É POSSÍVEL EVITAR ACIDENTES, SALVAR VIDAS
A Levada do Alecrim nasce aqui, na Ribeira do Lajeado
|
MORREU MAIS UMA TURISTA DURANTE UM PERCURSO PEDESTRE NA ILHA DA MADEIRA.
DESTA VEZ FOI NA LEVADA DO ALECRIM, QUE ABASTECE A CÂMARA DE CARGA DA CENTRAL HIDROELÉCTRICA DA CALHETA, SOBRANCEIRA AO RABAÇAL.
APESAR DE NÃO INTEGRAR A RESTRITA LISTA DOS PERCURSOS RECOMENDADOS PELO GOVERNO REGIONAL, TRATA-SE DUMA LEVADA DE MUITO FÁCIL ACESSO E COM UM GRAU DE DIFICULDADE BAIXO, MAIS BAIXO QUE O RECOMENDADO PERCURSO RABAÇAL - 25 FONTES.
JÁ PERDI A CONTA DAS VEZES QUE PERCORRI ESTA LEVADA, ESTUDANDO A FLORA E DESFRUTANDO DAS MAGNÍFICAS PAISAGENS QUE A ENVOLVEM. POSSO AFIRMAR, SEM REBUÇO, QUE É MAIS PERIGOSO PERCORRER A PÉ ALGUMAS RUAS DO FUNCHAL.
É COM IMENSA PREOCUPAÇÃO QUE VEJO, NOVAMENTE, MANCHADO DE SANGUE O MAIS VALIOSO NICHO DO TURISMO MADEIRENSE.
É COM IMENSA PREOCUPAÇÃO, QUE OIÇO E LEIO OPINIÕES DISPARATADAS DE GENTE QUE SE EXCITA QUANDO VÊ SANGUE.
É COM REDOBRADA PREOCUPAÇÃO QUE VEJO TUDO CONTINUAR NA MESMA, ATÉ QUE NA SECÇÃO "CASOS DO DIA" SURJA A NOTÍCIA DE MAIS UMA OU ALGUMAS MORTES.
REPITO, O QUE DISSE QUANDO RECENTEMENTE MORRERAM DOIS TURISTAS ALEMÃES, É URGENTE, URGENTÍSSIMO, UM DEBATE SOBRE O TURISMO DE NATUREZA NA MADEIRA.
COISAS TÃO SIMPLES COMO PAINÉIS COM REGRAS DE SEGURANÇA LOCALIZADOS ESTRATEGICAMENTE NO INÍCIO DOS PERCURSOS, OU A PRESENÇA MAIS VISÍVEL DOS GUARDAS FLORESTAIS E DOS VIGILANTES DA NATUREZA COM PALAVRAS DE INFORMAÇÃO E ATÉ DE REPREENSÃO, PODERÃO EVITAR ACIDENTES, SALVAR VIDAS.
Levada do Alecrim
|
Funchal, 30 de Junho de 2014
Sem comentários:
Enviar um comentário