Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020



MANIFESTAÇÃO 'NÃO ÀS JAULAS' 

Cais da Vila da Ponta do Sol 


A Plataforma AZIA, grupo de Cidadãos que são contra a instalação de jaulas na Costa Sul, organiza para este domingo, dia 2 de Fevereiro, pelas 16h00 uma manifestação intitulada de ‘Não às Jaulas!’, no Cais da Ponta do Sol. 
A população em geral apenas teve conhecimento de que haviam pretensões de serem instaladas jaulas para aquicultura na nossa costa, ao serem instaladas bóias de sinalização para delimitação da área, a 11 de Agosto de 2018. Contestamos essa intenção com várias iniciativas e em várias frentes e apesar de a 3 de Setembro de 2018, terem retirado duas das quatro bóias de sinalização e do director das Pescas de então ter veiculado na comunicação social a informação de que o projecto sofreria alteração, concentrando-se apenas junto à praia dos Anjos, a Plataforma manteve-se este tempo todo alerta, pois tal não correspondia à verdade das reais intenções, tanto do director como do promotor, que foi contactado nesse dia e confirmou que seria para avançar. 

Desde então e sem mais nenhuma movimentação, espalhou-se pela população rumores de que, avizinhando-se as eleições em Setembro de 2019, e face a toda este nosso descontentamento, não iriam avançar com nada até garantirem reeleição. Venceram as eleições e curiosamente, não se manifestaram até terem o ORAM aprovado (apesar de que, uma vez maioria no parlamento regional, este seria avançado de todos os modos). 
Assim sendo, volvidos um ano, quatro meses e cinco dias, no exacto dia em que o ORAM era oficializado, o Secretário do Mar e das Pescas, Teófilo Cunha, dá a conhecer, através do Telejornal da RTP Madeira de que existe a pretensão no avanço da Aquicultura na Ponta do Sol e o aumento do número de jaulas da AC1, no Arco da Calheta. 
Face a tudo isto, a Plataforma AZIA volta a insurgir-se contra toda e qualquer movimentação. E ao contrário do que os representantes do governo tentam fazer crer, não se trata de uma guerra partidária. Estamos todos a lutar pela causa na qualidade de Cidadãos, sendo a maior parte apartidária. As nossas razões são mais do que suficientes para exigir esclarecimentos, mais que não seja e que parem de mentir. 
Somos contra primeiramente pela forma como o processo de decisão política em si foi e continua a ser levada a cabo, pois existe ocultação deliberada de informação à população. Quando houve a requisição da parte do promotor para a exploração desta ZIA, a consulta pública nem promovida foi além do JORAM, meio que não é consultado pela população em geral. Logo, sempre que usam do argumento que no devido tempo de manifestação ninguém o fez é gozar com a cara daqueles que só tomaram conhecimento com a instalação das boias de sinalização. Pois até então nem sabíamos da existência de um documento, o POAMAR, que define ZIAS (Zona de Interesse para a Aquicultura), e muito menos que a costa da Ponta do Sol era contemplada com uma. Já quanto à Aquicultura per se, somos contra pelo impacto ambiental, pois este modo de produção de peixe polui os fundos marinhos com fezes e ração não ingerida, produtos químicos de síntese e antibióticos. 
Promove doenças e interfere com a genética dos peixes selvagens. Impacta também sócio-economicamente a nossa região, pois este tipo de empreendimento entra em conflito com outras actividades económicas locais, entre elas o turismo, pesca, e actividades náuticas diversas. Não é de todo uma valia para a economia local. 
Além de que só emprega 30 pessoas apesar de gerar em vendas, como no caso do ano transacto, 5,1M€. Este sector tem também impacto na saúde e bem-estar de animais e humanos, entre várias situações, devido ao alimento natural dos peixes ser substituído por cereais OGM e farinhas de sangue e penas, oriundas de matadouros, sabe-se lá com que fiscalização em termos de higiene, comprometendo o bem-estar dos peixes e das pessoas que os consomem. E como não podia deixar de ser, pelo impacto visual, que a maioria da população aponta, pois compromete a paisagem e beleza estética da costa. 
O nosso governo regional usa como justificação para a aposta neste sector a sobrepesca que está a contribuir para a diminuição dos stocks de peixe e as alterações climáticas, como se a aquicultura offshore fosse a solução, porém, e ao contrário do que veicula de modo a moldar a opinião pública, esta não é uma solução nem alternativa! Não nos moldes que pretendem, em escala intensiva, abusando dos recursos marinhos indiscriminadamente. Existem outros sistemas mais benéficos e que empoderam as comunidades directamente, sem ferir os nossos ecossistemas, tais como a aquaponia em escalas domésticas e comunitárias, em que os próprios locais, organizados em cooperativas podem almejar a verdadeira soberania alimentar. 
Ou até aquicultura em pequenos lagos ou tanques com a adequada filtragem e tratamento das águas e resíduos gerados na produção, usando-os como fertilizante natural, fechando o ciclo de uma verdadeira economia circular. Para ficarem a par de mais informações recolhidas pela Plataforma acedem à nota que compila informação dos acontecimentos por ordem cronológica. E assinem e partilhem a nossa petição. 

