vergonha , o Prada não tem vergonha

Anónimo disse...

O que tá mal no partido deve ser criticado internamente , não por fora Meu caro amigo

Anónimo disse...

Grande Prada, são nestas alturas que se vêm os grandes madeirenses . Sem nada a ganhar nem a perder não tens vergonha !
Força amigo , continua !

Anónimo disse...

E assim em todo o lado. E até para Cafofo era quando disse que a dívida que herdou era 94 milhões de euro. Bem sei que estava verdinho, era inocente, foi em 2014 que disse, agora, manhosão, em ano autárquico, mudo de opinião.
Saindo Cafofo este Outubro, também se creditarão os resultados desse ano, bons aos maus, a Cafofo.
Amsf você até sabe que o Prada tem toda a razão, mas como não tem outros argumentos... Olhe, que tal algo de bizarro, como Cafofo tomou posse a 21/10/2013, que tal ir aos resultados e alocar 295/365 ao PSD e 70/365 a Cafofoa Cafofo. Se tiver sido bissexto tem de creditar mais um ao PSD ah!

Anónimo disse...

Já se percebeu que ninguém na CMF percebe de matemática, mas deve haver gente noutro lado que saiba fazer contas

Anónimo disse...

Isto é tudo por causa do Carlos Pereira tê-los tudo no sítio e enfrentado o Costa e não tendo aceite a imposição de Lisboa para que o Bernardo Trindade fosse nas listas do PS Madeira à Assembleia da República. Jamais perdoaram e de Lisboa controlam Iglesias que por sua vez põe e dispõe em Cafofo.
Queremos continuar entregue a esta gente?

Anónimo disse...

O Dr. Prada não enxovalha Cafofo. Diz as verdades, com provas. Que culpa tem ele que quando diz as verdades significa que Cafofo mentiu?
Cafofo é que anda a enxovalhar os funchalenses e madeirenses. Cafofo é que devia ser honesto

Anónimo disse...

se foi nos finais de 2013, de acordo com a inenarrável tese do Miguel Goiveia, essa dívida pertence ao Cafofo. Fale com ele, ele disse que tinha todos os pagamentos em dia no final de 2016 e afinal ainda deve de 2013. Alguma coisa não bate certo

Anónimo disse...

Já vi o contrato e o MP e a judiciária também já devia ter visto.
18.000 euros para site da CMf para uma cidadã qualquer cujo nome não aparece em parte nenhuma.
Investiguem até ao fim.

Anónimo disse...

Custa ler as verdades?
Não é obrigatório, passa à frente

Anónimo disse...

Já vais tarde

Anónimo disse...

o AMSF tem razão quando diz que os números negativos (ou positivos) de uma gestão não aparecem logo nos livros dos anos civis em que essa gestão é feita. E sim, o Prada aproveita-se disso para ajeitar o discurso à agenda dele.

Mas a Frente Mar era lucrativa antes desta vereação, e continuou a ser lucrativa durante primeiros anos desta vereação.

Podemos dar o benefício da dúvida, e considerar que os encargos assumidos pela administração anterior começaram a ser pagos apenas agora. Mas não podemos saber ao certo, sem ter acesso às contas que deveriam ser públicas, nos termos da lei.

E não sejamos ingénuos: se estão a esconder as contas num período de maior escrutínio da sua gestão, algo muito mau deve estar lá.

Anónimo disse...

Espera Prada, amanhã já vem assistente do Cafofo, de nome Gouveia, com uns teoremas, qual Pitágoras para ver se nos enrola. Mais uma página por conta no Diário de Notícias. Será a Frente Mar a pagar?

Anónimo disse...

Cafofo, vê bem o que estão a fazer ao Carlos Pereira.
Não é nada comparado com o que te vão fazer.

Anónimo disse...

Não há dúvida que os gajos da LPM nunca estiveram em sítio assim. Terra de loucos. Mas dá para facturar bem.

Anónimo disse...

