Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

 

As novas medidas de Albuquerque


FÉNIX VOLTA MAS EM REGIME DE TELE-TRABALHO



Conforme os Madeirenses ouviram ao fim da manhã, uma das  medidas anti-pandemia enunciadas pelo Presidente do Governo Regional foi não proibir o regresso do Fénix do Atlântico. Da Quinta Vigia informam-nos, no entanto, que o Blogue só poderá voltar a 'partir pedra' em regime de tele-trabalho.

Confirmamos, pois: o Dia da Restauração do Fénix será no 1.º de Dezembro, apesar da coincidência de uma outra restauração que terá ocorrido no século XVII, no mesmo dia do ano. Cabemos lá todos e assim contribuímos para a solenidade da efeméride.

A restrição oficial que nos inibe do trabalho presencial desagradou aos Kapas atirados nos últimos 7 meses para um incerto lay-off seguido de desemprego. Pelo que a Administração do Blogue decidirá no 1.º de Dezembro o que fazer de boatos a circular por aí ameaçando atirar Miguéis pela janela fora.

No referido plenário de administradores será votada uma proposta no sentido de voltar a fazer rir figuras que há meia dúzia de anos entraram à gargalhada na política para se mostrarem actualmente no parlamento de cenho intimidante e 'cremalheira' bem escondida sob a máscara do covid 19, não sabemos se devido à ausência de 7 meses do Fénix. O facto é que as referidas vedetas perderam a sua fixação nas Pessoas e envelheceram como a flor de um dia. Vamos tentar restaurá-las, também.

Num encontro interno que organizámos logo a seguir às declarações oficiais de hoje, e já que Ireneu Barreto se está nas tintas para o habeas corpus, decidimos responder à arrogante postura de Albuquerque (lá por estar a dar conta do vírus...) com um rotundo 'não' às máscaras, durante o nosso tele-trabalho. Doravante, só se escreverá de rosto descoberto, mesmo no carnaval.

Mas avancemos já com as medidas que decretámos para a segunda fase do Fénix do Atlântico:

- O espaço desta vez será dedicado à Reflexão, disponibilizado a quem quiser publicar Opinião, Crónica, Comentário, Propostas, Ideias, Observações e Reparos, Novidades, Histórias Quotidianas e géneros afins.

- Todas as peças serão pois assinadas e levadas aos Leitores sem máscara, sem os nomes falsos e os pseudónimos de outros tempos, porque é preciso arrostar com as responsabilidades do que se escreve. Nem sempre se consegue passar em tribunal as nossas culpas para os colaboradores. 

- Nesta segunda fase do Blogue, perdem o seu espaço as rotineiras actividades partidárias, sindicais, patronais e governamentais que fulguraram anteriormente. No entanto, há total abertura para os activistas dos partidos, sindicatos, associações e de outros grupos intervirem com os seus artigos, nos moldes descritos atrás, ou seja, com assinatura exposta - e com bom senso, já agora.

- Os comentários serão publicados se versarem exclusivamente o tema tratado no artigo para onde são enviados, com respeito absoluto pelo bom nome do autor e das pessoas eventualmente envolvidas.

A partir do 1.º de Dezembro, Dia da Restauração do Fénix, publicaremos os artigos que aqui chegarem nos parâmetros propostos. O mês terá menos almoços e jantares natalícios do que nos outros anos e pode ser que os autores resolvam trabalhar um pouco em nome da fraternidade e da paz na terra aos homens de boa vontade.

Mas com tantas restrições - dirão alguns Leitores - o Blogue vai perder movimento, debate, alma, vida, fulgor, piada e fama. 

Ah pois é. Mas pandemia é pandemia. Como ainda hoje dizia o Presidente do Governo, o Mercado abre  portas para quem lá for comprar as verduras, não é para bebedeiras. Mais: isto não é nenhuma brincadeira.

Em vésperas do re-arranque, desejo inspiração e boa preparação a todos. A praga de Kapas perdeu força neste meio ano, mas quanto à bicharada é uma incógnita. Farão os afamados bichanos concorrência ao saco de gatos que se barricou na Praça Amarela?

Vemo-nos no próximo dia 1. Muito mais a sério.


#  Fénix

8 comentários:

Anónimo disse...

Já tinha saudades dos teus escritos. Com a informação controlada pelos DDT o Fenix é uma lufada de ar no pântano.

João A. Freitas disse...

Espero que seja um regresso com recuperação total da tua saúde.
Grande abraço.
João António Freitas

João A. Freitas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Raul Faria disse...

Volta rápido e em força.
Um abraço.

Anónimo disse...

Gosto em tê-lo de volta, caro Calisto!

Anónimo disse...

Já cá fazia falta!
Isto só com o Correio da Madeira e o Pravda Ilhéu - sem o Fénix - não era a mesma coisa.
Saúde!
Luís Oliveira

Anónimo disse...

Este Fénix faz mesmo muita falta, estou muito feliz com o regresso. É que não é um blog de fake news, como outros que foram citados nos comentários.

Anónimo disse...

Tudo controlado... Bom regresso.