O Funchal continua frágil,
demasiado frágil!
Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016
|
Em 1804 o brigadeiro de engenharia Reinaldo Oudinot (1747 – 1807), escreveu no “Plano das obras e providencias necessarias para o reparo das ruinas causadas na Ilha da Madeira pela aluvião do dia 9 de Outubro de 1803”, que “todo o projecto de obras será malogrado, todas as esperanças, que se fundarem nellas serão chimericas, se desde já constante e severamente se não trabalhar até conseguir o fim que anunciei; e elle se não conseguirá sem que se restabeleção as matas, a cuja destruição se deve atribuir a principal e talvez unica causa das ruinas da Ilha.”
Passados dois séculos, as muralhas das ribeiras construídas sob a sua sábia orientação no centro do Funchal estão sendo forradas com betão. A montante, os canais de escoamento continuam perigosamente estrangulados, as íngremes vertentes estão calcinadas e a serra mantém-se escalvada.
Ribeira de Santa Luzia – 22.09.2016
Raimundo Quintal, 25.09.2016
9 comentários:
A ave agoirenta vem para aqui pairar, com insinuações subliminares, sobre o trabalho da equipa do Professor Paulo Cafofo. Fique sabendo que foi mais feito nos últimos três anos do que nos 30 anteriores, incluindo aquele período em que foi vereador da CMF.
Andar sistematicamente, atrás do brigadeiro cheira a mofo. Os engenheiros actuais sabem MUITO MAIS do que o brigadeiro, fo.....se. Como daqui a 200 anos haverá, quem saiba MUITO MAIS sobre plantas.
Inteligente...
Pura realidade para quem quiser ver, quando chover veremos a cidade cheia de entulho. Pena que façam obras nas zonas baixas da cidade e nas zonas altas deixaram tudo ao abandono. E o edil do Funchal, nada tem a ver com as actuais obras!!! Sim o GR!!!!
Coitadinho do Senhor Professor Paulo Cafofo! Como se as viurgens ofendidas dos comentaristas anteirores não soubessem que a CMF gere uma extensa área de floresta, precisamente na zona de Santa Luzia! Façam-se desentendidos, façam-se.
Por lei quem devia fazer as obras de correcao torrencial (assim como o desassoreamento) dentro dos aglomerados urbanos devia ser a Camara Municipal. Artigo 33 da lei 58/2005.
O Funchal sempre foi e será frágil independentemente das críticas dos "sábios"
querem obras e não querem centrais de Betão ?
O Funchal sempre foi frágil mas nunca tinha visto tamanha fragilidade,apesar dos meus quase 50 anos.
Isto não vai correr muito bem quando chover muito...
Enviar um comentário