Ponta do Sol, 31 de Janeiro de 2020

29 comentários:

Anónimo disse...

Lembram-se qual foi o presidente de câmara que deu o sim às jaulas? Agora anda caladinho como um rato. Deve ter esperanças de voltar a cadeira de sonho.

Anónimo disse...

Lá estarei com um grupo de amigos, para mostrar aos "patos bravos" que destroem a paisagem e o ambiente, que vão ter luta da minha parte e da população esclarecida e consciente dos malfícios da aquacultura!

Anónimo disse...

já está a Pessegueiro a virar o assunto

Anónimo disse...

Ó das 15:52 a próxima cadeira do Marques é a do tribunal

Anónimo disse...

16.06,
Aquilo é que vai ser um mar de gente. O Futre vai trazer um contentor de chineses, mesmo com coronavirus.
E só vão os teus amigos, ou a tua família também?
Ora veremos quantos "esclarecidos" existem!

Anónimo disse...

Haja coragem para fazer o mesmo face ao atentado ambientalista nas Ginjas. Lá estarei. Anda tudo calado quanto ao assunto.

Anónimo disse...

18.45,
Aquilo é que vai ser!

Anónimo disse...

O Dono Disto Tudo acobardou-se perante o Funchal e já aceita as jaulas? Ah espera foi ele que as licenciou quando estava na câmara

Anónimo disse...

Que opinião tem a Concelhia do PSD Ponta do Sol sobre as gaiolas? Vão continuar contra a população?

Anónimo disse...

A subdirectora da economia também vai lá estar ? O CDS está a distribuir tachos a todos , não se vê o fim à vista .
As gaiolas vão ser colocadas , acho bem que as pessoas adiram à manifestação mas os cabecilhas da mesmas são uns vendidos se lhes acenarem com umas verbasitas para a psedo- cultura , digo as associações aliadas do Festas , mudam como o camaleão. Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos!

Anónimo disse...

09.20,
Esses conhecimentos estão por baixo.
Desde quando as câmaras licenciam em domínio marítimo?

Anónimo disse...

Não licenciam ,mas emitem parecer vinculativo depois de exposição pública através de edital para a respectiva consulta dos interessados! Alguma vez o Festas cumpriu a lei?

Anónimo disse...

14.59,
Não licenciam, mas dão parecer. E o Rui Marques deu parecer favorável. Agora finge que bate o pé para ficar menos mal na fotografia. Só engana quem quer ser enganado.

Anónimo disse...

16.47 e 20.29,
As câmaras não dão qualquer parecer vinculativo nesta matéria.

Anónimo disse...

A palavra do Festas é a lei. Bem-vindos ao faroeste!

Anónimo disse...

Já agora para não ficar na ignorância, qual o diploma legal que prevê que as Câmaras dão parecer vinculativo na questão referida dentro do domínio público marítimo?
É só para aprender e ter conhecimento e não me manter não obscuridade!

Anónimo disse...

18.29,
Não sejas vadio e procura na legislação. Tu és daqueles que querem a papa feita pelos outros.
Deves ser cafofiano.
Mas, para não ficares no obscurantismo, sempre te digo que o parecer das câmaras nesta matéria, é apenas consultivo, nunca vinculativo.

Anónimo disse...

