Powered By Blogger

domingo, 11 de maio de 2014

INCÊNDIO MUNICIPAL



CÂMARA DO FUNCHAL CONTINUA 'LIGADA À MÁQUINA'




Nem reunindo em dia de ir à missa conseguiram entendimento entre si os litigantes da vereação funchalense, curiosamente eleitos pela mesma coligação. Os vereadores contestatários pressionam no sentido do regresso de Gil Canha e recusam pegar nos pelouros a ele pertencentes. Escusado será dizer que Paulo Cafôfo não consegue fazer passar a ideia de Canha suspender o seu mandato para o elemento seguinte da lista avançar e gerir os pelouros vagos. 
Ainda que esta segunda-feira todos resolvam dar as mãos e ceder o mais possível, como funcionará a Câmara com um presidente e 3 vereadores a tempo inteiro havendo tantos pelouros órfãos?   


A reunião desta tarde de domingo parece que agravou ainda mais a situação que tem abalado a vereação executiva da capital. Para já, rolaram cabeças e curiosamente entre os colaboradores de Cafôfo. Miguel Iglésias e Emanuel Bento eram alvo de veemente contestação, mas o desenlace não deixa de constituir uma derrota clamorosa para um presidente que se vê obrigado, por elementos da sua vereação, a 'despachar' o seu próprio gabinete pessoal. 
Mas o pior está para vir.
Os 3 vereadores da 'Mudança' continuam a pressionar no sentido do regresso de Gil Canha: recusam tomar conta dos pelouros que competiam a este vereador.
É que a recusa do vereador de retomar os pelouros pode levar uma volta. Tudo muito confuso.
O ponto a que chegou o conflito é preocupante. Quem pode dar o 'golpe de misericórdia' na vereação 'Mudança', precipitando os acontecimentos, ainda é Cafôfo, demitindo-se do cargo. Pressente-se lá no seio da equipa.
O presidente ainda tentou conseguir a suspensão do mandato de Gil Canha, para fazer avançar outro da lista em quem descarregar pelouros. Prevendo-se que Domingos Ribeiro não aceitasse, dado que as suas relações com Cafôfo não serão as melhores, avançaria Andreia Caetano, actual assessora jurídica da presidência.
Ao que sabemos, esta tentativa nem chegou a ser discutida a modo, porque Filipa Jardim Fernandes, Idalina Perestrelo e Edgar da Silva não a vêem conveniente.
Também se aventou a hipótese de Gil Canha, mesmo sem pelouros, tomar parte nas reuniões do executivo, às segundas e quartas, porém são ideias lançadas ao ar cujos resultados estão por aparecer.
Diz a voz da experiência que um presidente e 3 vereadores a tempo inteiro não conseguem gerir todos os pelouros constantes da orgânica vigente na Câmara do Funchal. É por isso que esta segunda-feira deverá ser novo dia bastante agitado nos Paços do Concelho. 

Do diferendo Cafôfo-Gil Canha resultou um punhado de pelouros sem chefe. Resultou também a despedida dos homens de confiança de Cafôfo no gabinete presidencial: Emanuel Bento, que viera de assessor de imprensa do grupo parlamentar do PS, e Miguel Iglésias, peça importante da campanha da coligação 'Mudança', membro da comissão política e vice-presidente da concelhia do Funchal do PS.

Uma cedência do primeiro edil da Câmara que fragiliza mais a sua posição.
Pode ser que os envolvidos no intrincado embaraço coloquem à frente de dilemas pontuais o tal objectivo de que se falava em 2013, que era pegar no momento político de convulsão no PPD-Madeira para provocar a derrocada do sistema começando pela mudança na Câmara do Funchal. Pode ser que sim. Mas duvidamos. Há muitos egos no meio da engrenagem.
Se a Câmara não cair agora, vai estar sempre na iminência de trambolhar. 

20 comentários:

Anónimo disse...

Cuidado, Luís Calisto, não faça espalhar o veneno do Emanuel Bento, que, na sua própria queda, quer arrastar o próprio presidente Paulo Cafôfo para a desgraça. Por o presidente escutar os apelos da sua equipa de vereadores e de personalidades como Raimundo Quintal, André Escórcio ou Carlos Pereira não lhe caem os parentes na lama.

Anónimo disse...

O Cafôfo meteu-se numa camisa de sete varas. Pensava que por ser Presidente conseguiria levar a água ao seu moinho, mas, enganou-se. Os vereadores fizeram-lhe frente e uma coisa é certa:nada voltará a ser como dantes. Quem sai fragilizado, é ele.

Anónimo disse...

O Cafôfo não sai fragilizado, numa democracia aceita-se as ideias de todos com sugestões construtivas, esperam sentados os ditadouros da madeira nova pensando que vão tomar o poder novamente.

Anónimo disse...

Grande derrota de Cafofo, Vitor Freitas e do PS, principalmente. Mas sem hipóteses de reerguer está a Mudança. Foi o início do fim.

Anónimo disse...

Quem sai fragilizado é o Cafofo? As coisas tal como estão só têm dois resultados possíveis: ou ganham todos (Cafofo+vereadores) ou perdem todos (Cafofo+vereadores).

Anónimo disse...

Rolaram as cabeças de Iglesias e Bento. Com um grande corte no pescoço fica Vitor Freitas e Cafofo. Salvou-se a Andreia, outra girl que o PS arranjou tacho na Câmara. Calisto será que chega ao Verão?

Anónimo disse...

Parece-me, para já, que a derrota será daqueles que dentro do PS instrumentalizavam os boys contra a linha oficial. Vitor Freitas só soube do que lá se passava quando era tarde de mais e não foi através desses boys supostamente socialistas.
O líder do PS tem estado a manter na agenda da comunicação social a candidatura do PS às europeias, levando-a a ser recebida nas câmaras que ajudou a conquistar e surpreendentemente a câmaras lideradas pelo PSD. AJJ já não manda nas suas autarquias?!

Ortopédico (funcionário da saúde...camuflado) disse...

Do que é que o sr,. Calisto está à espera? O Inglésias era pago pelo Freitas no grupo parlamentar com dinheiro da Assembleia. O Emanuel Bento, depois de ter sido afastado do PND, foi contratado pelo PS de Freitas e pago da mesma forma. Dois indivíduos rafeitos que iam para a CMF mal vestidos, em calças de ganga, sapatilhas e a cheirar mal. O Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho, filho do Duarte Caldeiura, um dos barões do PS de Vitor, meteu a mulher como adjunta - essa intriguista venenosa fica? - apesar de ter sido camdidata a vereadora não elerira. Acham que neste quadro se enquadra o socialista Cafofo que por nunca ter tido a coragem de se filiar no PS era falsamente apresentado como "independente" quando na realidade foi uma escolha do Vitor Freitas?

Ortopédico (funcionário da saúde...camuflado) disse...

Se resultar uma borrada desta trapalhada toda, o Freitas vai voltar a contratar os três assessores que o Cafofo tem que AFASTAR IMEDIATAMENTE? Ou o Vitor Freitas demite-se imediatamente porque se o Cafofo for obrigado a ceder ao Canha, isso significa que o Cafofo faz figura de parvo mas o PS do "rural" Freitas é quem leva o murro no estomago. Vitor não se demite perante estas misérias todas? O Carlos Pereira que há muito o anda a boicotar nos bastidores e a intriogar com jornalistas cpontra o Freitas, vai finalmente vingar-se de não ter sido indicado para o Parlamento Europeu? Que trapalhada

Ortopédico (funcionário da saúde...camuflado) disse...

