O FUNCHAL NECESSITA
DUM TERMINAL DE AUTOCARROS
Raimundo Quintal
Sou utilizador frequente dos autocarros das carreiras urbanas e interurbanas, e falo habitualmente com residentes e turistas que também usam os transportes coletivos para se deslocarem na ilha.
Hoje não quero falar da qualidade dos veículos e dos horários das carreiras.
Hoje escrevo esta nota com o objetivo de alertar para a grave falta dum terminal de autocarros no Funchal, dum edifício, que centralize as partidas e as chegadas..., onde todos os utentes, residentes ou forasteiros, tenham informação sobre os horários e possam adquirir comodamente os bilhetes.
Hoje escrevo esta nota com o objetivo de alertar para a grave falta dum terminal de autocarros no Funchal, dum edifício, que centralize as partidas e as chegadas..., onde todos os utentes, residentes ou forasteiros, tenham informação sobre os horários e possam adquirir comodamente os bilhetes.
O Funchal necessita urgentemente duma central de autocarros, que ponha fim à anarquia reinante.
Um turista que pretenda viajar para o Ribeiro Frio tem de deslocar-se para o Almirante Reis e ficar pacientemente em fila à espera de adquirir o bilhete ao motorista. Se quer visitar a Ponta de São Lourenço, na extremidade leste da ilha, terá de apanhar o autocarro no edifício 2000, na parte ocidental da cidade. Se no dia seguinte deseja visitar o Porto Moniz, no noroeste da Madeira, então deverá dirigir-se ao autossilo da Ribeira de João Gomes, no sector oriental da cidade.
Mas se o turista desejar visitar os três jardins mais emblemáticos do Funchal, a confusão não é menor. Os autocarros dos Horários do Funchal para o Palheiro Ferreiro, para o Jardim Botânico e para o Monte partem de locais diferentes.
Defendo há muitos anos, que, à semelhança do que acontece na maioria das urbes com a dimensão do Funchal, a nossa cidade tem de possuir um terminal de autocarros, que centralize as operações dos transportes urbanos e interurbanos, condição fundamental para a melhoria da mobilidade dos seus residentes e de milhares de turistas.
Defendi que essa central deveria localizar-se no edifício da Praça do Mar (hoje rebatizada de CR7), mas outros interesses se levantaram.
Perdida essa batalha, mas ciente que essa infraestrutura é tão importante para o Funchal como o pão para a boca, aqui estou a sugerir o edifício da antiga fábrica de cervejas à beira da estrada à cota 40, que há muitos anos polui uma área nobre da cidade.
A Câmara do Funchal e o Governo da Madeira têm sido muito generosos para o seu proprietário. É chegada a hora do empresário ser generoso para com a cidade e a ilha...
Funchal, 14.09.2017
19 comentários:
Apoiado.
Faz falta uma infraestrutura do género, e o local proposto é o ideal.
Apoiado.
A infraestrutura faz falta e o local é bom. O outro era melhor, mas lá foi.
Esta ideia do Professor Raimundo é bem intencionada mas indesejável. O Professor Raimundo já pensou os consumos que os turistas fazem enquanto palmilham a cidade à procura do autocarro que os vai levar a esse tal jardim ou zona rural?
Excelente ideia,e em conformidade com uma cidade e ilha que se quer cosmopolita!
Estando eu a trabalhar diariamente na área turística já lá vai algumas décadas e sempre a fazer o percurso inverso da Candidata Rubina, pois resido no Fx e trabalho no Caniço assim como desempenhando um cargo médio/alto no Grupo Hoteleiro onde me encontro, sei e constato no dia a dia a aflição dos turistas quando querem regressar a sua unidade hoteleira.
Rara é a semana que não chegam cá a criticar e insatisfeitos por terem utilizado um serviço de táxi muito mais oneroso, porque infelizmente não conseguiram encontrar a paragem dos autocarros para o Kanico como eles dizem.
Isto é uma prioridade para ONTEM.
Até julgo e dou uma sugestão que talvez o local mais indicado seria onde hoje estão as Oficinas da Rodoeste que facilmente se deslocariam para a sua área de conforto ou seja Qta Grande/Campanário.
Ali existe muito espaço, assim como o Governo ao adquirir este muito bem poderia acrescentar outro conjuntamente na parte sul que outrora foram umas oficinas mecânicas e que hoje estão ao abandono.
