Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Parlamento vai aquecer





Gil Canha requer 
audição parlamentar
a Paulo Cafôfo 
sobre tragédia do Monte














O deputado Gil Canha apresentou à Presidência da Assembleia Legislativa um pedido de audição ao presidente da Câmara do Funchal sobre a queda de uma árvore no Monte, em 15 de Agosto, que causou mais de uma dezena de mortos.
O processo foi desencadeado há uns 15 dias, quando a ALM recebeu o documento do deputado independente, e só agora, provavelmente pelo tempo de férias legislativas em curso, Tranquada Gomes remeteu o pedido à 5.ª Comissão Especializada 'Saúde e Assuntos Sociais', que terá de deliberar sobre o mesmo pedido. 

Depois de alguns dias de investigação unanimemente considerada surreal por motivos conhecidos, no Largo da Fonte, caiu um manto de silêncio sobre o desastre que ensombrou tragicamente o Verão madeirense, com 13 mortos e 51 feridos a lamentar. Decorrem, supostamente, as análises às perícias efectuadas, incluindo a que a Câmara programou unilateralmente e depois até apoiada pelo MP. 


Com o presidente da Câmara criticado na opinião pública por ter tratado em primeira mão, com o acidente ainda quente, de salvaguardar a sua hipotética inocência na tragédia, o Parlamento regional recebeu um tanto surpreendentemente um pedido de audição ao próprio Cafôfo formulado pelo deputado independente Gil Canha. O ofício de Canha ficou à espera de despacho presidencial durante duas semanas, possivelmente pela época de férias. Em todo o caso, o Presidente da ALM apareceu em actos públicos nas últimas horas, integrando o séquito regional de assistência ao Príncipe do Mónaco, na visita da celebridade europeia à Madeira. Pelo que não teve remédio se não despachar no Parlamento o que havia a despachar - segundo ouvimos de fontes parlamentares.
Nem de outra forma poderia ser no caso em apreço. Como recorda o pedido de audição que Tranquada recebeu, a tragédia causou sofrimento às famílias das vítimas e teve repercussão não só em Portugal como ao nível internacional.
Agora, a 5.ª Comissão (que depois de Vânia de Jesus terá novo presidente) terá de avaliar a argumentação constante do documento - onde é referida a existência de várias versões sobre as causas da catástrofe. Assim como se alude a documentos tornados públicos que informaram e avisaram em tempo útil a câmara do Funchal para o mau estado das árvores no parque do Monte onde ocorreram as mortes.
A esta última acusação dos alertas, Paulo Cafôfo tem respondido que o carvalho tombado em 15 de Agosto nunca havia sido referenciado como doente, acrescentando que aquela espécie não deixa perceber indícios de mau estado de saúde. Mas ainda não explicou o porquê de os carvalhos existentes em lugares públicos -exactamente por causa dessas características reservadas da árvore - não serem devidamente monitorizados para evitar surpresas como a que supostamente aconteceu com o carvalho do Monte.
É sobre esta e outras dúvidas e suspeitas graves que Paulo Cafôfo será interrogado no Parlamento para esclarecimento dos Madeirenses, a avaliar pelo pedido de audição a que os membros da 5.ª Comissão - ou quem a substituir - darão encaminhamento. 

28 comentários:

Anónimo disse...

Grande Gil Canha, aperta com o careca com força, pois o gajo quer safar-se, sem apanhar pingas, mentindo e culpando inocentes, se houvesse lei já estava demitido co o grupelho que assaltou a cmf

Anónimo disse...

Mto bem.
O Canha por vezes tem uma visao acertada.
Cafofo tem de se explicar. E por exemplo porque anda a mandar cortar arvores sem inspeção e justificação, quando no Monte há plátanos em risco ja denunciados pela Junta de freguesia, e continuam sem a minima atenção Xafofiana

Anónimo disse...

Parabéns drº Gil Canha pela iniciativa, e em memória das pessoas inocentes que morreram debaixo da árvore! Lá diz o povo na sua sabedoria milenar, que o barco quando começa a meter água os ratos são os primeiros a fugir! Por isso peço que não deixe este caso ficar impune sem responsáveis políticos desta tragédia!

Anónimo disse...

Muito bem Gil. Já ninguém fala sobre o que aconteceu e isso não pode acontecer. Morreram 13 pessoas, não foi brincadeira nenhuma e ninguém é responsabilizado pelo que aconteceu? O Ricardo Vieira, que é advogado da diocese já veio a público dizer que o terreno não é da diocese e também sabemos que era a Câmara que fazia a manutenção daquela árvore. O mais grave disto tudo é que a Câmara foi alertada para esta situação mas nada fez??? É preciso fazer um desenho para perceber, quem é o responsável???

Donato Macedo disse...

Muito bem!
Já basta de sacudir o capote!

Anónimo disse...