Ó das 19.55

Não sabe que o encargos se registam quando são incorridos e não quando são pagos?
Ou seja, se foram encargos de 2012 ou 2013, são custos nas contas de 2012 e 2013. Independentemente de serem pagos em 2014 ou 2015.
E o que o pPrada falou foi de custos e não de pagamentos.
Lamento dizer-lhe mas o que o Prada escreveu está correctíssimo do ponto de vista contabilistico e financeiro

Anónimo disse...

A LPM está em fuga acelerada,
Assim se explica a falta de estratégia na confiança
Como os percebo, mandam a CMF fazer contas para negar o Prada, mas daquelas cabeças loucas só sai asneira

Anónimo disse...

Disseram-me que a SDM e outros clientes importantes da LPM na Madeira ou con sede na Madeira não estão mesmo nada satisfeitos com este protagonismo que estão a ter na campanha de Cafofo.
E mais do que me disseram não digo, mas recomendo à LPM para ter algum cuidado

Anónimo disse...

Maia umas dicas para o MP agir e a PJ investigar.
Esse contrato foi assinado por Sara Maria de Andrade Rosado Paixão (o apelido diz-vos algo) em nome e representação da sociedade Seopot Digital Sales, Lda.
Essa sociedade foi constituída em 2014 e teve uma receita de 2.500 euros nesse anos. Em 2015 teve receita de 20.000. Também não entregou as contas de 2016. Não tem colaboradores. Que a qualifica especialmente para ter sido contratada pela CMF para fazer um contrato para construção do site da CMF por € 18.600 com base em despachos de Miguel Gouveia de 12 de maio de 2016 e de 21 de junho do mesmo ano. Claro que despesa esta assumido por compromisso 16006504.
Se o MP não investiga isto, eu vou ter que fazer participação no MP e vão ser obrigados a investigar

Anónimo disse...

Atenção LPM ae pensavam que iam desmascarar Carlos Pereira, Leal, Prada, etc, cuidado que o cerco está a apertar-se para o vosso lado.
Vão mas é para de volta para Lisboa depressa para não terem que ser interrogados aqui na Madeira

Anónimo disse...

Já vi que a LPM ocupa muito tempo a comentar aqui no Fênix Hahahah

Muito bem escrito mais uma vez , isto sim é um madeirense , da lhe forte amigo !! Sabes o que vales !!!

Anónimo disse...

Tontinhos do PSD, afinal o que veio fazer o maior opressor do povo -Passos Coelho no domingo passado?? Tontinhos que deram abraços e beijos, gostam tanto desse ditador que colocou a Madeira na pobreza?? Afinal tb foram a Lisboa esse destruidor de vidas?? Quem emprestou dinheiro para a divida oculta da Madeira foi o Governo de Lisboa, e enquanto nao for paga aguentem-se e foi o PSD que deu cabo da autonomia!!

Anónimo disse...

Façam o mesmo com o desgoverno do PSD, a maior ladroagem do Cuba Livre, dos Panama Papers, das falcatruas, de haver em 2017 desfalques e contas mal feitas no GR e na ALM...força tb com a justiça com os renovadinhos!!

Anónimo disse...

Apoiado, está foi a melhor do século, derrotar a cubanada no seu melhor

Anónimo disse...

Investiguem também as grutas de S. Vicente? Há fugas e cabe ao MP investigar.

Anónimo disse...

Quero aqui sugerir ao doutor Prada, a bem da transparência e da sua isenção partidária, que faça uma análise ás contas da Empresa que gere as grutas de São Vicente.
Ora bem, aqui vamos:
Uma empresa que deixa de pagar á Sociedade de Desenvolvimento, qualquer coisa como 500.000€ anuais, e que no entanto já dava lucro, passados 3 anos tem um magnífico resultado de 257.000€! Bonito desempenho!
Uma empresa que segundo sei não tinha passivo, é que agora aparece com 157.000€ de dívidas!
Magnífico desempenho!
Esta empresa não passa de um polo de emprego dos amiguinhos do presidente e associados.
Há também quem diga, que serve para financiar as festas, os rallys e o clube de São Vicente.
Não sei se é verdade, mas que o dinheiro voa, voa!

Anónimo disse...

Frente mar onde estão esses funcionários todos que fazem ou sao nomes fictícios so para receber salários para quem sera estes valores e porque os diretores ganham tao bem será que os salários sao todos para estes ou para dividir parte para aqueles que os colocaram la abram os olhos.... Autoridades onde estão

Anónimo disse...

Aos das 08:52 e 22:02

Esse caso do site fantasma já foi exposto várias vezes por diversos comentadores da Fénix.

Um resumo dos comentários:
- A CMF tem um site feito e mantido pelo quadros internos, que a nova vereação queria mudar, e para tal contratou por ajuste directo uma empresa recém criada;
- A empresa recém criada pertence a essa Sara Paixão, que é casada com o João Filipe Paixão Martins, administrador único da LPM e filho do Luís Paixão Martins, fundador e dono da LPM;
- O pagamento dos 18 mil euros foi feito, mas o site continua a ser aquele mantido pelos quadros internos.

Anónimo disse...

Se o Prada é assim tão bom advogado ele que diga em que crime incorreu o anterior presidente da câmara, do PPD/PSD, ao criar a Divisão de Juventude só para dar um tacho à sua namorada/actual mulher, Divisão essa que, ao que constava, não tinha nenhum funcionário adstrito. Por outras palavras, a madame era Chefe de Divisão, auferia como tal, mas fazia trabalho zero.

Já agora o Prada devia escrever um artigo sobre isto...

Anónimo disse...

Essas ele já esqueceu. Há por aí muita falta de memoria

Anónimo disse...

Acho muita piada, na falta de de melhores argumentos virem rogar, quase de joelhos, ao Prada que critique o seu PSD, o governo do seu PSD, as autarquias do seu PSD.
Façam vocês como o Prada, façam o vosso trabalho, apresentem provas e critiquem com propriedade. O Prada apresenta números indesmentiveis, argumentos jurídicos que não são fáceis de rebater, denuncia as aldrabices e falsidades de Cafofo e outros que tais.
Por isso chateia Cafofo, quem nele manda (A Costa, B Trindade e M Iglésias) e quem o segue, como alguns de vós.
Se forem católicos vão dizer mal de Jesus Cristo?
Se forem do Marítimo, vão dizer mal de Carlos Pereira?
Se forem do PS vão dizer mal de Carlos Pereira? Bem, aqui, tenho dúvidas que Cafofo, Iglesias, Caldeira, Vitor Freitas e o recem convertido Maximisbo não o façam.._

Anónimo disse...

Ao Ministerio Público,
Por causa dos comentários de ontem às 08.52, 19.51 e 22.02
Que estão à espera para investigar esse contrato fictício entre a CMF e uma empresa qualquer que simula e esconde um contrato real entre a candidatura mudança/confiança e a LMM?
Hoje não posso, como me espera uma fila enorme, como sempre na CMF, vou ao lado, ao edifício do tribunal, ao Ministério Público, apresentar a queixa. Tratam-se, se estiver a ver bem, de uso de dinheiros públicos pra fins privados. Que é crime.
Assim vão ser obrigados a investigar, doa a quem doer. Ou estão à espera de ver alguém com um saco de notas a passear-se em frente s porta para começar a trabalharem.

Anónimo disse...

Há aqui um comentador que ontem à noite bem trabalhou a comentar na Fénix.
Entretanto do Zé Chico..., nada. Estará de férias ?

Anónimo disse...

Eu e a minha família vamos votar no Funchal Forte do drº Gil Canha para dar cabo destas "máfias no bom sentido" que nos sugam os nossos impostos.

Anónimo disse...

Resposta de um renovadinho, quer que o MP investigue e tem dinheiro para faze- lo? O PSD usou e abusou do Banif, para pagar favores ao MP, aos juizes e advogados, por isso faliram o banco, agora penso que mais nenhum banco se presta a esses favores!! Compraram tudo, mas agora as coisas andam emperradas. E o vosso regime ditatorial de 40 anos, porque o MP e a justiça nunca funcionou, os milhares que roubaram e a Madeira na bancarrota? Quem fez? Os santinhos do PSD, precisam ser colocados no altar juntamente com o vosso querido Passos Coelho!