Seria ouro sobre azul, pois toda aquela zona do Campo da Barca está degradada, assim como resolveria o problema dos taludes.
Esta zona não incomodava nada o transito ao contrário da R Alferes Veiga Pestana, pois os Autocarros seguiam diretamente para a Via Rápida nem sequer entrando na Baixa do Funchal, isto é aquilo que se verifica nas cidades mais desenvolvidas no País e no Estrangeiro.
Entretanto era só mais um prolongamento para os Horários do Funchal desde a Marginal até a rotunda dos Bombeiros afim de muitas carreiras facilitarem o acesso dos passageiros a referida Central.
É caro, custa algum dinheiro, mas era uma coisa funcional e que se deixava para as gerações vindouras, resolvia-se o problema do transito, dos residentes e turistas.
Era uma questão de poupança, quando se ve dinheiro espatifado em vários acontecimentos como nos Barquinhos Voadores que já vai em um Milhão e para o ano será gasto mais meio sem quase ou nenhuma expressão turística e sem benefícios para a Região.
Já cá faltava o central de camionagem.
Quanto à fábrica Leão, não tem dimensão para o que o Prof. Raimundo propõe, e o local é péssimo em termos de esccoamento de trânsito e acessibilidades.
A garagem da Rdoeste até tem dimensão, mas fica fora de mão.
Uma infraestrutura deste tipo tem que ser central.
Concordo com o comentário das 11,12h e suas ideias básicas.
Infelizmente não faltam comentários cretinos de pessoas que estão totalmente foram do contexto diário e do profissionalismo como o das 11,46 que vem para cá o denegrir.
Este Governo e especialmente este Secretário da Economia e do Turismo é um autentico Flop, só conversa Bla, Bla... de encher chouriços e não fez nada de jeito desde quando lá está.
É ver aquilo que fez com a mobilidade para a entrada e saída da Região, tudo o que faz é só borradas.
O central de camionagem voltou às 12.33 para elogiar o seu próprio comentário feito às 11.12, achando-se denegrido por eu entender que o local proposto pelo Prof. Raimundo tem vários contras, assim como o local proposto pelo próprio, ao que parece desempenhado um cargo médio/alto (?) num grupo hoteleiro.
Uma virgem ofendida.
Mas este governo tem algum Plano de Transportes Regionais?
Aquilo na Avenida do Mar é um tu cá, tu lá das Empresas de Transportes Interurbanos, parece Marraquexe, uma imagem do governo que temos.
Façam na Praça do Povo junto ao Cais 8
Sr Raimundo para quando mais um texto a explicar aos mais tontos que as teorias do Cafofo e do Barreto de encher as serras de cabras só fara mal ao Funchal
Já agora o Prof. Raimundo deveria explicar-nos as razões da queda da árvore no Monte.
Prof. Raimundo vá ao Paul da Serra ver o monstro. O que irá acontecer às nascentes a jusante do Paul? Este aterro irá destruir as captações de água.
Estes nativos dos renovadinhos sabem lá o que é uma Central de Camionagem e qual a sua função? Estão para uma Central como os Indios estão para um carro.
Prof Raimundo Quintal juntamente com Prof Cafofo, era uma dupla imparável, maioria absoluta logo garantida.
Cruzes canhoto !
Primeiro o Prof Raimundo tem de explicar a este Desgoverno e a sua escumalha para que serve uma Central de Camionagem, suas funções e o que é? Pois eles ainda pensam que é uma garagem para parar camionetas.
Segundo, nota-se por estes comentários que mal alguém como o Professor e outros ligados ao Turismo e a área dos Transportes emitem opiniões, logo os profissionais do dedo e do enxovalhamento que facilmente sabemos ao serviço de quem se encontram... e agora estão destacados para este blogger atacam de imediato, isto parece uma autentica Pide Alaranja Regional e por aqui ainda cá vamos.
Autocarros? Eles andam é de carro preto com motorista particular até para os próprios comícios do PSD e com a policia atrás em carro descaraterizado.
Teem medo da população? Quem não deve, não teme!
Alberto João ao fim de semana conduzia o seu Toyota sozinho pela baixa do Funchal.
Eu também guio o meu carro sozinho. Sete dias por semana.
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