Tenho uma pessoa amiga que é deputado e ele disse-me que o que o Gil Canha pediu foi que o sr. Presidente de Câmara vá ao Parlamento explicar aos representantes do povo o que aconteceu no Monte.Não há acusação nenhuma contra o Presidente, só uma explicação. Nada de fervores das aves de mau agoiro a se aproveitarem disto.

Anónimo disse...

Gil deixa-te de politicas, isto é uma terra de viloada tonta que merece levar nos cornos até não mais poder. Andaste anos a lutar contra o Bokassa, os atentados ambientais como a Quinta do Lord, contra o Grupo Sousa e a máfia dos Portos, o Savoy, foste tu que reabriste o processo do Cuba Livre, o Cuba Livre, foste metido fora da Câmara porque não alinhaste na corrupção do Careca. Agora chamas o Cafofo ao Parlamento, e muito bem. Mas a viloada não liga nada disso, eles querem é levar nos cornos e beber vinho e espetada. Goza os teus rendimentos e deixa a viloada da mão! Um conselho dum amigo.

Anónimo disse...

Finalmente um deputado eleito pelo povo e a servir o povo!
Grande Gil. Apertem este cramalheira é mandem esse embuste estudar história para ir dar aulas bem longe.
Em honra das pessoas que morreram o meu voto é teu Gil.

Anónimo disse...

Meu Deus do Céu! O Diário a fazer tudo por tudo para não se falar mais nas vitimas do Monte e o sr. Canha a rebentar com o esquema.

Anónimo disse...

Ora temos aqui o deputado (não sabe como, deve ter caído de algum droner) e ex-vereador ressabiado a querer se vingar do antigo patrão que lhe indicou que o portão normalmente tem duas funções, a de abrir e a de fechar.
Aproveitar Canha que como dizia os nossos antepassados, a Arvore nunca cresce até o Céu.

Anónimo disse...

Cafofo Patrão? so se for do estacionamento de Motas....A grande Obra dele.

Anónimo disse...

No dia 14 do corrente mês haverá um grande Acontecimento na Cidade do Funchal estejam atentos.

Anónimo disse...

A arvore não cresceu até o céu caiu sobre pessoas ò cafofiano!

Anónimo disse...

Ele vai explicar e arder em lume brando, aliás do inferno não se safa, depois de culpar a santa madre igreja. É um herege, não tem salvação, e a derrota é o começo do fim de uma triste figura que se vendeu aos cubanos que levaram o país á bancarrota, na sua principal figura Socras e ajudante Costa. Miseria

Anónimo disse...

Bem dito. Agora o gajo fica careca pra sempre, fica destapada

Anónimo disse...

Estou curioso para ver o que vai dizer o Bloco de Esquerda e os Juntos pelo Povo nesta inquirição na Assembleia Regional! Ou muito me engano, ou estes dois partidos também vão ser arrastados pela árvore do Monte!

Anónimo disse...

Tenho um familiar que morreu no triste acidente e ganhamos algum animo saber que não enterraram uma tragédia que transformaram as nossas vidas.

Anónimo disse...

Muito bem Gil, agora é a doer.
Já basta os esquemas que esse senhor andou a fazer na CMF, a vergonha da Frente Mar e etc.
A LPM pensa que isto aqui é tudo vilões mas enganaram-se. Abaixo o Cafofo e abaixo o DN.
Penso que se um dia o Cafofo chegue ao Governo regional, ele seria bem pior que o Alberto João,

Anónimo disse...

Doa a quem doer a culpa não pode morrer solteira e por favor não abafem o assunto srs. Politicos.

Anónimo disse...

Comentário das 07,55 e 07,57 podia vir englobado num só.
A Pekenada e o Grupo de Lambe Botas acordou cheio de energia destruitiva e a pensar que o crematório já estava a funcionar, mas o vosso será a 1 de Outubro.

Anónimo disse...

Já não posso ver o Cafofo na televisão com aquele sorriso de plástico.Vamos ver se ele perde o esgar no Parlamento.LOL

Anónimo disse...

Será que o Diário vai fazer noticia com a ida do professor ao parlamento? Não acredito! O Monte é tabu!

Anónimo disse...

Olha o cafofiano a aguardar a derrota. Envergonha-te, grupelho ignorante

Anónimo disse...

Muito bem.
Espero que os órgãos de comunicação também abordem está questão nos debates que venham a ocorrer, e que não protejam o Cafofo ia vez mais

Anónimo disse...

Cada enxovalhamento ao grande Estadista que não se deixa integrar nestes políticos mafiosos será mais 100 votos deitados na urna.
Estamos fartos de partidos.

Anónimo disse...

Que não te doam as mãos Canha! Que não te doam as mãos!

Anónimo disse...

Deves querer dizer grande badameco

Anónimo disse...

Mais uma crónica de azia e rancor de alguém que realmente chegaram a conclusão que não tinha perfil para o cargo que estava a ocupar, pois ao fim de 4 anos iria destruir isto tudo e afugentar o turismo.