O zarolho na sua idiotice não consegue dar resposta, invadido na sua ignomínia, nem capacidade de interpretação de uma questão consegue dar sequência. Mais um parasita cafofiano que acha-se iluminado pela diarreia mental quando da sua básica mente e é questionado responde para disfarçar a sua obscuridade que quem o interpela é vadio.
É próprio do parasita que deveria estar a trabalhar e anda a utilizar os meios públicos no horário de expediente a bater os cascos. É lambuzio azinus e pífio.
Para tua cultura jurídica, existem pareceres vinculativos e pareceres não vinculativos. Os pareceres consultivos são os que tu segues parasita cafofiano.
Azinus animus est!

Anónimo disse...

O das 09:57 é mais um inútil de secretaria a espera que lhe ofereçam um lancha, para andar s exibir-se nas vias rapidas e Expresso.
É a resposta típica do funcionário público quando é interpelado a responder fundamentadamente que então responde estas pérolas em voz de coice no alto da sua frustação de ignaro.

Anónimo disse...

Este sanguessuga das 9:57 tem o tacho que tem à custa de quem trabalha no privado que é quem produz receita, para pagar a medíocres como tu funcionários tachistas cafofianos que são despesa.
Andam à gosma a vêr se escorrega um extra,o ordenado não chega.
Vai trabalhar malandro.

Anónimo disse...

Para o indigente das 09:57,
Um anão pode estar no cimo da montanha mais alta.
Mas mesmo assim não deixa fé ser um anão!

Anónimo disse...

É a resposta típica de ignorante, arma-se em intelectual informado, mas quando é questionado com inteligência e nos termos do princípio da fundamentação, entra em pânico, atirando-se em frente, mostrando a sua inultrapassável lacuna de conhecimento e de fundamentação, tentando assim ofender outro de vadio como se fosse pertença do grupo familiar onde está integrado.
É como o dizes..."o parecer consultivo..."
É mais uma categoria de parecer para juntar aos pareceres com caracter vinculativo e aos pareceres com carácter não vinculativo.
Desfrute e cultive-se singularis porcus est!

Anónimo disse...

Ao boi das 09:57 do dia 3 de feveiro de 2020, vá catar sabonetes no meio do silvado, para deixar de vadiar no ar condicionado ou ventilador.
Vai trabalhar ignáro.

Anónimo disse...

Ao espertalhão das 09:57 do dia 3 de fevereiro:
"Macaco esconde o rabo dele e mostra o dos outros"!

Anónimo disse...

01.30 e 02.24,
Afinal tinha razão. És um vadio, com tempo para passar a noite na internet. Deves dormir de dia.
Que otário.

Anónimo disse...

O azinus tachista sanguessuga continua na sua ignorância.
Não discuto com burros.
Se discordas, tens razão!

Anónimo disse...

Ao das 10:55 de hoje 5 de fevereiro. Repito: O zarolho na sua idiotice não consegue dar resposta, invadido na sua ignomínia, nem capacidade de interpretação de uma questão consegue dar sequência. Mais um parasita cafofiano que acha-se iluminado pela diarreia mental quando da sua básica mente e é questionado responde para disfarçar a sua obscuridade que quem o interpela é vadio.
É próprio do parasita que deveria estar a trabalhar e anda a utilizar os meios públicos no horário de expediente a bater os cascos. É lambuzio azinus e pífio.
Para tua cultura jurídica, existem pareceres vinculativos e pareceres não vinculativos. Os pareceres consultivos são os que tu segues parasita cafofiano.
Azinus animus est!

Anónimo disse...

17.08,
Tens toda a razão, pelo que deves evitar discutir contigo próprio.

Se entre parecer consultivo e parecer não vinculativo, para ti há uma grande diferença, então que isso te faça feliz.
No entanto, seja com que semântica pretendas, o efeito é exactamente o mesmo. Serve para consultar uma entidade, mas o seu parecer não vincula, não obriga.
Mas, se te dás por satisfeito coma questão semântica, por quem sois. Fica vinculativo. Daí não vem mal ao mundo, e a questão será sempre a mesma.
A CMPS deu um parecer que não tem qualquer utilidade porque não obriga o governo a segui-lo, neste assunto específico.

Anónimo disse...

Tens razão!