Anónimo disse...

A máfia no bom sentido fica sem argumentos quando apresentamos factos relativos a irregularidades da anterior vereação na CMF. O Prada e seus apaniguados pensa que o povo tem memória curta e já se esqueceu dos desvarios de Albuquerque y sus muchachos na gestão camarária.

Sobre o PSD e o seu amado líder não têm nada a dizer. Claro que não, até porque o homem teve uma gestão imaculada da câmara. E o facto de ter deixado quase 100 milhões de euros de dívida foi apenas um factor de somenos importância...

Mas o povo não dorme nem morre de amores pelo PSD que levou esta terra à miséria e emigração forçada de muitos jovens.

O Prada que veja se não tem um desgosto em Outubro...

amsf disse...

Se a Frente Mar tem excesso de funcionários, e consequentemente aumento de custos com os mesmos, deve-se às negociatas do Albuquerque com certos empresários de parques de estacionamento que no terminus das concessões os tribunais decidiram, de forma absurda, terem que ser integrados nos quadros da CMF!!!
Será que se a região retirasse a concecção do jogo ao Casino teria que incorporar nos seus quadros os crupiers, as bailarinas, etc?!

Anónimo disse...

Boa tentativa, amsf!
Infelizmente, a Frente Mar empregou mais 60 pessoas com a nova administração, e o tribunal mandou integrar... 20 pessoas.
Consegues inventar uma boa teoria que meta a responsabilidade das restantes 40 pessoas no Albuquerque? Dava jeito.

amsf disse...

A Frente Mar, segundo o DN, não empregou MAIS 60 pessoas. Segundo a minha memória eram 46 e agora são 60...

amsf disse...

Os números de funcionários da Frente Mar até são do agora inquestionável Prada.

Ver "Carta do Leitor" do próprio:

http://www.dnoticias.pt/leitor/cartas/as-contas-da-frente-mar-XN1791264

Anónimo disse...

Ó Amsf, quem os integrou foi o tribunal.
Os lugares criados pelos cafofianos na Frente Mar são coisa bem diferente. E você sabe disso.

Anónimo disse...

E porque nunca falam de muitos que trabalham na sede do PSD e que aparecem nos quadros do GR e da ALM? Ou seja pertencem aos quadros e nunca puseram os pezinhos nos serviços, recebem regalias e suplementos!! Estes casos nunca falam e outros que aparecem para pavonearem-se pelos corredores e perto mil boys e girls entraram com os renovadinhos!! O que fazem? O que produzem? Passam a vida na ruas, nas lojas, nos cabeleireiros, como falta o controle por relogio, fazem o que querem...

Anónimo disse...

O Zé Chico foi de férias de certeza, e para zona onde não há net. E não deixou procuração ao camarada Daniel para aqui vir escrever justificações esfarrapadas.
E os Blocoguidos e o PS-Madeira o que têm a dizer ?

Anónimo disse...

3 coisas que aprendemos com os Cafofianos nestes comentários:
- a Frente Mar, uma empresa que era lucrativa, dá prejuízos avultados quando usa os mesmos recursos humanos e fontes de rendimento dos empresários dos parques, empresários que o Cafofo dizia serem extremamente beneficiados pelo € gerado na exploração dos parques;
- enquanto as ilegalidades da CMF não atingirem o nível das ilegalidades do GR - dificilmente atingem dada a diferença de dimensão das duas entidades - não podemos criticar a vereação da CMF;
- a fiscalização e denuncia das ilegalidades do GR e PSD-M cabe ao deputado Prada, não aos cafofianos, que já sabem que ilegalidades são essas, ou à oposição, que é bem paga para fazer justamente isso.

Anónimo disse...

E os números do aumento brutal de Fornecimentos e Serviços Externos, nomeadamente Outros também são.
Nao lhe dá jeito comentar sobre esses números?
Também resultam de uma ordem judicial?