Sem a demissão do chefe de gabinete, sem o saneamento do incompetente Bento e da mulher do Presidente da Junta de São Martinho que tambem se anda a encher na CMF, a mudança vai de cana. E o Cafofo se sobreviver a isto - se sobreviver - prepare-se porque nao passará de um boneco nas mãos da mediocridade de vereadores que o rodeia, incluindo a Vice que foi lá posta pelo PS vertente mais "jet set".

paulo disse...

Para ser presidente de uma Camara eleito por uma coligacao e a coisa funcionar e preciso ser experiente e ter carisma, para poder se impor a todo o tipo de pressoes. Cafofo esta feito numa marioneta e so tem duas hipoteses demite se ou acaba por cair, se enfrenta o PS que o escolheu cai, se continua marioneta do Vitor Freitas cai, por isso um conselho Cafofo usa o credito que ainda tens com os funchalenses pede a demissao e vai a votos, livre, como um verdadeiro independente.

Anónimo disse...

Lamentável. Esta situação já ultrapassou tudo o que seria tolerável. São todos irresponsáveis e não merecem estar onde o povo os colocou. Isto é mau de mais para ser verdade. Cafofo afinal é um agarrado ao poder e presunçoso que não dialoga. Os outros são o que já se esperava como representantes de partidecos sem qualquer cabimento a não ser na maluqueira dos Coelhos e PND. O Funchal não merece esta VERGONHA. É VERGONHA mesmo ter um Presidente destes e uma vereação deste calibre na nossa cidade. Os funchalenses estão de luto com estes amigos no poder. Fora CAFOFO! RUA. Isto não é brincadeira de assessores e conspirações e braguilhas entre o Carlos Pereira e o Victor Freitas. Rua com todos.

Anónimo disse...

Se o Emanuel Bento for "recambiado" desde o "jackpot municipal" para o "jackpot parlamentar", não vai já encontrar o recém-chegado Egídio Carreira (ex-jornalista da RDP-m) já sentado na cadeira que pertencia ao Bento no PS?
Quanto ao Iglésias, acho que vai lhe cair o penacho e altivez que ganhou neste meio-ano.
E finalmente quanto ao Cafôfo, vai-se arrastar mais um pouco até cair de vez. Já se viu e evidenciou, que não passava de um efémero fogacho.

Anónimo disse...

Se o filme é este, Cafôfo deve sair e serem convocadas eleições antecipadas. O voto é a arma do Povo e faz pena terem deixado perder uma oportunidade destas de iniciar no Funchal o fim do regime laranja que nos governa á 40 anos. Vejo aqui comentários em que só se fala de tachos e dinheiro esquecendo essa gente a vergonha que é a corrupção que graça nesta mamadeira e com nomes que cheiram a môfo.

Anónimo disse...

Nuno Teixeira para Presidente da Assembleia Municipal!

olho clínico disse...

Que tal uma desratização na Mudança?

Anónimo disse...

O comentador das 00.22,parece ser que classifica quem está pela bitola de quem esteve.Melhor seria informar-se de quem andou a CMF a pagar contas do foro particular e doméstico,e das marcas indeléveis que se deixaram....Não invente,fica-lhe mal....muito mal..

Anónimo disse...

Fiquei sabendo agora da vergonha que o Cafofo anda a fazer na Câmara da nossa rica cidade. Não se pode admitir. Obrigado Sr. Professor Cafofo pelo que fez mas pode ir dar aulas.

Anónimo disse...

Não conseguem governar uma câmara e querem governar um arquipélago. Enfim...

Anónimo disse...

O problema começou com a formaçao da equipa,pois nunca pensaram que ganhariam a Camara.Daí este rol de imcompetentes e irresponsaveis.
O presidente Cafofo foi enrolado nisto e agora está num beco sem saida.A unica saida é passar o ónus para cima do Gil Canha, o verdadeiro culpado,e provocar eleiçoes antecipadas.
Com tudo o que se passou, o presidente ja nao tem mao nos vereadores e se isto voltar a primeira forma,daqui a dias, até para fazer xixi tem de pedir licença aos vereadores.Ao que isto chegou...