Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de agosto de 2015


JARDIM DAS TABAQUEIRAS

O antigo Largo do Pelourinho do Funchal, transformado num mostruário das ruínas do Forte de São Filipe entre as muralhas das ribeiras de Santa Luzia e João Gomes, é agora um vistoso jardim de plantas invasoras, onde se destacam as herbáceas Avoadeiras (Conyza canadensis) da América do Norte e as arbustivas Tabaqueiras (Nicotiana glauca) da América do Sul.
Na falta dum debate sério, que desemboque numa solução digna para aquele espaço nobre da cidade, o vento e os pássaros começaram a semear um jardim, que complementa na perfeição a obra iniciada por políticos e arqueólogos arregimentados.
Sugiro, que amanhã, Dia da Cidade do Funchal, o Vice Presidente do Governo Regional, que tutela as obras públicas, e o Presidente da Câmara do Funchal, que acarinhou o parque arqueológico, se associem na inauguração do já bem povoado JARDIM DAS TABAQUEIRAS.
Estou certo que os dois especialistas em propaganda terão engenho e arte para promover o novo jardim arqueológico como pólo cultural de grande potencial turístico.



Texto e fotografias: Raimundo Quintal

2 comentários:

Anónimo disse...

As pessoas mais indicadas para responder a isso...são os arqueólogos de bancada que a Câmara contratou.

Anónimo disse...

Ratos também lá tem.