Anónimo disse...

Amsf a sua desonestidade está ao nível da de Paulo Cafofo.
Releia as notícias da época.
Foram 20 os trabalhadores reintegrados e muito bem pelo tribunal, mas foram na CMF e não na Frente Mar.
O aumento do número de trabalhadores da Frente Nar nada tem a ver com qualquer decisão judicial de reintegração de pessoal.

Anónimo disse...

E estão corretíssimos, mais uma vez, meu caro amsf.
O Prada informa sempre onde estão os números escritos, em que documentos. Não são inventados, não resultam de matemática politiqueira estapafúrdia e por isso chqteia os políticos e parece que a si também.
E conforme escrevi noutro comentário, ao contrário do que você falsamente afiança, não houve sequer um funcionário da SEP que fosse reintegrado na Frente Mar. Foram 20 reintegrados, mas na CMF.
Ou você mistura CMF com Frente Mar, como faz Cafofo, aproveitando para meter (funcionários do aparelho e facturas de propaganda) na Frente Mar o que não pode fazer na CMF???

Anónimo disse...

Como sabe que foram reintegrados na CMF e não na Frente Mar

Anónimo disse...

Amsf está como Cafofo,
Em cada 4 afirmações, uma é verdade.
Esta é verdade: "A Frente Mar, segundo o DN, não empregou MAIS 60 pessoas. Segundo a minha memória eram 46 e agora são 60..."
Mas isso já o Prada tinha escrito.
Gostava é que tentasse explicar as razões deste aumento sem ser aquela mentira que escreveu sobre os trabalhadores que alegadamente tinham sido reintegrados na Frente Mar por decisão de um tribunal.

Anónimo disse...

A Frente Mar Funchal tem um administrador único que contrata mais facilmente um militante do PSD do que do PS, é ele que é o responsável pela gestão da Empresa. Não é por acaso que o Gil e companhia o elogiam.

Anónimo disse...

A divida da Frente Mar vem do tempo do Sr. Paulo Rosa Gomes e do Sr. Ricardo. Na altura trabalhavam na Fente Mar Funchal, só no Lido tínhamos mais de 100 funcionários, agora nem chega a 20 colaboradores. Antes de falarem investiguem. Gastou-se mais de 780 mil euros numa pista de gelo (colocada no cais da cidade) e outros milhares numa mota de água, agora estão a pagar essa divida. As verdades são para serem ditas, sou do PSD e não gosto que cometam injustiças. Existem documentos a comprovar o que referi anteriormente.

Anónimo disse...

Ao das 13:08

Já aqui foi explicado que esse números aparecem nos livros dos anos anteriores ao Cafôfo.
Ninguém diz que não sejam péssimos investimentos - na minha opinião foram danosos - mas essa despesa já foi contabilizada em anos que foram lucrativos.

E isso é mais uma razão para os prejuízos da Frente Mar não baterem certo: com mais fontes de rendimento (é ler o DN-M de hoje), menos trabalhadores e sem esses elefantes brancos do tempo do Rosa Gomes, a empresa teve prejuízo, ao contrário dos anos anteriores. MUITA coisa extra empresa deve estar a pagar para isto acontecer.

Anónimo disse...

Meu caro 13.08, alguém falou em dívida.
Não quero dar-lhe uma lição de contabilidade, mas dívida não tem nada a ver com o que o Prada escreveu.
O Prada apenas referiu-se a despesas, custos incorridos, despesas suportadas, dos anos de 2013 a 2015. Despesas desses ano, não pagamentos e não dívida.

Anónimo disse...

Comentário das 13.03
Acha que o administrador unico de qualquer empresa não presta contas ao accionista único?
E sendo representantes do accionista único Cafofo e Iglesias, o desgraçado do Carlos Jardim nem um rolo de papel higiénico compra sem autorização prévia daquela dupla.
Não seja ingénuo.

Anónimo disse...

Mais uma carecada no Cafofo.
Toma e embrulha!
Aos poucos este pepsodent vai sendo descoberto...