Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Delírios da Madeira Nova



DESCULPEM, ALGUÉM NÃO ESTÁ BEM DA CABEÇA




CHURCHILL, inglês
que conviveu
na Madeira e em Londres
com os amigos Blandy.





HITLER, o homem que
combateu os maçónicos dos
ingleses e bateu nos comerciantes
que invadiam a Alemanha.












PINOCHET, o grande líder que
acabou com o PREC chileno.

ALLENDE, perigoso
marxista chileno. 


















O 'rei das Angústias' a descer pela Pena abaixo com uma t-shirt do Che e a gritar 'el pueblo unido jamás será vencido'?!
Chefe da Rua dos Netos de braço-dado com Jaime Ramos, Manuel António e Coito Pita cantando pela Fernão de Ornelas além, a vilipendiar o jornal dos padres e a cantar o 'Venceremos' à frente do Diário?!
A crise provoca depressões em série, não pode ser outra coisa. Alguém passou os olhos pelo artigo de sua excelência no JM de ontem? O título era 'Lutaremos', mas podia ser 'Venceremos', o tal da música dos súcias chilenos que anarquicamente impediram a implantação da patriótica e redentora ditadura no Chile, entre 1970 e 1973.
Ora, não sei se o homem das Angústias se referiu na 'Voz da Madeira' desse tempo à situação naquele país sul-americano. Mas, se o fez, evidentemente foi para condenar o aventureirismo de Salvador Allende e seus camaradas socialistas, um péssimo exemplo para o Portugal da altura, a braços com total antipatia do mundo. Incompreensão, evidentemente.

Ou ele piorou... ou então piorámos todos nós

Não é que agora... Mas quem é que não está bem da cabeça? Olhemos as fotos acima. Churchill de um lado, Hitler de outro. De que lado estaria 'rei das Angústias' se vivesse no tempo da guerra e não andasse escondido debaixo do alçapão? Obviamente que do lado dos laboriosos alemães - e é questão de irem ver a lista de quem apoiou o nazismo no Funchal quando cá veio um oficial de Hitler um pouco antes da deflagração do conflito. Nomes interessantes.
Aliás, há semelhanças a rodos. O homem do III Reich incendiava os comícios nazis com palavras de ordem contra os judeus intrusos. O bojudo ícone da Madeira Nova põe o povo a bailar 48 horas ao som de solenes ameaças a chineses e indianos que pensem vir mercadejar com quem vive na sua paz de espírito, sob a protecção abençoada de um Único Importante. 
Mas no artigo de ontem, não. Parece que um furacão invadiu loucamente a baía da capital e subiu 50 metros abruptos para varrer as cabeças da Quinta das Angústias. Neste domingo, quais alemães! No seu abstruso, espantoso e inesperado artigo, chefe citava os pensamentos sábios do líder inglês do tempo da Guerra, informando que a Madeira tem de seguir aquela linha! Diacho!
Olhemos agora as outras duas fotos. Allende de um lado, Pinochet de outro. De que lado se colocaria esta curiosa figura ilhoa se em Setembro de 1973 aparecesse em Santiago, à beira do Palácio de La Moneda. Alguma vez o homem se colocaria junto de Allende?! Para começar, ao primeiro tiro o valentão trancava-se na cave mais à mão. Mas, se não chegasse a tempo, ficaria ao lado de Salvador Allende? Atenção, Allende não metera o socialismo na gaveta, ele pugnava pela liberdade sem preconceitos, não renegava a sua costela marxista. Sem dúvida que o rei das bananas madeirenses se colocaria junto dos tanques que bombardeavam La Moneda e incitaria os fuzileiros de Pinochet que abateram o presidente democrata.

O Dr. Saturnino faz falta

Mas eis que... O homem enlouqueceu ou nós é que temos problemas do foro psíquico, como diz o dito-cujo, e ele continua no seu perfeito juízo? Leram o JM de domingo? O chefe cá do burgo canta filosofia de Allende marxista de alto a baixo da interessantíssima página do JM! Pois, agora não acreditam. Lessem! Aliás, ainda está na net.
A esquerda radical madeirense perde terreno. Da minha parte, vou esperar uns dias, a ver se estamos todos tontos ou se é ele, o rei, a precisar de umas consultas.
Sem menosprezo pelos ilustres psiquiatras desta terra (ilustres porque, por este andar, um dia podem apanhar-me lá em cima...) faz algum tempo que certas atitudes do rei me levam a interrogar-me a mim próprio: será que o Dr. Saturnino não meteu a reforma demasiado cedo?






Sem comentários: